SORTE
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidioi@hotmail.com
1.CONCEITOS:
Sorte: Parte ou porção, que cabe a cada um. Ocorre por permissão de Deus de acordo com a Sua vontade. As coisas que acontecem na vida da cada um, não são totalmente aleatórias. "A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a decisão." [Provérbios 16:33]. Acaso mediante sorteio. Modo de distribuir um quinhão em partilha. Algo indeterminado em imperscrutável para o indivíduo. É uma causa acidental, mas estritamente, não é causa de nada. É uma a atividade planificada e intencional do ser humano com o uso consciente do determinismo procurado.
Sorteio: Ato de sortear. É um processo em que um dos possíveis valores é escolhido de entre todos os outros. O sorteio pode ser com repetição ou sem repetição.
Sortilégio: Ação maléfica de feitiçaria; trama, maquinação, visando enganar ou prejudicar alguém.
Probabilidade: Possibilidade mais acentuada de realização de um acontecimento, entre inúmeros possíveis de realização. Têm a função mostrar a chance de ocorrência de um evento.
Se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é:
Acaso: Acontecimento incerto ou imprevisível. Casualidade, eventualidade, fortuito, inesperado. Não tem grau de determinação normal previsível.
Azar: Adversidade, má sorte, mau agouro.
Coincidência: Simultaneidade, duas coisas ou eventos diferentes ou iguais, que acontecem juntos; fora da rotina, da programação, da normalidade; inesperadamente.
Concomitância: Algo que se verifica ao mesmo tempo de outro; que o acompanha, como acessório ou não. Justaposição.
Destino: Encadeamento de fatos supostamente predeterminados e imutáveis, que marcam a existência de um indivíduo.
O conjunto de eventos que "acontecem" ao homem. — Independendo da sua vontade.
Casualidade: Causa acidental, rara ou esporádica das coisas. É maior do que a sorte, por que é a causa de tudo.
Predestinação: Crença de que cada acontecimento é determinado de antemão por Deus, no cumprimento de seu propósito, separa uma pessoa para um determinado fim. Não tem associação com com destino e nem com livre arbítrio.
Neuro Lingüística: A ciência descobriu que a presença do observador interfere nas probabilidades das presenças de elementos quânticos em experimentos "controlados". Com uma possível contigüidade entre a sorte e a realidade subatômica. Para a neuro-linguística, a sorte é conseqüência da conduta gerada por um comportamento continuado e insistente, marcante ou não. Falar sempre a palavra pode, conforme a teoria, levar ao sucesso e criar toda uma malha de comportamentos derivados da essência neuro-linguística da palavra, que influencia todo o restante do comportamento. Assim, ela torna-se também uma hipótese de didática, e também uma possibilidade comportamental relacionada ao sucesso.
2.REFERÊNCIAS BÍBLICAS:
*Números 26:55 e 56: A terra se repartirá por sortes.
*Números 27:21: Consulará segundo o juízo do Urim.
*Êxodo 28:30: Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim.
*Levítico 8:8: Depois lhe colocou o peitoral, colocando no peitoral o Urim e o Tumim.
*I samuel 28:6: Consultou Saul o Senhor, Porém este não lhe respondeu...nem por Urim.
*Josué 18:10,11: Repartição da terra.
*Josué 19:1,10,17,24,32,40,51: Repartição da terra.
*Eclesiastes 9:11: Premio e acaso.
*Lucas 1:8,9: Sorteio do turno Sacerdotal.
*Juizes 1:3: Terra que caiu-lhes por sorte.
*Jonas 1:7: A sorte caiu sobre Jonas.
3.ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO SORTEIO NO PROCESSO BÍBLICO:
*Por orientação Divina executou-se a repartição da terra para as Tribos de Israel, pelo processo de sorteio.
*O turno dos Sacerdotes para os serviços do Templo era definido por sorteio.
pelo Urim e Tumim, equivalente a sim ou não.
*Neste sorteio existe uma relação de casualidade indeterminada; mas também uma relativa interferência do beneficiário ao fazer a sua escolha do volante do sorteio.
*Este processo de seleção, na prática e na realidade, embora sem intencionalidade, beneficia mais alguns, em detrimento de outros. Quanto à quantidade, a igualdade é absoluta; mas no tocante à qualidade do território e do tempo do serviço sacro existe diferença que prejudica o princípio da igualdade entre todos; simulando a existência de destino.
4.CONCLUSÃO:
*O processo de utilização da sorte, como indicador de opção, pelo fato de ter sido Determinado por Deus, deve ser justo, lícito e o mais adequado.
*Trata-se de um critério ou parâmetro, talvez único, para resolver rateios, partilhas ou escolhas, que minimize a acepção pessoal.
*Se o próprio Deus, que é a Perfeição, determinou o emprego da sorte, ante à necessidade de com equidade e equilíbrio, repartir territórios, definir escalas de serviços sacros; deprende-se seja o melhor e mais perfeito procedimento neste sentido.
*Isto confere ao “lançar sortes” um atestado de idoneidade superior e quiçá exclusivo, como um processo aleatório moralmente perfeito e benéfico.
*O resultado é determinado por Deus, segundo os seus perfeitos e justos desígnios. Ele tem domínio sobre o homem e dá a cada um segundo o seu entendimento; mas sempre com um propósito benéfico para o indivíduo e para o Cósmico. Tudo o que ocorre dentro do universo criado é causado por Deus, menos a maldade, ou permitido por Ele de acordo com A Sua vontade.
*Deve ser levado em consideração, que estamos neste estágio da Terra, simplesmente de passagem e que não somos de fato e de direito, proprietários de parcelas territoriais; nada nos pertence, somos apenas usuários de dádivas. (Êxodo 19:5,6; Deut. 10:14; Ageu 2:8).
*Na Bíblia existem eventos que são prefiguração do que vai ocorrer na Nova Terra. A repartição das terras entre as Tribos de Israel, prefigura a povoação da Nova Terra, restaurada, por aqueles que hão de ser dignos da salvação para a vida eterna; onde vigerá a perfeição. Por isto, o fato de lançar sortes, aqui ocorrido pode levantar interrogações. A própria Divindade afirma esta incomplementariedade.(Coloss.2:17; Hebr. 8:5; 9:9;10:1; Salmo 37:3,9,11,18,22,29,34).
*Ao determinar o “lançar sortes”, Deus quer demonstrar que foge ao homem determinar o seu querer e efetuar e que em tudo é dependente de Deus.(Jeremias 10:23; Tiago 1:17; 4:13-16; Prov. 3:5,7; II cor. 3:5; João 3:27; I cor. 4:7;12:3; Hebr. 5:4; Jer. 10:23; Miq. 7:5-7; I Sam. 2:7,8; Ecles. 9:12; 10:14; Num. 23:19; Malaq. 3:6; Atos 17:28,29; II Cor. 3:5; Filip.2:13; 4:13)
“Indeterminado é a inexistência de leis de causa e efeito, que impedem a predição dos seus eventos.(EM)”
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