terça-feira, 25 de junho de 2013

PRESSÃO ARTERIAL


PRESSÃO ARTERIAL
Origem:

Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue para todo o corpo através das artérias. A pressão arterial é a força do sangue bombeado, sobre as paredes das artérias. A intensidade da pressão arterial é estabelecida no centro circulatório situado no cérebro e adapta-se a cada situação através de mensagens enviadas aos centros nervosos. A pressão arterial ajusta-se através de alterações na intensidade e frequência do ritmo cardíaco, as pulsações e no diâmetro dos vasos circulatórios, através de músculos finíssimos situados nas paredes dos vasos sanguíneos. A pressão arterial altera-se ciclicamente no curso da atividade cardíaca.
Parâmetros e Conceitos:
*A Pressão arterial é composta por dois números. O primeiro número, a medida 'sistólica', de maior valor, ocorre quando o coração bombeia; o segundo número, a medida 'diastólica', de menor valor, ocorre quando o coração relaxa.
*A Pressão sanguínea é variável, sobe ou desce durante o dia. É normal e diferente de pressão arterial elevada.
*A pressão arterial de 120 sobre 80 (120/80) mmHg ou menor é considerada como adequada ou saudável. Acima de 140/90 mmHg é considerada alta e qualquer entre os dois é considerada elevada. A pressão arterial muito baixa não é saudável. Mas, é melhor do que elevada. A pressão arterial alta raramente acusa algum sintoma. A hipertensão arterial é o aumento desproporcionado dos níveis da pressão em relação, principalmente, à idade.       *Se a maioria dos valores é normal em repouso, mas excepcionalmente elevada em condições de esforço físico ou psicológico, é possível a presença de uma situação de hipertensão lábil ou instável.
*Quando não se descobre nenhuma causa subjacente para a hipertensão, ela é hipertensão primária ou essencial. Se outra doença, como doença renal ou endócrina, causar o aumento da pressão sanguínea, ela é hipertensão secundária. As drogas normalmente receitadas incluem diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina (ACE), betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio.
*A pressão arterial normal no adulto alcança um valor máximo de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínimo de 90 mmHg. Valores maiores indicam hipertensão, a pressão alta.
*A pressão alta é mais comum nos homens do que nas mulheres, e em pessoas de idade mais avançada do que nos jovens.
É uma doença é crônica, não tem cura, mas pode ser controlada. Ter pressão alta não significa ser hipertenso. Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal.
*A pressão arterial tem várias causas: idade, histórico familiar, hábito alimentar, estilo de vida, doenças dos rins, das glândulas (endócrinas), do sistema nervoso, o abuso de certos medicamentos, gravidez e outros causantes. Deve ser Reduzida a quantidade de sal na alimentação, evitando: lanches, amendoins e batatinhas salgadas.
O Coração: Cada vez que o coração bate, ele bombeia cerca de 60 a 90 mililitros de sangue. Quando relaxado, ele faz isso de 60 a 80 vezes por minuto ou mais de 100 mil vezes por dia. O coração bombeia, todos os dias, mais ou menos 7.500 litros de sangue através de cerca de 96.500 km de vasos sanguíneos do seu corpo. Se o sangue encontra qualquer resistência enquanto flui pelos vasos, ele faz mais força contra as paredes das artérias, aumentando a pressão sanguínea e fazendo com que o coração tenha de bater ainda mais forte.  O coração bombeia uma certa quantidade de sangue diretamente para a artéria aorta,  sendo depois encaminhado para as inúmeras ramificações que se espalham por todas as partes do organismo.



Sintomas: Os Sintomas mais comuns: dor de cabeça, falta de ar, enjoos, visão turva que pode estar acompanhada de zumbidos, debilidade, sangramento pelo nariz, palpitações e desmaios.
Consequencias: Graves complicações que podem provocar um enfarte agudo de miocárdio, um derrame cerebral e morte de forma instantânea.
  Tratamento: São destinados a manter a pressão arterial dentro dos limites normais, Os fármacos diuréticos, betabloqueadores e os vasodilatadores.



Impacto positivo sobre a Pressão Arterial:
Dentre os fatores que contribuem para a normalidade da Pressão Arterial: Rir abundantemente, Comemorar pequenas vitórias, Se parabenizar todas as vezes que atingir um objetivo, Perder peso de forma saudável, Moderar ao extremo o uso de bebidas alcoólicas, Reduza o consumo de cafeína, evitar alimentados conservados e enlatados, consumir alimentos à base de potássio, mineral encontrado em frutas, vegetais frescos, laticínios, peixes, feijão e ervilhas, bananas, frutas secas, melões, abacates, abóboras e sucos, uma dieta equilibrada, mas com todos os nutrientes e proteínas necessárias. Separar um tempo para relaxar, uma caminhada rápida quando estiver se sentido tenso, exercícios regulares após um dia ocupado, dormir o tempo suficiente, fazer exercícios de respiração para relaxamento, Pratique esportes regularmente, que requeiram resistência física. É sempre necessário consultar o médico.
Pressão arterial baixa: O tratamento para a pressão arterial baixa, Se a saúde é estável, as descidas drásticas da pressão arterial, a quebra de tensão é tratável através de um momento de relaxamento, deitado com as pernas levantadas e respirando fundo levemente. Se depois de alguns minutos nesta posição os sintomas se mantiverem é melhor recorrer ao hospital rapidamente, pois poderá estar prestes a perder a consciência pela insistência dos sintomas.
“Mesmo com todas as evidências maléficas, da quebra da perfeição; o ser humano ainda tem dificuldade hermenêutica para estabelecer um conceito do que a desobediência lhe causou. (EM).”




                       

   
           

         




           
                   



                           
     



















Nenhum comentário:

Postar um comentário