TENDÊNCIAS, TRANSFORMAÇÕES E PERSPECTIVAS MUNDIAIS
E-mail:
ernidiomigliorini@gmail.com
Ante um constante processo de transformação mundial é necessário
inovar no contexto do planejamento, mercado, consumidor, competências internas
e concorrentes.
Os movimentos são
impulsionados pelas transformações e as tendências originam-se de movimentos
espontâneos, condicionantes históricos e fatores externos como a legislação, a
publicidade e os comportamentos notáveis. Cada empresa deve analisar as
tendências para concluir qual delas é mais compatível com a sua realidade e
expectativa.
As tendências abaixo estão influenciando o padrão de consumo, o
comportamento e o relacionamento:
*A otimização das fontes energéticas, utilizando menos força e
com melhores resultados, e energia mais eficiente;
*As mudanças climáticas;
*Os problemas de mobilidade urbana, com a circulação de veículos
e transporte de pessoas em níveis de saturação espacial;
*A expansão dos meios de comunicação e tecnológicos;
*A facilidade de conectividade entre os aparelhos;
*A ascensão social e o aumento do poder aquisitivo;
*Edificações mais compatíveis com a preservação ambiental e com
aproveitamento de recursos naturais, na concepção de construção verde;
*A inclusão tecnologia, com acessibilidade cada vez ampla das
pessoas de todos os níveis e regiões;
*Mudanças demográficas, as pessoas tem uma nova visão sobre
saúde, educação, meio ambiente e avanços sociais;
*Globalização os produtos circulam pelos países, os
comportamentos se socializam nas
diferentes culturas, formam-se Blocos econômicos homogêneos e de interesse comum;
*escassez de recursos, impondo o seu emprego mais proveitoso e
sem desperdício;
*A urbanização acentuada das regiões, identificando e
interligando os mais evoluídos com aqueles que estão em evolução.
Conhecidas as grandes tendências, cabe a cada empresa, reinventar-se
estrategicamente, para colocar-se inovadoramente no cenário dos empreendimentos
competentemente habilitados para concorrer, competitivamente, no mercado cada
vez mais seletivo e exigente de qualidade de produtos e agregação de valor.
“O cliente procura para comprar aquilo que mais se compatibiliza
com a sua expectativa e satisfaz a sua necessidade. Tedo ao seu favor o
handicap de poder fazer escolhas entre as ofertas e condições disponíveis.
(EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário