quinta-feira, 5 de maio de 2011

VIDA E EXISTÊNCIA/SER E ESTAR


VIDA E EXISTÊNCIA/ SER E ESTAR
Por Ernídio Migliorini   E-mail: ernidio@hotmail.com

Há diferença entre vida e existência. Estar não é ser.
Vida tem conotação biológica. Existência configura ocupação de espaço e tempo.
A vida é concreta, é material; tem condições funcionais orgânicas; com os seus componentes estrategicamente dispostos para produzir funcionalidade, sustento e continuidade energético-vital.
A vida decorre de uma fonte vital, de um Criador e está disponibilizada para as criaturas espirituais, do reino animal e vegetal. O Criador é a vida; a criatura usufrui da vida, condicional, conservacional e temporariamente. A criatura não tem poder sobre a vida, para retê-la, cria-la ou mudá-la.  
Quando nasce um novo indivíduo, a espécie se multiplica; todavia a vida não se multiplica; porque é um potencial inesgotável, é uma qualidade, não uma quantidade.
A existência é abstrata; significa alguém existindo na vida, utilizando a vida, passando pela vida; sem possuí-la, apenas aproveitando o fato de que a vida é; e o existente só está.
A vida vem antes da existência; assim como a casa de moradia tem que existir antes do seu morador. A existência é unicamente residencial. Vida é origem e autonomia; existência é efeito e dependência.
Vida difere de existência; ser é maior do que estar. Todas as criaturas só estão. Deus é (Êxodo 3:14; João 8:58; 11:25). Ser é absoluto, tem completo domínio e controle; estar é relativo e completamente sujeito à condições de uso.
Deus é a vida, tem a vida, dispõe do seu manejo e pode pronunciar: EU SOU. A criatura espiritual, animal ou vegetal só pode afirmar: Estou.
A rigor,  em tudo, o correto é dizer estou existindo mercê do que se me disponibilizam.

“O termo precede à palavra; tanto  quanto, sinônimo não é etimologia. (EM)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário