EDUCAÇÃO E REFLEXÃO
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidio@hotmail.com
Para a humanização do individuo é indispensável retomar o processo educativo, agregando-lhe além da pedagogia, também a reflexão filosófica; iniciando pela investigação da atual orientação filosófica e depois enfatizar a conotação de integralidade indispensável do indivíduo, para a ética, a moral, o bem, o respeito a cidadania e similares. Quando isto acontecer, menos polícia, menos presídios, menos brutalidade no trânsito, menos grades externas e internas nas edificações, menos criminalidade, igual: harmonia, paz, qualidade de vida.
A teoria educativa deve basear-se numa concepção unitária de mundo, um sentido integral de existência, uma imagem de homem com elaborações reflexivas para normas, idéias e convicções filosóficas.
A educação é a aquisição de conhecimento que foi gerado pela informação produzida anteriormente e pela formação do pensamento refletindo sobre a real finalidade do conhecimento para a existência humana. Ensinar a pensar, estimulando o indivíduo a pensar por si mesmo, como um hábito, um ritual benéfico; segundo os seus próprios métodos, porque ninguém ensina ninguém, apenas media a aprendizagem e não existe neste contexto verdade absoluta. O meu modo de pensar é apenas uma verdade parcial. Cada fato tem significação diferente para cada individuo.
Todos buscam a sua própria realização e ninguém pode ser bom, senão para si mesmo, refletindo, avaliando e compreendendo o seu posicionamento no todo. Toda a leitura existencial deve ser crítica: eu penso assim, como pensam os outros? e quais as conseqüências de tudo?
O pensador parte de realidades concretas, do eu e a relação com o cosmos, para gerar transformações, superação e elevação para uma perspectiva melhor, com autonomia e liberdade consciente de coletivo e co-responsabilidade.
Uma educação propositada para a formação integral, nos planos teórico e operacional, na dimensão empírica, cientifica e transcendental; educando para o SER, não só para o TER. Uma Paidéia de valores culturais e espirituais, para a retomada do humanismo. Evitando a idéia de pensamento único, monocultura mental, inteligência artificial, preponderância do mercado e da produção; implementando a sociabilidade, o bem comum, a rede de relações, idéias, trocas a ajuda recíproca, porque o homem transcende à economia. A sociedade é plural, as diferenças não podem ser ignoradas, a produção de bens deve ser dirigida ao benefício comum e humano; o indivíduo pertence ao contexto não é sozinho, o doador sempre recebe mais do que doa.
A educação precisa contemplar relações interpessoais, espírito crítico, análise interior, reflexão sobre si mesmo, o sentido da própria existência, a dimensão do racional, emocional e do conhecimento; um sujeito permanentemente educando-se para pensar, conhecer, refletir, praticar, superar a atitude individualista, opor-se à lógica da fragmentação. Só pensa bem, aquele que pensa em termos gerais, em uma educação do pensamento, da imagem, da palavra, da emoção, do argumento, da contextualidade social solidária indispensável, questionadora, discernidora e de consciência e atitude que ensine o humano a aprender a SER.
“Só quem sabe onde está, pode decidir para onde quer ir. (EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário