MENTE E EMPATIA
A
MENTE: Quando sabemos o que estamos fazendo e como fazemos, somos
capazes de nos preparar para fazer ainda melhor. O corpo e a mente estão
unidos, biológica e mentalmente. Para a criação de pensamentos, células cerebrais enviam
mensagens entre si, de acordo com padrões definidos. Todos os pensamentos afetam o corpo humano de um modo ou de
outro. As emoções não acontecem apenas na mente. A leitura de mentes é a compreensão dos processos mentais
dos outros, através da observação das suas características e reações físicas. A maioria da comunicação entre duas pessoas ocorre no
silêncio. 90% ocorre em silêncio e inconscientemente. Toda a comunicação,
independente de ser linguagem corporal, cheiro, tom de voz, estados emocionais
ou palavras; é absorvida, analisada e interpretada pelo inconsciente. A mente
consciente perde muito do está recebendo como comunicação e sujeita o
comunicador à respostas com pouca noção. As respostas inconscientes e
silenciosas contradizem as opiniões que acreditamos ter ou que estejamos
expressando através de palavras.
EMPATIA: Significa colocar-se no
lugar do outro. Para criar harmonia e relações amistosas. Gerando confiança
mútua, consentimento, cooperação e abertura à idéia do outro. É base de toda a
comunicação significativa. Estamos sempre estabelecendo empatia e antipatia com
as pessoas que nos cercam. O básico é adaptar-se a como os outros preferem
se comunicar. Gostamos de conviver com pessoas que sejam como nós; gostem ou
não de coisas como nós. Quando há empatia, as pessoas aceitam idéias e sugestões mais
facilmente. Quando alguém simpatiza com outrem tende a concordar com ele. Quando há uma demonstração implícita ou explícita de gosto por
alguém, este sente vontade de concordar com as mesmas idéias. Estabelecer empatia é habilidade muito significativa. Quando se está tratando
de assuntos coletivamente, para construir a empatia com o grupo, é necessário
empregar expressões de vários tipos sensoriais. Repetindo quatro vezes, o que é
importante, uma para cada grupo
sensorial. Uma pessoa se torna uma sugestão pelas suas palavras, presença
como um todo, pelo que veste, como se mexe e se move.
APRENDIZAGEM: O
processo de aprendizagem do indivíduo configura-se na seguinte seqüência:
*Ignorância inconsciente;
*Ignorância consciente;
*Conhecimento
consciente;
*Conhecimento inconsciente: Aqui acontece a real aprendizagem.
COMUNICAÇÃO
CORPORAL: Neste contexto, com o objetivo de criar empatia. Num processo
que consiste copiar a outra pessoa, repetindo os seus gestos, por alinhamento:
exatamente como o outro procede; ou espelhamento: com movimentos exatamente
opostos. Isto de forma discreta e gradual. Incluem-se neste contexto, gestos,
voz e respiração.
*As expressões faciais refletem como as pessoas estão se sentindo
em cada momento observado.
*A voz é fator
importante para produzir empatia. Devemos falar com as pessoas na velocidade
equivalente ao nosso pensamento e compreensão das coisas; Lento ou rápido
demais acabará gerando rejeição do ouvinte.
*Imitar a comunicação corporal de alguém próximo, de forma
discreta e gradual, para construir empatia, na mesma velocidade e ritmo dos
seus movimentos e expressões faciais; fazendo com que o observante e imitador,
adapte-se ao seu comportamento. Com este procedimento a pessoa observada,
começa a identificar-se com o imitador e estabelecer com este, um vínculo muito
próximo. Depois de alguns dias de observação, perceber-se-á, as mudanças dos
movimentos que quebram a rotina da comunicação corporal do observado. Entre a
mensagem falada e a comunicação corporal, a segunda será prioritária. A
concordância é uma geradora de empatia por excelência. A realidade é construída
pela idéia que as pessoas têm daquilo que é verdadeiro. Toda a empatia deve ser
baseada em sinceridade. Primeiro se concorda depois se conduz. Fator
impulsionador da empatia e fazer com que as pessoas falem sobre si mesmas.
Concordo com o outro-conduzo o outro-o outro me acompanha-eu continuo o
conduzindo- o outro continua me acompanhando...
