ORATÓRIA
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidio@hotmail.com
A comunicação é uma ferramenta extremamente poderosa. Sem uma comunicação adequada, dificilmente se chegará ao sucesso. Os talentosos se diferenciam pela expressão verbal que executam no meio em que convivem. Para falar bem é preciso conhecimento, cultura e prática de oratória. Entender o processo da expressão verbal em público, tratar os medos, ajustar a postura, controlar a ansiedade, falar com técnicas, estilo e segurança, encantando os ouvintes.
Dominar a arte de falar em público contempla a expressão verbal, desinibição, técnicas, eloqüência, fluência e postura. Somente a teoria não é o suficiente, é preciso praticar para falar melhor em público. Praticar a eloqüência que significa a arte do bem falar, a retórica que trata da arte de falar, a faculdade de falar, de tal modo que se consiga empolgar o auditório; com o talento de persuadir, de deleitar ou comover. Descobrindo como combater o medo de falar em público, como controlar a ansiedade ao falar em público, adquirir ou aprimorar as técnicas e adquirir fluência para falar em público.
Planejamento para falar em público
1 - Um bom planejamento contribuirá para o sucesso e a credibilidade do orador.
2 – Identificar o perfil do público e ajustar o discurso ao público para o qual falará. Utilizar termos compatíveis com público alvo.
3 – Apurar o tamanho do público e preparar-se com material a ser disponibilizado na medida certa àquele público;
4 - Conhecer o tempo disponível para a exposição oral.
5 – Revisar tudo antes da apresentação e o eventual material complementar, primando pela qualidade;
6 - Saber como chegar ao local do evento; se necessário, pernoite nas proximidades do evento, facilitando o deslocamento até o local da palestra;
7 - Certificar-se sobre o formato do auditório, como as cadeiras serão organizadas e similares; se necessário mudar o “lay out” da sala colocando num formato estratégico.
8 - Cuidar da aparência - Roupas com boa combinação e adequadas à ocasião e ao público. Além das roupas, o cinto, sapatos, cabelo, barba e unhas, devem estar impecáveis;
9 - Elevar a auto-estima e a motivação; respirando profunda e lentamente, invocando o poder e a sabedoria do Divino Espírito Santo.
10 - Observar o horário de chegada ao local do evento - Não chegar atrasado, chegar antes e aproveitar para se ambientar. Ao chegar, fazer um pequeno ensaio.
11 - Escolher os recursos e testar os equipamentos – Procurar saber antecipadamente quais equipamentos instrucionais: Data Show, Flip Shart, Púlpito que estarão disponíveis e escolher os mais adequados para a circunstância.
12 – Ter materiais preventivos junto.
13 – Testar tudo previamente.
14 - Ter sempre em mente um “plano B” - Sempre pensar num plano alternativo.
15 - Praticar o quebra-gelo - interagindo com o auditório conforme o público for chegando, para assentar a adrenalina;
16 - Hierarquizar as informações e os assuntos – Ao construir a apresentação organizar os temas observando uma hierarquia e seqüência lógica.
17 - Causar impacto profundo nos primeiros quinze minutos, com abordagem qualificada, atraente, reveladora e inovadora.
18 - Elaborar um Roteiro - Um roteiro bem elaborado e ensaiado contribuirá para o sucesso; evitando o risco de tropeços e contratempos.
18 - Fazer um “back up” da apresentação por medida de segurança, salvando a apresentação em no mínimo dois ambientes: o Pen Drive e caixa de e-mail.
19 - Atualizar-se sobre o tema – Fazendo leituras e pesquise sobre o tema da apresentação. Ampliando argumentos e transmitindo mais credibilidade por demonstrar-se atualizado.
20 - Avaliar a performance.
A prática da oratória é fundamental. Os tímidos têm suas preocupações, são muitas e constantes: sou muito tímido como faço; como controlar a timidez; como faço para perder a timidez; como perder a timidez; quero perder a timidez; como superar a timidez; como eliminar a timidez.
Tudo pode ser superado por aprendizado, através de cursos e exercícios.
Os introvertidos também têm suas preocupações: sou introvertido como faço; como controlar a introversão; o sofrimento dos introvertidos; como participar do clube dos introvertidos. O grande segredo para os introvertidos e tímidos, é aprender a deixar o introvertido/tímido sentado e incorporar o papel de palestrante. Utilizando o processo de Neuro-linguística.
Sutilezas durante a Oratória
Não diga: empregando gíria. Diga: empregando a linguagem correta.
Não diga: repetindo tudo o que sabemos, sobre os nossos erros e deficiências. Diga: qual é a solução sugerida para a sua resolução.
Não diga: só por dizer. Diga: só depois de pensar, ponderar, conhecer, ter uma opinião formada por um verdadeiro juízo de valor.
Não diga: o meu melhor. Diga: procurarei fazer da melhor maneira.
Não diga: este daqui. Diga: este aqui.
Não diga: eu vivo, tenho tantos anos de vida. Diga: eu existo, tenho tantos anos de existência.
Não diga: eu sou diretor, presidente, proprietário...Diga: eu estou diretor, presidente, proprietário...
Não diga: tem tantos anos que te conheci. Diga: te conheci há tantos anos.
Não diga: palavras depreciativas, ofensivas, humilhantes e destrutivas. Diga: palavras estimulantes, elogiosas, sinceras e construtivas.
Formas de Tratamento:
Vossa Excelência: Para o Presidente da República, Vice, Ministros, Generais, Almirantes, Brigadeiros, Senadores, Deputados, Governadores, Secretários Estaduais, Prefeitos, Ministros, Desembargadores, Juízes , Embaixadores e Vereadores .
Vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República/Senhor Vice Presidente/Senhor Ministro/Senhor Senador/Senhor Deputado/Senhor General, Almirante, Brigadeiro/Senhor Governador/Senhor Secretário de Estado/Senhor Embaixador/Prefeito?Vereador/Meritíssimo Doutor Juiz.
TÉCNICAS EFICAZES DE ORATÓRIA
Ao falar para o público, tenha sempre em mente o que segue: fale o que as pessoas querem ouvir, porque lhes é interessante/coloque-se no lugar delas, procurando construir com elas uma identidade/fale coisas que as ensinem a resolver os seus problemas/fale coisas que elas nunca ouviram, mas que são capazes de melhorar tudo o que já fizeram antes para tornar a sua existência melhor/Sempre que abordar um assunto do qual não tenha pleno domínio, faça-o perifericamente, nunca nuclearmente/ Procure ser um testemunho vivo de tudo o que prega.
1-Começar a oratória sem gerar muita expectativa, anunciar o título de maneira bem sutil. Muito impacto antes pode gerar frustração de expectativa... o importante é surpreender os ouvintes com demonstração de cultura, qualidade, equilíbrio e conhecimento.
2-Utilizar frases de efeito, com qualidade vernacular, que estimulem os ouvintes, inflando o seu ego, porque se identificam com as suas ações pessoais. Como: “não vale o que eu sou, mas sim o que eu faço para melhorar este mundo que ai está, clamando por qualidade ética, moral e humanística.” Ou:”Não sou perfeito, mas todos os dias eu peço a Deus que me aperfeiçoe.” E assim por diante...
3-Aplicar o olho clínico na platéia e escolher uma ou algumas pessoas como referência, para verificar se o conteúdo passado está sendo de agrado dos ouvintes.
4-Utilizar da empatia o tempo todo, colocando-se no lugar dos ouvintes e considerando em cada situação se o conteúdo está compatível com o tipo de platéia, para que haja perfeita comunhão de interesses, entre o orador e os ouvintes alvos.
5-Evitar paradas irritantes e desqualificantes com: eheheheh... ahahahah... e similares.
6-Nunca utilizar expressões chavões, que estão na boca dos vulgares, como etc..., o resto...então...
7-Ser um conceitualista, objetivo, começando os parágrafos sempre pelo sujeito.
8-Ser inovador no estilo oral, sendo original, não copiando o tipo e fala que está desmontando o linguajar, onde os termos tem o seu verdadeiro significado etimológico e não a semântica que está rasgando o vernacular.
9-Ser conciso, não divagando sobre o nada, falando, falando e não dizendo..
10- Alguns conceitos para subsídio: A concisão é o rigor da adequação da forma ao conteúdo, a clareza e objetividade, que comunica, diz e é compreendida.
Argumentar é apresentar evidências convincentes para sustentar uma tese; com empatia e identificação.
O texto tem que ter uma hierarquia, com a harmonia entre os parágrafos e as sentenças. No texto, o tópico é o componente mais importante; referenciado como: discursivo, sentencial e frasal.
O tópico discursivo refere-se à introdução, onde deve constar aquilo que vai ser abordado e que não admite nada antes, apenas a intencionalidade.
O tópico Sentencial significa que sempre se deve iniciar o parágrafo, partindo do sujeito.
O tópico Frasal apresenta a sentença principal como uma declaração a ser justificada, desenvolvida e ampliada, com continuidade, concatenação, ordenação dos eventos, sempre iniciando o parágrafo com o sujeito.
11-Falar audivelmente, com clareza, pausas na pontuação, sublinhando as expressões mais importantes.
12-Evitar os pedidos de desculpa em casos de interrupção, tosse e similares, continuar normalmente...evitar comentários sobre atraso, microfonia e afins.
13-Terminar de maneira imediata sem fazer exaltações, discretamente, de preferência com uma curta frase de efeito. Ex.: “Que todos saiamos daqui compensados e melhores do que, quando aqui adentramos.”
14-Agradecer pela bondade da atenção e consideração.
Preparação do Discurso
1-Definir claramente o objetivo do discurso (Que o ouvinte concorde...mude...aprenda...consiga...colabore).
2-Escolher um título interessante e significativo, que desperte curiosidade e expectativa. (um título que identifique claramente o objetivo , e que sirva para armar argumentos ao redor de uma frase que faça recordar constantemente a idéia principal) .
3-Preparar a Introdução. (rápida abordagem do que será tratado na idéia central).
4-Desenvolver a idéia central. (partindo sempre do problema para a solução; das causas para os efeitos. Ordenando logicamente as idéias. Fazendo com que o discurso seja persuasivo, porque emprega argumentos legítimos que convencem o ouvinte da sua validade e eficácia; modificando as suas opiniões , conceitos e idéias e mostrando que há outros caminhos e soluções viáveis).
5-Preparar a conclusão. (Que resuma o que se espera como resultado do discurso).
Dinâmicas de Oratória
Utilizar as dinâmicas com parcimônia, bom gosto, equilíbrio e bom senso. Curtas, simples e quanto menos constrangedoras possíveis.
As DINÂMICAS DE GRUPO tem aspecto lúdico e se empregadas com classe são um componente forte e facilitador no alcance dos objetivos propostos. Entretanto não são uma ‘’brincadeira’’. Utilizar esta TÉCNICA, com o uso de termos adequados. Para que o uso de DINÂMICAS tenha o efeito técnico esperado, é preciso: Conhecer tudo o que for possível sobre o público alvo. Adaptar os exercícios à realidade. Ter amplo e total domínio sobre a técnica e suas possíveis conseqüências. Avaliar o público-alvo antes e depois do emprego dos programas, caso contrário é impossível verificar resultados.
“Agora nos comunicamos oral, por escrito, mimicamente e fisionomicamente; um dia a principal comunicação será empático-fisionômico-telepática. (EM).
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