terça-feira, 7 de maio de 2019

PARA VENCER O DESÂNIMO


PARA VENCER O DESÂNIMO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Para vencer o desânimo e construir o ânimo é necessária a mudança de atitude e a prática de ideias eficazes, resolutivas, estimuladoras e motivadoras pessoais.
As estratégias que levantam o ânimo são provocativas e desafiam a nossa maneira de pensar e nos fazem pensar positivamente. Com o objetivo de causar uma mudança de perspectiva que nos faça enxergar as coisas por outro ângulo. Ampliando o alcance da nossa visão.
Pessoal e individualmente não somos o centro do Universo. Precisamos pensar em nós, mas também, solidariamente, nas outras pessoas. Sempre procurando ser útil e ajudar no que podemos, aos demais necessitados. Isto evita a autocomiseração e constrói a cativação perante os ajudados.
Não devemos tentar resistir ao momento em que estamos existindo. Alimentar o desejo de estar em outra situação ou lugar. Como se isto resolveria tudo. Isto é um desejo utópico e ilusório. O foco deve sempre estar no presente. Para realizar os sonhos, que são algo positivo é preciso sonhar com os pés no chão e agir, trabalhando muito, insistindo e perseverando com esperança.
Se não nos permitimos viver uma situação desconfortável, também não nos permitimos superá-la. O estado de desânimo e preguiça não existia antes e nem continuará existindo eternamente. Trata-se de um estado transitório: suporte-o e deixe-o ir embora.
Existe melhor aquele que consegue sentir-se satisfeito estando onde está no momento em que está. Existe frustrado aquele que está sempre desejando algo diferente do que possui no momento. Se usarmos o nosso tempo e energia para pensar em tudo o que poderia ser e não é, estaremos construindo na nossa cabeça um cenário cada vez mais deprimente e opressor. Estejamos presente e vivamos o presente. É preciso existir para superar.
Nós não somos apenas o que acreditamos ser. Todos nós temos uma imagem muito bem formada de nós mesmos, uma autoimagem que nos diz o tipo de pessoa que “somos”. Acreditamos tanto nessa visão que nos sentimos mal quando ela é ameaçada.
Acreditamos que podemos ser motivados. Mas quando a desmotivação nos visita, sentimos que algo está muito errado.
Acreditamos que somos produtivos. Mas quando a falta de ânimo para produzir aparece, vemos isso como algo inaceitável.
Acreditamos que somos bons. Mas ao receber críticas que expõem com clareza os nossos defeitos de caráter, ficamos tristes.
A verdade é que nós não somos apenas o que acreditamos ser.

Nós somos o que acreditamos ser, o contrário do que acreditamos ser e muitas outras coisas.
Nós não somos sempre motivados, produtivos e bons. Muitas vezes seremos o oposto de tudo isso: desmotivados, improdutivos e inclinados ao mal.
Apenas, precisamos aprender a perceber isso e ampliar essa autoimagem que construímos e carregamos dentro de nós.
Cada dia de existência é um presente. Um dia a mais é um dia a menos. A inteligência é existir a cada dia da melhor maneira possível. Reclamar não ajuda em nada. Se colocarmos a nossa cabeça no lugar e canalizar as suas energias para encontrar caminhos que nos levem para fora da confusão de sentimentos,  ficaremos surpresos com a velocidade com que as coisas podem mudar.
O desânimo é um sinal de que alguma coisa precisa mudar. O sucesso e a felicidade estão relacionados à habilidade de dominar a mente e direcioná-la para os pensamentos corretos. Pessoas realizadas e bem-sucedidas atingem seus objetivos porque conseguem impedir a falta de energia desviando o foco e se concentrando no que realmente importa.
->Sejamos gratos pelo que temos.
->Vivamos o agora: Prender-se ao passado e se preocupar demais com o futuro também são fatores relacionados ao desânimo.
->Concentremo-nos no que podemos fazer. Se concentrar somente naquilo que depende de nós.
O Desânimo desconecta o indivíduo do seu interior. O nosso interior é o que realmente somos!
A construção do Estado de ânimo:
->Um dia de cada vez.
->Envolver-se com positividade.
->Criar um quadro de visão gratificante.
->Ter metas inspiradoras.
->Criar auto recompensas.
->Acreditar em si próprio.
->Conhecer os próprios atributos positivos.
->Reconhecer o próprio progresso.
->Ser gentil consigo mesmo.
->Não se compare com os outros.
Contribuem para o Ânimo: a motivação, o estímulo, a crença, o prazer, a alegria, a gratidão, o reconhecimento, a saúde, o trabalho, o amor, a bondade, a cortesia, a amizade, o apoio, a aprovação e tudo o que é edificante...
“Se temos que fazer algo, façamos agora. Depois pode se tornar nunca! (em).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário