segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


CATARATA
E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino, que é uma lente biconvexa natural do olho localizado atrás da pupila. Ele colabora na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina e qualquer alteração na sua constituição afeta a visão nítida. As pessoas que têm catarata tem a visão nublada. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a  visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão. A lente dentro do olho torna-se turva. As cataratas são formadas por depósitos de proteínas ou pigmentos amarelados no cristalino, que diminuem a transmissão de luz para a retina na parte de trás do olho.
      Causas: A senilidade, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da existência, congênita, na qual o indivíduo já nasce com catarata e causas secundárias como: o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, inflamação intraocular, trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.  Fatores que aumentam o risco de catarata: Idade, Diabetes, Beber excesso de álcool, Exposição excessiva à luz solar, Exposição à radiação ionizante, lesão ocular, obesidade, tabagismo, pressão arterial alta, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticoides, eczemas.
 Sintomas: A perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe, unilateral ou bilateral. Ocasionando perda de contraste das cores e troca frequente do grau dos óculos sem melhoria da qualidade de visão. Visão turva ou visão dupla.
Diagnóstico: Feito por oftalmologista através de biomocroscopia com a dilatação da pupila. Visualizada a existência de catarata, exames complementares poderão ser realizados para complementação do diagnóstico, como: PAM, Microscopiaespecular, Paquimetria, Fundoscopia, Mapeamento de Retina(Neste exame, feito separadamente em cada olho, um colírio especial é utilizado para se dilatar a pupila. O médico, com o auxílio de um oftalmoscópio, analisa o fundo do olho e o cristalino em busca de sinais que possam indicar a catarata), Retinografia, OCT, PIO, Ecografia, Biometria, Aberrometria ocular.
  Tratamento: È cirúrgico. Não existe outro tratamento clínico para correção desta opacidade do cristalino, a partir do momento em que a baixa acuidade visual não é mais corrigida com o uso de correções ópticas. A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação. O cristalino pode ser retirado inteiro ou por uma técnica chamada facoemulsificação. Essa técnica oferece a vantagem de exigir corte menor e, em geral, sem suturas. Implanta-se uma lente intraocular, após a retirada completa da catarata. Na cirurgia de catarata, conta-se com uma variedade de lentes intraoculares que ajudam a corrigir esses erros refrativos. A cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz e tem recuperação quase imediata. É simples, rápida e feita com anestesia local. Se ambos os olhos estão afetados a cirurgia é em um olho de cada vez. É desconfortável por dias e demora várias semanas para curar completamente. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica. A catarata é uma doença curável, que pode ser revertida por meio de um procedimento cirúrgico. Existem alguns tipos de cirurgia de catarata, que variam de acordo com o método utilizado. Basicamente, todos envolvem a remoção do cristalino opaco e com problemas, sendo o mesmo substituído por uma nova lente transparente artificial. Em pacientes que possuem outros problemas oculares, o uso da lente artificial não é possível. Nesses casos, após a remoção da catarata, a visão pode ser corrigida por meio de óculos ou lentes de contato. A cirurgia de catarata apresenta o risco de infecção e sangramento, e aumento das chances de descolamento de retina. É comum que a visão fique embaçada nos primeiros dias do pós-operatório. Sem inflamação, a visão tende a se recuperar rapidamente. Não existem chances de que a catarata volte a acometer o olho operado. Em casos muito raros, a prótese sofre fibrose. Não operar os dois olhos simultaneamente, pelo fato de a recuperação da cirurgia ser lenta e gradual, é de praxe que se realize a cirurgia em um olho de cada vez. Em muitos casos, é necessário, inclusive, o uso de um tampão no olho durante os pós-cirúrgico como precaução.
A operação de catarata dura cerca de 30 minutos e é indolor. A recuperação exige mais tempo. Dependendo do tamanho da inflamação deixada após a cirurgia, pode levar dias ou semanas para uma recuperação completa. O Uso de óculos após a cirurgia depende do tipo de implante que for utilizado.
Características das cataratas: Cataratas nucleares se formam no centro da lente, tornando o núcleo do olho turvo ou opaco. O centro do olho pode ficar com uma coloração amarela ou castanha; Catarata cortical aparece na forma de cunha e em volta das extremidades do núcleo; Catarata subcapsular posterior se formar mais rapidamente do que os outros dois tipos, e afeta a parte de trás da lente; Catarata congênita está presente no nascimento do indivíduo ou se forma durante o seu primeiro ano de existência e pode ser removida. Pode se desenvolver se a mãe tiver uma infecção ou abusa de substância como drogas e álcool durante a gravidez. Cataratas secundárias são causadas por doenças ou medicamentos. As doenças: glaucoma e diabetes. O uso de medicamentos esteroides pode levar à catarata. Catarata traumática se desenvolve após uma lesão no olho, embora possa levar vários anos após o evento para que isso aconteça; Cataratas de radiação podem se formar depois que um paciente passa por tratamento envolvendo radiação para tratar o câncer; A catarata incipiente,  conhecida como facoesclerose, é uma terminologia usada para descrever um estágio inicial da doença, quando existe um grau de turvação do cristalino, sem perda significativa de visão. Conforme o grau de opacificação do cristalino, a denominação pode variar de catarata incipiente, para madura ou hipermadura.
 Medidas de prevenção: o uso de óculos de sol e deixar de fumar. Medidas importantes para evitar o surgimento e recorrências de catarata: Dieta rica em frutas e legumes, vitamina C e E, evitar carnes, Exames oftalmológicos regulares.
Recomendações: Não usar colírios, especialmente os que contêm corticoides, sem indicação médica, pois eles podem até causar glaucoma secundário. Respeitar o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento. Procurar um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos. Proteger os olhos das telas de computadores, celulares e televisão, elas emitem radiação.
“O conhecimento do conteúdo do tema, torna o seu manuseio e emprego mais  adequado, eficaz e efetivo. (EM).”

      
















sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O PERCURSO ATÉ A FILOSOFIA E DA FILOSOFIA PARA FORA



O PERCURSO ATÉ A FILOSOFIA E DA FILOSOFIA PARA FORA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Filosofia significa amor à sabedoria. Por ela, pensadores com esforços intelectuais, pessoais e intuitivos procuraram conclusões sobre a natureza humana e o universo.
A Filosofia estribada na genialidade grega  foi responsável pelo avanço da ciência em várias disciplinas: artes, literatura, música,  e diversas outras.
No final do século V A.C. houve separação entre a filosofia e a ciência, surgindo a Escola Socrática. Inspirada nos pensamentos de Sócrates. Educador que tinha como objetivo conhecer o indivíduo mais do que os segredos do Universo. A frase “Só sei que nada sei” foi dita por ele. Dizia que o aprimoramento do ser humano, somente dar-se-á pela educação, baseada no uso crítico da razão. Sócrates foi acusado de renegar aos deuses e corromper a juventude, e foi condenado a beber cicuta, um veneno mortal. Tinha como seus seguidores o Platão e Aristóteles. Platão tinha  grande preocupação em torno da formação moral do indivíduo que, deveria ser acompanhada de uma reforma na sociedade.
Aristóteles foi discípulo de Platão, e é considerado o filósofo grego que mais influenciou os povos do Ocidente, deixando trabalhos muito importantes na Física, Biologia, Astronomia e Política.
A influência da filosofia no ocidente europeu foi profunda. E este legado também aconteceu na América, através da colonização. Algumas contribuições tem destaque especial: a ideia de que a natureza obedece leis e princípios necessários e universais, como a lei da gravitação que afirma que todo corpo, ao sofrer uma ação de outro, produz uma reação contrária e igual. A disseminação de que  as leis necessárias e universais da natureza podem ser conhecidas pelo pensamento do homem, não sendo mistérios secretos que precisam ser revelados por divindades, mas, sim conhecimentos alcançáveis. O pensamento, assim como a natureza, também opera diante de leis, regras e normas universais e necessárias. Por meio delas, distingue-se o verdadeiro do falso. Permeiam o pensamento filosófico expressões marcantes como: Utopia e distopia. Utopia O termo designa um projeto ou uma ideia bastante otimista que se faz de algo que no momento se apresenta como irrealizável. Distopia: é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade.
Quatro Escolas Helenísticas: Que surgiram após a morte de Sócrates. Tendo a busca da felicidade como tema comum. Cada escola ensina diferentes modos de vida. Possuem herança socrática, ao conceberem que o homem está imerso em misérias, devendo refletir para alcançar a tranquilidade. Muitos dos filósofos deste período se tornaram conselheiros de imperadores e nobres.
Epicurismo: Escola fundada por Epicuro (324 – 271 a.C.), propunha que o ser humano deve buscar o prazer,  pois tal é o princípio de uma vida feliz. Porém, distinguia dois tipos de prazeres: os duradouros (conversação, contemplação); e os imediatos (as paixões, que resulta em dor e sofrimento). Precisamos, pois, através da reflexão, dominar os prazeres imediatos para desfrutarmos de uma vida sem dor (ataraxia).
Estoicismo: Segundo os estóicos, toda realidade existente é racional. Pela Filosofia podemos compreender a ordem racional deste mundo e viver segundo ele. Diferentemente dos epicuristas que propunham o prazer, os estóicos propõem o dever da compreensão como melhor caminho para a felicidade (eudaimonia).
Ceticismo ou Pirronismo: Segundo essa escola todo conhecimento é incerto, duvidoso. Por isso devemos suspender nosso juízo e não afirmar nada como verdadeiro, com o intuito de alcançarmos a tranquilidade.
Cinismo: Escola cujo principal representante é Diógenes O nome provém da palavra grega kyon (cachorro), pois pregavam uma vida semelhante à dos cães. Segundo tal escola, o homem deve conhecer a si mesmo, desprezar todos os bens materiais e ter liberdade de discurso.
“Tudo o que existe, e que foi criado pelo homem, é produto originário do pensamento. A mente proveu o pensamento; o pensamento construiu a ideia; a ideia edificou a intenção; a intenção acionou a atitude; a atitude convocou a ação; a ação desencadeou o fato; o fato se inseriu na realidade. (EM).”







quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

CATAIA


CATAIA
Conceito: É uma planta de grande porte cuja floração chegava até 27 metros. Devido ao grande sucesso do chamado uísque caiçara, uma cachaça medicinal de cataia, exploradores estão arrancando as folhas e caules dessa planta antes do tempo. Por causa dessa exploração intensa, passou a ser considerada apenas um arbusto. Seu nome deriva da língua tupi-guarani, e significa “folha que queima”. O seu sabor e cheiro são picantes e amargos. A Drymis brasiliensis é uma árvore nativa do Brasil, bastante usada como medicinal. Ocorre na Floresta Ombrófila Mista com Araucária. O gênero Drimys pertence a família Winteraceae e é composto por plantas lenhosas, de folhas inteiras, apresentando flores terminais com muitos óvulos. A madeira da cataia é a única dentre as angiospermas dicotiledôneas da flora brasileira, com ausência de elementos vasculares. Os vasos compõem-se inteiramente de traqueídeos longitudinais, parênquima axial, raios e grandes portes.
Propriedades: A cataia tem sabor amargo e picante. O chá dessa planta tem ativos medicinais: potente contra a anemia, bronquite e malária. Suas folhas são usadas para a fabricação da cachaça e temperos e especiarias. As cascas de cataia são utilizadas principalmente de forma mais voltada à medicina natural. É rica em eugenol, um composto de teor antisséptico e anestésico. Possui propriedades antiespasmódica, tônica, antiescorbútica, expectorante, carminativa, estomática e sudorífica. Seus usos estão relacionados ao tratamento de ferimentos e de problemas estomacais, como azia, diarreia e dor de estômago. Para tratar a impotência sexual, ela atua como um afrodisíaco, aumentando a libido.
Aspectos Gerais: A cataia é conhecida como casca de anta, casca d’anta, canela amarga, pau-pra-tudo, melambo e caa-pororoca. É natural de climas frios e de altitude, os brejos.
Benefícios: É indicada como suporte aos tratamentos de anemia, bronquite, malária, náuseas, cólica, disenteria, febre, dor intestinal, gastrite, dispepsia e convalescença, problemas do sistema nervoso. A espécie promove excelentes efeitos, às pessoas que a consomem. É de suma importância para promover a saúde de animais e seres humanos. A cataia é usada para o pulmão, nevralgia, curar a gripe, abrir o apetite, como
depurativo, garrotilho, sinusite, dor de estômago, fraqueza, aliviar os sintomas da menopausa, fazer suar, vermífogo e cicatrizante.
Preparo: cozinhar a casca com água, por dez minutos, coar, esperar amornar e beber.
“Desde o princípio a natureza sempre teve tudo o que é necessário à existência saudável natural do ser humano e dos animais. (EM).”



domingo, 13 de janeiro de 2019


O FENÔMENO DA EXISTÊNCIA E O MEIO
NATURAL
Somos gerados, nascemos e teremos um tempo de existência, em algum local do Planeta Terra, desfrutando de vida. Exercendo funções biológicas, crescendo até atingir uma estatura e construindo uma postura. Buscando e acumulando aprendizado para agir com mais adequacidade e retidão possível. Exercendo atividades laborais, o viés para o sustento e sobrevivência. Adquirindo uma profissão e especialização de conhecimento empírico, teológico, filosófico e científico. Com níveis: fundamental, secundário, graduação, pós-graduação lato e estrito senso. Socializando-se e manifestando crenças no contexto da espiritualidade. Ingerindo alimentos líquidos, sólidos e gasosos, para suprir a auto nutrição.
O nosso corpo é um contexto orgânico, de uma parte: físico e de outra: psíquico. Ingere alimentos, absorve os efeitos e descarrega fisiologicamente os dejetos sólidos e líquidos. Tem um cérebro implementado pelos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Que aciona todo o organismo e possui o revelador dos sentimentos e emoções. Que inicialmente é uma tábula rasa, mas tem potencial para aprender e memorizar, em estado consciente, subconsciente e inconsciente. Tem a mente, que é uma função cerebral, com uma capacidade neuro-científica imensurável. Vem provido da capacidade sexual, por conjunção carnal, de reproduzir os indivíduos da sua mesma espécie humana. Provido da capacidade de movimentar-se e locomover-se. Potencialmente: inteligente, criativo, inovador, empreendedor, eficaz, saudável, afetuoso, amável, evolutivo, competente, talentoso. Transita no tempo como esperma, gameta, feto, bebê, criança, infantil, jovem, adulto, maduro, idoso, senil.
Os humanos não são indivíduos iguais entre si, apenas semelhantes como espécie humana. São providos e movidos por energias de várias conotações físicas, mentais e espirituais. Fazem parte da categoria Reino Animal, por serem animados, por se moverem baseados nas suas caraterísticas essenciais, dentro do contexto do suprimento das suas necessidades e da sua própria dinâmica formular, com impulsão por sentimentos, emoções, motivação, estímulos, desafios, vocação, tendências, ímpetos, objetivos, sonhos, aspirações, projetos, planos e metas pessoais, segundo à criatividade, conhecimento, cultura e crença de cada indivíduo.
O meio natural original foi colocado para servir de habitat do ser humano, contendo todos os recursos necessários para a sua sobrevivência em estado vital de perfeição, pureza, justiça e veracidade. Os vegetais para além do mais, servem de alimento sazonal estratégico para manter o corpo plenamente saudável, com vitalidade, energeticamente perfeito, para garantir a longevidade eterna, sem anomalias e imune ao envelhecimento. Não deveria haver intervenção na natureza que alterasse a sua fórmula original perfeita. Os animais também foram concebidos mansos e destinados a cumprir funções de suporte natural.
A natureza continha tudo o que era necessário para garantir a perfeição das espécies e do status do Planeta Terra. Espacialidade para a geração de alimentos, abrigo; o corpo com os componentes para proteção, movimento, audição, visão, paladar, olfato, geração de pensamentos, ideias e outras variadas funções mentais. Tempo para atuar, repousar, alívio corporal, recuperação e afins. Cada componente material com aplicação compatível. O restante e inaproveitável de um estágio, servindo de insumo para a edificação do próximo. Fontes de sólidos, líquidos, nutrientes em abundância. Nenhum tipo de vida era sacrificado, esta dádiva era preservada incólume. Não ocorriam intempéries. A natureza só conhecia harmonia, a paz era o paradigma. Tudo era perfeição. A Física controlava as energias, conexões, efeitos e reações magnificamente; a Química sabendo que estava em tudo, zelosa e detalhadamente emanava e propagava as suas fórmulas materiais estrategicamente. Os eventuais dejetos serviam para as suas finalidades no solo e nos mananciais. Tudo decorria em perfeita consonância com a demanda da densidade demográfica. Não existe invento só existe descoberta, pois tudo estava previsto e para tudo existia provimento, conquanto fosse de conformidade com as normas de preservação da excepcional qualidade da perfeição, como tudo foi concebido e produzido originalmente. Tudo somente para o bem, logo tudo era benéfico, expandia fartamente benefícios.
“Ao meditar profundamente temos que admitir. Levando em consideração a realidade da conjuntura do poder e da autonomia pessoal, de cada individuo, em sentido amplo e completo. Que somos muito pouco poderosos, em relação às leis cósmicas e bastante dependentes. Tudo a rigor se manifesta em existência. Isto, talvez? Para que não alimentemos orgulho, arrogância, prepotência, vaidade e devaneios inadmissíveis. A humildade, além de uma virtude é uma prudência sábia! (EM).”


quinta-feira, 3 de janeiro de 2019


CRATERA DO METEORO VARGEÃO, SC
A Cratera de Vargeão é uma região que se formou através do impacto de um meteorito no município de Vargeão, estado de Santa Catarina, Brasil. A região encontra-se parcialmente erodida pelas intempéries naturais, tem aproximadamente 12 km de diâmetro. A sua datação é estimada como no máximo 60 ou 50 milhões de anos. A cidade de Vargeão situa-se numa altitude aproximada de 1.000 metros enquanto a base da cratera situa-se numa altitude média de 800 metros em relação ao nível do mar, havendo um desnível médio de 225 metros entre a base e as bordas da cratera. Formações rochosas do arenito Botucatu, que deveriam estar a 700 metros de profundidade no solo, afloram na superfície.
O Município de Vargeão recebeu a visita de 30 cientistas entre brasileiros e estrangeiros que estudam e trabalham com crateras tanto em outros países como também de outros planetas. A excursão teve por objetivo visualizar as espécies de rochas de origem basáltica encontradas na cratera que são comuns na Lua, no planeta Marte e também em Vênus que são planetas totalmente cobertos por esses tipos de rochas que também são encontradas em Vargeão. 
O organizador da excursão foi o Doutor Geólogo e Professor Titular da Unicamp Álvaro Penteado Crosta, que esteve em Vargeão pela sétima vez. O grupo esteve participando em um congresso internacional em Fóz do Iguaçu na sexta-feira e após vieram conhecer a cratera em Vargeão. O grupo veio formado por geólogos, astrônomos, universitários doutores e pós-doutores de 12 nacionalidades diferentes do mundo todo.
Vargeão tem um grande diferencial por ser o único no estado e por estar entre os quatro locais que tiveram a queda de um meteorito com a existência de rochas basálticas, locais de grande procura por cientistas para pesquisas em fator de sua composição. Crateras meteóricas são muito raras na terra e em rocha basáltica são mais raras ainda, são apenas quatro no mundo todo, sendo uma na Índia e três aqui no Brasil. A vantagem nas nossas aqui, é que elas são grandes, a da Índia é de apenas 1,5 quilômetros de diâmetro e é cheia de água.
Em Vargeão destacam-se muitas pedras de origem basáltica de grande importância para os estudos e areal. Os cientistas fazem estudos comparativos de analises entre a geologia da terra e geologia planetária.
A UNICAMP publicou um livro intitulado de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, na sua 2ª edição. O primeiro capitulo do livro fala exclusivamente sobre o “Astroblema, Domo de Vargeão”.      
"Para formar uma cratera de tamanho final com 12 quilômetros de diâmetro, precisa de um meteorito de mais ou menos 600 metros de diâmetro no momento do impacto. A velocidade no momento do impacto é mesma que meteoritos viajam pelo espaço, de 18 quilômetros por segundo, velocidade bem maior que o projétil de uma arma. Essas rochas tem uma idade de 130 milhões de anos. Quem descobriu a estrutura geológica de Vargeão, em 1979, foi Augusto Paiva Neto quando ele trabalhava com locação de eixos de barragem aqui na região. Mas ele não sabia a origem, ele viu isso numa imagem de satélite. A atração para os visitantes é conhecer "brechas", que são rochas quebradas pelo impacto do meteorito. A brecha é um tipo de rocha causada pela quebra da rocha que existia antes, o basalto. O meteorito bate, explode e se destrói no impacto devido à energia do choque ser muito grande. Ele bate, fragmenta, gera onda de calor e a onda de choque, que é o deslocamento de ar que surge a cada explosão. Nesse caso, isso equivale a centenas de milhares de bombas atômicas igual a de Hiroxima. A energia é muito grande. Tanto o meteorito quanto a rocha do solo viram poeira com o impacto e essa poeira vai para a atmosfera. Como a terra está rodando em seu eixo, em dois ou três dias essa poeira cobriu a terra inteira e começa a provocar efeito estufa, aquecimento, além de acontecimentos e mortes de animais, mesmo distantes do impacto, também pelos gases, como vapor d'água e CO 2. Isso acaba provocando um evento de escala muito maior que a própria explosão". Surge o Aquífero Guarani. Uma curiosidade pouco divulgada sobre o chamado ‘areal' o nome popular pelo qual é conhecido o ponto central do impacto do meteorito, o fundo da cratera, onde verte água. Essa formação que tem exposta no centro da cratera é o arenito que, em baixo da bacia toda forma o aquífero. Aqui o aquífero está na superfície, porque foi exposto, foi escavado pelo impacto, porque ele estaria a mil metros de profundidade, que é mais ou menos a espessura da rocha basáltica aqui. Se for escavado às margens da BR-282 a gente vai se encontrar esse arenito a mais ou menos 900 metros. E é preciso notar que o solo atual já afundou mais que no momento do impacto, o solo erodido, afundou mais de quilômetro porque expôs o arenito que estava a mais ou menos 900 metros. Quando se escava aquilo ali, com o peso das rochas em volta, faz o centro subir. É como olhar uma pedra cair n'água. Numa escala maior, num impacto, acontece a mesma coisa com a crosta da terra, se escava em volta e o centro sobe. Aqui, primeiro foi escavado até o arenito, pelo impacto, e depois ele subiu até a superfície. Na hora e logo em seguida que se formou a cratera, se houvesse água ela deve ter virado um lago, dentro se depositou sedimentos, mas tudo isso já foi erodido, pois foi a muitos milhões de anos.
A cidade de Vargeão recebeu uma visita de estudos internacional na última terça-feira, dia 18. Doutor em química do solo, o canadense Derek Peak esteve no município acompanhado pelo agrônomo e doutor em agricultura, Cristiano Dela Piccolla.

Guiados pela secretária de Cultura Mariana Gubert e pelo secretário de Administração Giovani Luiz, os professores fizeram antes uma visita ao gabinete do prefeito, apresentando o teor da visita a Vargeão.
Descrição: https://www.oestemais.com.br/img-conteudo/ciencia-professor-canadense-visita-vargeao-para-conhecer-local-da-queda-do-meteorito-2.JPG
Professores acompanhados do prefeito e dos secretários municipais (Foto: Divulgação)
Os professores realizaram o passeio para conhecerem de perto o arenito do solo onde houve o impacto do meteorito há milhares de anos, responsável pela formação geográfica local. O interesse dos professores em visitar Vargeão se deu porque a cratera é algo peculiar na região e é possível ver o arenito, que é a rocha responsável pela formação do solo da área.

Derek é professor em uma universidade na principal região agrícola do Canadá, que concentra 43% das terras aráveis do país norte-americano. As regiões possuem certa similaridade, como o plantio direto – de soja e milho em Vargeão, canola e trigo no Canadá.

O professor brasileiro complementa que “Derek veio à região para conhecer os solos, os quais possuem grande quantidade de óxidos de ferro, responsáveis pelo tom avermelhado, diferente do solo canadense”.






“É gigantescamente difícil entender e dar funcionalidade e operacionalidade a todo o processo que contempla o Planeta Terra, de estar em permanente transformação; onde nada se cria nada se perde e tudo se transforma, automaticamente, com a adaptação e readaptação instantânea E perfeita, sem solução de continuidade. Como se fosse um cérebro com a sua providencial elasticidade.”