sexta-feira, 6 de abril de 2018

INOVAÇÃO MERCANTIL



INOVAÇÃO MERCANTIL
O processo mercantil, na atualidade está descobrindo uma metodologia científica deveras eficaz, para atrair clientes compradores e propensos a fechar negociações.
Deste contexto emergem os conceitos de: persona, público-alvo e cliente ideal.
->Persona: Informações personalizadas e reais dos consumidores. Determina o tipo de conteúdo que precisa para atingir seus objetivos; o tom e o estilo do conteúdo; as estratégias de marketing; entendimento onde os potenciais clientes buscam suas informações;
->Público-alvo: Da estratégia de marketing que cada produto tinha para o seu consumidor. O mercado, o comportamento do consumidor e a relação dele com as marcas. Agora adotar estratégias segmentadas  tornou-se pré-requisito, o que levou à necessidade de entender mais a fundo os hábitos de compra dos consumidores. Target, é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo que a empresa determina como futuro consumidor do seu produto ou serviço. É para ele que as ações de marketing e vendas serão direcionadas. Para criar um público-alvo são considerados dados como: • Idade; • Sexo; • Formação educacional; • Poder aquisitivo; • Classe social; • Localização; • Hábitos de consumo;
->Cliente Ideal: Ideal Customer Profile ou ICP. Remete ao consumidor que engaja com a marca, entende o uso do produto/serviço, consome com frequência e sente-se satisfeito.
Compreender quem são os clientes de um produto ou serviço é essencial para os negócios. O entendimento sobre como eles pensam e se comportam determina desde a estratégia de Marketing Digital até o desenvolvimento de produtos e prestação de serviços.
No âmbito do marketing as representações de grupos de consumidores de uma empresa devem estrategicamente merecer o foco. As personas são a razão de existir do  negócio.
Há personas em diferentes estágios do processo de compra: algumas mais e outras menos preparadas para fechar negócio. Produzir conteúdo adequado e personalizado para cada uma delas é um trunfo para que todos avancem na jornada de compra, aumentando as chances de venda.
Diante de consumidores com qualidades e comportamentos parecidos, precisa entender quem são os compradores e o que precisam. Diversas metodologias foram criadas ao longo dos anos para as empresas conhecerem os seus consumidores.
Enquanto a definição do cliente ideal está baseada em dados de desempenho (frequência de compra, ticket médio, nível de satisfação, e correlatos), a da persona considera também o comportamento de compra dos clientes. Há nesse último caso um componente psicológico. A criação do cliente ideal pode ser aplicada tanto para negócios B2B (empresas que vendem para outras empresas) quanto para B2C (empresas que vendem para o consumidor final).
Tratando-se de criar o ICP de empresas B2C (empresas que vendem para cliente final), usam-se dados que caracterizam um bom cliente:
• Nível de engajamento com a marca;
• Frequência de compra;
• O quanto conhece  do produto;
• O quão importante o produto é para ele;
• Potencial de recomendação do produto;
• Ticket médio.
Como criar uma persona: Ninguém melhor do que os próprios clientes para falarem sobre seus hábitos de compra, interesses e preocupações; Ouvir e registrar as informações dadas por eles é o alvo mais valioso em um trabalho de definição de personas. As informações da persona descritas devem ser compartilhadas com a equipe; definindo objetivos claros, para guiar e dar sentido ao projeto de criação de personas.
Basicamente, para determinar o cliente típico consiste em selecionar consumidores, fazer, entrevistas, reunir e analisar as informações coletadas, identificar pontos em comum entre os perfis de consumidores e, por fim, materializá-los em personas. É importante: conversar com clientes satisfeitos e insatisfeitos. Em ambos os casos, se aprenderá algo sobre a percepção do público em relação ao produto.
“A lógica de tudo em nossa existência é agir sempre no intento de conectar a intenção com a concretização; permeadas com a força e a ação energéticas e o emprego inteligente da capacidade para fazer correta-adequada e eficazmente cada operação! (EM).”


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