*Calma irradia calma; tranqüilidade repassa tranqüilidade; só
relaxa alguém que abordar outrem estando
relaxado; quem age de forma confiante, infunde confiança nos outros; quem quer
que os outros façam o que está propondo, deve ser o primeiro a praticar
explicitamente o que propõe.
MANIFESTAÇÕES
DA COMUNICAÇÃO CORPORAL:
*Medo: rosto pálido.
*Incerteza: Olhar nos olhos de quem está falando para a pessoa.
*Interesse e
envolvimento: dilatação das pupilas.
*Confiante, másculo: De pé pernas bem abertas.
*Neutro: De pé com as
pernas paralelas.
*Distanciando: De pé com uma perna aberta e o pé voltado para o
lado.
*Construindo imagens: olhos voltados para cima e para a sua direita.
*Lembrando de
imagens: olhos para cima e para a sua esquerda.
*Construção do som: olhos para cima e para a sua direita.
*Lembrando o som:
olhos para cima e para a sua esquerda.
*Sentindo o tato: olhos para cima e para a sua direita.
*Neutro: olhos para a
sua esquerda.
*Pessoa visual: Aparência,
cores formato, iluminação, ritmo rápido, fala límpida, forte, respiração
acelerada, comunicação corporal veloz e irregular, olhar para cima.
*Pessoa auditiva: pensa no ritmo que fala, lenta, gestos próximos ao
tronco, distraída, inclina a cabeça para pensar, fala melodicamente.
*Pessoa cinestésica: Ofuscamentos, assento desconfortável,
lenta, fala com suavidade e serenidade, profundidade, voz águda e fina, toques.
*Surpresa: Olhos arregalados,
testa franzida e boca aberta.
*Tristeza: Sobrancelhas com as pontas para cima, testa franzida,
pálpebras inferiores e olhos baixos, boca fechada com os cantos apontando para
baixo, rugas na pele do queixo,
*Raiva: Sobrancelhas Contraídas e abaixadas, testa lisa, boca
fechada e com os lábios apertados ou aberta com expressão de ira, sobrancelhas
e olhos com a expressão de concentrados, mandíbula tensionada.
*Medo: Sobrancelhas erguidas, mas retas e contraídas, testa enrugada,
olhos abertos e tensos, boca quase fechada, com lábios tensos.
*Nojo: Rugas no nariz e no lábio superior elevado, lábio
inferior elevado, bochechas erguidas forçando as pálpebras estreitando os
olhos, linhas e dobras embaixo dos olhos, sobrancelhas se abaixam.
*Desprezo: Canto da
boca elevado e comprimido, sorriso torto, os olhos olham de cima para baixo o
que é desprezado, expulsão de ar pelo nariz.
*Alegria: Boca
sorridente, bochechas para cima, enrugamento sob os olhos e lateralmente,
sobrancelhas abaixadas.
*Desagrado: Mão sobre o joelho com o dedo apontado para o chão,
virar os ombros.
*Desinteresse: Recuo, recostado em uma parede ou na borda da
mesa.
*Medo de voar: Ficam na área de fumantes, fora do terminal,
fumam cigarros seguidos.
*Namoro: Desviar os olhos depois de fazer contato, olhar para
baixo, olhar furtivo, mexer nos cabelos ou nos brincos, exibição dos pulsos e
das palmas das mãos, examinando a pessoa com os olhos semicerrados e cabeça
inclinada, mão no quadril, de frente a frente um para o outro, pupilas
dilatadas, acariciamento de objetos.
PENSAMENTO: Quando a
pessoa pensa, ela repete pensamentos anteriores ou constrói novos pensamentos.
As impressões sensoriais são relevantes na construção do pensamento. Os
sentidos: audição, visão, tato, olfato, paladar e equilíbrio são utilizados
também quando se pensa em coisas não relacionadas aos sentidos. A própria
memória é utilizada para pensar. Ao pensar são recriadas as impressões
sensoriais tidas anteriormente. Alternada e continuamente utilizam-se os
sentidos interna e externamente. Existe em cada indivíduo, um sentido que é
dominante e mais utilizado, os outros são utilizados para conferir a correção
da informação. Sentidos diferentes resultam em formas diferentes de pensar. O
movimento da visão, conforme o Movimento Ocular Lateral e os Sinais de Acesso
Ocular influenciam no processo do pensamento e denotam indicadores de estados
emocionais. Os sentidos afetam a linguagem das
pessoas. Determinam que a pessoa é. Determinando as palavras que cada um
pronuncia: Palavras visuais: olhar, focar, retratar, brilhante, visualizar, ver,
prever, esclarecer. Ilustrar, revelar, mostrar, visão, luz. Palavras auditivas
(Expressões que soem verdadeiras para o pronunciante): dizer, ritmo, tom,
surdo, soar, falar, discutir, comentar, ouvir, audível, mudo, gritar, voz,
harmonioso. Palavras cinestésicas (orientados pelo tato, olfato e
pladar): tocar, manusear, pressionar, apertar, sólido, captar, tangível,
pesado, leve, plano, duro, azedo, suculento. (O Cinestésico é ligado à percepção
dos movimentos corporais ou musculares. Um
cinestésico centra as suas experiências nas demonstrações físicas, ao se
comunicarem precisam tocam o seu ouvinte. Processa melhor a informação
através do movimento e também do toque, e aprende melhor movimentando-se,
tocando ou mexendo nas coisas.
O Sinestésico é
“sensorial”, é capaz de fundir, ou misturar, diferentes sentidos humanos.). Palavras
neutras (Expressões que não se relacionem com os sentidos): decidir, determinar,
pensar, lembrar, saber, notar, entender, estimar, alertar, processar, motivar,
logicamente, estatisticamente, capacidade.
EMOÇÕES: Constituem-se
em componente importante para definir o que é um indivíduo. As emoções
controlam as decisões e ações. Nem sempre a pessoa está consciente das emoções
que está tendo. A causa das emoções é um
sentimento ou uma crença de que se está sendo ameaçado na segurança pessoal ou
no bem estar em geral. É um mecanismo de sobrevivência biológica. Uma idéia de
que a pessoa está sempre, inconscientemente, rastreando o ambiente, em busca de
certos eventos e sinais que deflagram a emoção. Uma mensagem é transmitida ao sistema
nervoso autônomo e à mente consciente, informando sobre o que vai acontecer. Cujo
estímulo deflagrará uma emoção. O pulso fica elevado e o sangue é bombeado em
direção à parte do corpo para as necessárias reações. O corpo reage antes de
mente. O coração permanece acelerado e a boca seca, porque o corpo demora mais
para voltar ao estado normal. As emoções
começam como um sistema automático para livrar de situações ameaçadoras e
afetam o sistema nervoso autônomo. As
emoções alteram a expressão facial, a voz e a comunicação corporal. O ser
humano não é emotivo o tempo todo. A emoção é mais curta e intensa do que o
humor. O humor é como um lastro para as emoções. As emoções são protagonistas durante toda a existência
da pessoa. Elas unem tudo o que se considera importante. As emoções geram
reações físicas. A emoção é acionada depois de o sinal correto ser detectado ao
redor. Também podem ser deflagradas emoções pelo ato de pensar no que está
acontecendo. Também quando o ser lembra-se de uma emoção anterior. Em geral ocorrem duas emoções ao mesmo tempo. Ao ser
tomado por uma emoção, ela impedirá de lembrar algo que é realmente sabido, mas
que negaria a emoção. É Praticamente impossível ver-se e as ações
objetivamente em estado de emoção. As emoções fortes distorcem as
percepções. As negativas bloqueiam experiências positivas, promovem
esquecimento. Nunca fazer nada sob a ação de uma emoção forte. As sete emoções básicas: surpresa, tristeza, raiva, medo,
alegria, nojo, desprezo. As expressões
emocionais duram só por alguns segundos. Pode-se
transformar imediatamente estados emocionais negativos das pessoas, em estados
emocionais positivos, utilizando-se o recurso de algumas marcas especiais desenvolvidas
e aplicadas com habilidade; que produzem emoções estratégicas. Para que uma pessoa seja tocada emocionalmente, com
sucesso, é necessário que ela esteja num estado emocional mais receptivo
possível. Para criar marcas que envolvam pessoas, deve ser enfatizada a expressão
ótima e similares.
