NEUROCIÊNCIA
E-mail:
ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Neurociência
é o estudo do sistema nervoso: a sua estrutura, o seu desenvolvimento,
funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e as suas
alterações.
É uma ciência interdisciplinar que
tem conexão com a educação, química, ciência
da computação, antropologia, lingüística, física,
matemática, filosofia, medicina, cibernética e psicologia. O escopo da neurociência inclui
diferentes abordagens. As técnicas neurocientificas tem se expandido,
com contribuições para os estudos moleculares e celulares de neurônios individuais, imageamento de
tarefas sensoriais e motoras no cérebro, estudo das redes neurais ou a concepção de
circuitos e processamento de informações- modelos de investigação, com
tecnologia biomédica e clínica. Estudo da
inteligência, capacidade cognitiva e
do comportamento.
Outros
Aspectos: A Neurociência
comportamental acompanha os níveis de organização básica do
indivíduo, o seu comportamento e a Neurociência
cognitiva as capacidades mentais mais complexas, como a linguagem,
autoconsciência da Neuropsicologia.
Sete
tipos de memória: Ultra-rápida ou sensorial; De trabalho; De longa duração; Visual;
Olfativa: Implícita e Prospectiva.
Glucose: Encontrada
no mel é uma das únicas energias aceitas pelo cérebro.
Facetas
cerebrais:
>A metade do cérebro está focado na informação visual.
>O processamento de imagens é sessenta vezes mais rápido do
que o processamento de textos.
>De cada dez situações que o cérebro aprende, nove são
esquecidas em um mês e muitas, em apenas uma hora.
>C H A é competência; C de conhecimento, H de habilidade e A
de atitude.
Saber; saber fazer; querer fazer!
O
corpo fala:
>Braços cruzados
podem significar, conforme a sua posição: medo, conflito, insegurança,
agressividade.
>Rosto apoiado nas
mãos: avaliação, desinteresse.
>Pernas cruzadas
seguras pela mão: agressividade.
>Coceira ou rubor
no rosto: mentira.
Locacional
cerebral das memórias:
>Amígdala: memórias emocionais. Medo.
>Hipocampo: memória episódica. Eventos existenciais,
experiências e semântica.
>Cerebelo: memórias processuais. Desempenho de ações.
>Córtex Pré-Frontal: memória de trabalho. Armazenamento
temporário de informações.
>Tronco Cerebral: informações do restante do corpo.
“Aprendido realmente,
é aquilo que efetivamente ficou depois do esquecimento ter agido. (EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário