GESTÃO RECOMENDÁVEL EM TEMPO DE CRISE
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Em períodos crise no mercado, os cuidados
devem ser redobrados. É recomendável ter mais cautela. Identificar a dinâmica de
mercado para que se possa acompanhá-la, oferecendo produtos ou serviços que
estejam em sintonia com as necessidades do mercado. Qualquer que seja atividade,
os gestores da empresa precisam diagnosticar situações para conseguir vender o
produto na quantidade que precisa e assim garantindo a capitalização suficiente
para gerar a sua sustentabilidade e a geração do lucro. A dificuldade em tempo
de crise é perceber e identificar o produto mais adequado para conseguir ser
vendido, ante a instabilidade do mercado. Armando bons negócios e minimizando
os efeitos da crise.
Contribuem significativamente,
no momento de retração de mercado, as posturas diferenciadas, no procedimento
profissional dos gestores e de seus colaboradores; tais como o emprego de inteligência
para vender, prospectando os clientes, tendo informações reais e estratégicas e
fazendo a sua abordagem com linguagem adequada, mostrando vantagens de investir
em momentos de crise, com possibilidade, potencialmente alta, de agregação de
valor e melhores condições negociais. Um empreendedor deve ser capaz de
oferecer ao mercado o que o mercado está precisando como solução. Criando
condições para conseguir influenciar a decisão de compra de seu cliente.
Em período de crise, um fator decisivo para as
empresas é ter capital de giro e também ter preparada uma estrutura para
viabilizar as vendas a prazo. Isto se infraestrutura através da prática de
planejamento financeiro, como rotina administrativa de qualidade e
previsibilidade.
Os setores que trabalham com bens
duráveis e de valor maior são os primeiros a serem afetados e geralmente os
últimos a se reerguerem. Setores estes, de maior risco, por causa da
instabilidade econômica e outras condicionantes circunstanciais. Reafirma-se
nestes momentos, o quão diferencial é saber negociar com os fornecedores, clientes e mas
também com os funcionários. Pois a situação, na crise, fica totalmente
alterada, exigindo novos formatos de posicionamento.
Existem segmentos que crescem em
tempo de crise, porque usam de criatividade inovadora, conseguindo avanços
significativos. Entre a passividade diante da dificuldade e a pesquisa de ações
que possam transformar o quadro atual; sempre mudará o cenário quem encontra
dentro do próprio problema a sua solução possível. Isto se constrói com a
formação de equipes hábeis e competentes e da formulação de hipóteses
resolutivas, através de deliberações colegiadas.
A crise engloba perigo e oportunidades. Para
enfrentá-la requer entendimento do ambiente de negócios, preparo para
compreendê-la e ações para reagir. Para sair de uma crise, é preciso mudar. Os
períodos de turbulência e volatilidade econômica servem para questionar tudo o
que se pensa conhecer e dominar tão bem. Mudar com metodologia e ordem. Começar
a mudar pelo planejamento de negócios. E verificar qual a situação da empresa
hoje e para onde o negócio pode e quer ir. Quais são seus objetivos diante
deste novo cenário e o que a empresa
pode oferecer a seus clientes para se diferenciar. O ponto focal é como
sobreviver com solidez aproveitando as eventuais oportunidades. Não basta atentar
para a área financeira e reduzir custos. É indispensável pensar diferente e fazer
mais e melhor com menos. Buscar eficiência, pensar sistemicamente e mudar para
vencer. Reciclagem de diretrizes, objetivos e metas.
A crise econômica abre os olhos dos empreendedores em relação à saúde de seus
negócios. Visualiza os entraves para o crescimento e eventuais custos que pesam
no fluxo de caixa sem nada agregar ao produto final. O setor financeiro da empresa
exige cuidados especiais, sobretudo em momentos de dificuldades. Com maior
atenção às finanças, a empresa poderá reduzir custos de forma mais eficiente,
sem perder qualidade no serviço e competitividade do negócio. Em tempo de crise, a solução continua
sendo vender. Gerenciar a crise não é fácil e está além
do empreendedor, é algo macroeconômico. Porém, buscar soluções que abranjam uma
nova atitude é o caminho correto. Criar ofertas de alto valor agregado aos
clientes, engajar a equipe numa jornada rumo ao desempenho superior e ter uma
estratégia de marketing agressiva são premissas para o sucesso no cenário
atual. Em tempo de crise, é essencial entender as angústias dos clientes e poder
participar da solução junto com eles. Os clientes estão inseguros, o dinheiro
está escasso e não se sabe o que ainda acontecerá.
“A atitude de mudança, para melhorar, é
algo louvável e potencialmente resolutio. (EM).”
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