quarta-feira, 21 de outubro de 2015

QUANDO A RESOLUÇÃO PARECE IMPOSSÍVEL

QUANDO A RESOLUÇÃO PARECE IMPOSSÍVEL
Para todos, em momentos existenciais variados, ocorrem situações problemáticas, que se afiguram impossíveis de se resolver. Parece que tudo perde o sentido lógico.
As pessoas são acometidas de um estado de depressão profundo perdem a alegria de viver. Instala-se a angústia, a ansiedade e o medo.
A existência do individuo, lhe sujeita aos prazeres e desprazeres. Mesmo que se apele para a razão, as emoções repercutem com mais intensidade. Existe certa lógica no fato da ocorrência de problemas; assim como tudo se  movimenta, se transforma, se defasa, se recicla, se aprofunda, evolui e involui e  o que foi  é o que há de ser e o que se fez, se tornará a fazer.
Este quadro real de problematização não pode ser erradicado, é um inerente contextual do processo existencial, precisa ser superado, em cada circunstância, com atitudes de suplantação soerguedora e provedora de ânimo para prosseguir a senda existencial, como a seguir se referencia:
>Quando a impossibilidade se configura,  resta-nos o fator gerador da esperança: a fé, que nos faz vislumbrar a possibilidade, nos faz resistir, esperando que o cenário possa ter um novo sentido, capaz de nos fazer prosseguir.
>A felicidade não é a ausência de problemas, mas a nossa capacidade de lidar com eles. Devemos olhar para o que temos, em vez de olhar para o que perdemos. Porque não é o que nos é tirado o que realmente importa, é o que fazemos com o que nos resta.
>A dor, também, faz parte do nascimento e do crescimento.

>Às vezes algumas portas se fecham, mas somente porque é hora de seguir em frente. Muitas vezes, não seguimos em frente a menos que as circunstâncias nos obriguem. Em momentos de dificuldade, lembremo-nos que nada acontece sem um propósito. Todo o grande sucesso requer um esforço digno da sua qualidade de conquista. A colheita exige tempo, paciência, perseverança e labuta, com pensamento positivo influenciador magnetizante-imantador.
 >Tudo, a rigor, é transitório. Significa que tudo passa, que tudo passará. O que é positivo ou negativo tem o seu momento de clímax, apogeu ou critico, depois termina. Nada, existencialmente considerando, dura para sempre. Se as circunstâncias são favoráveis, aproveitemolas, não vai durar para sempre. Se o quadro é obscuro, não nos desesperemos, também passará. Cada momento é um novo começo, para um novo final. Temos uma oportunidade a cada segundo. Façamolas cada vez melhor que a última vez.
>Ficar preocupando e reclamando não muda nada. Aquele que se queixa demais usufrui da escassez. É sempre melhor, na busca do sucesso, tentar fazer algo grande e falhar do que não tentar fazer nada. Se acreditamos em algo, busquemos, incessante e tenazmente, à sua concretização. Não deixemos que as sombras do passado escurecerem a porta do nosso futuro. Tomemos atitude, usemos o que sabemos para melhorar a nossa forma de existência. Mudança é olhar para frente e para o alto e avançar confiantemente rumo ao sucesso.
>A verdadeira felicidade começa a chegar, somente, quando pararmos de reclamar sobre os nossos problemas e começarmos a ser gratos por todos os problemas que não temos.
>As nossas cicatrizes são os símbolos da nossa força. Não tenhamos vergonha das cicatrizes que a existência nos deixou. A cicatriz significa que a dor já passou e a cura aconteceu. Que vencemos a dor e aprendemos uma lição, ficando mais forte para seguir em frente. Não podemos fazer as cicatrizes da nossa existência desaparecer, mas  podemos mudar a maneira de enxergá-las. Vendo as mesmas como um sinal de força e não de dor.
>Cada pequena conquista, cada mínimo feito é um passo à frente. A paciência não é só esperar, mas a capacidade de manter uma atitude positiva enquanto se trabalha arduamente para conseguir realizar os sonhos. Se estivermos tentando, vamos até o fim. Não se ganha nada com o simplesmente começar. Se quisermos, de fato, vamos fazer apesar das probabilidades de fracasso. E a cada passo vamos nos sentir melhor; percebendo que a luta não é o que encontramos no caminho, mas sim o próprio caminho. Não há melhor sensação no mundo, do que saber o que significa estar vivo.
>A negatividade das outras pessoas não é problema nosso. Mantenhamo-nos positivos quando a negatividade nos rodear. Direcionemos o foco no entusiasmo. Independentemente dos outros sejamos sempre o que somos, com originalidade, princípios, moral, ética e convicções edificantes. Nunca deixando a amargura nos invadir. Não mudemos apenas para impressionar a outrem. Mudemos porque nos faz uma pessoa melhor e nos leva para um porvir alviçareiro.
>O que está destinado a ser, eventualmente o será. Há bênçãos invisíveis em todas as lutas que enfrentamos, mas precisamos abrir a nossa mente para vê-las. À medida que se exercita este processo mental positivo, começa a ser gerado ferramental de grande valia e efeito emocional animativo e superativo. Apagando o acesso da duvida, da insegurança e da falta de determinação para tomar atitudes e agir. Só chegaremos ao ponto desejado, se efetivamente, é o que queremos e vamos caminhar para conseguir, passo a passo, até o último passo, aquele da chegada ao ápice.
>O mais recomendável é seguir em frente. Não temendo se levantar quando cair. Encontrando a coragem de se sentir diferente, de se sentir melhor. Encontrando motivação. Sendo forte quando as coisas ficarem difíceis. Lembrando-se de que o Universo e o Cosmo estão sempre fazendo o que é certo. Reconhecendo quando estamos errados e aprendendo para não errar mais. Olhar para o passado e ver o quanto evoluímos, e tendo das nossas conquista e valor pessoal. Doemos mais, ajudemos mais, sejamos solidários e Compartilhadores edificantes. Basta sermos nós mesmos.
>Quando tudo parece não ter mais jeito, quando não se sabe mais o que fazer, os problemas são como tempestades, surgem por todos os lados, Crer! Naquele que pode mudar toda essa situação: Deus, pela intercessão eficaz de Jesus e o Infinito Poder do Espírito Santo, completado pelo Ministério dos santos Anjos.
>Enquanto a pessoa existir sempre haverá: hoje e amanhã; agora e depois; presente e futuro. “O DIA DE AMANHÃ SURGE RENOVADO, COM NOVAS PERSPECTIVAS, A MENTE DISPONIBILIZA NOVAS E CRIATIVAS IDÉIAS; O ÂNIMO SE RENOVA, A ESPERANÇA RENASCE E AQUILO QUE PARECIA  IRREFATÁVEL AGORA PARECE FACTIVEL.”
>Diante de fatos desesperadores, no pico da crise pessoal recomenda-se:
*Não ignorar o problema, reconhecer a sua existência, mas não a sua irresolutividade;
*Não tomar qualquer decisão precipitada;
*Nunca agir sob o impulso da emoção;
*Não espalhar o fato socialmente;
*Não tentar de imediato justificar-se, argumentar, acusar;
*Não atritar, ao contrário, manter um relacionamento harmonioso com as pessoas, especialmente próximas evitando descargas de mau humor; gerando solidariedade e reforço de energias solucionadoras da problemática;
*Quanto menos falar melhor; porque as palavras podem constituir fator agravante da situação; pois apanhadas fora do contexto podem gerar interpretações falsas e pelas palavras pode-se conseguir justificação ou condenação;
*Fazer com o  uso da razão e da lógica, uma análise e diagnóstico profundos da situação-problema e do seu histórico; preferentemente com apoio de pessoas confiáveis, sensatas e capazes;
*Elencar com apoio de outras pessoas ligadas, interessadas e intervenientes, o maior número possível de alternativas de solução viáveis para o problema; Fazendo mudanças imediatas e oportunas;
*Manter a organização de tudo, não perder o controle e domínio da situação;
*Manter-se humilde, aberto à sugestões e ajuda, acreditar em superação, lutar, trabalhar e perseguir o objetivo, só mudar o método caso revele-se ineficaz;
*Nunca abrir mão de princípios e valores, mas reciclar-se para manter-se consentâneo com a época e condições para ser economicamente ativo. Assimilando as mudanças e renovando-se com a sua dinâmica;
*Ter a consciência de que: “NO MOMENTO MÁXIMO DA CRISE, DEVEMOS TIRAR O “S” DESTA PALAVRA E SEGUIR O QUE ELA RECOMENDA – “CRIE” – PORQUE, SE OLHARMOS COM ACUIDADE A SOLUÇÃO ESTÁ BEM PRÓXIMA.” “A PALAVRA CRISE, ETIMOLOGICAMENTE SIGNIFICA: JULGO, DECIDO.”;
*Tirar sábias e proveitosas lições, deste aprendizado vivenciado. “LEMBRANDO SEMPRE QUE O SUCESSO PERMANENTE, SEM  MUDANÇAS PODE SER UM INDICATIVO DE FRACASSO ÀS PORTAS.” “PORQUE  SABE CONSERTAR COM MAIOR COMPETÊNCIA QUEM JÁ ERROU.”;
* Implementar relações social estruturantes; não subestimar detalhes e tomar decisões sempre embasados em dados, nunca desconhecendo o problema e a realidade.
*Primeiro autoconhecer-se; banir os mecanismos de defesa e hábitos negativos que  estejam operando em nós, insistindo em achar que estamos sempre certos; sentirmos auto-comiseração; achar que a  culpa é de terceiros; desculpar os nossos próprios defeitos; ignorando os problemas e eles vão se tornando cada vez maiores e acumulados.
*Os nossos problemas são só nossos, cabe a nós resolvê-los.
*Cada indivíduo é único, o que o faz diferente, são as suas posturas, as suas atitudes, as sua decisões inteligentes e eficazes, no ato da solução dos seus problemas.
*A habilidade para resolver problemas é fator determinante e imperativo para um indivíduo. Os problemas são percebidos pelas pessoas de forma diferente. Devem-se encarar os problemas como oportunidades e forma de melhorar padrões existenciais, profissionais, operacionais, funcionais e similares. Uma ótima maneira de resolver problemas é a sua segmentação, isto é, dividir o problema em partes, resolvendo cada parte até atingir o todo.
*Dois critérios básicos devem ser respeitados para a solução de problemas: Primeiro procurar resolver os problemas pela sua ordem de importância, antes os essenciais depois os secundários. Depois  iniciar com a solução dos problemas a partir dos mais fáceis, para gradativamente resolver os mais difíceis e complexos.
> Aqui já começa a surgir uma luz de esperança:  “PORQUE ALGO SÓ É PROBLEMA SE TEM SOLUÇÃO.” “E TODO O PROBLEMA TEM SOLUÇÃO.” “E A SOLUÇÃO DO PROBLEMA ESTA DENTRO DELE MESMO.”
”Desvie o foco do tamanho do problema; focalize cada passo capaz de resolvê-lo e, de repente o problema desaparecerá. Os acontecimentos de sucesso, começam  por uma primeira decisão acertada e adequada à sua intencionalidade.(EM)”  







Nenhum comentário:

Postar um comentário