sexta-feira, 28 de junho de 2013

EXPERIÊNCIAS MILAGROSAS

EXPERIÊNCIAS MILAGROSAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

A partir de certa fase da minha existência, tenho vivenciado experiências milagrosas, como resultado da Invocação Divina, através de Oração.
Ensinaram-me e eu pratico. Toda vez que parto para a solução de um problema relevante, ou antes, de empreender uma viagem, tomei por hábito sagrado, fazer a seguinte prece: “Jesus preceda-me em tudo; porque tudo posso em Jesus que me fortalece. Santo Espírito de Deus, em nome de Jesus, capacita-me para fazer tudo bem feito, eficaz e resolutivo beneficamente. Santos Anjos de Deus, em nome de Jesus, guarda-nos, em tudo,  por tudo e tudo o que é nosso, indo, permanecendo e voltando, com escudo de luz e espada de fogo e nada nos prejudicará.”
Nas últimas duas semanas vivenciei três eventos milagrosos, diante da presença de testemunhas oculares. Após ter repetido o procedimento de invocação citado acima. O Primeiro: Ao tentar atravessar uma via pública, de elevada circulação de veículos, sem Semáforo, cautelosamente observei, não havia movimento naquele instante, empreendi à travessia, de repente, velozmente,  surgiram veículos nos dois sentidos, cercando-me. Milagrosamente saí-me intocável, como se alguém tenha apanhado o meu veículo com a mão e colocado do outro lado. Em se consumando a operação seriam duas vidas ceifadas no meu veículo, além das demais e obvias conseqüências. O segundo: Dirigi-me a um Posto de Saúde Municipal, para uma consulta médica, ao chegar ao local, deparei-me com um aviso de que seriam concedidas, somente oito consultas, e que o atendimento seria por ordem de chegada. Todavia, lá já estava um número considerável de pessoal à espera, bem acima das oito possibilidades. Fiz a invocação citada, rogando uma forma de ser atendido, levando em conta o grau de gravidade orgânica. Para a minha feliz e grata surpresa, fui atendido e muito bem, misteriosamente, em sexto lugar. O terceiro: sofri uma reação alérgica repentina ao ingerir uma fruta, que determinou um inchamento facial muito rápido, que evoluía para o trancamento da minha respiração, deformando parte do meu rosto. Procuramos o Posto de Saúde mais próximo, recomendaram que fossemos rapidamente ao Hospital Regional do Oeste de Santa Catarina. Lá chegamos às 14:00 horas, o Setor de Recepção, Encaminhamento e Atendimento estava super lotado. Milagrosamente, fomos atendidos imediatamente, em todos estes setores, de maneira prestativa, cortez e atenciosa e muito simpática. Como se as portas nos estivessem franqueadas e  os profissionais da saúde  nos aguardando. Medicado e assistido por dois médicos, cujos medicamentos, ocasionaram uma reação positiva imediata em nosso organismo.
Aprendi, mais uma vez, que nada acontece por acaso e que os obstáculos podem se constituir em motivo para a superação. O importante de tudo é o galardão, de quem luta galharda e dignamente para conquistar sonhos legítimos e edificantes.
Caso os nossos acessadores queiram experimentar esta Oração e achando-a eficaz, que a divulguem. Tudo para a ”MAIOR HONRA E GLÓRIA DE DEUS”
“Quão bom e maravilhoso é ter fé. Comprovando, aquele que acredita e pede recebe e colhe, ao seu tempo. Isto também é verdade na Neuro Lingüística(EM).”


terça-feira, 25 de junho de 2013

PRESSÃO ARTERIAL


PRESSÃO ARTERIAL
Origem:

Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue para todo o corpo através das artérias. A pressão arterial é a força do sangue bombeado, sobre as paredes das artérias. A intensidade da pressão arterial é estabelecida no centro circulatório situado no cérebro e adapta-se a cada situação através de mensagens enviadas aos centros nervosos. A pressão arterial ajusta-se através de alterações na intensidade e frequência do ritmo cardíaco, as pulsações e no diâmetro dos vasos circulatórios, através de músculos finíssimos situados nas paredes dos vasos sanguíneos. A pressão arterial altera-se ciclicamente no curso da atividade cardíaca.
Parâmetros e Conceitos:
*A Pressão arterial é composta por dois números. O primeiro número, a medida 'sistólica', de maior valor, ocorre quando o coração bombeia; o segundo número, a medida 'diastólica', de menor valor, ocorre quando o coração relaxa.
*A Pressão sanguínea é variável, sobe ou desce durante o dia. É normal e diferente de pressão arterial elevada.
*A pressão arterial de 120 sobre 80 (120/80) mmHg ou menor é considerada como adequada ou saudável. Acima de 140/90 mmHg é considerada alta e qualquer entre os dois é considerada elevada. A pressão arterial muito baixa não é saudável. Mas, é melhor do que elevada. A pressão arterial alta raramente acusa algum sintoma. A hipertensão arterial é o aumento desproporcionado dos níveis da pressão em relação, principalmente, à idade.       *Se a maioria dos valores é normal em repouso, mas excepcionalmente elevada em condições de esforço físico ou psicológico, é possível a presença de uma situação de hipertensão lábil ou instável.
*Quando não se descobre nenhuma causa subjacente para a hipertensão, ela é hipertensão primária ou essencial. Se outra doença, como doença renal ou endócrina, causar o aumento da pressão sanguínea, ela é hipertensão secundária. As drogas normalmente receitadas incluem diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina (ACE), betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio.
*A pressão arterial normal no adulto alcança um valor máximo de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínimo de 90 mmHg. Valores maiores indicam hipertensão, a pressão alta.
*A pressão alta é mais comum nos homens do que nas mulheres, e em pessoas de idade mais avançada do que nos jovens.
É uma doença é crônica, não tem cura, mas pode ser controlada. Ter pressão alta não significa ser hipertenso. Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal.
*A pressão arterial tem várias causas: idade, histórico familiar, hábito alimentar, estilo de vida, doenças dos rins, das glândulas (endócrinas), do sistema nervoso, o abuso de certos medicamentos, gravidez e outros causantes. Deve ser Reduzida a quantidade de sal na alimentação, evitando: lanches, amendoins e batatinhas salgadas.
O Coração: Cada vez que o coração bate, ele bombeia cerca de 60 a 90 mililitros de sangue. Quando relaxado, ele faz isso de 60 a 80 vezes por minuto ou mais de 100 mil vezes por dia. O coração bombeia, todos os dias, mais ou menos 7.500 litros de sangue através de cerca de 96.500 km de vasos sanguíneos do seu corpo. Se o sangue encontra qualquer resistência enquanto flui pelos vasos, ele faz mais força contra as paredes das artérias, aumentando a pressão sanguínea e fazendo com que o coração tenha de bater ainda mais forte.  O coração bombeia uma certa quantidade de sangue diretamente para a artéria aorta,  sendo depois encaminhado para as inúmeras ramificações que se espalham por todas as partes do organismo.



Sintomas: Os Sintomas mais comuns: dor de cabeça, falta de ar, enjoos, visão turva que pode estar acompanhada de zumbidos, debilidade, sangramento pelo nariz, palpitações e desmaios.
Consequencias: Graves complicações que podem provocar um enfarte agudo de miocárdio, um derrame cerebral e morte de forma instantânea.
  Tratamento: São destinados a manter a pressão arterial dentro dos limites normais, Os fármacos diuréticos, betabloqueadores e os vasodilatadores.



Impacto positivo sobre a Pressão Arterial:
Dentre os fatores que contribuem para a normalidade da Pressão Arterial: Rir abundantemente, Comemorar pequenas vitórias, Se parabenizar todas as vezes que atingir um objetivo, Perder peso de forma saudável, Moderar ao extremo o uso de bebidas alcoólicas, Reduza o consumo de cafeína, evitar alimentados conservados e enlatados, consumir alimentos à base de potássio, mineral encontrado em frutas, vegetais frescos, laticínios, peixes, feijão e ervilhas, bananas, frutas secas, melões, abacates, abóboras e sucos, uma dieta equilibrada, mas com todos os nutrientes e proteínas necessárias. Separar um tempo para relaxar, uma caminhada rápida quando estiver se sentido tenso, exercícios regulares após um dia ocupado, dormir o tempo suficiente, fazer exercícios de respiração para relaxamento, Pratique esportes regularmente, que requeiram resistência física. É sempre necessário consultar o médico.
Pressão arterial baixa: O tratamento para a pressão arterial baixa, Se a saúde é estável, as descidas drásticas da pressão arterial, a quebra de tensão é tratável através de um momento de relaxamento, deitado com as pernas levantadas e respirando fundo levemente. Se depois de alguns minutos nesta posição os sintomas se mantiverem é melhor recorrer ao hospital rapidamente, pois poderá estar prestes a perder a consciência pela insistência dos sintomas.
“Mesmo com todas as evidências maléficas, da quebra da perfeição; o ser humano ainda tem dificuldade hermenêutica para estabelecer um conceito do que a desobediência lhe causou. (EM).”




                       

   
           

         




           
                   



                           
     



















CAPACIDADE PARA SINTETIZAR
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
Na segunda metade dos anos cinquenta, na França, os jornalistas promoveram um concurso entre os membros da sua classe profissional, cujo desafio, era revelar, qual o jornalista que tinha mais capacidade para sintetizar, ou seja, resumir em seu texto noticioso o seguinte fato: “Um cidadão da classe Alta da Europa promoveu uma expedição para realizar um SAFARI e caçar grandes animais na África (Naquele tempo era comum e permitido organizar expedições na Europa, para ir caçar animais na África, principalmente elefantes e rinocerontes). Lá estando em meio ao seu intento, com a sua equipe de caçadores, em dado momento, um rinoceronte o atingiu com o seu unicórnio, causando-lhe a morte. Com isto a expedição retornou à Europa. Como o falecido era ilustre, o seu velório foi muito concorrido e segundo o hábito da época, mandavam-se grande quantidade de coroas e flores. Para evitar transtornos, era costume ao mandar o comunicado do falecimento, constar do seu texto: “Comunicamos o falecimento do Individuo Tal, o seu sepultamento será às tantas horas, do dia tal, está sendo velado no local x, não mande flores.”
A comissão julgadora do Concurso recebeu os textos dos jornalistas, após rigorosa e meticulosamente avaliados, foi considerado Vencedor o Profissional que escreveu: “FULANO PARTIU PARA SAFARI, NÃO MANDE FLORES.”

“Os fatos ganham real sentido, quando se estabelece conexão entre eles. (EM).”

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O CLIENTE O MAIOR PATRIMÔNIO

CLIENTE: O MAIOR PATRIMÔNIO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O maior patrimônio das empresas é o cliente. A seguir algumas sugestões pontuais de um procedimento recomendável para construir a fidelização e ampliação sustentável de clientes:
1-Quando o cliente entrar no estabelecimento próximo ao horário de fechamento ou da saída dos funcionários, procurar atender com simpatia e atenção, evitando demonstrar inconveniência, mesmo que haja necessidade de prolongar o expediente, eventualmente.
 2-Nunca se deve expor problemas internos do estabelecimento: falar mal do chefe, da empresa ou das condições de trabalho na frente de qualquer cliente.
3-Responder às indagações do Cliente, dar atenção e informar as especificações dos produtos, as particularidades de uso e tudo o que for útil para o seu melhor aproveitamento.
4-Sempre deixar claro de está sempre ao  seu inteiro e agradecer à preferência.
5-Não deixar o Cliente esperando para ser atendido, dar-lhe atenção e expressar uma fisionomia que sinalize, o quão este é bem vindo e importante para o sucesso do estabelecimento.
6-Nunca fazer referências desairosas a respeito da concorrência para ou na presença do cliente.
7-No caso da inexistência do produto solicitado pelo cliente, oferecer alternativas similares, de qualidade e eficácia equivalente ao procurado, ou produtos sucedâneos compatíveis tecnologicamente.
Sam Walton, fundador da rede Wal Mart disse:
 “Clientes são capazes de demitir todos de uma empresa. Do presidente ao office-boy, apenas gastando seu dinheiro em algum outro lugar”
“O cliente bem atendido compra, volta a comprar e propagada natural e espontaneamente o seu referencial de provimento. (EM).”


quarta-feira, 19 de junho de 2013

NO ANTIGO TESTAMENTO SOBRE JESUS

NO ANTIGO TESTAMENTO SOBRE JESUS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O ANTIGO TESTAMENTO Bíblico faz referência a Jesus, o Filho de Deus, que encarnou como Filho do Homem, o Segundo Adão, para cumprir uma função vicária ampla e completa, na qualidade de remidor da humanidade privada do seu estado de perfeição.
A seguir as passagens bíblicas e as suas respectivas revelações sobre esta abordagem:
1-Salmo 2:7->Anuncia que Jesus, o Filho do Homem, seria gerado por Deus.
2-Isaias 7:14->Anuncia a vinda de Emanuel, que significa “O próprio Deus conosco”.
3-Isaias 9:6 e 7->AnunciaPorque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
4-Isaias 49:1->Anuncia Jesus como vaso escolhido.
5-Isaias 11:1-5; Daniel 7:13,14->Jesus e o Seu Reino Eterno.
6-Isaias 42:1,6 e 7->Jesus o Servo do Senhor.
7-Isaias 50:11->Jesus ficará satisfeito com a colheita dos que justificará.
8-Isaias 50:6->Jesus oSalvador será ultrajado.
9-Isaias 52:13-15, 53:1-10,12->Jesus o Messias, seu papel vicário, seu sofrimento e morte.
10-Miquéias 3:8->Jesus a luz.
11-Salmo 16:10->Jesus morrerá mas será ressuscitado antes que o seu corpo experimente a corrupção, ou seja uma reação química irreversível.
12-Daniel 12:1,2->Jesus como Miguel se levantará e muitos ressuscitarão.
13-Jó 19:25-27->Jesus antevisto,Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.
14-Salmo 34:20-> Jesus ao ser crucificado não terá nem um osso quebrado.
15-Salmo 40:6-10->Sobre Jesus, o Salmista escreveu: Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes.
Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
16-Salmo 110:1-6->De Jesus, escreveu o Salmista: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.O SENHOR enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira.Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países.
17-Zacarias 9:9->Estava profetizado sobre Jesus e cumpriu-se: Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
18-Salmo 22:6-22->Como seriam as circunstância da morte de Jesus. Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.
Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.
Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me.
Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão.
Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens.
Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
19-Gênesis 49:10->Jesus, o Leão de Tribo de Judá e o seu Cetro:  O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.
20-Miquéias 1:2-4; Joel 2:2,3,30,31; 3:15; Amós 8:9->Prediz o que acontecerá por ocasião do segundo advento de Jesus à Terra, no terceiro dias, dos seis dias do Plano da Salvação. Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja o Senhor DEUS testemunha contra vós, o Senhor, desde o seu santo templo.
Porque eis que o SENHOR está para sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo. Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.
Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebreça no dia claro.
21- Gênesis 22:2-14-> Jesus, o Cordeiro de Deus é anunciado: E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 
“É de valioso proveito aprender a fazer a leitura de uma mensagem; os seus termos, as suas expressões, as suas insinuações, reticências, contextualidade e intencionalidade. (EM).”


  








terça-feira, 18 de junho de 2013

REDAÇÃO

REDAÇÃO
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Tanto a comunicação falada, quanto a escrita, no ambiente Institucional, precisa pautar por um bom nível de qualidade. Especialmente no uso dos pronomes e vocábulos. Com a supressão do Eu pessoal, que transmite uma ideia de individualidade; adotando o Nós da impessoalidade, compreendendo o contexto de Corporação, de um todo orgânico, que engloba pessoas, estratégias, bens e capitais para atingir um objetivo social, cultural ou econômico, onde cada um exerce um papel, mas se manifesta como o todo.
 Portanto, o tratamento impessoal deve ser dado aos assuntos que constam das Instituições, com a ausência de impressões individuais de quem comunica e também a impessoalidade de quem recebe a comunicação dirigida para uma Instituição. Sempre nos dois casos, de forma homogênea e impessoal.
A redação de qualidade, especialmente a institucional, deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Não de forma obscura, que dificulte ou impossibilite a sua compreensão e inteligibilidade, como requisitos para que um texto seja entendido, sempre permitindo uma única interpretação, sendo estritamente impessoal e uniforme com o uso de certo nível de linguagem. Evitar o emprego de gírias, expressões vulgares, modismos cujos termos não tem nada em comum com o significado que deveriam expressar.
Devem ser observados outros procedimentos rotineiros na redação de comunicações, com as formas de tratamento e de cortesia.
Para que haja comunicação, é necessário:  alguém que comunique,  algo a ser comunicado, e alguém que receba essa comunicação.
A comunicação institucional se restringe a questões que dizem respeito ao interesse da Instituição, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal. Desta forma, não há lugar na redação para impressões pessoais, deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. Acrescido que deve ser empregado determinado nível de linguagem e sempre circunstancialmente adequada.
A língua escrita compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. O padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, mas repele a pobreza de expressão. A linguagem técnica deve ser empregada em situações que a exijam e o vocabulário próprio à determinada área.
A redação de uma comunicação Institucional deve ter o toque da formalidade que diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. A formalidade de tratamento vincula-se, à necessária uniformidade das comunicações, que sigam um mesmo padrão, concisão e clareza. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras, sem redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias.  Clareza deve ser a qualidade básica de todo texto. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor, com o uso do padrão culto de linguagem. Sempre se deve proceder à redação de um texto, e em seguida fazer a sua revisão.
Pronomes e expressões de tratamento indireto: Vossa Mercê, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Reverência, Vossa Paternidade, Vossa Eminência, Vossa Santidade, Vosmecê, você.
 Concordância com os Pronomes de Tratamento: Os pronomes de tratamento  dependem de concordância verbal, nominal e pronominal. O verbo concorda com o substantivo. Os pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.
       Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:
a) do Poder Executivo;
Presidente da República;
Vice-Presidente da República;
Ministros de Estado;
Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;
Oficiais-Generais das Forças Armadas;
Embaixadores;
Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;
Secretários de Estado dos Governos Estaduais;
Prefeitos Municipais.
b) do Poder Legislativo:
Deputados Federais e Senadores;
Ministro do Tribunal de Contas da União;
Deputados Estaduais e Distritais;
Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais;
Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.
c) do Poder Judiciário:
Ministros dos Tribunais Superiores;
Membros de Tribunais;
Juízes;
Auditores da Justiça Militar.
        O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
        As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor Senador,
Senhor Juiz,
Senhor Ministro,
Senhor Governador,
        No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência, terá a seguinte forma:
A Sua Excelência o Senhor
Fulano de Tal
Ministro de Estado da Justiça
70.064-900 – Brasília. DF
A Sua Excelência o Senhor
Senador Fulano de Tal
Senado Federal
70.165-900 – Brasília. DF
A Sua Excelência o Senhor
Fulano de Tal
Juiz de Direito da 10a Vara Cível
Rua ABC, no 123
01.010-000 – São Paulo. SP
       
        Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é:
        Senhor Fulano de Tal,
        (...)
        No envelope, deve constar do endereçamento:
        Ao Senhor
        Fulano de Tal
        Rua ABC, no 123
        70.123 – Curitiba. PR
       
       doutor não é forma de tratamento, e título acadêmico. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a quem tem curso universitário de doutorado.
      Vossa Magnificência, empregada em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo:
        Magnífico Reitor,
        (...)
       
Vossa Santidade, em comunicações dirigidas ao Papa. O vocativo correspondente é:
        Santíssimo Padre,
        (...)
        Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima, em comunicações aos Cardeais. Corresponde-lhe o vocativo:
        Eminentíssimo Senhor Cardeal, ou
        Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal,
        (...)
        Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a Arcebispos e BisposVossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria Reverendíssima para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos. Vossa Reverência é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.
        a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
        Respeitosamente,
        b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
        Atenciosamente,     
Todas as comunicações devem trazer o nome e o cargo do autor que as expede, abaixo do local de sua assinatura. Não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para esta página ao menos a última frase anterior ao fecho.
“Quando uma cultura desconhece a etimologia, lança-se de forma aleatória na semântica, fatalmente o vernáculo vai perecendo. (EM).”