CONTEXTURA EDUCACIONAL
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CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Pedagogicamente a Educação, no
contexto escolar, baseia-se na perspectiva de compreender que o educando está
inserido socialmente, então deve ser respeitada a sua história existencial,
classe social, cultura e etnia. A escola é o espaço para a resignificação do
conhecimento já adquirido e a construção coletiva de novos conhecimentos sobre a
realidade. Na escola, a sua proposta pedagógica permite a permanente
articulação dos conteúdos escolares com as vivências e as indagações deste
educando sobre a realidade em que vive.
Os processos interativos, a cooperação, o trabalho em grupo, a arte, a imaginação, a ludicidade, a mediação do professor e a construção do conhecimento coletivamente, são eixos do fazer pedagógico, intencionalizado para o desenvolvimento do educando, focando-se na geração de um sujeito solidário, criativo, autônomo e crítico; com estruturas afetivo-cognitivas necessárias para operar a sua realidade pessoal e social.
O desenvolvimento do educando, na perspectiva histórico-cultural, como a internalização pelo sujeito cognocente dos modos culturalmente construídos de pensar e agir nas relações com o outro, social ou individualmente.
A abordagem de conteúdos, procedimentos, atitudes, valores e normas imprescindíveis; segundo o princípio de que tudo o que pode ser aprendido pelos educandos, pode e deve ser ensinado, na mediação promovida pelos professores.
PEDAGOGIA
Os processos interativos, a cooperação, o trabalho em grupo, a arte, a imaginação, a ludicidade, a mediação do professor e a construção do conhecimento coletivamente, são eixos do fazer pedagógico, intencionalizado para o desenvolvimento do educando, focando-se na geração de um sujeito solidário, criativo, autônomo e crítico; com estruturas afetivo-cognitivas necessárias para operar a sua realidade pessoal e social.
O desenvolvimento do educando, na perspectiva histórico-cultural, como a internalização pelo sujeito cognocente dos modos culturalmente construídos de pensar e agir nas relações com o outro, social ou individualmente.
A abordagem de conteúdos, procedimentos, atitudes, valores e normas imprescindíveis; segundo o princípio de que tudo o que pode ser aprendido pelos educandos, pode e deve ser ensinado, na mediação promovida pelos professores.
PEDAGOGIA
É a ciência que tem como objeto de estudo
a educação, o
processo de ensino e aprendizagem e como sujeito o educando.
A Grécia
clássica é considerada berço da Pedagogia. Eram
chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam às crianças que iam para a
escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer a sua
autoridade quando necessário. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram
grande habilidade no trato com as crianças. A pedagogia tem como objetivo
principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos,
através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência
social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as
normas educacionais.
DIDÁTICA
A didática é um campo
de estudo que se ocupa da busca do conhecimento necessário para a compreensão
da prática pedagógica e da elaboração de formas adequadas de intervenção, de
modo que o processo de ensino e aprendizagem se realize de maneira que
viabilize a aprendizagem de todos. É arte de ensinar, para que isto resulte em
aprendizagem.
PLANEJAMENTO
ESCOLAR
O planejamento é um instrumento
que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação,
baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo
com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, No
Planejamento Escolar, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição, perpassando
todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente
sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las
realidade não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos
objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação.
O
planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades
em termos de organização e coordenação ante os objetivos propostos e a revisão
e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é para programar
as ações docentes e um momento de pesquisa e reflexão ligado à avaliação.
Há três planejamentos escolares, articulados entre
si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
O planejamento
é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente,
articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. O planejamento tem as seguintes funções:
a) Explicar os princípios, diretrizes
e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as
tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de
participação democrática.
b) Expressar os vínculos entre o
posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações
efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos,
conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
c) Assegurar a racionalização,
organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações
docentes possibilite ao professor a realização de ensino de qualidade e evite a improvisação e
a rotina.
d) Prever objetivos, conteúdos e
métodos a partir de consideração das exigências postas pela realidade social,
do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos.
e) Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.
f) Atualizar os conteúdos do plano sempre, aperfeiçoando-o em relação
aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de
aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino
incorporados nas experiências do cotidiano.
g) Facilitar a preparação das
aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas
professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente à novas
situações que aparecem no decorrer das aulas.
Planos efetivamente instrumentados para a ação,
guia de orientação e ordem seqüencial, objetividade, coerência, flexibilidade.
Existem três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o
plano de aula.
O plano da
escola expressa orientações gerais, que sintetizam as ligações da escola com o
sistema escolar e, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de
ensino.
O plano de
ensino ou plano de unidade é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho
docente para o ano ou semestre; dividido por unidades seqüenciais, objetivos
específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
O plano de
aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de
aulas. É um detalhamento do plano de ensino. Documento escrito que servirá para
orientar ações do professor e possibilitar constantes revisões e aprimoramentos.
Deve-se planejar um conjunto de aulas. Relendo os objetivos gerais da matéria e
a seqüência de conteúdos do plano de ensino. Onde cada tópico novo é uma
continuidade do anterior.
O desenvolvimento metodológico será desdobrado em: preparação e
introdução do assunto; desenvolvimento e estudo ativo do assunto;
sistematização e aplicação; tarefas de casa. Indicados os métodos,
procedimentos e materiais didáticos, o que o professor e alunos farão para
alcançar os objetivos. Formas de verificação do rendimento dos alunos. A
avaliação deve ser informal, e formal para atribuição de notas ou conceitos. O
desenvolvimento metodológico compreende aulas com finalidades específicas: aula
de exposição oral da matéria, aula de discussão ou trabalho em grupo, aula de
estudo dirigido individual, aula de demonstração prática ou estudo do meio,
aula de exercícios, aula de recapitulação, aula de verificação para avaliação.
“O tempo
tem a propriedade de acumular eventos, referenciar existências e ver tudo
passar e de nunca parar de existir; porque sem duração nada pode existir. (EM)”
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