quinta-feira, 11 de abril de 2013

PARA NEGOCIAR COM SUCESSO





PARA NEGOCIAR COM SUCESSO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Um negócio implica em apresentação de idéias, produtos, serviços e propostas entre as partes negociantes, como um bom acordo para ambas as partes. Empreendedores e investidores buscando investimentos, atentos às oportunidades do mercado. Com o pressuposto de que o sucesso da investida está em saber negociar.
A estratégia negocial eficaz compreende procedimentos fundamentais expostos a seguir:
1-No momento de negociar: apresentar idéias e propostas concretas. Mantendo-se focado nelas, diante de eventuais objeções.
2-Não estabelecer um valor muito alto. Mas, estabelecer qual será o valor mínimo já no começo do negócio e o valor teto para a proposta, iniciando as negociações por aí.
3-Não solicitar um Termo de Confidencialidade para expor a idéia. Confiar  que ela vem  acompanhada de alto poder de realização, pelo seu potencial único de fazê-la funcionar.
4-Fazer o máximo com o mínimo. Um negociador é mais do que apenas um ofertante. Evitar a tentativa de impressionar, achando que vai causar boa impressão. O investidor está interessado no resultado que espera daquilo que deseja adquirir, ou lhe é ofertado. Antes do preço, apresentar todas as virtudes e vantagens do negócio; incluindo o que diferencia o produto e a proposta em relação à concorrência e as inovações tecnológicas.
5-Desenvolver a capacidade de se manter em equilíbrio emocional em ambientes hostis, reuniões em local desagradável, diante de  investidor áspero, descortez, detalhista ou mal humorado.
6-Preparar toda a documentação a ser submetida à outra parte, como proposta; envolvendo todos os setores institucionais e ler atentamente todo o seu processo, como forma de chek list.
7-Ao negociar, um negociador competente e capaz, procura preservar e valorizar o seu capital, ponto comercial e analisar as perspectivas da cidade ou da região, a localização, a visualização, as vias de acesso, o conceito do local, os serviços púbicos, a ausência de riscos de inundações, a topografia, o prazo para entrega, o tráfego, a posição solar, os estacionamentos, as possibilidades de expansão e outros aspectos intervenientes que devem ser enaltecidos, valorizados e considerados ao apresentar a proposta.
8-Preferencialmente fechar os negócios no ato; capturando oportunidades; preestabelecendo alternativas de decisão para as variáveis circunstanciais; criando necessidades para o investidor; passando-lhe a segurança de credibilidade institucional e demonstrando conhecimento de causa da fatia de mercado de atuação e a configuração de procedimentos com o paradigma de planejamento e organização.
9-O negociador preparado sabe distinguir entre comprador e investidor e sempre fará os negócios procurando atentar para as demandas de capital Institucional e a capacidade de honrar os compromissos assumidos.
“Não confie só na mente. Registre formal,  sistemática e comprobatoriamente todos os atos e fatos. (EM).”

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