ORGANIZAÇÃO
Organizar:
Pôr em ordem o que já
existe, arrumar; dispor para funcionar. Constituir em organismo. Preparar. Estabelecer
as bases de algo. Tomar forma regular. Arranjar, colocar, dispor, preparar. Instituir padrões ou métodos de orientação.
Traçar caminhos a serem seguidos. Ordem, disposição ou estrutura
adequada para a efetivação de certas funções, configurações, finalidades. Agrupar, acomodar, acondicionar, ajeitar,
classificar. Dispor algo de tal forma que se torne funcional e
operacionalmente eficaz.
A expressão
organização inspirou-se no funcionamento dos órgãos do corpo humano, que
desempenham as suas funções em perfeita harmonia, ordem, sincronia, equilibro,
tempestividade e eficácia em prol da manutenção da vida corporal individual;
constituindo-se num organismo.
Organização: do Grego
"organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com
que se trabalha. Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir
os resultados pretendidos. Forma como as pessoas se inter-relacionam na
ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma
mesma finalidade. Trabalhar de forma coordenada em determinado ambiente visando
um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de
responsabilidades.
A 0rganização: é um sistema
planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel
definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. A Organização é um
conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetada para um
dado fim e balizada por um conjunto de imperativos determinantes.
A estrutura
de uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento
interno. Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma
organização: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre
outros. O termo organização é utilizado para se referir à ação ou resultado de
organizar ou organizar-se. Sistema constituído para atingir satisfatoriamente
determinados objetivos ou metas.
Uma
organização é um grupo de pessoas, com uma série de tarefas e uma
administração, que interagem no âmbito de uma estrutura sistêmica com a meta de
cumprir certos objetivos propostos. O traço essencial é que as pessoas que a
integram se comuniquem e estejam de acordo em atuar de forma coordenada no atingimento
dos objetivos propostos que os levem a cumprir efetiva e satisfatoriamente com
sua missão. Observando normas que servem para a consecução de propósitos.
As
características que distinguem uma organização: conjunto de pessoas com
recursos, objetivos atribuídos, normas e ordem hierárquica estabelecidas,
satisfação de necessidades, produção ou venda de bens ou serviços, transmissão
de cultura, geração de trabalho, criação, conservação e transmissão de
conhecimento, entre outras.
As organizações são classificadas de acordo com os
seguintes critérios: por sua finalidade (com fim lucrativo e sem fim
lucrativo), por sua estrutura (formais e informais), por seu tamanho (pequena,
média, grande, micro empresa), por sua localização (multinacional, regional,
nacional), por seu tipo de produção (bens ou serviços), pelo tipo de
propriedade (privada, pública ou mista), pelo grau de integração que apresenta
(totalmente integrada ou parcialmente integrada) e por sua atitude frente às
mudanças (rígida ou flexível).
Organizações civis: Com
agrupamentos cidadãos, criadas para cobrir alguma necessidade social, como os
partidos políticos, as ONGs, sindicatos, clubes, entre outras. As Organizações governamentais: criadas pelo estado para desenvolver algum tipo de tarefa
social e que estão dirigidas pelo governo em função e financiadas através de
fundos públicos. Organizações empresariais: criadas por uma ou mais pessoas, na
condição de sócios ou acionistas, para explorar atividades econômicas. Existem
vários elementos-base nesta estrutura: a burocracia, a especialização do
trabalho, a departamentalização, a cadeia de descentralização da mão de obra, e
a formalização. A forma como as empresas são organizadas é estudada na gestão e
administração de empresas, que explica a maneira pela qual os recursos e
processos são geridos. Uma organização é uma combinação de esforços individuais
que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Uma
organização é um grupo social formado por pessoas, tarefas e administração, que
interagem no contexto de uma estrutura sistemática para atender seus objetivos.
Note-se que uma organização só pode existir quando nela há pessoas que estão
dispostas a se comunicar e agir em conjunto para cumprir a missão. As
organizações operam por regras que foram estabelecidas para concretizar os
propósitos. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros
equipamentos, recursos, normas e procedimentos. Então é o resultado da combinação de todos estes elementos
orientados a um objetivo comum.
Programa 5 S:
SEIRI: que
corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
SEITON: que
significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.
SEISO: que
significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
SEIKETSU: que
significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que
as etapas anteriores retrocedam.
SHITSUKE: que
significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido
pelo grupo.
Os cinco S devem
ser praticados de forma sistemática e contínua e ser resultado do consenso do
grupo envolvido neste processo.
Estrutura Organizacional: Trata da forma como a organização
será racionalizada, seus métodos e estruturação para agir.
Organização na empresa: é a
função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias
para atingir os objetivos da empresa, envolve a reunião de pessoas e recursos
empresariais sob a autorização de um chefe. A organização precisa lidar com
pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. Para que os
objetivos sejam alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente,
as atividades precisam ser ser adequadamente agrupadas e a autoridade
convenientemente distribuída.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE
ORGANIZAÇÃO
A
organização administrativa deve basear-se em cinco princípios de organização:
a) Princípio da
Especialização:
A organização
deve fundamentar-se na divisão do trabalho que provoca a especialização das pessoas
em determinadas atividades e produz um incremento da quantidade e qualidade de
trabalho executado.
b) Princípio da Definição
Funcional:
O trabalho
de cada pessoa, a atividade de cada órgão e as relações de autoridade e
responsabilidade devem ser claramente definidos por escrito. As empresas
utilizam o
organograma, a descrição
do cargo ou o Manual de Organização para atender ao princípio da definição
funcional, deixando claro a posição de cada pessoa ou órgão na estrutura organizacional
da empresa.
c) Princípio da Paridade
da Autoridade e Responsabilidade:
A
autoridade é o poder de dar ordens e exigir obediência do subordinado, e
responsabilidade é o dever de prestar contas ao superior. O princípio da
Paridade salienta que deve haver uma correspondência entre o volume de
autoridade e de responsabilidade.
d) Princípio Escalar: Cada
pessoa deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui
autoridade. Refere-se à cada cadeia de relações diretas de autoridade de um superior
para um subordinado em toda a organização, desde a base até a cúpula, onde
geralmente está o chefe principal como autoridade máxima.
e) Princípio da Funções de
Linha e de Staff: Deve-se
definir, da maneira clara a quantidade
de autoridade atribuída a cada pessoa ou órgão, a natureza dessa autoridade; a
distinção entre as funções de linha e de staff dentro da empresa. As funções de
linha são aquelas diretamente ligadas aos objetivos
principais da empresa; as funções de staff são aquelas que
não se encontram diretamente ligadas àqueles objetivos.
COMPONENTES DA ORGANIZAÇÃO:
1. TAREFAS: O que tem
que ser feito.
2. PESSOAS: Quem
fará.
3. ÓRGÃOS: Onde se faz.
4. RELAÇÕES: Com quem
se conecta interna e externamente, pessoalmente e complementarmente recursal.
“A mente
consegue mover-se, quase que ilimitadamente, por onde a matéria jamais o
conseguirá, a não ser virtualmente. (EM).”
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