NEGÓCIOS
O Sistema de Negócios pode ser significativamente aprimorado, com a
prática de algumas estratégias, tais como:
1-Ao propor uma transação já no primeiro contato definir as
condições, características do objeto a ser negociado e principalmente, fixar o valor
a ser pago.
2-Executar a venda de bens
produzidos, de imóveis
construídos, por um preço que cubra o seu custo, encargos transacionais e uma
folga para eventualidades, evitando prejuízos, em função da falta de
previsibilidade; que acabarão por descapitalizar o empreendimento.
3-Nunca negociar com
condições do tipo: “a combinar”, “faça a sua proposta”, ou qualquer
termo vago, que permite proposições pouco interessantes.
4-Falar do que está à venda, de maneira positiva, mostrando que tem
qualidade e agrega valor, como se estivesse colocando uma moldura que valoriza
ainda mais uma obra de arte, mas sempre evitando o palavreado vulgar.
5-Na negociação entender a diferença entre
comprador e investidor; sem qualquer demérito, mas pensando em liquidez. O
primeiro procura condições compatíveis com a sua renda, o segundo tem
experiência mercantil e dispõe de recursos para aplicar especulativa e imediatamente.
6-Ao fornecer à
solicitação de um orçamento, para a execução de um serviço, obra ou
fornecimento de bens, além das informações básicas, sempre fixar as condições
de preço à vista, em parcelas e o valor total; antecipando com isto uma futura
negociação e os termos da sua contratação.
7-Quando a negociação não for com pagamento à vista; estabelecer
um valor de entrada, cujo percentual, já recupere em parte o custo de produção
ou aquisição.
8-Deve ser evitado, em um negócio que envolva a entrega do objeto
posteriormente, ou cuja venda não seja à vista, receber como entrada veículos,
imóveis ou materiais, cuja liquidez ou aplicação demandem procura ou muito
tempo. Isto acarreta perda da capacidade de gerar capital de giro.
9- A negociação é um processo onde duas partes fazem um acordo, que gera
benefícios recíprocos; com base em ética,
honestidade, flexibilidade e
confiança. Para obter o sim da outra parte é fundamental ouvir e entender as suas
expectativas.
10-A negociação deve ser
desenvolvida em etapas: planejamento, preparação, apresentação da proposta,
esclarecimento, troca de proposições e acordo.
11-Qualidades e procedimentos necessários para um negociador:
* Excelente relacionamento interpessoal, simpatia e bom humor;
* Comunicar-se com linguagem clara, correta e atualizada, ouvir, diferenciar
franqueza de sinceridade. Expressar: Por favor, muito obrigado e
desculpe.
Atentar ao "olhar" do interlocutor, olhar nos seus olhos; No telefone, ser rápido e objetivo. Durante a negociação não ligar ou atender o telefone fixo ou celular; não permitir entradas e interrupções de terceiros, recepcionistas ou afins;
Atentar ao "olhar" do interlocutor, olhar nos seus olhos; No telefone, ser rápido e objetivo. Durante a negociação não ligar ou atender o telefone fixo ou celular; não permitir entradas e interrupções de terceiros, recepcionistas ou afins;
* Adotar uma postura compatível e uma aparência pessoal agradável,
sempre com atitude proativa, objetividade
e clareza;
* Criatividade, ousadia, idéias,
novos modos de fazer e agir, alternativas e soluções;
* Nunca criticar concorrentes, outros
produtos, serviços, profissionais, metodologias ou tecnologias;
* Estabelecer metas factíveis e agir para atingi-las sinergeticamente;
* Ter habilidade para tratar adequadamente com todo o tipo e estilo de
negociador. (Diante de um negociador agressivo: manter uma
conduta tranqüila, Cortez, clara e honesta,
não se intimidando com as pressões; deixando sempre uma ótima impressão..
Caloroso - É amigo e simpático. Enfatiza metas comuns, é construtivo, otimista
e paciente. Não estabelece claramente o que pretende. É inseguro e reclama
muito.
Como agir: seja caloroso e sensível, contribuindo para melhorar os relacionamentos e pensando sempre no melhor para ambas as partes.
Como agir: seja caloroso e sensível, contribuindo para melhorar os relacionamentos e pensando sempre no melhor para ambas as partes.
Racional - Apega-se aos acontecimentos. É frio e pouco
comunicativo.
É persistente.
É persistente.
12-O negociador tem que estar informado sobre a forma de documentar
cada operação negocial. Para mercadorias, veículos e móveis: Nota Fiscal. Para
imóveis territoriais e prediais: Escritura e Matrícula no CRI. Para veículos já
emplacados: Documento Único para Transferência (DUT).
13-O negociador tem que ter uma atitude
positiva, otimista, engajada e
feliz; porque as pessoas gostam de estar perto de pessoas felizes. Ter uma base sólida de conhecimento
Ser um eterno aprendiz; perguntar o que não sabe, a aprender a ouvir. Ter a consciência de que em tudo sempre há risco e que este pode ser utilizado estrategicamente. Deve zelar pela sua integridade e reputação. Deve cercar-se de pessoas inteligentes e com valores fortes, intercambiando conhecimento e experiência.
14-Cabe ao bom negociador a capacidade de captar as oportunidades que estão no mercado e poucos as visualizam. Lembrando sempre que tudo o que se conquista tem um preço a ser pago e um esforço a ser aplicado. Fazer que o primeiro negócio seja motivo para negócios sucessivos, com o mesmo negociador.
Ser um eterno aprendiz; perguntar o que não sabe, a aprender a ouvir. Ter a consciência de que em tudo sempre há risco e que este pode ser utilizado estrategicamente. Deve zelar pela sua integridade e reputação. Deve cercar-se de pessoas inteligentes e com valores fortes, intercambiando conhecimento e experiência.
14-Cabe ao bom negociador a capacidade de captar as oportunidades que estão no mercado e poucos as visualizam. Lembrando sempre que tudo o que se conquista tem um preço a ser pago e um esforço a ser aplicado. Fazer que o primeiro negócio seja motivo para negócios sucessivos, com o mesmo negociador.
15-O negociador imobiliário, tem que aprimorar o domínio deste
segmento do mercado, as suas ocorrências e intercorrências, tais como:
imóveis na planta,
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riscos ou problemas
posteriores, demora ou atraso na entrega de imóveis, embargo da obra, falência
da construtora, análise da oferta, localização dos imóveis, regime de
construção, condições oferecidas, prazo para o início e o término da obra,
multa por atraso na entrega. No caso de imóveis usados: verificar estado de
conservação, o estado das áreas comuns, hall social, garagem, área de lazer,
fachada, conservação do edifício, partes elétricas e hidráulicas, abrir torneiras, ligar interruptores, testar tomadas, descargas, infiltrações,
preço do condomínio, informação de vizinhos,
porteiros.
16-A negociação se torna mais eficaz, quando
feita negociador “cara a cara” com negociador, com fechamento no primeiro
contato, com a confirmação da conformidade das partes e ratificação de que nada
mais têm a reclamar. Evitar negociação por telefone ou outra, pois isto tende à
protelação ou informação insuficiente. O outro negociador precisa de informações
sobre o objeto ou serviço, valores, condição de compra deseja conhecer a pessoa
com quem negociar, para atuar como parceiros, onde o “ganha-ganha” é o
resultado final. Estabelecendo um clima de confiança, respeito e cumplicidade.
Sendo cortês, educado e colocando-se numa postura de igual para igual, nunca
superior e construindo disto, uma parceria estruturante.
17-Antes do primeiro contato, o negociador capacitado deve pesquisar
buscando informações, quão aprofundadas
possíveis, sobre a outra parte com quem
pretende negociar. Enfatizando a necessidade de desenvolver a capacidade de
interpretação visual e postural do outro negociador, para tirar algumas
conclusões ao seu respeito; porque ninguém consegue esconder totalmente o que
se aloja em seu interior, ou seja, o que
realmente é.
18-Estar bem informado, do que está querendo negociar, das suas
características, das suas condições
atuais e tudo o que lhe é inerente, é
indispensável que o negociador competente conheça. Também, porque está negociando determinada coisa,
para que objetivo, onde pretende aplicar
os recursos redundantes desta operação e da sua implicação como fato resolutivo
de uma problemática. Para obter descontos use sua competência negocial apenas,
com recursos e artifícios criativos, inteligentes e qualificados, que ajudem o
interessado a decidir-se. Não apele para argumentos pífios, de mau gosto e
falta classe. Não deixando uma impressão negativa junto ao um possível
parceiro.
19-O negociador deve manter uma postura de flexibilidade, quando os argumentos
se esgotarem, agradecer e afirmar que é de seu interesse uma futura
parceria em outra oportunidade. Usar de empatia o tempo todo, em uma mesa de
negociação.
“Quem é bom, é bom; quem não
é bom, não fica, só disfarça! (EM).”
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