MANUAL DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Compilado e Sistematizado por Ernídio Migliorini
E-mail: ernidio@hotmail.com
1-TRABALHO ACADÊMICO: É o texto resultante dos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento das instituições ensino, pesquisa e extensão universitária.
A evolução humana corresponde ao desenvolvimento da sua inteligência em três níveis: O medo: Os humanos pré-históricos não conseguiam entender os fenômenos da natureza e as suas reações eram sempre de medo diante do desconhecido. O misticismo: No segundo momento, a inteligência humana evoluiu do medo para a tentativa de explicação dos fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições; uma evolução porque tentavam uma explicação para os fenômenos. A ciência:
Como as explicações não bastavam para compreender os fenômenos os humanos evoluíram para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados; nascia a ciência metódica.
Como as explicações não bastavam para compreender os fenômenos os humanos evoluíram para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados; nascia a ciência metódica.
2-FINALIDADES DO TRABALHO ACADÊMICO: Apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido, acumulado ou transmitido; como idéia ou dedução. A característica primordial de todo trabalho de natureza científica é levantar e resolver questões ainda não pensadas, ou mal desenvolvidas, pelos trabalhos publicados. Um processo investigativo para resolver questões ainda não propostas.
A diferença na estrutura lógica de um projeto de graduação ou de doutorado é a capacidade – no sentido de acúmulo de conhecimentos pelo pesquisador – de propor e realizar questões cada vez mais complexas.
Para resolver as questões é necessário fazer pesquisa através de métodos científicos próprios de cada área de conhecimento, de acordo com o tipo de dados e informações que se pretende coletar. podemos fazer pesquisa doutrinária e teórica, pesquisa de campo, pesquisa estatística, pesquisa social. e recorramos às metodologias já elaboradas e cientificamente reconhecidas por cada área de conhecimento, metodologias jurídicas, antropológicas, estatísticas, ou sociológicas. É necessário ter fundamento teórico, não existe prática sem teoria. No trabalho cientifico, há diferença entre o trabalho de reflexão voltado à prática do advogado, promotor, juiz. e o trabalho científico, porque não exige um juízo de valor, ter uma resposta anterior e ir atrás de fundamentos para comprová-la.
3-TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS:
3.1-Tese: Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre tema amplo, com abordagem teórica definida. Um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista. Ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas idéias" (SILVEIRA, 2002). A tese deve ser elaborada com base em pesquisa original. Visa à obtenção do título de doutor, pós-doutor ou livre-docente ou o acesso ao cargo de professor titular. É uma produção de cerca de 200 páginas, É o trabalho final dos cursos de doutorado e pós-doutorado, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; desenvolvida sob assistência de um orientador acadêmico. É trabalho autônomo de pesquisador sênior, quando se trata de livre-docência ou acesso à titularidade. É defendida publicamente perante bancas de cinco ou mais doutores.
3.2-Dissertação: Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação menos complexa e aprofundada, sobre tema específico e delimitado. Elaborada com base em pesquisa original, apresenta resultado parcial de estudo experimental, ou expõe estudo recapitulativo, de base bibliográfica. Visa à obtenção do título de mestre.
É produção de aproximadamente 100 páginas. É o trabalho final dos cursos de mestrado, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida sob assistência de um orientador acadêmico. É defendida publicamente perante bancas de três ou mais doutores.
É produção de aproximadamente 100 páginas. É o trabalho final dos cursos de mestrado, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida sob assistência de um orientador acadêmico. É defendida publicamente perante bancas de três ou mais doutores.
3.3-Monografia: Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação pouco complexa, sobre tema único e delimitado. É estudo recapitulativo, de base bibliográfica. Visa à obtenção do título de bacharel ou especialista, sendo usada ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.
É produção de cerca de 60 páginas. É o trabalho final dos cursos de graduação, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida, sob assistência de um orientador acadêmico.
É produção de cerca de 60 páginas. É o trabalho final dos cursos de graduação, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida, sob assistência de um orientador acadêmico.
3.4-Trabalho de Conclusão de Curso: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado do esforço de síntese, realizado pelo acadêmico, para articular os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso com o processo de investigação e reflexão acerca de um tema de seu interesse. O TCC pode ser feito individualmente ou em grupo, sob orientação de um professor responsável. O TCC é realizado no último ano do curso, em duas etapas. Na primeira: elaboração do projeto de pesquisa ; Na segunda: desenvolvimento da pesquisa - bibliográfica ou de campo - e redação final do trabalho. O TCC é um dos resultados acadêmicos desenvolvidos no eixo curricular fundamentado na disciplina de Metodologia Científica. Os seus tipos: Estudo de caso, Revisão bibliográfica, Pesquisa de recepção. A escolha do tema deverá ser pertinente as disciplinas relativas aos eixos curriculares do curso. O trabalho deverá apresentar alguma contribuição para o esclarecimento ou enriquecimento de informações sobre o assunto tratado. Delimitação e definição clara do problema a ser pesquisado, seu objeto, abrangência e profundidade. É recomendável que o tema escolhido seja um assunto com o qual o acadêmico possua afinidade. O tema deve ser procurado através de perguntas. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas. Com identidade temática, de agrado do acadêmico e que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.
Objetivos da pesquisa: explicitação dos aspectos a serem investigados/analisados na pesquisa, bem como sua finalidade em termos de contribuição técnica, científica e social.
Metodologia: descrição e fundamentação dos métodos e técnicas que serão utilizados a fim de atingir os objetivos propostos; também deverá ser descrito o plano para o desenvolvimento da pesquisa, bem como os recursos – materiais e humanos - indispensáveis à execução do trabalho.
Bibliografia Básica: elaboração de uma lista bibliográfica que contenha obras referentes aos pressupostos teóricos do tema. As fontes bibliográficas devem permitir o posicionamento claro do objeto de pesquisa a partir do ponto de vista dos autores consultados, mostrando as últimas informações disponíveis a seu respeito. Esta bibliografia deve ser apresentada de acordo com as normas técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Documentação Bibliográfica: identificação das obras de referência e as de caráter específico. Fichamento bibliográfico sob a forma de resumo, extraindo do texto apenas as idéias principais e relacionadas ao tema, de todas as obras apresentadas como referências bibliográficas.
Estrutura de Apresentação do TCC
Introdução: Caracteriza o problema de pesquisa e o seu objeto; detalha os objetivos do trabalho e as hipóteses iniciais. as as justificativa para elaboração do trabalho, enfatiza a relevância do tema proposto.
Referencial teórico e metodológico: São mostradas e comentadas as referências bibliográficas que oferecem a sustentação conceitual/operacional do tema. Não e um rol de citações. O acadêmico deve construir uma elaboração conceitual do tema, fazendo a ligação entre a bibliografia pesquisada e o problema que está sendo estudado. Após caracterizar o objeto e sujeitos de pesquisa, deve-se descrever e justificar a abordagem metodológica da pesquisa, assim como as técnicas e instrumentos a serem utilizados. E descrever a abordagem de análise dos dados . No caso de pesquisa quantitativa, as técnicas estatísticas; no caso de pesquisa qualitativa, as técnicas qualitativas.
Desenvolvimento: É a apresentação e apreciação dos dados da pesquisa propriamente dita, estabelecendo relações nítidas entre o objeto do trabalho e o referencial teórico utilizado para análise dos dados.
Análise dos resultados: Ressaltar as evidências que esclareçam cada questão levantada através de análise quantitativa e/ou qualitativa das informações e dados obtidos. Em face dos dados levantados, testar as hipóteses formuladas. Evidenciar os resultados em atenção aos objetivos propostos. Com apoio do referencial teórico consultado, dar significado aos resultados obtidos.
Considerações Finais: após retomar, sinteticamente, o problema e os aspectos analisados no desenvolvimento do trabalho, ressaltar as possíveis conclusões/considerações possibilitadas pelo processo de investigação. Recomendar, sempre que possível, práticas para implementação a partir dos resultados conseguidos. Caso conveniente, sugerir pesquisas adicionais.
Bibliografia: parte essencial do trabalho. Não devem ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso referenciar material bibliográfico sem alusão no texto, deve ser feito em seqüência à bibliografia, sob o título "Bibliografia Recomendada". As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT .
Critérios de Avaliação do TCC
Na avaliação do TCC considera-se:
O caráter científico do trabalho;
A apresentação sistematizada do trabalho final de acordo com as normas indicadas;
A clareza da exposição e coerência argumentativa do aluno;
A consistência dos dados e da fundamentação teórica e do trabalho;
Respeito ao tempo de apresentação.
Os trabalhos honrados com mérito poderão ser publicados pela Instituição, se autorizados pelo autor e pelo professor orientador.
3.5-Artigo: Trabalho acadêmico curto, apresenta o resultado de investigação sobre tema único e delimitado. Pode ser elaborado com base em pesquisa original ou apresentar resultado de estudo experimental ou bibliográfico. Visa à obtenção de título, usado ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.
É produção de 40 páginas ou menos. É resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em substituição às teses e dissertações; desenvolvido sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.
É produção de 40 páginas ou menos. É resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em substituição às teses e dissertações; desenvolvido sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.
3.6-Relatório: Trabalho acadêmico que apresenta o estado de pesquisa ou trabalhos de outra natureza. Pode ser elaborado com referência a pesquisa original, quanto apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa.
É submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
É submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
3.7-Fichamento: É uma das fases da Pesquisa Bibliográfica, seu objetivo é facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais. Pode ser utilizado para:
§ Identificar as obras;
§ Conhecer seu conteúdo;
§ Fazer citações;
§ Analisar o material;
§ Elaborar a crítica;
§ Auxiliar e embasar a produção de textos;
Classificação de Fichamento:
1. FICHAMENTO TEXTUAL - é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a seqüência do pensamento do autor e destacando: idéias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos ligados às idéias principais. Traz, de forma racionalmente visualizável - em itens e de preferência incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinóptico - uma espécie de “radiografia” do texto.
2. FICHAMENTO TEMÁTICO - reúne elementos relevantes: conceitos, fatos, idéias, informações do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de idéias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte: autor, título da obra, cidade, editora, data, página. As que contêm apenas uma síntese das idéias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente idéias pessoais não exigem qualquer indicação.
3. FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO - consiste em resenha ou comentário que dê idéia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou capítulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a área de estudo. O Fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores.
3.8-Resenha: Trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. Visa geralmente à publicação em periódico.
3.9-Comunicação: Trabalho acadêmico curto, apresenta o estado de pesquisa em andamento. Tanto pode ser elaborada com base em pesquisa original quanto apresentar estudo experimental ou bibliográfico. Não visa à obtenção do título, nem é usada como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular, mas pode ser etapa de estágio, pesquisa ou resultado de sínteses de trabalhos maiores.
Feitas sob assistência de orientador acadêmico. São submetidas às comissões e conselhos dos colóquios, que decidem sobre sua relevância e adequação ao tema do evento.
Feitas sob assistência de orientador acadêmico. São submetidas às comissões e conselhos dos colóquios, que decidem sobre sua relevância e adequação ao tema do evento.
4-ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO: Não há uniformidade das instituições em relação às normas.
4.1-Capa:
1. nome do autor, na margem superior;
2. título do trabalho, centralizado;
3. instituição,na margem inferior;
4. cidade e ano de conclusão do trabalho, na margem inferior
4.2-Folha de Rosto:
As mesmas informações contidas na capa e as informações da origem do trabalho.
4.3-Ficha catalográfica:
No verso inferior da página de rosto.
4.4-Folha de Aprovação:
Data de aprovação, nome completo dos membros da Banca Examinadora, local para as assinaturas; notas e pareceres.
4.5-Nominata:
Lista de cargos e nomes das autoridades da instituição.
4.6-Dedicatória:
Homenagem: oferece e agradece.
4.7-Agradecimentos:
Gratidão aos colaboradores.
4.8-Sumário:
Partes, não é índice.
4.9-Epígrafe:
Um pensamento que embasou o trabalho.
4.10-Índice:
De figuras, gráficos, tabelas, mapas, fotografias...
4.11-Lista de abreviaturas;
4.12-Resumo:
Para oferecer uma visão rápida do conteúdo. Deve ser totalmente fiel ao trabalho e não pode conter nenhuma informação que não conste do texto integral. A primeira frase do resumo deve ser significativa, explicar o tema principal do documento. Não devem constar do resumo citação de autores, tabelas e figuras. O resumo e deve, preferencialmente, estar contido em único parágrafo e única página. De acordo com a norma conterá até 250 palavras para monografias e até 500 palavras para dissertações e teses. Para contar usar o menu Ferramentas: Contar palavras. O resumo deve ser vertido para o inglês, sendo facultado ainda fazer versões para outras línguas. Esse abstract é inserido depois do resumo.
4.13-Introdução:
Apresenta o tema e indica a linha do trabalho, sua motivação, as conclusões alcançadas; a importância do trabalho e justifica contextual e pessoalmente a utilidade da pesquisa. A introdução deve ambientar citando fatos históricos importantes e pesquisas anteriores. A caracterização do problema, as justificativas e as hipóteses da pesquisa. Autores de trabalhos de relevância para a caracterização do contexto devem ser citados. A introdução deve ter cerca de três ou quatro páginas. Apresenta, no seu final, o objetivo do trabalho, de maneira clara e direta. O objetivo deve ter relação direta com o texto exposto na introdução.
4.14-Desenvolvimento:
É variável em relação a cada tipo do trabalho. Em pesquisas experimentais é subdividido em: revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão. Em qualquer tipo de pesquisa apresentar os trabalhos realizados por outros pesquisadores. A redação desta revisão da literatura apresenta certo grau de dificuldade, porque exige uma análise do que já foi publicado sobre o tema. O texto deve apresentar as diferentes correntes de pesquisadores que estudaram a questão, deve ser fluente e os parágrafos devem possuir articulação entre si, cada um contendo idéias que evoluíram do parágrafo anterior e que preparam o seguinte.
4:15-Conclusão:
Conterá conclusões ou recomendações apresentam, objetivamente, o desfecho do trabalho a partir dos resultados, de maneira relativa; dando a entender que Não há verdade absoluta; outras dimensões de conhecimento surgem e rompem barreiras, em um quadro de quantidades e qualidades conhecidas e desconhecidas; sem postulados supremos. Colocam-se lado a lado os objetivos e as conclusões, assegurando-se que não tenham sido citadas conclusões que não foram objetivos do trabalho.
4.16-Referências:
4.17-Anexos:
Material de outros autores.
4.18-Apêndices:
Material produzido pelo autor.
4.19-Glossário
Explicação dos termos técnicos, verbetes ou expressões que constem do texto ou que o complementem. Elemento facultativo, a ser inserido de acordo com necessidade, é uma sta em ordem alfabética de palavras especiais, de sentido pouco conhecido, obscuro ou de uso muito restrito, ou palavras em língua estrangeira acompanhadas de suas respectivas definições. índices onomásticos, remissivos, cronológicos, toponímicos.
4.20-Contra-capa:
5-NORMAS E BIBLIOGRAFIA:
5.1-Normas:
· NBR 14724:2005 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Trata da estrutura de monografias e TCCs. Documento completo para baixar.
· NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação. Trata de como organizar as citações dentro da monografia. Documento completo para baixar.
· NBR 6027:2002 - Sumários. Trata da formatação dos sumários. Documento completo para baixar.
· NBR 6023:2002 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Trata de como organizar a informação das referências bibliográficas
· NBR 6028:2003 - Resumos. Trata de como fazer resumos. Documento completo para baixar.
· NBR 6024:2002 - Numeração progressiva das seções de um documento. Trata de como fazer a numeração de tópicos da monografia. Documento completo para baixar.
· NBR 6022:2002 - Apresentação de artigos em publicações científicas.
· NBR 5892:1989 - Normas para datar.
A norma que não se aplica a trabalhos acadêmicos é esta:
3. NBR 12256:1992 Apresentação de originais. Trata da formatação de originais para impressão, não para trabalhos acadêmicos.
· Modelo de documento para Trabalho de Conclusão de Curso, em formatos LibreOffice e MS Word. Já tem os tamanhos de letras e espaçamentos conforme a ABNT. Baseado em folha de estilos, para estruturação e formatação do TCC. Basta aplicar o estilo ao texto, sem deixar linhas em branco. Sumários e paginação automáticos.
· Portal de Pesquisa Científica ajuda nos principais desafios da construção do TCC: escolha do tema, pesquisa e identificação dos artigos científicos relacionados e que farão parte das referências bibliográficas do trabalho, e regras da ABNT para a formatação do trabalho
· Zotero. Gerenciador de bibliografias. Plugins para o navegador Firefox ajudam a coletar, gerenciar e compartilhar referências e citações bibliográficas, além de formatá-las automaticamente nos editores de texto LibreOffice e MS Word.
5.2-Bibliografia:
· AURÉLIO. Veja-se FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico – Século XXI.
· CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloísa Liberalli (orgs.). Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros – Núcleo de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura – Departamento de Museus e Arquivos, 1996.
· ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese - 14ª ed., São Paulo: Ed. Perspectiva, 1996.
· EMBRAPA. Manual de Referenciação Bibliográfica da Embrapa[1]
· FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico – Século XXI. Versão 3.0. São Paulo: Lexikon, 1999.
· FRANÇA, Júnia Lessa et alii. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
· GARCIA, Mauricio. Normas para elaboração de dissertações e monografias. São Paulo: Universidade do Grande ABC, 2000.
· PRATA, Mário. Uma tese é uma tese. O Estado de São Paulo Segundo Caderno. São Paulo: 7 de out. 1998.
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,
1968. 151 p. (Biblioteca Tempo Universitário, 12).
1968. 151 p. (Biblioteca Tempo Universitário, 12).
GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra,
1986. 200 p.
1986. 200 p.
BASTOS, Lília da Rocha, PAIXÃO, Lyra, FERNANDES, Lucia Monteiro. Manual para
a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Rio de
Janeiro: Zahar, 1982.
a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Rio de
Janeiro: Zahar, 1982.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em
Ciências Sociais. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. 107 p.
Ciências Sociais. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. 107 p.
6-CITAÇÕES:
Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.
§ Objetivo da NBR-10520
Fixar as condições exigíveis para padronização e coerência da seguridade das fontes indicadas nos textos dos tipos de documentos (ABNT, 2002).
§ Tipos de citação
De acordo com a ABNT, as formas de citações mais conhecidas são: direta, indireta e citação de citação.
§ Citação direta, literal ou textual
Citações diretas, literais ou textuais: transcrição do trecho do texto de parte da obra do autor consultado.
Espaçamento 1,5cm
Tamanho = 12
Tamanho = 12
Exemplo :
Exemplo 2: A citação com menos de 4 linhas é colocada entre “aspas”
§ Citação indireta ou livre
Citações indiretas ou livres é o texto baseado na obra do autor consultado (uso de paráfrase).
Exemplo 1: Indicação do Autor no começo do texto citar em Caixa Baixa seguida da data
Citação de citação
§ Citação de citação é aquela em que o autor do texto não tem acesso direto à obra citada, valendo-se de citação constante em outra obra.
Exemplo 1: Indicação dos Autores separados pela expressão “apud” ou “citado por”
§ Citação de informação verbal
Os dados obtidos por informação oral:comunicação pessoal, palestras, apontamentos em aula, podem ser citados e suas referências aparecerão apenas em nota de rodapé.
Exemplo:
____________________
1 English, therefore, is not a good language to use when programming. This has long been realized by others who require to communicate instructions. (TEDD, 1977, p. 29).
1 English, therefore, is not a good language to use when programming. This has long been realized by others who require to communicate instructions. (TEDD, 1977, p. 29).
§ No texto (comunicação pessoal):
VALE constatou que há indícios de cones de rejeição².
§ No texto (apontamentos em aula):
A Internet é vista como um grande meio de difusão dos aspectos da globalização³.
§ Formalização da citação
Para formalizar uma citação, algumas formas para iniciar um parágrafo no texto acadêmico.
Vale ressaltar que... / Em função disso... / A partir dessa reflexão, pode-se dizer que... / É importante ressaltar que... / Com base em (autor) busca-se caminhos... / É necessário, pois, analisar... / Nesse sentido, ressalta-se... / Coaduna-se com essas reflexões (autor) quando ressalta que... / Posto que [a leitura é sempre produção de significados], considera-se que... / Daí a necessidade de... / Podemos inferir, com (autor) que... / Assim, entende-se que... / Dessa perspectiva... / Dessas acepções, pode-se ressaltar que... / Disso decorre... / Assim sendo, salientamos que... / A partir desses levantamentos, cabe/ Contudo, ressalta (autor) que... / Pode-se compreender, com base em (autor) que... / Tais afirmações vêm de encontro ao que se quer.. (no sentido de choque) / Os estudos desses autores vêm o encontro de , no sentido de mostrar que... (para somar) (ECKERT-HOFF1, 2001 apud FACULDADES NETWORK, 2002).
Vale ressaltar que... / Em função disso... / A partir dessa reflexão, pode-se dizer que... / É importante ressaltar que... / Com base em (autor) busca-se caminhos... / É necessário, pois, analisar... / Nesse sentido, ressalta-se... / Coaduna-se com essas reflexões (autor) quando ressalta que... / Posto que [a leitura é sempre produção de significados], considera-se que... / Daí a necessidade de... / Podemos inferir, com (autor) que... / Assim, entende-se que... / Dessa perspectiva... / Dessas acepções, pode-se ressaltar que... / Disso decorre... / Assim sendo, salientamos que... / A partir desses levantamentos, cabe/ Contudo, ressalta (autor) que... / Pode-se compreender, com base em (autor) que... / Tais afirmações vêm de encontro ao que se quer.. (no sentido de choque) / Os estudos desses autores vêm o encontro de , no sentido de mostrar que... (para somar) (ECKERT-HOFF1, 2001 apud FACULDADES NETWORK, 2002).
7-REFERÊNCIAS:
Referência é conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificação individual. (NBR 6023, 2002, p. 2).
7.1-Elementos da referência:
§ Autor da obra
Inicia-se a referência pelo Sobrenome do autor em maiúsculo, seguido pelo nome. Emprega-se vírgula entre sobrenome e nome.
Ex.: GARCIA, J.
Quando a obra possuir até três (3) autores, indicam-se todos, na mesma ordem em que aparecem na obra, emprega-se ( ; ) entre os autores.
Ex: GARCIA, Juarez; SILVA, Jorge; SOUZA, Standilau.
____________________________
1ECKERTT-HOFF, B. M. Apostila de metodologia do trabalho científico. Nova Odessa: Fac. Network, 2001
1ECKERTT-HOFF, B. M. Apostila de metodologia do trabalho científico. Nova Odessa: Fac. Network, 2001
GARCIA, J.; SILVA, J.; SOUZA, S.
Quando a obra possuir mais de três (3) autores, menciona-se o primeiro, seguido da expressão et al.
Ex.: GARCIA, J. et al.
Quando houver indicação de responsabilidade por uma coletânea de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, (seguida da abreviatura entre parênteses).
Ex.: GARCIA, J. (Org.).
Indicação de parentesco no nome, manter a indicação em letra maiúscula.
9-ASSUNTO, TEMA, PROBLEMA:
9.1-Assunto: É um conceito mais amplo, uma referência mais genérica, ou um fato específico, mas, não é uma discussão direcionada. É a generização. Um assunto gera vários temas.
9.2-Tema: É a especificação do assunto de pesquisa, em um trabalho acadêmico. O tema deve partir da realidade circundante do pesquisador, o seu contexto social, profissional ou cultural. O título parte do tema e é a apresentação do projeto de pesquisa; ele expressa a delimitação e a abrangência temporal e espacial do que se pretende pesquisar.Tema é aquilo que é proposto. Deve-se Destacar sempre as palavras e conceitos mais importantes do tema e a cada parágrafo escrito, reler e certificar-se de que é exatamente a problemática proposta, e não simplesmente assemelhada, para evitar a fuga parcial ou total do tema.
9.3-Problema: O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa. Problemática Segundo Oliveira (2001, p. 107), pode ser considerada como a colocação dos problemas que se pretende resolver dentro de um certo campo teórico e prático. Um mesmo tema ou assunto pode ser enquadrado em problemáticas diferentes. Problema é uma interrogação que o pesquisador faz diante da realidade.
A formulação mais freqüente de um problema na literatura sobre metodologia da pesquisa ocorre, em forma de uma questão de pesquisa ou interrogação.
- Como melhorar
- Quais as soluções .
- Quais benefícios
Para a escolha de um problema de forma objetiva, deve-se responder às seguintes indagações:
a) este problema pode realmente ser resolvido pelo processo de pesquisa científica?
b) o problema é suficientemente relevante a ponto de justificar que a pesquisa seja feita?
c) trata-se realmente de um problema original?
d) a pesquisa é factível?
e) ainda que seja “bom” o problema é adequado para mim?
f) pode se chegar a uma conclusão valiosa?
g) tenho condições para planejar e executar um estudo desse tipo?
h) os dados que a pesquisa exige, podem realmente ser obtidos?
i) há recursos financeiros disponíveis para a realização da pesquisa?
j) terei tempo de terminar o projeto?
10-HIPÓTESES: São as possíveis respostas ao problema da pesquisa e orientam a busca de outras informações e relações entre duas ou mais variáveis, que são características observáveis do fenômeno a ser estudado e existem em todos os tipos de pesquisa; nas pesquisas quantitativas elas são medidas, nas qualitativas elas são descritas ou explicadas (TRIVIÑOS, 1987). As variáveis podem ser de natureza social, econômica, ideológica, demográfica, estatística, matemática, mercadológica. E pelo menos uma delas deve já ter sido fruto de conhecimento científico. ….
Nas hipóteses se busca estabelecer uma conexão causal (se A, então B), e a probabilidade de haver uma relação entre as variáveis estabelecidas (A e B), relação esta que pode ser de dependência, de associação e também de causalidade.
A formulação de hipóteses prioriza a clareza e a distinção; não confundir hipótese com pressuposto, com evidência prévia. Hipótese é o que se pretende demonstrar e não o que já se tem demonstrado evidente. (SEVERINO, 2000, p. 161). A pesquisa pode confirmar ou refutar a(s) hipótese(s) levantada(s). As hipóteses constituem “respostas” supostas e provisórias ao problema. HIPÓTESES NÃO são perguntas, mas AFIRMAÇÕES.
11-OBJETIVOS: Aqui o acadêmico formula as suas pretensões com a pesquisa; define, esclarece e revela os focos de interesse da pesquisa.
11.1-Objetivo Geral:
Relaciona-se diretamente ao problema. esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla, utilizando o verbo no infinitivo.
11.2-Objetivos Específicos: Definem os diferentes pontos a serem abordados, visando confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral, os verbos no infinitivo: ANALISAR AVALIAR COMPREENDER CONSTATAR DEMONSTRAR DESCREVER ELABORAR ENTENDER ESTUDAR EXAMINAR EXPLICAR, IDENTIFICAR INFERIR MENSURAR VERIFICAR
Para cada hipótese se estabelece mais de um objetivo específico; , quanto mais hipóteses, mais complexa é a pesquisa.
12-JUSTIFICATIVA: Constitui uma parte fundamental do projeto de pesquisa; para convence o leitor, professor, examinador, diretor e demais interessados no assunto; de que seu projeto deve ser feito. Deve abordar os elementos: a delimitação, a relevância e a viabilidade.
a) delimitação -- focalizar o tema limitado a :
- área específica do conhecimento;
- espaço geográfico de abrangência da pesquisa;
- período focalizado na pesquisa.
b) relevância -- deve ser evidenciada a contribuição do projeto para o conhecimento e para a sociedade, em que sentido a execução de tal projeto irá subsidiar o conhecimento científico já existente e a sociedade de maneira geral ou específica.
c) viabilidade -- deve demonstrar a viabilidade financeira, material e temporal, do projeto ser executado com os recursos disponíveis.
13-REVISÃO DA LITERATURA: Analisa-se as mais recentes obras científicas disponíveis que tratem do assunto ou que dêem embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa e também que são explicitados os principais conceitos e termos técnicos a serem utilizados na pesquisa;
numa demonstração que o pesquisador está atualizado nas últimas discussões no campo de conhecimento em investigação. Além de artigos em periódicos nacionais e internacionais e livros já publicados, as monografias, dissertações e teses.
14-METODOLOGIA: É o conjunto de métodos e técnicas utilizados para a realização de uma pesquisa,
nas suas duas abordagens: a qualitativa e a quantitativa. A primeira aborda o objeto de pesquisa sem medir ou qualificar os dados coletados, o que ocorre essencialmente na quantitativa. Porém é possível abordar o problema da pesquisa utilizando as duas formas.
Método é como o caminho será seguido na pesquisa, com um conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade” (RUIZ, 1985, p. 131). Podem ser empregados os métodos de abordagem e os de procedimentos. O método de abordagem diz respeito à concepção teórica utilizada pelo pesquisador é indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, fenomenológico e dialético; enquanto o de procedimentos é histórico, estatístico, comparativo, monográfico, tipológico, observação, funcionalista, estruturalista, experimental e relaciona-se à maneira específica pela qual o objeto será trabalhado durante o processo de pesquisa.
A metodologia adotada pode ser somente a Análise de Textos, fato que ocorre em casos de revitalização , atualização, revisão e ampliação de obra anterior..
A metodologia adotada pode ser somente a Análise de Textos, fato que ocorre em casos de revitalização , atualização, revisão e ampliação de obra anterior..
Os tipos de pesquisa :
• de campo;
• bibliográfica;
• descritiva;
• experimental.
As técnicas de pesquisa, são os instrumentos específicos que ajudam no alcance dos objetivos almejados.
As técnicas são:
• questionário (instrumento de coleta de dados que dispensa a presença do pesquisador);
• formulário (instrumento de coleta de dados com a presença do pesquisador);
• entrevista (estruturada ou não estruturada);
• levantamento documental;
• observacional (participante ou não participante);
• estatísticas.
Também devem ser indicados o local, os elementos relevantes, as amostragens (população a ser pesquisada), o planejamento do experimento, os materiais a serem utilizados, a análise dos dados, enfim, tudo aquilo que detalhe o caminho que concretizará a pesquisa.
15-RESULTADOS ESPERADOS: É opcional nos trabalhos de graduação, porém é exigido em projetos com financiamento. Devem ser explicitados os resultados práticos esperados com a pesquisa, como:
• números e características de publicações ;
• apresentações em congressos ou simpósios;
• registro de patentes;
• exposição;
• criação ou industrialização de produtos.
16-PARA APRESENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: APRESENTAÇÃO GRÁFICA
1 TAMANHO DO PAPEL
As dissertações, teses e TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso, devem ser apresentadas em papel branco, tamanho A-4 (21 cm x 29,7 cm), digitado na cor preta no anverso das folhas, exceto a folha de rosto, onde deve-se digitar a ficha catalográfica.
Nota: O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho.
(NBR 14724, 2005, p. 5).
· No texto: deve-se usar o espacejamento 1,5.
· Nas citações longas: notas de rodapé, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, devem ser digitadas em espaço simples;
· Na folha de rosto e folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração, devem ser digitados, em espaço simples;
· As referências, ao final do trabalho devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por dois espaços simples. (NBR-14724, 2005, p. 5).
Usar a fonte 12 para:
· O texto e para as referências
Usar tamanho menor para:
· Citações longas
· Notas de rodapé
· Paginação
· Legendas das ilustrações e tabelas.
· As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm.
· As notas de rodapé, devem ser digitadas dentro das margens indicadas, devendo ficar separadas do texto por um filete de 3 cm a partir da margem esquerda.
· Conforme a NBR 14724/2005 o projeto gráfico do trabalho acadêmico é de
responsabilidade do autor, deixando a critério dele o tipo de parágrafo a ser
adotado. Há dois modelos de parágrafos:
a) Parágrafo tradicional: recuo de 1,5 (ou 2) cm da margem esquerda, com
espaçamento entre linhas de 1,5;
b) Parágrafo americano: inicia-se na margem esquerda, com alinhamento
justificado, espaçamento de 1,5 entre linhas e um espaço duplo para separá-los.
Não existe o recuo da primeira linha, identação para marcar o início de cada
parágrafo.
responsabilidade do autor, deixando a critério dele o tipo de parágrafo a ser
adotado. Há dois modelos de parágrafos:
a) Parágrafo tradicional: recuo de 1,5 (ou 2) cm da margem esquerda, com
espaçamento entre linhas de 1,5;
b) Parágrafo americano: inicia-se na margem esquerda, com alinhamento
justificado, espaçamento de 1,5 entre linhas e um espaço duplo para separá-los.
Não existe o recuo da primeira linha, identação para marcar o início de cada
parágrafo.
· Na folha de rosto e na folha de aprovação a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser alinhados no meio da página para a margem direita e usar espaço simples.
· As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto.
5 NUMERAÇÃO DAS SEÇÕES (NBR 14724, 2005)
· Indicativo numérico das seções: precede seu título alinhado à esquerda separado por um espaço de caractere;
· Títulos sem indicativo numérico: Errata, Agradecimentos, Listas, Resumos, Sumário, Referências, Glossário, Apêndice, Anexo e Índice, devem ser centralizados
· Títulos das seções: devem começar na parte superior da mancha (a parte impressa da página) e ser separados do texto que os sucede por dois espaços de 1,5. Devem iniciar em folha distinta
o Títulos das subseções: devem ser separados do texto que os precede e os sucede por dois espaços de 1,5.
· Usa-se a numeração progressiva para as seções do texto
· Quando for necessário enumerar os diversos assuntos de uma seção (itens) estes podem ser subdivididos em alíneas ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses.
· As alíneas, exceto a última, são separadas por ponto e virgula.(6024, 1989, p. 2).
a. o trecho final da seção anterior às alíneas, termina em dois pontos:
b. as alíneas são ordenadas por letras minúsculas seguidas de parênteses;
c. as letras indicativas das alíneas são reentradas em relação à margem esquerda;
d. a matéria da alínea começa por letra minúscula e termina em ponto e virgula. Nos casos em que seguem subalíneas, estas terminam em virgula. A última alínea termina em ponto;
e. a segunda linha e seguintes da matéria da alínea começam sob a primeira letra do texto da própria alínea.
Devem começar com um hífen colocado sob a primeira letra do texto da alínea:
· As linhas do texto da subalínea começam um espaço após o hífen;
· A pontuação das subalínea é igual a das alíneas.
Para hierarquização e identificação das seções, adota-se os recursos:
– Negrito
– Itálico
– Grifo
– Caixa alta ou versal
– Redondo
– etc. (NBR 14724, 2005, p. 5; NBR 6024, 2003, p. 2)
7.1 Sumário: “Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.” (NBR 6027, 2003, p. 2; NBR 14724, 2005, p. 2). “ Os elementos pré-textuais não devem constar do sumário.” (NBR 6027, 2003, p. 2).
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção Quaternária
1.1.1.1.1 Seção Quinária
a) alínea;
b) alínea,
- subalínea
§ Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas mas não numeradas. Numera-se somente a partir da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito.
Nota: As referências, os apêndices e os anexos seguem a numeração da parte textual. A capa não é contada nem numerada.
Quando aparecem no texto pela primeira vez, coloca-se seu nome por extenso, acrescentando a sigla/abreviatura, entre parênteses.
Ex: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
10 Ilustrações
A identificação de Quadros, lâminas, plantas, fotografias, mapas, gráficos, fluxogramas, organogramas, esquemas, desenhos e outros, aparece na parte inferior, com cada item designado por seu nome específico, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e ou legenda explicativa e da fonte. Recomenda-se a elaboração de listas próprias para cada tipo de ilustração. (desenho, mapa, quadros etc). A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere. (NBR-14724, 2005, p. 4).
11 Tabelas
· Número: As tabelas devem ter um número em algarismo arábico, seqüencial, inscritos na parte superior, a esquerda da página, precedida da palavra Tabela.
Exemplo: Tabela 5 ou Tabela 3.5
· Título: devem conter um título por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo
· Fonte: a fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela em letra maiúscula/minúscula para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte:
· Notas: Indica-se em notas, logo após a indicação da fonte, esclarecimentos a respeito do conteúdo das tabelas.
· Notas Gerais: informações sobre o conteúdo geral.
· Notas específicas: informações sobre o conteúdo específico.
Nota: As tabelas devem ser elaborada de acordo com norma do IBGE, 1993
a. As tabelas têm numeração independente e consecutiva
b. O titulo deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos
c. As fontes citadas na construção de tabelas e notas eventuais aparecem no rodapé após o fio (linha) de fechamento
d. Devem ser apresentadas em uma única página
e. Devem ter uniformidade gráfica referentes a: tipos de letras e números, uso de maiúsculas e minúsculas e sinais gráficos utilizados.
f. As colunas externas devem permanecer abertas
g. Deve-se utilizar fios horizontais e verticais (linhas) para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fecha-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas.
h. Quando a tabela for mais larga do que a página, poderá ser impressa no sentido vertical;
i. Outra opção seria desmembrar a tabela (muito larga) em seções, dispondo-as uma abaixo da outra, separadas por um traço horizontal duplo, repetindo-se a cada seção o cabeçalho;
j. Se for tão longa que não possibilite o sentido vertical, poderá ser dividida e colocada em páginas confrontantes, na mesma posição e dimensões, incluindo após o titulo a designação continua, continuação e conclusão.
Cada página deve ter:
a) Número da tabela
b) Título e
c) Cabeçalho
d) continua (na primeira página)
e) continuação (para as seguintes)
f) conclusão (na última página)
“Não basta saber, não basta querer fazer é necessário saber como fazer. (EM).”
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