quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é inovação, com aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A prática da sustentabilidade abrange todas as fases do processo empresarial.
Doravante o setor que não praticar medidas de preservação ambiental e inclusive de espécies animais, estará fadado ao insucesso dos seus empreendimentos.
Terão preferência os fornecedores com práticas preservativas do meio ambiente, trato adequado com empregados e com a comunidade. Isto determina o surgimento de empresas solidárias, que praticam e privilegiam nas suas transações, aqueles de comungam com a mesma idéia sócio-econômica-ambiental.
É necessário implantar processos adequados de extração de matérias primas, processos fabris, políticas de comercialização, trato com os empregados e a comunidade. Processos para evitar a poluição, com a emissão, efluentes e resíduos gerados pela atividade econômica.
Esta época exige uma produção mais limpa, com prevenção da poluição, redução de perda de matéria prima, substituição de materiais de impacto negativo ambiental, redesenho de processos, equipamentos mais eficientes para a produção e com redução de consumo de energia elétrica.
Devem ser adotados projetos de reciclagem, neutralização de materiais, logística reversa; evitando matérias primas nocivas poluentes com metais pesados ou solventes; não produzindo resíduos poluidores. Os projetos devem prevenir a poluição e trazer benefícios econômicos.
Está tomando corpo uma consciência de preservação ambiental, em todos os segmentos sociais; desencadeando comportamentos que consideram o impacto sobre o meio ambiente, na ora de comprar, vender, vestir, alimentar e habitar. Qualquer produto ou similar em desacordo é rejeitado pelo interessado, na condição de consumidor ou similar.
No futuro os profissionais, cujas atividades e especializações estejam voltadas ao monitoramento ambiental, terão grande espaço no mercado e serão até de contratação determinada pela legislação dos países.

 “Cada época tem as suas necessidades compulsórias e a sociedade precisa oferecer respostas adequadas a estas demandas. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário