quinta-feira, 26 de março de 2015

TOMADA DE DECISÃO


TOMADA DE DECISÃO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A tomada de decisão é o processo de escolha de um plano de ação, dentre vários outros, para a resolução de uma situação-problema. O  processo decisório  uma escolha final. A tomada de decisão consiste em escolher o caminho mais adequado para resolver determinada situação. Está relacionada a diversos fatores internos e externos de cada circunstância. Implica em considerar a repercussão que será gerada em função da decisão; abrangendo diversas condições e diferentes impactos. Sempre vai oscilar entre o acerto do decidido e o seu eventual erro. A adequacidade da Tomada de decisão, pode melhormente ser alcançada, com previsibilidade de impactação, dados sobre a problemática, experiência na área, prevendo o desfecho que a decisão poderá presentemente ou futuramente ocasionar em  determinada ação. A Tomada de Decisão deve ser estudada, repensada, prevista e analisada anteriormente, calculando hipóteses e eventos futuros, e seus pontos positivos e negativos. Nível de importância dentro da organização:
Toda a decisão tomada, pessoal ou institucionalmente, afeta a pessoa ou a instituição, por isto, tem que ser bem pensada e a alternativa eleita, deve considerar: custo-risco-benefício. Ao tomar uma decisão é necessário ter a consciência de que trata-se de uma responsabilidade; e neste sentido   evita-se a  criação de problema ainda maior.
É fundamental saber qual decisão tomar e o momento certo. Antes de tomar a decisão devem ser feitos um estudo e uma análise visando diminuir a chance de que a decisão  escolhida seja  errada e acabe resultando em conseqüências negativas. A necessidade de  tomar decisão ocorre num momento de impasse em que há mais de uma opção à seguir. A tomada de decisão tem que ser baseada em aspectos objetivos e organização.


Quanto mais escassos forem os recursos, mais importante e significativas devem ser as tomadas de decisões, em todos os níveis  organizacionais, para a obtenção da eficácia resolutiva. Com informações relevantes para a formulação das diversas alternativas de ação,  analise e avaliação destas, fundamentando a escolha da melhor alternativa.
Permitindo que as conseqüências das várias alternativas sejam avaliadas antes de tomar a decisão, possibilitando ao decisor escolher aquela que apresente os melhores resultados. Um procedimento estruturado, no qual as diversas variáveis que impactam a decisão podem ser organizadas e examinadas de modo sistemático e consistente. 
Nas decisões e nas ações desencadeadas por uma organização, é que reside a chave para a obtenção da sua eficácia e o atingimento do seu objetivo. As decisões são influenciadas por diversas variáveis. Podem ser tomadas decisões diferentes umas das outras; mesmo diante de um mesmo problema, de alternativas idênticas em cenários iguais. A obtenção da eficácia está condicionada ao direcionamento integrado das decisões tomadas pelos diversos gestores, convergindo para os objetivos da organização.  
Nas Organizações, o modelo de decisão, que é um elemento de apoio ao processo decisório; é definido pela missão, crenças e valores da organização. Que emanam um conjunto de diretrizes gerais, estabelecem o posicionamento da empresa frente aos seus clientes, fornecedores, funcionários, comunidade e governo. Em cada fase do processo de gestão, os gestores tomam decisões, resultantes da identificação de problemas, formulação de alternativas, avaliação das alternativas e seleção de uma alternativa para decidir. O modelo de decisão atua como um instrumento de apoio ao gestor, possibilitando a escolha da alternativa de ação que melhor atenda aos objetivos da organização. 
O processo decisório compreende:
 *Caracterização da necessidade de decisão;
*Definição do objetivo;
*Definição e obtenção de informações relevantes;
*Formulação das alternativas;
*Avaliação das alternativas;
*Escolha da alternativa:
O lucro, mensurado segundo o conceito econômico, evidencia de forma correta o incremento verificado na riqueza da organização, pois o resultado econômico, é a  medida do sucesso de uma organização. Evidencia-se, que a continuidade da organização resulta das decisões tomadas, que busquem a otimização do resultado. Deve ser elaborado um modelo de decisão para cada evento econômico, considerando-se todas as variáveis nele envolvidas e relevantes para a definição da decisão. Nas dimensões: operacional, financeira e econômica. Um ambiente altamente competitivo exige níveis de eficácia cada vez mais elevados. E todas as decisões tomadas buscando otimizar o seu resultado. Com amplo conhecimento da realidade.

“Tomada de Decisão eficaz depende,  fundamentalmente, de dados reais, atualizados e confiáveis sobre a situação-problema, alvo da atenção no momento. (EM).”

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