domingo, 28 de agosto de 2011

PALAVRA E DISCURSO


 

PALAVRA E DISCURSO

Por Ernídio Migliorini      E-mail: ernidio@hotmail.com

1.CONCEITOS

1.1-Palavra: do grego logos. É o conjunto de letras ou sons de uma língua, que reflete uma idéia; com  função de  representar partes do pensamento humano, como uma unidade da linguagem humana; escrita, falada e lida. Cujo aspecto externo é o vocábulo. As palavras combinadas e com nexo formam as frases. A palavra é uma reunião de morfemas.

1.2-Termo: É o significado  etimológico de cada palavra, no seu surgimento; isto é um único significado.

1.3-Morfema: São as unidades mínimas de significação, o prefixo , o radical  e o sufixo  Cada um  é um morfema da língua portuguesa, e nenhum deles pode ser fragmentado,  todos são unidades mínimas.  Usados para construir outras palavras.   Compõem a estrutura lexical e gramatical dos vocábulos. Classificados em morfemas lexicais e morfemas gramaticais. Morfema Gramatical é o instrumento gramatical que representa um contexto semântico específico interno à enunciação: os artigos, os afixos, as preposições, as conjunções,  o gênero, o número, os tempos verbais. Morfema Lexical representa a  significação externa dos vocábulos.  às noções gerais do mundo: designação de seres, ações, conceitos abstratos;é   encontrado no radical.
      1.4-Vocábulo:  É a palavra considerada apenas quanto à fôrma, independentemente da significação; somente a estrutura gramatical  sem levar em conta as variadas significações que  pode ter em outros enunciados. Vocábulo e palavra não são  sinônimos.
1.5-Discurso: É uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de idéias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio e nos sentimentos do ouvinte ou leitor. Discurso neste contexto que abordamos é  algo que sustenta e ao mesmo tempo é sustentado pela ideologia e filosofia individual;  baseado em um conjunto de pensamentos e visões de mundo  que permitem que  se sustente como tal em relação à sociedade, defendendo e legitimando sua ideologia, que é sempre coerente com seus interesses.  Pensar,Discurso neste sentido é o pensamento, a intenção, o ato, a atitude, o comportamento, a ação e a reação, a prática do que prega e apregoa, sempre com coerência, responsabilidade, fraternidade, humildade e justiça e marca do bem. O discurso é algo que vai além dos textos e enunciados que se baseiam nele. O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado. específico nem poderá existir sem esses enunciados. Teórico e prático.
1.6-Linguagem: É  a  capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar,  por meio de palavras, gestos, imagens, sons , cores, expressões. Classificada em: verbal e não verbal. Verbal – quando usa palavras, escrita ou falada. Não-verbal – quando utiliza gestos, sons, cores, imagens. universal e abstrata capacidade de todo ser humano; entendida por qualquer ser humano.
1.7-Lingua: É o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar. São as regras gramaticais. Língua: local e concreta, é a capacidade de determinado povo, ou de quem se disponha a aprender as regras gramaticais de língua específica.
1.8-Idioma: é o linguajar de cada povo e por este falado, tem suas expressões e reflexões próprias e características.
Os idiomas mais falados do  mundo:
Chinês: 1,7 bilhões de falantes
Inglês:  730 milhões
Hindi:    725 milhões
Espanhol: 500 milhões
Árabe:      480 milhões
Francês:  365 milhões
Russo:     280 milhões
Português: 240 milhões
Bengali:      199,3 milhões
Indonésio:  175 milhões.  
2.A PALAVRA
A palavra é um  dom e tem muito poder; por ela podemos transmitir com clareza, exatidão  e firmeza as nossas idéias, intenções e desejos. Faz entender e ser entendido. É a expressão do caráter do seu pronunciante. Faz parte do contexto do seu discurso, do seu pensar, além de ser escrita, falada e lida.
A mente é o nascedouro da palavra. O indivíduo pensa e depois fala. Precisamos pensar, falar e agir  positivamente e construtivamente. Toda a palavra é uma sentença. Pa/lavra, a pá que lavra; a expressão pronunciada que impressiona, cava sulcos na mente de quem emite e daqueles que a captam. O inconsciente registra tudo e armazena. Cuidado com as palavras expressadas...
Precisamos pautar pela capacidade de pronunciar com clareza, domínio perfeito do idioma; conhecimento etimológico, semântico e vernacular, demonstração de cultura; perfeita dicção e articulação correta das palavras, em frases conexas, belas formas de expressão e vocabulário diversificado.
Só impressiona ao ouvinte a fala agradável e interessante; sem gírias chavões de mau gosto, repetições da moda, sem qualquer contexto e demonstrando falta de personalidade e cultura. Falar também é uma arte e exige eloqüência.
As palavras direcionam o nosso destino; não chegará ao sucesso, o lamentador, o negativista, o fofoqueiro, o grosseiro, o estropiado,  o maldizente. Está constatado que as pessoas de personalidade cativante e nobre proferem com sutileza, qualidade, profundo significado e nobreza; exteriorizando o que produzem e na mente e guardam na memória.
O vocabulário é em enriquecido pela leitura e pela redação. Quem media o ensino sempre aprende; que escreve correta e adequadamente aprende. Devemos falar o tempo todo, por tudo, como escrevemos; é a lei do exercitamento.
Devemos sempre observar a reação fisionômica dos nossos ouvintes, para perceber o grau de interesse destes terceiros, em relação ao nosso pronunciamento. Com o fito de causar emoções, entusiasmo, vibração e formar opiniões.
Deus usou a palavra para criar tudo o que existe. A palavra tem poder CRIADOR. O Supremo sentenciou: Haja e houve. No princípio era o Verbo...Pela palavra, do nada criou tudo!
O meu discurso e a minha palavra devem ser coerentes. Devo penso , falar e agir num só diapasão.
Começo a vitória e a conquista  das minhas metas afirmando que vou conseguir, depois é agir...
As palavras pronunciadas não podem mais ser recolhidas.        Antes de falar, refletir muito.
“Se em determinada disputa existem apenas 10 vagas; diga convictamente e sentencie: agora só existem 9, pois uma já é minha. (EM).”










 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário