CLIENTE: O MAIOR PATRIMÔNIO
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O maior
patrimônio das empresas é o cliente. A seguir algumas sugestões pontuais de um
procedimento recomendável para construir a fidelização e ampliação sustentável
de clientes:
1-Quando o cliente
entrar no estabelecimento próximo ao horário de fechamento ou da saída dos
funcionários, procurar atender com simpatia e atenção, evitando demonstrar
inconveniência, mesmo que haja necessidade de prolongar o expediente,
eventualmente.
2-Nunca se deve expor problemas internos do
estabelecimento: falar mal do chefe, da empresa ou das condições de trabalho na
frente de qualquer cliente.
3-Responder às
indagações do Cliente, dar atenção e informar as especificações dos produtos,
as particularidades de uso e tudo o que for útil para o seu melhor
aproveitamento.
4-Sempre
deixar claro de está sempre ao seu
inteiro e agradecer à preferência.
5-Não deixar
o Cliente esperando para ser atendido, dar-lhe atenção e expressar uma
fisionomia que sinalize, o quão este é bem vindo e importante para o sucesso do
estabelecimento.
6-Nunca
fazer referências desairosas a respeito da concorrência para ou na presença do
cliente.
7-No caso da
inexistência do produto solicitado pelo cliente, oferecer alternativas similares,
de qualidade e eficácia equivalente ao procurado, ou produtos sucedâneos compatíveis
tecnologicamente.
Sam Walton,
fundador da rede Wal Mart disse:
“Clientes são capazes de demitir todos de uma
empresa. Do presidente ao office-boy, apenas gastando seu dinheiro em algum
outro lugar”
“O cliente
bem atendido compra, volta a comprar e propagada natural e espontaneamente o
seu referencial de provimento. (EM).”
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