sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SINERGIA

SINERGIA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Sinergia, do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho", é o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função. Significa cooperação, para poder atingir  êxito no final de uma tarefa proposta, que exige superação. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.
A Sinergia acontece  quando dois objetos, ou  duas pessoas, agem da mesma forma para atingir um determinado objetivo. Utilizada também, onde as pessoas se esforçam, com grande empenho, para fazer com que o relacionamento dê certo, para que funcione, onde as duas partes fazem a mesma coisa.
Na Fisiologia, sinergia é o ato em que vários órgãos ou músculos se movem para o mesmo fim, com o mesmo objetivo. Na Matemática, na teoria de sistemas, sinergia é a convergência das partes de um todo que têm o objetivo de chegar ao mesmo resultado.
Na Anatomia a associação de diversos sistemas, músculos, órgãos para a realização de uma tarefa, sendo o resultado superior ao obtido através das ações exercidas individualmente por cada sistema
Na Farmacologia a ação simultânea de dois medicamentos não antagonistas, produzindo efeitos adicionais ou reforçados. É a ação combinada de dois ou mais medicamentos que produzem um efeito biológico, cujo resultado pode ser a soma dos efeitos de cada composto ou um efeito total superior a essa soma.
Na prática sinergia é quando existem apenas duas alternativas; em vez de utilizar apenas elas, procura-se uma terceira, com potencial resolutivo eficaz e superativo, que resolve a problemática.
Na área da saúde a sinergia é valiosa para a recuperação de doenças, deficiências mentais e físicas e até para a plasticidade cerebral.
A sinergia é decisiva no contexto empresarial, porque dentro de uma empresa, é importante haver sinergia entre diferentes setores, para que a ação conjunta resulte no sucesso da empresa. Planejamento em conjunto, disciplina de todos e execução conjugada das tarefas. Sinergia é coesão, união, entendimento, para superar obstáculos e atingir objetivos que demandam mais esforço.
O significado de Sinergia abrange:
->Ato simultâneo de diversos órgãos ou músculos para o mesmo fim;
->Convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado;
->Efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente.

->Conjunto de forças agindo simultaneamente para um propósito.
->Ação conjunta de coisas, pessoas ou organizações, com vista a obter um resultado superior ao obtido isoladamente por cada uma das partes;
->Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, o somatório de esforços em prol do mesmo fim. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido.  "o todo supera a soma das partes".
->Na Sinergia, a combinação de dois elementos é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam separadamente. Um somatório de coisas voltadas para o mesmo fim.
->No meio natural, as toxinas podem interagir com outras substâncias. O fenômeno oposto ao efeito sinergético é o efeito antagônico. O efeito sinergético ocorre quando drogas interagem de forma a aumentar ou magnificar um ou mais dos seus efeitos, ou mesmo os seus efeitos secundários: É usual adicionar codeína (opiáceo) a alguns analgésicos (como o ibuprofeno), que melhora a ação do analgésico e alivia a dor.
O objetivo de se aplicar a sinergia é ter sucesso, atingir êxito ao final de qualquer intuito. O resultado é sempre superação de obstáculos que impeçam à concretização de ações intencionais.
“O impossível só é inviável; enquanto não se descobrir ou inventar uma forma de torná-lo possível, segundo às suas múltiplas probabilidades. (EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário