INOVAÇÃO MERCANTIL
O processo
mercantil, na atualidade está descobrindo uma metodologia científica deveras
eficaz, para atrair clientes compradores e propensos a fechar negociações.
Deste
contexto emergem os conceitos de: persona, público-alvo e cliente ideal.
->Persona:
Informações personalizadas e reais dos consumidores. Determina o tipo de
conteúdo que precisa para atingir seus objetivos; o tom e o estilo do conteúdo;
as estratégias de marketing; entendimento onde os potenciais clientes buscam
suas informações;
->Público-alvo:
Da estratégia de marketing que cada produto tinha para o seu consumidor. O
mercado, o comportamento do consumidor e a relação dele com as marcas. Agora
adotar estratégias segmentadas tornou-se
pré-requisito, o que levou à necessidade de entender mais a fundo os hábitos de
compra dos consumidores. Target, é um
recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo que a empresa
determina como futuro consumidor do seu produto ou serviço. É para ele que as
ações de marketing e vendas serão direcionadas. Para criar um público-alvo são
considerados dados como: • Idade; • Sexo; • Formação educacional; • Poder
aquisitivo; • Classe social; • Localização; • Hábitos de consumo;
->Cliente
Ideal: Ideal Customer Profile ou ICP.
Remete ao consumidor que engaja com a marca, entende o uso do produto/serviço,
consome com frequência e sente-se satisfeito.
Compreender quem são os clientes de um produto ou
serviço é essencial para os negócios. O entendimento sobre como eles pensam e
se comportam determina desde a estratégia de Marketing Digital até o
desenvolvimento de produtos e prestação de serviços.
No âmbito do
marketing as representações de grupos de consumidores de uma empresa devem
estrategicamente merecer o foco. As personas são a razão de existir do negócio.
Há personas em
diferentes estágios do processo de compra: algumas mais e outras menos
preparadas para fechar negócio. Produzir conteúdo adequado e personalizado para
cada uma delas é um trunfo para que todos avancem na jornada de compra,
aumentando as chances de venda.
Diante de
consumidores com qualidades e comportamentos parecidos, precisa entender quem
são os compradores e o que precisam. Diversas metodologias foram criadas ao
longo dos anos para as empresas conhecerem os seus consumidores.
Enquanto a definição do cliente ideal está baseada em dados de desempenho
(frequência de compra, ticket médio, nível de satisfação, e correlatos), a da
persona considera também o comportamento de compra dos clientes. Há nesse último
caso um componente psicológico. A criação do cliente ideal pode ser aplicada
tanto para negócios B2B (empresas que vendem para outras empresas) quanto para
B2C (empresas que vendem para o consumidor final).
Tratando-se
de criar o ICP de empresas B2C (empresas que vendem para cliente final), usam-se
dados que caracterizam um bom cliente:
• Nível de
engajamento com a marca;
• Frequência
de compra;
• O quanto
conhece do produto;
• O quão
importante o produto é para ele;
• Potencial
de recomendação do produto;
• Ticket
médio.
Como criar uma
persona: Ninguém melhor do que os próprios clientes para falarem sobre seus
hábitos de compra, interesses e preocupações; Ouvir e registrar as informações dadas
por eles é o alvo mais valioso em um trabalho de definição de personas. As informações
da persona descritas devem ser compartilhadas com a equipe; definindo objetivos
claros, para guiar e dar sentido ao projeto de criação de personas.
Basicamente,
para determinar o cliente típico consiste em selecionar consumidores, fazer, entrevistas,
reunir e analisar as informações coletadas, identificar pontos em comum entre
os perfis de consumidores e, por fim, materializá-los em personas. É importante:
conversar com clientes satisfeitos e insatisfeitos. Em ambos os casos, se
aprenderá algo sobre a percepção do público em relação ao produto.
“A lógica de
tudo em nossa existência é agir sempre no intento de conectar a intenção com a
concretização; permeadas com a força e a ação energéticas e o emprego inteligente
da capacidade para fazer correta-adequada e eficazmente cada operação! (EM).”
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