quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SER SIMPLES

SER SIMPLES
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Para quem tem, realmente, classe pessoal, para se destacar com simpatia, basta-lhe o ser simples. Quanto maior for a sua importância social, cultural, intelectual, econômica ou política; a sua simplicidade mais cativará às pessoas.
Uma pessoa sempre deverá se sobressair pelo que é, e não pelo que tem. Os cargos e postos galgados, por mais importantes que sejam um dia passam e defasam, só resta a qualidade da pessoa; a sua dignidade, autenticidade e virtudes.
Ser simples é dar valor às pequenas coisas, aos pequenos gestos, à lealdade, à responsabilidade e à humildade. É respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo possuem de bens materiais. É evitar a arrogância  presunçosa. É ser normal, sem afetação, dando atenção e consideração às pessoas, olhando nos seus olhos com sinceridade, sendo educado o tempo todo, com todos.
Nunca perdendo a calma quando contrariado; moderando tom da fala, ouvindo e refletindo ponderadamente antes de manifestar-se e não se atendo à criticas e desabono dos outros.
Quem é simples e educado, pede licença, usa as expressões de tratamento adequadas, não interrompe falas e reuniões, não  invade espaços de privacidade; pede desculpa, diz por gentileza, agradece com deferência, respeita os mais graduados e experientes, evitando expressões vulgares e modismos alienantes. Sendo acima de tudo original, assumindo as suas crenças, sem tentar impingi-las aos outros.
“Quem é de verdade, não precisa dizer aos outros o que é; a sua postura coerente, manifesta o tempo todo é que lhe assegura, perante a opinião pública, o seu real grau hierárquico e valor. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário