ESTRATÉGIA
Para enfrentar e superar, vitoriosamente,
problemas, obstáculos, adversidades e outras batalhas vivenciais são fundamentais
o conhecimento de causa e o emprego de estratégias, adequadas e compatíveis
para cada situação específica, com competência e habilidade.
Conceito: Estratégia: do grego stratègós, exército, comando, a
arte do general, o comandante militar. Variações: strategicós, stratégema, stratiá, stráutema,
stratégion. Significa plano, método, estratagema
para alcançar determinada propositura vitoriosa.
Empresarialmente é a forma de pensar no futuro, integrada no
processo decisório, com base em um procedimento formalizado para atingir
resultados positivos.
O pensamento
estratégico é essencial para a tomada de decisões exitosas em todas as
situações. Isto envolve: diretrizes, objetivos, táticas, metas, planos,
programas, mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, resultados,
adequação organizacional, padrões, integração.
Análise, formulação e implementação da
estratégia:
>Estabelecer a estratégia
para em determinado tempo, enfrentar e superar, vitoriosamente, problemas,
obstáculos, adversidades e outras batalhas vivenciais, doravante tratados como “inimigo”.
>Conhecer o mais profundamente possível o “inimigo”, os
seus pontos fracos e o seu poderio. Além do cenário onde será travada a batalha
visando à vitória e o seu desfecho.
>Conhecer os nossos pontos
fortes, pontos fracos, o nosso potencial resolutivo.
>Criar a estratégia de combate, estruturada de fora para
dentro; com informações detalhadas e válidas sobre o “inimigo”.
>Agir de forma a cercar,
enfraquecer, encurralar o “inimigo”; cerceando todos os seus espaços de
manobra.
>Utilizar táticas e
técnicas com criatividade, inovação e características diferenciais, com foco na
vitória; mas atenção à cada passo e procedimentos adequados para àquele momento de ação.
>Não concorrer com o “inimigo”,
procurar tornar irrelevante o seu poderio, deixando-o impotente. Utilizar
contra ele instrumentos superiores aos seus.
>Procurar se munir de referenciais exitosos e
indicadores de experiências bem sucedidas em estratégias de subjugação do “inimigo”.
>Abandonar estratégias,
que embora tenham resultado em sucesso, já não atendem à demanda atual.
>Aproveitar os obscuros para enxergar oportunidades de
sucesso no enfrentamento do “inimigo”.
>Aprender com cada embate,
aplicando as lições no próximo confronto, cada vez com mais habilidade e precisão.
Minimizando ao máximo às causas geradoras de situações adversas.
>Estabelecer estratégias
eficazes, acreditar nas possibilidades de superação e persistir até atingir o
resultado esperado; mesmo diante de alguns obstáculos e necessidade de revisão
do planejado.
>A estratégia deve compreender: o “inimigo” a ser combatido,
o seu poderio, aonde, com que instrumentos, em que tempo, com que medidas, para
que objetivo, a que custo e para grau de satisfação.
“O planejamento é um
processo, onde se lança uma visão ao futuro desejado e volta-se ao presente,
para construir os passos para fazer o caminho apropriado de ida ao futuro que
foi vislumbrado. (EM).”
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