SAÚDE
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidio@hotmail.com
Para melhorar o cérebro é preciso tratar bem da mente: estando de bem com a vida, sendo feliz ao seu modo, fazendo exercícios, tendo motivação, acordando e estabelecendo objetivos para o dia, sentindo prazer no que faz, desejando fazer algo, tendo cuidado com o que acredita, pensa e fala e mantendo a auto-estima em bom nível. Porque a saúde mental é uma condição essencial para uma satisfatória saúde física.
O cérebro é grandemente afetado quando há exagero de bebidas, drogas e alimentos.
Uma mente bem tratada retarda significativamente o envelhecimento do individuo e tem uma capacidade muito grande para superar disfunções do organismo humano.
O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades; portanto, excluídos os exageros o seu potencial é surpreendente. Por isto, é conveniente conhece-lo e aproveitar todo o seu potencial benéfico.
Cuidados com a Hidratação Corporal: Pelo fato de eventualmente não sentir sede, deixa-se de tomar líquidos e o corpo desidrata-se. A desidratação afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos , angina e outras anomalias.
A escassez de sede manifesta-se mais a partir dos 60 anos, quando o corpo tem pouco mais de 50% de água, como processo natural de envelhecimento. Os idosos têm menor reserva hídrica, mesmo desidratados, não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem. E mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
É necessário tornar habitual o fato de beber água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina.
A ingestão de água ao levantar, ainda em jejum é de comprovada eficácia para combater diversas doenças.
Durante as refeições, tomar goles de água intervalando as garfadas, revela-se eficiente para produzir emagrecimento.
É recomendável, que no mínimo a cada duas horas, beba-se algum líquido saudável.
Para dores corporais, indisposições, queda de motivação e humor, deficiência de sono, mau funcionamento do intestino, rins e similares; a ingestão de água habitual-sistemática e concomitantemente ao problema apresenta resolutividade comprovada e reconhecida pela medicina. Água potável, em quantidade satisfatória, diariamente só traz benefícios à qualidade de vida psíquica e física humana.
“Na nossa existência cabe muito mais do que somos capazes de viver. (EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário