I S O
E-mail:
ernidiomigliorini@gmail.com
Significado: ISOS em grego significa igual.
ISO é a
sigla de International Organization for
Standardization, (Organização Internacional para Padronização), a ISO (uma só sigla para todos os países, porque o seu significado
se enquadra com o propósito da organização em questão.) é uma entidade de padronização e normatização, criada em Genebra, na Suíça,
em 1947.
Objetivo: a ISO aprova normas
internacionais em todos os campos técnicos. No Brasil, a ISO é representada
pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a
normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente.
As
Suas normas: ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064.
As ISO 9000 e 9001 como um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas. ISO 14000 e ISO 14064 como um sistema de
gestão da qualidade.
ISO
9000 e 9001: constituem um conjunto de ações preventivas, para
garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber certificado
da ISO, deve passar por um projeto com diversas fases, garantindo que a
implementação dos processos é feita corretamente.
ISO
9001: é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto. Tem como objetivo
melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras
normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e
de segurança. Para obter este certificado a empresa deve cumprir certos
requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada, aplicando
nos seus processos sistema com padrões de gestão e qualidade.
Esta ferramenta estratégica
é usada mundialmente; através do ISO 9001 a organização melhora a prestação de
serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega; mede
o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.
A versão brasileira da ISO
9001, é a ABNT NBR ISO 9001,
que tem como objetivo estabelecer normas consistentes que aumentam a qualidade
dos processos de gestão. Essas normas implementadas e cumpridas, estabelecem
uma relação de confiança entre a empresa e cliente. O essencial da ABNT NBR ISO
9001 é que quando a empresa não cumpre com as normas, o cliente deve dar o feedback,
comunicando o problema, para que o desempenho seja melhorado no futuro. O
objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é prover confiança ao cliente, de que o seu
fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços
de acordo com o que o cliente especificou.
ISO
14000: é
constituído por uma série de
normas, que determinam diretrizes para
garantir que determinada empresa pública ou privada pratique a gestão ambiental; o Sistema de Gestão Ambiental (SGA),
definido pela ISO (International
Organization for Standardization).
Para garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e
os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia.
Para a obtenção do Certificado ISO 14000,
a empresa
deve se comprometer com as leis previstas na legislação ambiental do seu país.
Este certificado simboliza que determinada empresa tem preocupação com a
natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente. Este tipo de perfil
empresarial colabora para a valorização dos produtos ou serviços da companhia e
da sua marca. Além de se comprometer
em cumprir a legislação ambiental, a empresa deverá treinar seus funcionários
para seguirem todas essas normas, identificando e procurando soluções para
todos os prováveis problemas que a empresa possa estar causando para o meio
ambiente, diminuindo assim o seu impacto ambiental.
A versão brasileira da ISO
14000, é a ABNT NBR ISO 14000. Formada pelas seguintes normas:
- ISO 14001: trata do Sistema de Gestão
Ambiental (SGA).
- ISO 14004: trata do Sistema de Gestão
Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa.
- ISO 14010: são normas sobre as Auditorias
Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de
certificação ambiental.
- ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental.
- ISO 14020: são normas sobre Rotulagem
Ambiental.
- ISO 14040: são normas sobre a Análise do
Ciclo de Vida.
Outras Informações: Certificar um Sistema da
Qualidade significa demonstrar a capacidade de fornecer produtos e/ou serviços
conformes, de acordo com requisitos estabelecidos. As empresas devem organizar
seu fluxo produtivo e atividades correlatas atendendo aos requisitos das normas
da série NBR ISO 9001.
As normas da família ISO
9000 referem-se ao funcionamento de sistema da qualidade eficiente. Representam
um consenso internacional de boas
práticas de gestão, com o propósito de assegurar que a empresa possa
continuamente atender as exigências de qualidade. A Organização ISO não concede certificados ISO 9000. Ela é
responsável pela elaboração das normas e desenvolve guias que ajudam assegurar
a boa prática das atividades relacionadas às normas. A ISO não avalia sistemas
da qualidade para confirmar se estão em conformidade com a norma, o Organismo
Certificador é quem faz isto, com capacitação e competência comprovadas para
que o certificado tenha credibilidade.
NBR
ISO 9000:
Fornece as definições
formais de termos constantes das normas da família ISO 9000. Descreve os
fundamentos de sistemas de gestão da qualidade, que constituem o objeto da família
NBR ISO 9000, e define os termos a ela relacionados. É aplicável a
organizações que buscam vantagens através da implementação de um sistema de
gestão da qualidade; organizações que buscam a confiança nos seus
fornecedores de que os requisitos de seus produtos serão atendidos. Aqueles,
internos ou extrenos à organização, que avaliam o sitema de gestão da
qualidade ou o auditam, para verificarem a conformidade com os requisitos da
NBR ISO- 9001. Aqueles, internos ou externos à organização, que prestam assessoria
ou treinamento sobre o sistema de gestão da qualidade adequado a organização.
NBR
ISO 9001: especifica requisitos para um
sistema de gestão da qualidade quando uma organização necessita demonstrar
sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos
requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e pretendem
aumentar a satisfação da cliente por meio da efetiva aplicação do sistema,
incluindo processos para melhoria contínua e a garantia da conformidade com
requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis
NBR
ISO 9004: fornece diretrizes, além dos
requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001 para considerar tanto a eficácia
como a eficiência de um sistema de gestão da qualidade e, por conseqüência, o
potencial para melhoria do desempenho de uma organização.
|
Procedimentos
para obter um Certificado ISO 9000: Para a implantação do Sistema da Qualidade, a empresa utiliza o potencial
dos seus próprios funcionários ou a uma consultoria externa. O sistema da qualidade
deve ser formalizado por um Manual da Qualidade, que deve atender às exigências
da norma ISO 9001. É necessário interpretar a norma, verificar o que já existe
na prática, estabelecer procedimentos e providenciar documentos para
regulamentação. Alcançar a satisfação do cliente é o objetivo de implantar o
Sistema da Qualidade. Para isto, é necessário o envolvimento de todos os
funcionários, obtido por meio de treinamento e conscientização. Os procedimentos padronizados, beneficiam, previnem e solucionam problemas,
melhoram o ambiente de trabalho e orgulhamos funcionários em participar de uma
organização com reconhecimento comprovado quanto a sua qualidade.
Processo
de Certificação:
>Adquirir as normas NBR
ISO 9000, NBR ISO 9001: e NBR ISO 9004;
>Seguir as orientações
indicadas no guia de aplicação contido na norma ISO 9000-Parte 1;
>Estudar as normas e
verificar se existe algum requisito que não se aplica ao negócio exercido
pela empresa;
>Seguir os itens da
norma para estabelecer, implementar ou melhorar o Sistema da Qualidade da empresa;
>Fazer avaliação interna
do Sistema da Qualidade e análise crítica pela administração para verificar o
estado do Sistema da Qualidade implementado ou em implementação;
>Quando a norma ISO 9000
já estiver em vigor e o Sistema da Qualidade estiver implementado, entrar em
contato com o Organismo Certificador.
Órgãos Credenciados: O INMETRO e o Comitê
Brasileiro da Qualidade CB-25 da ABNT desenvolveram a Base de Dados de Empresas
Certificadas ISO 9000, com as informações sobre certificações ISO 9000 no
âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação – SBC e certificados da Família
ISO 9000 emitidos no mundo.
Para
obter Certificado ISO 14000: A empresa deverá possuir um Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). No
Brasil configurado através da ABNT, baseado nas Normas 9001, 9002 ou 9003. A ISO 9000 estabelece as diretrizes para selecionar
qual norma deve ser usada em determinada empresa, e as ISO 9001, 9002 e 9003
são as normas que determinam quais são as especificações/requisitos que as
empresas deverão seguir e atender para que possam obter a certificação através
de auditoria realizada por um Organismo Certificador.
A ISO 14000 segue a mesma
sistemática, não haverá certificação ISO 14000, mas, certificação baseada na
14001, norma esta que é a única da família ISO 14000 que permitirá ter um
certificado de Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA).
A ISO 14000 – Sistema de
Gestão Ambiental estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus
produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a
comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada
num aspecto amplo.
