CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
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Em uma mesma organização coexistem diversos tipos
de conhecimento: tácito, simples, complexo, sistêmico, independente, humano e estruturado.
O
conhecimento e as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) contribuem
para o processo de criação de conhecimento; para potencializar os processos de inovação,
a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que
favoreça o relacionamento informal, criando um ambiente de sinergia e estímulo em
que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam
livremente compartilhados. Visa orientar as organizações para um melhor
alinhamento entre processos e estrutura com o fim de potencializar a criação de
ativos de conhecimento. No atual paradigma econômico tendo como principal fator
de produtividade e competitividade a capacidade dos indivíduos e das
organizações de gerar, processar e transformar informações e conhecimentos em
ativos econômicos
A habilidade para criar e utilizar conhecimento é
uma importante fonte de sustentabilidade e de vantagens competitivas para as
empresas.
Categorias de conhecimento
organizacional: O conhecimento apresenta uma forte dimensão tácita, sendo
visto como objeto que poderá encontrar-se fora do indivíduo, podendo ser
estocado, manipulado e transferido por meio de tecnologias de informação e de
comunicação (TIC). Está amplamente arraigado às práticas organizacionais. O
conhecimento é um objeto e um bem, nas empresas.
O papel do conhecimento na
transformação organizacional:
>Na
abordagem normativa o foco é a solução de problemas por meio de repositórios de
conhecimento. Difunde a noção do conhecimento como regras generalizáveis.
>Na
abordagem interpretativa o foco está no processo e nas práticas de trabalho,
enfatizando-se o princípio do conhecimento socialmente construído por meio da
interação entre os indivíduos. Defende a natureza dinâmica e situacional do
conhecimento; refere-se à gestão do processo de criação de conhecimento (SECI)
e não da gestão do conhecimento com igual sentido empregado pela abordagem
normativa.
>A informação é um conjunto de dados com
significado e o conhecimento é algo intrínseco ao ser humano e jamais se
poderia considerá-lo como dissociado de seu possuidor.
>O
conhecimento pode ser manipulado, estocado e comunicado por meio de TIC. Mais
profundo e rico, a partir da interpretação da informação e ancorado nas
experiências e nos valores.
>O conhecimento é externo e socialmente
construído. O conhecimento apresenta-se como regras e procedimentos generalizáveis.
Apresenta características situacionais e dinâmicas. O conhecimento é
inseparável da ação, sendo tanto input quanto output da ação.
>O
Conhecimento Organizacional sendo manifestado por importantes habilidades, as
quais compreendem os tipos de conhecimento tácito e explícito. O
conhecimento social é aquele que está presente nas relações entre indivíduos ou
entre grupos e arraigado em normas culturais. O conhecimento estruturado
é pertinente às rotinas, às regras, aos processos e aos sistemas
organizacionais. Este tipo de conhecimento é explícito e pode existir
independente dos indivíduos ou exteriormente a eles. O conhecimento simples
envolve menos incertezas causais, o que possibilita seu entendimento com uma
menor quantidade de informações factuais. O conhecimento complexo
apresenta mais incertezas causais e, por isso, demanda maior quantidade de
informações factuais para possibilitar a sua compreensão. O conhecimento
explícito pode ser formalizado em termos de dados, fórmulas científicas,
especificações ou manuais, sendo processado e transmitido de modo relativamente
fácil. O conhecimento tácito liga-se diretamente à pessoas e apresenta
difícil formalização, estando profundamente arraigado à ação, aos
procedimentos, aos valores e às emoções de cada indivíduo. reflete as
diferenças do conhecimento tácito e explícito, afirmando que o
ser humano sabe muito mais em relação ao que pode expressar. O sistêmico necessita ser descrito em relação
a um amplo corpo de conhecimento existente na organização.
Quatro amplas categorias
de conhecimentos que coexistem em uma organização:
>categoria 1
– conhecimentos e natureza explícita, simples, independente,
estruturada e humana; Abrange conhecimentos muito mais fáceis de serem
interpretados, sistematizados, comunicados e gerenciados;
>categoria
2 – conhecimentos de natureza explícita, complexa, sistêmica, estruturada e
humana;
>categoria 3 – conhecimentos de natureza
tácita, simples, independente, humana e social e,
>categoria 4 – conhecimentos de natureza tácita,
complexa, sistêmica, humana e social. Abrange conhecimentos mais difíceis de
serem sistematizados, comunicados e gerenciados.
Espaços de criação de
conhecimento:
>O tácito, de elevado valor para a organização é
fortemente relacionado à ação, aos procedimentos, às rotinas, às idéias, aos
valores e às emoções;
> O dinâmico criado a partir de interações
sociais entre indivíduos, grupos e organizações;
>O humanista essencialmente relacionado à ação
humana.
>Um ativo
importante de conhecimento de uma empresa é a capacidade de criar continuamente
novos conhecimentos em vez de estocá-los como uma particular tecnologia que a
empresa possui em determinado momento. Para o conhecimento, é mais do que saber
fazer; é saber como criar novas formas de fazer.
>O processo de
as organizações criarem conhecimento; Fazer a conversão de conhecimento; por
meio do qual o conhecimento é expandido qualitativa e quantitativamente, ocorre
deste modo: externalização (conversão de conhecimento tácito em conhecimento
explícito); combinação (conversão de conhecimento explícito em conhecimento
explícito) e internalização (conversão de conhecimento explícito em
conhecimento tácito).
>A rigor o conhecimento não existe, somente na
cognição dos indivíduos. Para que o processo de criação de conhecimento ocorra
efetivamente junto às organizações, é necessário um contexto específico em
termos de tempo, de espaço e de relacionamento entre indivíduos. Com relevância
do local, do espaço, da estrutura organizacional como um todo, que contribua
para a existência de uma efetiva plataforma de criação de conhecimento junto às
organizações. Para que uma efetiva e dinâmica de criação de conhecimento obtenha
êxito, a estrutura deverá ser flexível para encorajar a troca de conhecimento,
onde um efetivo processo de criação de conhecimento em que cada indivíduo de uma organização tem
acesso à informação apropriada, de elevada qualidade e no tempo em que a
decisão necessita ser tomada. Experiências e habilidades transmitidas
diretamente entre os indivíduos constituem a chave para que esse processo
aconteça. Os espaços de socialização são momentos nos quais emergem a
confiança, o comprometimento e a base para a criação de conhecimento entre
indivíduos dentro das organizações. Com espaços de sistematização, que consistem
na interação coletiva ou virtual.
Contribuições do processo
de Criação de conhecimento:
>Em cada
um dos grupos de espaços são criados determinados ativos de conhecimento, como
recursos específicos indispensáveis ao processo de criação de valor para a
organização. Eles são tanto inputs quanto outputs do processo de criação de
conhecimento organizacional, baseados em experiências, habilidades e know-how
de indivíduos; carinho, amor, confiança e segurança; energia, paixão; recursos
que possibilitam a sustentabilidade de vantagens competitivas das organizações,
conhecimento explicito articulado por meio de símbolos, imagens e linguagem, conceitos
de produtos, design e marca.
Esquema conceitual e
implicações
Decorrentes:
A partir da
análise integrada desses conceitos, evidencia-se que os ativos de conhecimento,
resultado da dinâmica de criação de conhecimento organizacional, são a essência
dos processos organizacionais de criatividade e inovação ou de solução de
problemas.
Os tipos de
conhecimento: tácito, explícito, simples, complexo, sistêmico e independente
coexistem em uma mesma organização. Conforme
as características organizacionais, como nível de desenvolvimento tecnológico,
tipo de produto ou serviço, nível de formação dos colaboradores, complexidade
dos processos, características do contexto ambiental e estratégias
organizacionais, alguns destes tipos de conhecimento podem apresentar uma
relevância maior em relação a outros.
Para que o
processo de criação de conhecimento obtenha êxito, é necessário um contexto
específico em termos de tempo, espaço e relacionamento entre indivíduos. A dimensão
dos espaços ou situações que permitem que o conhecimento seja socializado,
externalizado, sistematizado e internalizado, representa um lugar central no
processo de criação de conhecimento nas organizações. Alguns dos espaços devem ser
potencializados em relação a outros.
O conhecimento criado entre indivíduos e grupos,
transforma-se em um nível de conhecimento mais completo, profundo e
significativo.
“O
laboratório informal de intercâmbio de conhecimento institucional, constitui-se
em valioso gerador de conhecimento internalizável e concomitantemente,
externalizável.”
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