A ARTE
DE VENDER
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Um vendedor que se diz
competente, deve além de ser
motivado e bem intencionado, saber
lidar com as objeções, ter dados estatísticos
e saber utiliza-los com inteligência; estar atualizado sobre o comportamento do
mercado e as suas tendências; saber realmente o que é vender; porque os
clientes não compram; mostrar o que um objeto pode ajudar ao seu potencial
comprador e como podemos ajudá-lo a tomar a melhor decisão além de ser
atencioso, simpático, sério e Cortez no trato com as pessoas. Especialmente saber da importância
do fator emocional e sentimental que move as pessoas nas suas decisões.
Emocione os clientes.
*Por que as pessoas não compram: O cliente não compra
porque não gosta ou não precisa do produto; não tem dinheiro para efetuar o
pagamento da eventual compra; ou não entende, exatamente, a utilidade do
produto colocado no mercado.
*Conhecimento das principais objeções no
processo de vendas: Se
o cliente for pessoa jurídica, é necessário ter informações das
características do seu negócio e dos seus concorrentes; de quem este cliente
está comprando e como avalia os seus fornecedores, no tocante a preços,
qualidade, entrega; quais as necessidades de compra atuais deste cliente e a
relação com os produtos que o vendedor dispõe; quais as objeções costumeiras do
cliente em relação aos produtos que o vendedor comercializa; quem tem é que
compra, quem paga e os benefícios que o produto oferece.
*Postura do vendedor para conquistar o
cliente: Ter empatia mostrando ao cliente que o produto oferecido é o
mais adequado para resolver a sua necessidade, reconhecendo o seu ponto vista;
Ter educação, sendo polido ao abordar ao cliente, demonstrando classe,
seriedade, cultura, respeito veracidade e consideração e solicitando permissão
para ajudá-lo; Ter dedicação, sabendo ouvir o cliente nas suas colocações,
dúvidas, problemas e similares. Ouvir o cliente, inclusive nas reclamações; conhecer
profundamente o que vende; Ter metas de vendas; Ser persistente; Aprender com
os seus erros; Ter humildade de aprender com os mais experientes.
O vendedor deve utilizar, como
argumentos eficazes, para convencer o cliente:
*Nossos produtos são
sustentáveis e socialmente responsáveis.
*Nossos produtos tem grande
aceitação e temos conseguido fidelizar muitos clientes e cada vez mais.
*Não exigimos
pré-requisitos cadastrais exaustivos.
*Procuramos imprimir
permanentemente aos nossos produtos atualidade, tecnologia, simplificação,
facilitação de montagem e utilização.
*Levamos sempre em conta as
trilogias, eficiente-eficaz-efetivo; custo-risco-benefício.
*Estatísticas atuais importantes para as
informações de um Vendedor competente:
*37% das empresas respondem os
contatos dos seus clientes, em menos de uma hora.
*Entre 35% e 50% dos orçamentos
e cotações de preços são fechados com os fornecedores que respondem primeiro.
*Entre 50% e 73% dos
compradores que pedem maior número de informações, ainda não estão prontos para
comprar, apenas pesquisam.
*65% das empresas não tem
processo formal de contatos seqüenciais com clientes em potencial, que entraram
em contato, mas não compraram.
*Os melhores vendedores são
duas vezes melhores que os vendedores médios, e 45 vezes melhores dos que os
vendedores incompetentes.
*Os clientes contatados pelo
menos 3 vezes, nos 10 dias após o primeiro contato, apresentam uma
possibilidade de incremento do volume de vendas da ordem de 328%.
*Os melhores horários para
contatar com clientes executivos é das 8 às 9 horas e das 17 às 18 horas. O
pior horário das 11:30 às 14:30 horas.
Planejamento de Vendas:
*Estabelecer metas reais de
vendas para um período determinado.
*Levar em conta os cenários
externos do mercado.
*Pessoas adequadas para
executar este planejamento de vendas.
*Persistir na execução do
planejamento de vendas.
*Estabelecer metas bem claras
e objetivas.
*Basear-se em métodos
atualizados.
*Acompanhar, monitorar e
registrar resultados.
*Permanente comunicação com a
equipe de vendas.
*Finalizar as ações planejadas
e programadas.
*Cobrar resultados em relação
às metas e todo o contexto planejado.
*Evitar o travamento do
planejamento de vendas, por profissionais inseguros, perfeccionistas ou
acomodados.
*Começar por onde já se está e
colocar muita ação para atingir elevação de performance.
Os
passos da Venda:
*Planejamento.
*Prospecção de clientes.
*Abordagem.
*Levantamento de necessidades dos clientes.
*Proposta de valor.
*Negociação.
*Fechamento.
*Pós-venda.
Procedimentos para incrementar as vendas:
*Melhorar constantemente.
*Envolver as pessoas.
*Diferenciar-se dos concorrentes.
*Reduzir a ineficiência e o desperdício.
*Conseguir produtividade.
*Treinar as pessoas para pensarem.
*Fazer com que hoje seja melhor do que ontem, amanhã melhor do que
hoje.
*Superar o impacto psicológico de aceitar que se deve melhorar o
ponto fraco, que é onde não temos muita competência. O ponto fraco contém o
maior potencial de ganho e melhoria, para atingir alta performance; mas sempre
melhorando o que dá resultado satisfatório.
*Fazer avaliações periódicas sobre os erros que estão sendo
cometidos nos procedimentos atuais de vendas.
*Entendimento do que é valor agregado na ótica do cliente; focar a
venda em tudo o que não é preço, mas sim em tudo o que é benefício para o
cliente. Explicar ao cliente que o preço cobrado pelo produto é igual valor do
que está comprando.
*Sempre reforçar os fatos positivos do produto vendido.
*Procurar sempre apresentar lançamentos de produtos.
*Para atrair e fidelizar clientes devem se lhes apresentar,
periodicamente, novidades.
*propor o fechamento da venda quando o cliente der sinais de
compra: ele começa a fazer perguntas como se o produto já fosse dele. Fazer de
conta de que se está forçando a venda.
Relacionamento
com o Cliente:
A construção do relacionamento do vendedor com o cliente requer:
*Interação: uma conexão de pessoas e empresas que
pensam e agem semelhantemente.
*Confiança e Pontualidade: produtos que resolvem problemas,
pontualidade no atendimento e na entrega; acolhimento de reclamações e a
solução adequada para cada caso, tempestivamente.
*Empatia: valorização do consumidor, fazendo-o sentir-se
especial; conhecer o produto a ser vendido e qual o seu potencial de resolução
da expectativa do comprador.
*Consciência Social: praticar, dentro da função social da
empresa, preservação ambiental, sustentabilidade, reciclagem e contribuições
comunitárias.
*Inovação: surpreender positivamente o cliente,
apresentando-lhe, periodicamente, novidades.
Vender
produtos e valor: Mostrar para o
cliente, que ele não está comprando algo apenas pelo preço; mas, também está
adquirindo valor.
O valor agregado é um benefício proporcionado ao cliente, com a
capacidade de inspirá-lo para adquirir determinado produto de determinada
empresa, diferenciada da concorrência.
São componentes do valor: um produto com bom desempenho, adequado,
durável, reparável; com entrega, instalação, treinamento, confiabilidade,
consultoria e outras atenções pós vendas. Preocupação como queremos que o
comprador veja a empresa, os valores que a empresa deseja transmitir. O
conhecimento da concorrência e o que se apreende com os concorrentes; o
investimento em pesquisa, para identificar preferências e necessidades dos
clientes.
Vendas
para grandes empresas:
*O vendedor deve estar bem preparado, informado e agir com
competência.
*Saber que para aquilo que as grandes empresas não fornecem, elas
procuram um fornecedor que se identifique com o seu modo de agir, o seu padrão
de qualidade e que consiga, efetivamente, resolver as necessidades.
*Geralmente as grandes empresas não arriscam, imediatamente, com
tecnologias totalmente novas.
*As grandes empresas preferem atendimento diferenciado e
personalizado, fora do horário normal de expediente, até às 22 horas e até em
dias de feriados e similares.
*Dão enfática importância à pós-venda.
*Não tratar as negociações com grandes empresas com receio de
graduação de importância.
*Agir com rapidez, ousadia e customização.
*Agir sempre focadamente em objetivos específicos.
*Explorar o fato da proximidade de localização com a grande empresa.
*Fornecer um produto ou serviço único.
*Trabalhar com estatísticas reais e convincentes sobre a empresa
vendedora e os seus produtos.
*Levar em consideração que a primeira impressão é decisiva.
*Estar com a situação financeira, legal, institucional e conceito em
dia, para ensejar garantia de entrega dos produtos e serviços vendidos.
*Avaliar a capacidade, na condição de vendedor, para satisfazer à
demanda da compradora de grande porte.
*Ensejar visibilidade, na qualidade de vendedor, para o mercado em
geral, através de sites e outros processos de divulgação do empreendimento.
*Conseguir enxergar a grande empresa nos seus diversos setores e as
suas necessidades.
*Fugir do obvio, munir-se de informações e recursos que amplifiquem
o valor do produto ou serviço a ser vendido.
Depoimentos
de vendedores bem sucedidos:
*Planejamento de todos os procedimentos antes de abordar o
cliente: características dos produtos, tabela de preços e condições de
pagamento, oportunidades de clientes.
*Análise do perfil de cada cliente, com oferta dos produtos
conforme a necessidade e agregação de valor ao produto e outros diferenciais
oportunos.
*Relacionamento com visitas periódicas, telefonemas e similares.
*Aprendizagem com a concorrência, sobre as melhores práticas de
comercialização.
*Autocrítica e feedback sempre que for necessário corrigir
e melhorar o desempenho.
Quando
o cliente está comprando menos:
*Vendedores despreparados.
*Falta de inovação.
*Só percepção de preço e não de valor do produto.
*Produtos ou serviços de má qualidade.
*Marketing ineficiente.
*Falhas operacionais.
*Falta de segurança.
*Concorrentes melhores.
*Detalhes sempre fazem a diferença, no processo de vendas.
*O Cliente só é bem tratado até fechar a compra.
*Ações de vendas sem aplicação da lógica estratégica.
*Passividade dos vendedores, ao invés de prospectar clientes,
ficam esperando para serem procurados por eles.
*Não aproveitamento das informações do cliente para melhorar a
qualidade dos produtos ou serviços.
*Quem quer vender para consumidores finais precisa entender de
como se deve vender, antes de atender.
Reforçar
o marketing:
*Estimando os clientes e respeitando os concorrentes, com troca
emoções e valores.
*Sendo sensível à mudança e preparando-se para a transformação,
percebendo e antecipando-se à mudança.
*Zelando pela sua reputação.
*Focando nos clientes que mais tem a ganhar com os produtos e
serviços que vende.
*Sendo justo, através de um preço compatível com a qualidade e
benefícios do que vende.
*Estando sempre disponível, facilitando acesso do cliente à empresa
que lhe vende.
*Conquistando e mantendo o cliente, para que ele torne-se o
divulgador da marca.
*Servindo os clientes com sinceridade e empatia, isto fica marcado
nas suas consciências.
*Aperfeiçoando continuamente o processo empresarial de produção,
vendas, entrega e pós-venda.
*Recolhendo informações relevantes e tomando sabiamente a decisão
final, mediante inteligente e competente interpretação estratégica.
“A melhor forma de satisfazer opiniões diferentes é ouvir
reclamações, reparos e sugestões e transformá-las, através de um comportamento
sempre aprendiz, em procedimentos adequados à demanda. (EM).”
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