sexta-feira, 24 de maio de 2019

PERSONALIDADE


PERSONALIDADE
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento da pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir. Personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros. Personalidade é a construção psicológica que aborda o conjunto das características marcantes de um indivíduo. É a série única de sistemas psicofísicos que determina a maneira de pensar, de sentir e de agir. É a força ativa que determina a relação entre o indivíduo e as demais pessoas e sociedade, através de sua própria individualidade pessoal e também social. Personalidade do Latim personalitas, de personalis, que significa relativo a uma pessoa. De modo geral, a personalidade é o termo utilizado para se referir a qualquer peculiaridade de uma pessoa, fazendo com que este aspecto o faça ser diferente dos outros, caracterizando-o como um ser humano único e exclusivo.
Aspectos gerais: A personalidade tem várias facetas que influenciam as atitudes de cada pessoa. A forma física pode influenciar na autoestima, de maneira positiva ou negativa alterando o comportamento e a percepção que a pessoa tem de si. O temperamento é responsável pelo comportamento afetivo, excitação e atenção. A personalidade é influenciada pela inteligência e criatividade. Ensejando que se consiga encontrar soluções diferentes para as coisas. Gerando competência social, com capacidade de defender ou impor interesses e de construir relacionamentos. A personalidade é ligada à postura de valores, à tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade, ou a honestidade, como desejável ou não. As pessoas de postura curiosa valorizam as novidades. As ansiosas valorizam a segurança. A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela autoestima, o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental. Cada pessoa possui sua maneira de ser, seu caráter que é exibido através da personalidade. A personalidade de um indivíduo só é realmente conhecida quando se dedica um tempo para tal propósito, em um relacionamento onde seja possível conhecer seus pontos de vista, seus valores, seu modo de ser e suas atitudes. Conhecer a personalidade de alguém é algo complexo pela evolução constante que todo ser humano passa. A formação da personalidade envolve muitos fatores internos e externos. A formação recebida, a influência da família durante a infância, o meio social de cada indivíduo. A personalidade está intimamente ligada com as ações, pensamentos e sentimentos do indivíduo. Personalidade é a pessoalidade, a qualidade ou estado de existir como pessoa; são as características próprias e particulares que podem definir moralmente um indivíduo. São os traços próprios que distinguem algo ou alguém de outra coisa ou pessoa.
Personalidade jurídica: É a aptidão para ser titular autônomo de relações jurídicas. É inerente à capacidade jurídica ou capacidade de exercício de direitos, sendo que a capacidade jurídica e a capacidade de exercício de direitos são conceitos distintos.
Personalidade esquizoide e histriônica: São transtornos da personalidade. No caso da personalidade esquizoide a pessoa revela pouca vontade de se relacionar socialmente, muitas vezes se isolando. O transtorno da personalidade histriônica é caracterizado por uma dramatização excessiva, necessidade de ser o centro da atenção e comportamentos provocantes em termos sexuais.
Extensão do Termo Personalidade: Também pode se referir a uma celebridade ou a alguém que possui relevância tanto na área social como na cultural, artística, política entre outras. A personalidade está relacionada com a imagem, isto é, é um aspecto de um indivíduo que demonstra ou se assume publicamente.
Na Psicologia: Existe a área de estudo chamada “Psicologia da Personalidade” que tem como objetivo estudar e procurar explicações sobre as particularidades humanas que influenciam o comportamento de cada indivíduo. Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, a individualidade pessoal e social de alguém. É uma organização, não uma aglomerado de partes soltas; é dinâmica, não estática, não imutável; é uma força ativa que ajuda a determinar o relacionamento da pessoa com o mundo que a cerca; mostra-se em padrões,  através de características recorrentes e consistentes; expressa-se de diferentes maneiras: comportamento, pensamento e emoções. São as particularidades pessoais duradouras, não patológicas e relevantes para o comportamento de um indivíduo em uma determinada população.
Traços de Personalidade: São relativamente estáveis no tempo; As diferenças interpessoais são variações frequentes e normais. A personalidade é influenciada culturalmente, tem original etimologicamente uma configuração de máscara.
