quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ÔMEGA 3




ÔMEGA 3
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: O Ômega 3 é um conjunto de ácidos carboxílicos poli-insaturados, gorduras saudáveis, ricos em EPA, ou ácido ecosapentaenóicos, e DHA, o ácido docosaexaenoico, ALA (ácido alfa-linolênico), que trazem inúmeros benefícios para o  organismo humano, auxiliando os sistemas cardiovascular e cerebral. Encontrado em peixes e carne vermelha.
Componentes: Os ácidos graxos são unidades básicas e fundamentais na formação das gorduras. As gorduras são importantes para que o organismo humano funcione de maneira adequada e saudável. O Ômega 3 é essencial para a formação e manutenção das células, enquanto certos tipos de gorduras não são fundamentais e nem saudáveis, podendo inclusive trazer problemas para a saúde.
Ácidos graxos: Classificados em 3 tipos:
–>Ácidos graxos saturados: As gorduras saturadas são encontradas em grandes quantidades nos alimentos mais prejudiciais para a saúde, podendo levar ao aumento do colesterol ruim, o LDL. Problemas como doenças cardiovasculares podem se acarretar com o consumo excessivo desse tipo de gordura. Alimentos como bacon, toucinho, queijos amarelos, manteiga, leite integral, cortes gordos de carne vermelha, sorvete e biscoitos são exemplos de comidas ricas em gorduras saturadas e, portanto, prejudiciais à saúde, quando consumidas em excesso.
–>Ácidos graxos monoinsaturados e  Ácidos graxos poliinsaturados: Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas,  são saudáveis. O seu consumo ajuda na redução do colesterol ruim (LDL), além de proteger de doenças cardiovasculares. Alguns alimentos que são ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são, o abacate, as diversas nozes, os óleos vegetais (como o azeite, o óleo de soja, o de canola, o de soja, o de girassol e o de milho), as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), as sementes oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, abóbora) e diversos tipos de peixes como o atum, o salmão, a anchova, a truta e a sardinha.
Ingestão Diária: A dose diária recomendada é entre 250 e 500 mg de EPA + DHA. O consumo de Ômega 3  previne de uma série de doenças: cardiovasculares, diabetes, hipertensão, colesterol elevado e obesidade.
Outras Correlações:
->Pressão Arterial: Os níveis da pressão arterial são reduzidos em até 3 mmHg de pressão diastólica e 5 mmHg de pressão sistólica com o consumo de ao menos 1000 mg de EPA + DHA. Quando obtido através de uma dieta equilibrada e saudável, com pouco consumo de gorduras saturadas e sal, o Ômega 3 traz efeitos benéficos ainda maiores para a  saúde. Pessoas com idade acima de 45 anos sentem mais efeitos do Ômega 3 na pressão arterial do que pessoas com idades entre 15 e 30 anos.
->Coração: São inúmeros os benefícios para o coração com o consumo de Ômega 3. O músculo cardíaco se torna mais eficiente, a demanda de oxigênio é reduzida, a frequência cardíaca é melhor controlada e os riscos de arritmias são reduzidos. As doenças cardiovasculares são evitadas quando mantem-se uma dieta saudável e rica em Ômega 3. Apesar dos benefícios já conhecidos, ainda não é possível confirmar se a suplementação de EPA e de DHA também proporciona esses benefícios.
->Cérebro: Uma dieta com Ômega 3 consumido regularmente tem relação com menores riscos de desenvolvimento de demências como o Alzheimer. Porém, ainda não há comprovação científica quanto a isso. Uma dieta equilibrada e rica em Ômega 3 reduz os riscos de AVC e derrames cerebrais. Já os suplementos à base de óleo de peixe não têm essa eficiência comprovada.
->Diabetes: Uma dieta rica em Ômega 3 e equilibrada evita o diabetes. Já o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas anula os efeitos benéficos que o EPA e o DHA trazem para a saúde. A ingestão de suplementos de óleo de peixe é ineficaz no controle dos níveis de glicose, portanto, não substitui uma dieta saudável e rica em Ômega 3.
->Osteoporose: O Ômega 3 é um bom combatente anti-inflamatório. Também é um aliado no combate à osteoporose, trazendo benefícios para os  ossos. A osteoporose é uma doença que atinge principalmente as mulheres que já se encontram na menopausa. Com a queda da produção de estrogênio, os esqueletos das mulheres passam a ter mais dificuldade para repor os minerais perdidos diariamente. O estrogênio, que é o hormônio feminino, possui células responsáveis pela produção e depósito de material ósseo, chamadas de osteoblastos, além das células responsáveis pela reabsorção do material velho, chamadas osteoclastos. A osteoporose faz com que haja um aumento na atividade dos osteoclastos, levando à falta de reposição e, consequentemente, ao desequilíbrio, resultando em milhões de micro buracos, processo responsável pelo esfarelamento dos ossos! O Ômega 3 tem o poder de inibir a função dos osteoclastos, restaurando o equilíbrio e evitando o progresso da osteoporose.
->Doença de Berger: A nefropatia por igA, é uma condição onde os glomérulos renais adoecem, levando o indivíduo à insuficiência renal grave. O consumo dos óleos de peixes ajudam a tratar as formas mais leves dessa doença, diminuindo o progresso da mesma.
->Depressão: A eficiência do Ômega 3   no tratamento da depressão ainda não está comprovada.
Efeitos Colaterais: A suplementação de Ômega 3 não tem sua eficácia totalmente comprovada, porém, por serem feitas à base de produtos naturais, as cápsulas de óleo de peixe não fazem de todo mal. O consumo excessivo dos suplementos de Ômega 3 pode causar efeitos colaterais não tão benéficos. Efeitos-colaterais-omega3: o consumo diário de doses a partir de 3000 mg de Ômega 3 traz efeitos colaterais negativos: a sensação de náuseas, cólicas abdominais, diarreia, excesso de gases no intestino e até hálito com cheiro de peixe. O consumo diário de suplementos à base de óleo de peixe não deve passar de uma quantidade entre 3000 e 4000 mg.
Alimentos ricos em ômega 3: Atum; Sardinha; Salmão; Truta; Tilápia; Arenque; Anchova; Cavalinha; Bacalhau; Algas marinhas; Crustáceos; Brócolis; Espinafre; Azeite de oliva; Nozes; Rúcula; Folha de mostarda; Óleo de fígado de bacalhau; Semente de chia; Óleo de linhaça; Semente de linhaça.
Amplitude de Benefícios do Ômega 3: Previne Depressão; Fortalece o sistema nervoso; Promove a concentração e melhor memoria; Combate a ansiedade; Reduz tensão interna; Promove o Bom Humor; Protege e Hidrata a pele; Combate Pele ressecamento de pele; Ajuda evitar Herpes; Combate urticária; Ajuda na prevenção de Acne; Protege contra doenças cardiovasculares; Previne a formação de coágulos nos vasos sanguíneos; Regulação a pressão arterial Ajuda no combate a obesidade; Combate colesterol Ruim; Previne Diabetes; Reduz os níveis de lipídios no sangue; Melhora as funções renais; Evita a retenção de água; Atenua as crises de tensão pré-menstrual.
“Sempre é tempo de rever certos procedimentos e atitudes, para aperfeiçoar o convívio social. (EM).”






Nenhum comentário:

Postar um comentário