PLASTICIDADE
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidio@hotmail.com
Conceito de PLÁSTICO: Etimologicamentínte significa: “aquilo que é capaz de ser moldado.”
O plástico é uma resina originária de síntese química, que em condições definidas amolece, escoa e pode ser moldada por ação humana ou por fatores naturais, por ser maleável e flexível.
Artes Plásticas: Trata-se de um dos oito ramos da arte; compreendendo a capacidade de moldar, modificar, reestruturar e resignificar materiais líquidos ou maleáveis, com criatividade, para divulgar sentimentos e idéias.
Plasticidade Cerebral: É a capacidade adaptativa cerebral, do Sistema Nervoso Central, modificando a sua organização estrutural e o seu funcionamento, respondendo à situações mutantes e estímulos repetidos. Rearranjando neurônios, reforçando sinapses e possibilitando múltiplas respostas ao ambiente.
No cérebro existem neurônios em estado de reserva estratégica; 285 bilhões ou 90 % aproximadamente assumem as funções dos neurônios desativados.
No caso de lesão cerebral, a plasticidade cerebral enseja a recuperação das funções perdidas, mediada pelas partes adjacente não afetada, alterando a função de uma via nervosa íntegra, que assume uma função que não era sua, por estratégias motoras diferentes, mas com o mesmo resultado final. Esta plasticidade neuronal comprova a fantástica plasticidade cerebral.
A aquisição de conhecimento e experiência é decorrente da plasticidade cerebral, das suas conexões sinapticas, organização das suas áreas e rearranjos neuronais.
No córtex estão os neurônios, que recebem , processam e armazenam informações por zonas, sediando a consciência e a inteligência.
O olfato e o paladar ficam nos hemisférios cerebrais. A respiração e a temperatura sob o controle do bulbo e o equilíbrio no cerebelo.
O encéfalo compreende: os hemisférios cerebrais, cerebelo, ponte, bulbo raquiano, lobo olfativo, óptico, hipotálamo e glândula hipófise.
As informações originadas pelos sentidos provocam impulsos elétricos e reações químicas; guardadas fragmentadas, classificadas, hierarquizadas, conectadas e reelaboradas passam pelo hipocampo e são espalhadas sobre o córtex, transitam pelos neurônios, com os seus dendritos , axônio e pré-sinápticos, formando sinapses para o armazenamento das informações.
A recuperação das informações é incrementada pela multiplicidade de caminhos indicados para a sua busca como: imagem, som, mais conexão, mais memória, porque cada neurônio pode comunicar-se com até outros mil neurônios.
O cérebro guarda 10 % por leitura, 20 % por escrita, 30 % por ver, 50 % por escutar, 70 % por ouvir e discutir e 90 % por ouvir e praticar. Também influem para o desempenho cerebral: o afeto, o estímulo físico, a captação dos sentidos e as emoções. O cérebro codifica eletronicamente os sentimentos e as emoções e determina reações específicas para cada estimulo.
A inteligência é um padrão químico construído e todos os saudáveis nascem com a faculdade para ser inteligente, cujo desenvolvimento dar-se-á durante toda a existência do individuo.
“As vezes reluto para ir a um determinado evento; acabo indo e volto gratificado pela excelência das pessoas que lá encontrei. (EM).”
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