FILOSOFICAMENTE CONSTRUTIVO
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidio@hotmail.com
Os pensamentos geram idéias e propiciam a criatividade do indivíduo; eles ADVÉM de fora e SOBEM À SUA MENTE; onde são hospedados, esquecidos ou repelidos. O individuo nasce com uma matriz genético-cognitiva e aprende com a experiência.
A tropodiversidade aproveita as idéias estrategicamente para o sucesso humano.
Pessimismo é desistência e tentativa de provar que algo não vai dar certo. O otimista conjuga o verbo esperançar, não o verbo esperar.
Na avaliação de um desempenho deve-se considerar tanto o processo, quanto o resultado.
Se possível conciliar fé e razão. Duvidar de tudo, até que não se tenha mais dúvidas. Há idéias que fazem crescer e outras que fazem encolher. Razão e emoção, cada uma na sua compatibilidade.
Corre-se muito e fica-se no mesmo lugar; é necessário correr o dobro para avançar. Há diferença entre se orientar e se nortear; sem Oriente não há Ocidente. Velocidade é atenção permanente; pressa é tensão constante. Cuidar do urgente pode causar o descuido do importante.
Relacionamento perfeito é aquele de interesses e conveniências recíprocas. Quando chegou-se ao “fundo do poço”, deve-se parar de cavar e reinventar novo método de soerguimento. Angústia é um a sensação de nada, é preciso enfrentar as suas causas, começando pelo autoconhecimento, adoção de uma crença, estabelecimento de amizades e ter sentido em si.
Nunca fazer com mais o que pode ser feito com menos dispêndio de energias e recursos. Pensar contribui para resolver, evoluir, autoconhecer-se, dar sentido à existência; da mesma forma que existir contribui para pensar. Pensar a prática existencial é a única forma correta de pensar. Não transformar rotina, que é fator facilitante da ação em monotonia, por falta de diversidade e inovação.
O essencial é que dá sentido e identidade à existência, conferindo-lhe significado e direção. Compreende: espiritualidade, sexualidade, amizade, fraternidade, felicidade, honestidade, amor e similares. Completado pelos recursos de sustento.
Ambição difere de ganância; a primeira estimula a evolução pessoal; a segunda é a expressão do egoísmo.
É necessário abrir a mente, estar sempre pronto para aprender. Recrear o espírito, lembrando que seriedade não é tristeza. O essencial é condicionar-se para sentir-se bem.
“A vitória de todos depende de cada um; e por causa de um ou dois relapsos, todos perdem. (EM)”
Nenhum comentário:
Postar um comentário