A MENTIRA: Na
comunicação silenciosa prática, a pessoa apresenta sinais inconscientes, como é
o caso da mentira. Através da palavra, a mentira ocorre mais facilmente. O corpo também mente através
de expressões corporais; o tom de voz é denunciante de algo falso, quando
proferido. A mentira é uma tentativa bem ou mal sucedida de controlar
mensagens. A rigor as pessoas mentem o tempo
todo; porque geralmente o que se fala não é exatamente aquilo que é. São
mentiras triviais: “tudo bem”, “bom dia”, “boa tarde”, um vencedor chorando, um
perdedor rindo. O mentiroso consciente sabe
que aquilo que dirá não condiz com a realidade. A mentira sempre envolve uma
recompensa ou uma punição; para ganhar algo ou não responder por uma infração. Existem pessoas, que de tanto repetir mentiras sobre
algum conceito, acabam tendo aquilo como uma verdade e não demonstram sinais na
sua linguagem corporal silenciosa, que denotem quando estão mentindo. Sinais
prováveis de quem está mentindo, mas sempre deve ser utilizado um contexto, ao julgar, para
determinar com certeza, o enquadramento dos indivíduos: Coçar o nariz, suar, ficar vermelho,
dilatação das pupilas, olhos evasivos, piscando com freqüência, não olhando nos
olhos do interlocutor, olhos fechados, afastamento do rosto do ouvinte. Se explica porque
o rosto transmite a mensagem do que deseja-se projetar e o que de fato
pensa-se. Muda-se a intensidade da expressão para enfraquecê-la ou aumentá-la.
Podemos exibir emoções que não estamos sentindo. Uma forma de ocultar emoções é
sorrir. O sorriso falso é sempre assimétrico. Gestos com as mãos em direção ao
rosto, cobrindo a boca com a mão. Começa falar mais rápido e mais alto e pausas
surgem na fala, prolongamentos de vogais aaaaaa...ééééé..., gagueira. O
mentiroso fala de um jeito diferente do que o faria em situações extra-mentira.
Divagam e dão explicações que não levam a lugar nenhum. Repete sempre a mesma
coisa dita anteriormente. Acoberta-se através de expressões vazias. Tende em
falar em termos negativos. Define as coisas em termos que não são. Evitam dizer
eu, meu. Usa generalizações como: nunca, todo mundo, ninguém, não fiz nada, não
estava lá; esquivando-se em definir de quem está falando.
INCONSCIENTE: É
possível plantar, pelo processo de sugestão, opiniões, imagens e pensamentos na
mente dos outros, sem que tenham consciência; e eles acabam acreditando que a
idéia nova é deles; mas foi manipulada. A sugestão é uma proposta ao inconsciente, feita
através da mente consciente, por audição, gerando uma reflexão e decisão sobre
o que foi sugerido. Uma sugestão ao
inconsciente desvia dos filtros conscientes e analíticos e assim a pessoa não
precisa decidir o que pensa sobre o que sendo dito. A mente inconsciente
interpreta tudo como verdade; não faz julgamentos, aceita as propostas sem
criticar, contanto que não colida com a auto-imagem ou percepção da realidade
do destinatário. A mente agrega qualquer pensamento novo que não estava ali
antes. Toda vez que se disser a alguém que
não deve fazer, está-se reforçando uma imagem de que o faça; porque as negações
são abstrações. Ao contrário de dizer o que não deve ser feito; diga-se como
deve ser feito. As coisas são aquilo que
afirmamos que são. Quando se diz, o que realmente se quer dizer, nem sempre
fica muito claro. A mente inconsciente registra todas as diferentes
interpretações possíveis das palavras. Qualquer palavra, expressão, emoção ou
imagem usada para falar com alguém, levará esta pessoa a experiências e
estados emocionais específicos e assim também acontece com a comunicação
corporal silenciosa. Expressões e manifestações ambíguas permitem com que o
destinatário atribua um conteúdo julgado verdadeiro quanto pessoal.
“Cada dia é seqüência de um
outro; mas, nenhum é exatamente igual em tudo aos seus anteriores. Para cada
jornada é necessária uma nova e criativa estratégia. (EM).”
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