INOVANDO A MANEIRA DE INOVAR
Inovar é
estar sempre à frente da concorrência, com mudança contínua e sem fim,
adaptação, flexibilidade e agilidade. De maneira calculada, sabendo que o
melhora a situação, entendendo o mercado e explorando os pontos fortes
institucionais. Na inovação a melhor prática é substituída por uma prática
melhor ainda, isto significa o processo de adaptação indispensável na inovação.
Mas, só a melhor prática não é o suficiente.
A inovação se
expressa em três níveis: Como um evento-> oficina de ideias; Como
uma competência-> estruturas e processos; Como um sistema->
praticando inovação em todos os procedimentos. Isto resulta em crescimento a
longo prazo. A inovação é motivada pelo desafio. Começa com um desafio e
termina com a geração de um valor.
Podem ser
causas de dificuldade para atingir a inovação: Reunir colaboradores
para pedir ideias-> grande quantidade de sugestões impraticáveis; Não pensar
além do convencional-> quanto maior o espaço dado, menor é a possibilidade
de haver criatividade; A especialização-> só se rompe barreiras com profissionais
multidisciplinares; A concentração excessiva nos objetivos -> procurar agir
para atingí-los, é a concentração no processo; Concentração demasiada na
velocidade para atingir a inovação -> aplicar habilidades e competências com
motivação e condições de relaxamento mental; A pressão prazo prejudica a
criatividade ->procurar concentração na execução dos passos necessários, com
motivação e relax; Utilizar o modelo analise, crie, desenvolva, experimente,
,conserte -> utilizar o modelo: desenvolva, experimente e conserte; Apego
excessivo às ideias próprias -> o inovador tem que estar atento e aberto ao
que ocorre no espaço externo;
Inovação incremental: Conjunto variado de investimentos em diversos desafios
e algumas proposições seguras. De alta complexidade técnica e alta incerteza do
mercado.
Inovação radical: Investimentos mais ariscados. De baixa complexidade
técnica e baixa incerteza do mercado.
Inovação técnica: Para servir uma necessidade complexa e bem
estabelecida. De complexidade técnica alta e incerteza de mercado baixa.
Inovação adaptativa: De fácil execução técnica, mas que se afasta de uma
necessidade já consolidada no mercado. Fica com a dúvida se o mercado quer a
sua inovação. De baixa complexidade técnica e de alta incerteza de mercado.
Recomendações: É essencial, para
efeitos de inovação, buscar uma variedade de desafios técnicos e de marketing. Diversificar
a carteira de inovações, para manter o canal desobstruído. Nas seguintes
categorias de desafios. A inovação exige perspectivas, disciplinas e
personalidades diversas. Uma lógica: aquele indivíduo com quem alguém menos de
afina é o que este alguém mais precisa. Todos na organização devem desempenhar
um papel na motivação da inovação. Uma maneira de fazer uma organização mais
inovadora e fazer com que ela esteja estruturada de modo a evitar um controle
mental. Os especialistas só devem executar trabalhos especializados, deixando
aos demais agentes a execução das tarefas de atividades meio. Adaptar algo que
já existe, a um novo ambiente. Tentar resolver problemas impossíveis com
alternativas que parecem impraticáveis. O inovador deve convencer-se,
diariamente, que uma pessoa diferente, isto amplia o potencial de criatividade.
Pensar em combinações sem sentido geram soluções lógicas. A criatividade é
valiosa para determinar o que a concorrência vai fazer.
A
colaboração e a competição tem papel importante na Inovação. Mas, deve ser fonte
de soluções, não de opiniões. Para lidar inovativamente com clientes é
necessário compreender o que não expressam como necessidade, mas está no seu
subconsciente. Isto pode ser conseguido através do emprego da etnografia e da
observação que ensejam a descoberta de desejos não expressos. O mais relevante,
além de manter os clientes atuais, é adicionar novos clientes, de várias faixas
etárias. Para atrair clientes é preciso ocasionar mudanças nele, que requerem:
ele sentir-se insatisfeito com a oferta atual; vislumbre uma oferta melhor e
acredite que possa adquirir esta oferta melhor. Se forem eliminados os
desconfortos os clientes virão. Geralmente a maneira de inovar é diferente para
cada concorrente. Os funcionários tratados como proprietários tendem a tomar a
iniciativa de inovar.
As competências dividem-se em três níveis
estratégicos: Básica, Central e Diferenciadora.
Básica: competências
necessárias para administração o empreendimento. Com expressões: elimine,
minimize e terceirize.
Central:
essências para o empreendimento, mas não, como fonte de vantagem competitiva.
Com expressões: automatize, simplifique, terceirize.
Diferenciadora:
diferenciam da concorrência. Com a expressão inove.
Os elementos de
diferenciação, sde traduzem nas estratégias de inovação fazendo com que as
prioridades cheguem a todos os níveis da organização.
A inovação
pode ser medida:
*Por
atividade/capacidade: atividade associada à participação nos desafios. Tempo,
pessoas e propostas.
*Taxa de
Resolução: porcentagem de desafios resolvidos parcialmente por completo e o
valor potencial das soluções.
*Implementação:
implantar as soluções de maneira eficiente. Porcentagem de soluções postas em
pratica, tempo até o mercado, porcentagem de produtos lançados no prazo.
*Mensuração
do Valor da Realização: o verdadeiro valor acumulado, aumento de lucros, redução de custos, taxa de
retorno geral.
O fracasso é sempre uma opção e
qualquer resultado é um resultado. Vendo o fracasso através da experimentação,
ele adquire um novo conceito. Como inovador não se apegar demais às suas
ideias.
“O potencial da
criatividade e da inovação nunca será exaurido; porque o Universo reside na
dinâmica e utiliza a inércia apenas com o significado de cessar uma etapa. (EM)”
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