Forma física e personalidade:
->Tipo longilíneo ou leptossômico: de corpos delgados, ombros estreitos, peito aplainado, rosto alargado e estreito, membros longos e delgados. Teria uma maior tendência para a esquizofrenia e um temperamento mais sensível;
->Tipo atlético ou muscular: de sistema ósseo e muscular desenvolvidos, ombros largos, cadeiras estreitas e pescoço grosso. Teria tendência para a epilepsia e um temperamento intermediário entre os outros dois;
->Tipo brevelíneo ou pícnico: de rosto arredondado, abdome saliente, membros curtos. Tenderia à ciclotimia e a um temperamento mais tranquilo.
A possibilidade de haver uma real relação entre forma física e características psicológicas não é improvável. A forma física pode, através de um processo de auto percepção, ser considerada positiva ou negativa e, assim, influenciar a autoestima, influenciando assim os traços de comportamento; pode ainda ser influenciada pela percepção que a pessoa tem de si, influenciar os motivos e interesses da pessoa, influenciando assim também as tendências de comportamento da pessoa. Não apenas a auto percepção pode influenciar a autoestima e os interesses de alguém; o juízo de outras pessoas e a reação destas desempenham também um importante papel nesse processo, de forma que as características de comportamento estáveis, a personalidade, são influenciadas indiretamente e de quatro maneiras diferentes pela forma física.
Temperamento: designa as disposições do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente as ligadas aos "três As da personalidade": afetividade, ativação (excitação) e atenção.
Competências ou habilidades: são traços da personalidade que exprimem a capacidade de alguém de alcançar determinada realização ou desempenho.
Inteligência: é um construto complexo que descreve a capacidade intelectual do indivíduo.
Criatividade: a capacidade de pensar divergentemente, de encontrar soluções diferentes e novas para um problema, em oposição ao pensamento convergente que encontra soluções para problemas para os quais há apenas uma resposta correta.
Inteligência emocional refere-se sobretudo a determinadas competências no lidar com emoções que, apesar de serem estáveis na personalidade do indivíduo, costumam variar de acordo com as emoções envolvidas.
Postura: tendência individual de se julgarem determinados objetivos ou disposições de ação como desejáveis ou indesejáveis.
Atitude: designa as particularidades individuais na valoração de objetos específicos, quer da percepção, quer da imaginação. As atitudes influenciam não o comportamento diretamente em uma dada situação, mas o comportamento em uma série de situações diferentes.
Disposições ligadas à própria pessoa: referem-se à tendência de a pessoa ver e julgar a si mesma em determinadas situações. Tais disposições usam os conceitos de si mesmo na primeira pessoa (Eu) e na terceira pessoa (Mim). Eu designa a instância interna da pessoa que é responsável pela ação e pelo conhecimento; mim (inglês me) (ou si mesmo quando dito na terceira pessoa) designa a parte interna da pessoa que é objeto do conhecimento, ou seja, aquilo que eu sei sobre mim.
 Bem-estar: designa a parte subjetiva da saúde mental. Apesar de ser também influenciado por fatores externos ao indivíduo e de suas capacidades, o bem-estar representa também um determinado traço da personalidade relativamente independente de tais fatores.
Personalidade Borderline: padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, além da impulsividade acentuada, que aparece no início da vida adulta da pessoa, e se faz presente em diferentes contextos. A pessoa com transtorno de personalidade borderline se caracteriza, sobretudo, por sofrer de grande instabilidade emocional, desregulação excessiva da capacidade afetiva, sentimentos intensos e polarizados, medo do abandono. Atos autolesivos, tentativas de suicídio e sentimentos profundos de vazio e tédio são alguns dos comportamentos vivenciados pelos indivíduos que sofrem com o transtorno de personalidade borderline.
Personalidade Forte: personalidade resiliente, tem seus significados ligados à inteligência emocional. Uma pessoa de personalidade forte seria aquela com uma capacidade bem desenvolvida de gerir as próprias emoções, e de encarar os obstáculos da vida como desafios a serem superados.
Personalidade madura: tem aquela pessoa que consegue viver seus processos emocionais; é aquela que tem respostas adequadas para um momento.
“Para chegar tem que partir; para partir precisa decidir, tomar atitudes e dispender esforço continuado; a vitória da chegada é proporcional ao esforço aplicado para vencer os obstáculo de maneira eficaz e rápida. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário