TOMADA DE DECISÃO
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A tomada de decisão é
o processo de escolha de um plano de ação, dentre vários outros, para a
resolução de uma situação-problema. O processo decisório uma escolha
final. A tomada de decisão consiste em escolher o caminho mais adequado para
resolver determinada situação. Está relacionada a diversos fatores internos e
externos de cada circunstância. Implica em considerar a repercussão que será
gerada em função da decisão; abrangendo diversas condições e diferentes impactos.
Sempre vai oscilar entre o acerto do decidido e o seu eventual erro. A
adequacidade da Tomada de decisão, pode melhormente ser alcançada, com previsibilidade
de impactação, dados sobre a problemática, experiência na área, prevendo o
desfecho que a decisão poderá presentemente ou futuramente ocasionar em determinada ação. A Tomada de Decisão deve
ser estudada, repensada, prevista e analisada anteriormente, calculando
hipóteses e eventos futuros, e seus pontos positivos e negativos. Nível de
importância dentro da organização:
Toda a decisão tomada, pessoal ou institucionalmente, afeta a
pessoa ou a instituição, por isto, tem que ser bem pensada e a alternativa
eleita, deve considerar: custo-risco-benefício. Ao tomar uma decisão é necessário
ter a consciência de que trata-se de uma responsabilidade; e neste sentido evita-se
a criação de problema ainda maior.
É fundamental saber qual decisão tomar e o momento certo. Antes
de tomar a decisão devem ser feitos um estudo e uma análise visando diminuir a
chance de que a decisão escolhida
seja errada e acabe resultando em conseqüências
negativas. A necessidade de tomar
decisão ocorre num momento de impasse em que há mais de uma opção à seguir. A tomada
de decisão tem que ser baseada em aspectos objetivos e organização.
Quanto mais escassos forem os recursos, mais importante e
significativas devem ser as tomadas de decisões, em todos os níveis organizacionais, para a obtenção da eficácia
resolutiva. Com informações relevantes para a formulação das diversas
alternativas de ação, analise e
avaliação destas, fundamentando a escolha da melhor alternativa.
Permitindo que as conseqüências das várias alternativas sejam avaliadas antes de tomar a decisão, possibilitando ao decisor escolher aquela que apresente os melhores resultados. Um procedimento estruturado, no qual as diversas variáveis que impactam a decisão podem ser organizadas e examinadas de modo sistemático e consistente.
Permitindo que as conseqüências das várias alternativas sejam avaliadas antes de tomar a decisão, possibilitando ao decisor escolher aquela que apresente os melhores resultados. Um procedimento estruturado, no qual as diversas variáveis que impactam a decisão podem ser organizadas e examinadas de modo sistemático e consistente.
Nas decisões e nas ações desencadeadas por uma organização, é que
reside a chave para a obtenção da sua eficácia e o atingimento do seu objetivo.
As decisões são influenciadas por diversas variáveis. Podem ser tomadas decisões
diferentes umas das outras; mesmo diante de um mesmo problema, de alternativas
idênticas em cenários iguais. A obtenção da eficácia está condicionada ao
direcionamento integrado das decisões tomadas pelos diversos gestores,
convergindo para os objetivos da organização.
Nas Organizações, o
modelo de decisão, que é um elemento de apoio ao processo decisório; é definido
pela missão, crenças e valores da organização. Que emanam um conjunto de
diretrizes gerais, estabelecem o posicionamento da empresa frente aos seus
clientes, fornecedores, funcionários, comunidade e governo. Em cada fase do
processo de gestão, os gestores tomam decisões, resultantes da identificação de
problemas, formulação de alternativas, avaliação das alternativas e seleção de
uma alternativa para decidir. O modelo de decisão atua como um instrumento de
apoio ao gestor, possibilitando a escolha da alternativa de ação que melhor
atenda aos objetivos da organização.
O processo decisório compreende:
*Caracterização da necessidade de decisão;
*Definição do objetivo;
*Definição e obtenção de informações relevantes;
*Formulação das alternativas;
*Avaliação das alternativas;
*Escolha da alternativa:
O lucro, mensurado segundo o conceito econômico, evidencia de
forma correta o incremento verificado na riqueza da organização, pois o resultado
econômico, é a medida do sucesso de uma organização.
Evidencia-se, que a continuidade da organização resulta das decisões tomadas,
que busquem a otimização do resultado. Deve ser elaborado um modelo de decisão
para cada evento econômico, considerando-se todas as variáveis nele envolvidas
e relevantes para a definição da decisão. Nas dimensões: operacional,
financeira e econômica. Um ambiente altamente competitivo exige níveis de
eficácia cada vez mais elevados. E todas as decisões tomadas buscando otimizar
o seu resultado. Com amplo conhecimento da realidade.
“Tomada de Decisão eficaz depende,
fundamentalmente, de dados reais, atualizados e confiáveis sobre a
situação-problema, alvo da atenção no momento. (EM).”
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