Para
a empresa obter certificado ISO 14001: é
necessário que atenda as seguintes exigências:
1
– Política ambiental:
A empresa deve elaborar uma
Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, divulgada entre os
funcionários e a comunidade. E que a direção demonstre que está comprometida
com o cumprimento dessa política. Obtendo o cumprimento legal e buscando o melhoramento
contínuo do desempenho ambiental da empresa.
2
– Aspectos ambientais:
A empresa precisa ter
procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os
resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas,
Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.
3
– Exigências legais:
A empresa deve desenvolver
uma sistemática para obter e ter acesso a todas as exigências legais
pertinentes a sua atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da
empresa. Os funcionários devem conhecer quais são essas exigências e quais as
documentações necessárias para seu cumprimento, com Treinamento e da Educação
Ambiental dentro da empresa.
4
– Objetivos e metas:
A empresa deve criar objetivos
e metas que estejam alinhados com o cumprimento da política ambiental que foi
definida, refletindo os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus
impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e outros
aspectos inerentes ao próprio negócio.
5
– Programa de gestão ambiental [PGA]:
A empresa deve ter um
programa estruturado com responsáveis pela coordenação e implementação de ações
que cumpram o que foi estabelecido na política ambiental e as exigências
legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de
novos produtos e novos processos. Programa prevendo ações contingenciais,
associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergenciais.
6
– Estrutura organizacional e responsabilidade: O Programa de Gestão
Ambiental deve integrar as funções dos funcionários da empresa, através da
descrição de cargos e funções relativas à questão ambiental. Com um organograma
que demonstre que suas inter-relações estão bem definidas e comunicadas em toda
a empresa. Definindo um ou mais profissionais
que representante os assuntos
específicos da Gestão Ambiental.
7
– Conscientização e treinamento: O programa de Gestão Ambiental deve prover treinamento
aos funcionários com atribuições na área ambiental, para que estejam
conscientes da importância do cumprimento da política e objetivos do Meio
Ambiente, das exigências legais e de outras definidas pela empresa, os impactos
ambientais reais ou potenciais associados as suas atividades de trabalho.
8
– Comunicação: A empresa deve possuir uma sistemática para enviar e receber
comunicados relativos às questões ambientais para seus funcionários e a
comunidade.
9
– Documentação do Sistema de Gestão Ambiental: A empresa precisa ter um
Manual do Sistema de Gerenciamento Ambiental que contenha as exigências ambientais
da empresa.
10
– Controle de documentos: A empresa deve manter um sistema em que os todos os
documentos sejam controlados e assinados pelos responsáveis, com acesso fácil
aos interessados, atualizados, identificados, legíveis e armazenados adequadamente.
11
– Controle operacional: A empresa precisa fazer inspeções e o controle dos aspectos
ambientais, procedimentos para a manutenção e calibração dos equipamentos que
fazem esses controles.
12
– Situações de emergência: A empresa deve ter procedimentos para prevenir, investigar
e responder a situações de emergência, planos e funcionários treinados para
atuar em situações de emergência.
13
– Monitoramento e avaliação: A empresa deve ter um programa para medir o desempenho
ambiental através da inspeção das características de controle ambiental e
calibração dos instrumentos de medição para que atendam aos objetivos e metas
estabelecidos.
14
– Não conformidade, ações corretivas e ações preventivas: A empresa deve definir responsáveis com
autoridade para investigar as causas das não-conformidades ambientais e tomar
as devidas ações corretivas e preventivas.
15
– Registros: A empresa
precisa arquivar todos os resultados de auditorias, análises críticas relativas
as questões ambientais. Para mostrar e provar, que a empresa possui um Sistema
conforme o que é exigido pela norma.
16
– Auditoria do Sistema da Gestão Ambiental: A precisa ter um programa de auditoria
ambiental periódica, cujos resultados devem ser documentados e apresentados à
alta administração da empresa.
17
– Análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Baseado nos resultados
da auditoria do SGA, a empresa deve fazer uma análise crítica do Sistema de
Gestão Ambiental e as devidas alterações, para que atenda as exigências do
mercado, clientes, fornecedores e aspectos legais, na busca da melhoria
contínua.
“As normas se multiplicam. Se fazem
necessárias e indispensáveis. O mundo precisa que cada um se conscientize da
sua responsabilidade individual, social, ética, moral e espiritual. Se cada um
não fizer, todos colherão o infortúnio nefasto. (EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário