PLANEJAMENTO
INSTITUCIONAL E EMPRESARIAL EFICAZ
Pressupostos de um
Planejamento Organizacional Eficaz:
Existência de intenção, vontade, determinação,
atitude e ação. Conhecimento de causa, Um líder gerencial específico e
permanente, organização, ordem, contextualidade circunstancial, visão,
objetivos e metas com elevada clareza, Diagnóstico Institucional, Prognóstico
Institucional configurado através do planejamento, domínio e aplicação das
trilogias: “Eficiente-eficaz-efetivo” e “Custo-risco-benefício”, factibilidade
do que é planejado, feedback sistemático
e refação do planejamento sempre que se
defasar.
Elaboração do Planejamento
Institucional e Empresarial: Este planejamento será realizado sob a condução de um
líder gerencial específico e permanente, especialmente colocado neste cargo,
para superintender o processo de planejamento organizacional. Com a condição de
que domine a ciência administrativa e planejamental, tenha e aprofunde o seu
conhecimento sobre a instituição ou empresa e todo o seu contexto interno e
externo. Pautando a sua ação de liderança pelo apoio e oitiva de toda a equipe
de gerenciamento e chefias setoriais. Considerando a finalidade da organização
e levantando um diagnóstico real e completo da situação atual da instituição.
Conteúdo do Planejamento
Institucional e Empresarial: Deve ser elaborado e adaptado, apropriadamente, para
atender às demandas e peculiaridades de
cada Organização. Segundo o seu Organograma, setores, estabelecimentos e
configurações jurídicas. De forma detalhada: seccional e abrangente.
Direção Superior: A pessoa que exerce o comando
superior da Organização tem que manifestar o tempo todo a sua liderança perante
os seus liderados de todos os graus hierárquicos institucionais. Deve ter
completo conhecimento de tudo o que ocorre no âmbito organizacional, baseado em
dados atualizados e confiáveis. Estar informado sobre as ocorrências do
ambiente interno e externo da instituição. Praticar, sistematicamente e permanentemente,
contato com os profissionais mais próximos, intercambiando informações, ideias,
sugestões e discutindo sobre as diversas condições que ocorrem na rotina diária
da organização. Periodicamente, realizar reuniões com a equipe, principalmente
gerencial e de chefias setoriais, para transmissão de orientações, informações,
coleta de ideias, sugestões e levantamento de
dados. Em todos os momentos ser a palavra de orientação, alento, ânimo e
confiança para os seus subordinados.
Rol dos procedimentos Diretivos:
->Exercer a gerência o tempo todo deixando
evidente e transparente a sua liderança, na condição de titular da decisão
final, tendo completo domínio e conhecimento de tudo o que constitui a
organização que dirige;
->Dialogar, diariamente, com o Consultor e o
Planejador Organizacional para levantar informações sobre o andamento da
instituição;
->Determinar que o Setor Financeiro lhe mantenha
informado, diariamente, sobre o quadro das finanças da organização e decidir
sobre as prioridades de desembolso financeiro e decisões cabíveis em cada
situação, incluindo as necessidades de recursos;
->Manter, diariamente, contato com o Supervisor
de produção, para avaliar o andamento do setor e determinar medidas pontuais;
->Ter um banco de dados atualizados, inclusive
de estoques e tomar decisões em cima de estatísticas e informações diárias do
que ocorre no ambiente externo da organização;
->Ter comunicação rotineira e constante com o
setor de vendas, para detectar o desempenho dos produtos institucionais;
->Estar adequadamente preparado para
manifestar-se junto à sua equipe de colaboradores em cada circunstância,
ratificando a sua liderança e passando uma mensagem de crença, otimismo e
sinergia aos subordinados;
->Realizar sistemática e periodicamente reuniões
com a equipe de profissionais gerenciais e dos setores de chefia, para receber
e passar informações e orientar posturas e formas de ação.
Setores Administrativos e
Produtivos: Compreendendo o Setor de Consultoria, Planejamento e Coordenação
Geral; o Setor Contábil; o Setor de Projetos, Metodologia e Tecnologia; o Setor
de Recepção; o Setor de Secretaria e Atendimento ao Público; o Setor de
Recursos Humanos e Segurança do Trabalho; o Setor Financeiro; o Setor de
Almoxarifado; o Setor de Vendas; o Setor de Máquinas Rodoviárias e Transporte e
o Setor de Produção.
Setor de Consultoria e
Planejamento: Através da ação dos seus titulares, com formação especializada, executa os seguintes
procedimentos:
->Implanta, mantém
atualizado e utiliza na implementação das Tomadas de Decisão, um Banco de Dados Estatísticos abrangendo
todas as informações pertinentes à instituição;
->Realiza o
diagnóstico institucional periodicamente, para avaliar o quadro organizacional
e ensejar as medidas que forem necessárias e estratégicas para atingir às
finalidades do empreendimento;
->Auscultando
a Direção, a equipe profissional e demais colaboradores compatíveis elabora o
planejamento institucional, detalhado em objetivos e metas claras e factíveis e
promove a sua atualização pontual, diante de qualquer defasagem, sempre
fomentando o espírito de equipe;
->Mantém
estreito e continuo contato com a Direção da organização e com as demais
gerencias e chefias, segundo o grau e modalidade, previstos no Organograma,
para implementar a funcionalidade institucional;
->Tem como
pressuposto funcional estar sempre bem informado e informar sobre o que está
ocorrendo no meio específico, externamente, e de conectividade natural com a
instituição;
->Orienta e
elabora documentos institucionais, segundo os formatos jurídicos,
administrativos, técnicos e outros, com nomenclatura e terminologia adequada
para cada área disciplinar.
Setor Contábil:
->Executa
a contabilização de todos os atos e fatos Institucionais;
->Elabora
As Demonstrações Contábeis;
->Informa
sistematicamente à Direção, gerências e chefias os dados do desempenho da
organização, para implementar a tomada de decisões e a adoção de medidas
cabíveis e fomentar o espírito de equipe.
Setor de Projetos,
Metodologia e Tecnologia:
->Elabora projetos para edificações e produtos
de produção institucional;
->Promove estudos e ensaios para produção e
lançamento de produtos alternativos para a construção civil e assimilados;
->Executa observação in loco para aperfeiçoamento de métodos e técnicas de produção, de
edificação, de emprego de equipamentos e ferramentas, de preparação de
substâncias e outras operacionalidades;
->Promove estudos para adequação de edificações
e similares, compatíveis com o comportamento climático, intempéries e
performance do solo;
->Executa avaliações físicas e emite laudos
técnicos;
->Informa sobre o contenimento de componentes de
peças, a sua resistência, longevidade e outros padrões;
->Orienta sobre a localização de edificações no
espaço e outros detalhes da tecnologia construtiva;
->Procura inserir-se no todo institucional para
construir objetivos comuns e alcançar resultados incrementadores de
desenvolvimento organizacional.
Setor de Recepção:
->Recebe pessoas com um
comportamento qualificado e civilizado e uma apresentação pessoal adequada;
->Anota a ocorrência de
cada visitante, a causa da sua visita e os recados transmitidos;
->Encaminha as visitas
para o Setor de Secretaria e Atendimento ao Público.
Setor de Secretaria e
atendimento ao Público:
->Acolhe os visitantes constata o que buscam na
instituição e encaminha-os aos setores de seu interesse;
->Atende os telefonemas dirigidos à organização
e anota a causa de cada contato e os respectivos recados;
->Mantém uma agenda atualizada com as
informações de cada cliente e outras personalidades que tem algum vínculo com a
organização;
->Executa contato telefônico ou outras formas de
comunicação com terceiros, determinadas por superiores ou inerentes a sua
função;
->Executa controles diversos de caráter
institucional.
Setor de Recursos Humanos
e Segurança do Trabalho:
->Trata
de tudo o que se refere à entrevista, seleção, enquadramento funcional,
remuneração, gestão e desligamento de pessoal da organização;
->Promove
eventos, cursos de capacitação, atribuição de méritos, confraternizações de
pessoal institucional;
->Implanta,
treina e monitora a Medicina e Segurança do Trabalho, dos recursos humanos da
organização;
->Prima
pela eficácia na entrevista e seleção de candidatos e na pregação do espírito
de equipe, responsabilidade e empenho na execução das tarefas laborais.
Setor Financeiro:
->Recebe,
registra, guarda, aplica e desembolsa recursos financeiros institucionais;
->Mantém
registro exato e sempre atualizado, das entradas, saídas e saldos de recursos financeiros institucionais;
->Executa
diariamente o fechamento do caixa e a sua conferência, diante um agente
institucional;
->Elabora
criterioso e eficaz planejamento financeiro, estabelecendo prioridades de
pagamento: pessoal, FGTS, INSS, tributos, fornecedores, matéria prima,
empréstimos e financiamentos. Planejamento de geração de receitas, de formação
de fundos para Capital de Giro;
->Elabora
demonstrativos financeiros mensais e os apresenta em reunião específica da
equipe administrativa;
->Mantém
contato diário com a Direção da organização para informar a situação financeira
e receber diretrizes procedimentais;
->Analisa
em equipe sobre a execução de dispêndios financeiros.
Setor de Almoxarifado:
->Compra,
estoca materiais de consumo e matéria prima e mantém permanente e atualizado
controle das suas quantidades, fazendo carga quando entra e descarga quando sai
da estocagem;
->Executa
o controle diário e individual da produção dos itens da organização e dá baixa
quando saem para qualquer fim;
->Controla
e registra todas as saídas e retornos das máquinas rodoviários e veículos da
organização, incluindo os veículos menores, anotando onde foram, qual o motivo,
horário de saída e de retorno, além da eventual existência de algo que deva ser
consertado ou verificado mecanicamente;
->Toma
providências para repor o material que se apresenta em via de esgotagem de seu
estoque.
Setor de Vendas:
->Mantém-se
sempre informado dos estoques existentes, as suas espécies, dimensões, preços,
condições de pagamento, formas de entrega, valor do frete, prazos de entrega,
propriedades de utilização, capacidade de resistência e demais detalhes de cada
peça;
->Executa a
prospecção de clientes potenciais e promove a oferta dos produtos para a venda;
->Aplica
técnicas atualizadas para atrair clientes, criando-lhes necessidades que antes
não visualizavam, mostrando-lhes as vantagens dos produtos para a solução dos
seus problemas, afirmando que não vende preço, mas sim valor agregado e
negociando, ciente do real conceito de negócio, que é um processo de
“ganha-ganha” e que cada cliente é especial e que, considerando as suas razões
e importância de repercussão pode ter atendimento diferenciado e personalizado.
Muitas vezes uma redução de preço de venda, considerando a trilogia
“Custo-risco-benefício.”, pode desencadear um processo de multiplicação de marketing e clientes que se fidelizam;
->Houve as
reclamações de clientes sobre a qualidade dos produtos e avalia o que deve ser
mudado e melhorado para adequar-se ao agrado da demanda;
->Emprega na
abordagem dos clientes profissionais gabaritados, bem informados sobre o
mercado e os produtos que estão vendendo. Com uma comunicação verbal de qualidade,
sem modismos, neologismos vulgares, gírias, piadas, indiscrições abjetas, com
boa aparência e vestuário adequando.
Setor de Máquinas
Rodoviárias e Transporte:
->Mantém
inventário atualizado da quantidade, espécie, capacidade, marca, equipamento adicional
e outros detalhes técnicos de Máquinas Rodoviárias e Veículos;
->Realiza
manutenção permanente e pontual da cada unidade, visando a sua conservação,
utilidade e disponibilidade operacional; incluindo os seus processos de
licenciamento legal;
->Contrata
operadores e condutores habilitados e qualificados, para ensejar uma
operacionalidade eficaz e preservativa das unidades, minimizando custos de
várias e riscos;
->Aproveita
a eventual ociosidade de maquinas e veículos para realizar serviços para terceiros,
criando alternativas para geração de receitas e retorno do investimento feito
nas suas aquisições.
Setor de Produção:
->Disposição
do espaço de produção, mediante um projeto que contemple organização, limpeza,
fluxograma sequencial, mecanismos de deslocamento e remoção de peças em
processo de fabricação, compartimentos e mecanismos que garantam a segurança
dos operadores, minimização de ruídos e impactos, com funcionalidade,
simplificação de procedimentos, espacialidade, ausência de dejetos, sobras,
rejeitos, objetos de tropeço, elementos elétricos de risco e outros
inconvenientes;
->Empregar
profissionais habilitados e qualificados, orientados pelas diretrizes da organização,
que operem permanentemente equipados com todos os itens de segurança e tenham
pleno conhecimento das peças que estão produzindo, as suas finalidades,
composição, capacidade de resistência e outros detalhes, fazendo com isto que o
profissional sinta-se protagonista e aperfeiçoe o seu desempenho. Aproveitando
melhor os materiais, especialmente evitando desperdícios significativos de
líquidos e granulados.
“A ordem, a
organização, o planejamento e a visão clara daquilo que ser quer alcançar, são
fatores geradores da infraestrutura do sucesso de qualquer intento. (EM).”
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