GRADUAÇÃO DO CONHECIMENTO
Por Ernídio Migliorini
Escala de Graduação do Conhecimento EM 2011, conceitos básicos:
Educação: Sistema metodológico e tecnológico , que leva o sujeito cognocente; do desconhecimento ao conhecimento.
Ensino: Movimento da educação na busca do conhecimento.
Aprendizagem: Objetivo da educação através do ensino.
Escola: Espaço formal e sistêmico, onde elabora-se o saber através da educação.
Universidade: Espaço formal e sistêmico, onde busca-se um saber mais universal, abrangente, superior e conjuntural.
Conhecimento: Apropriação pelo sujeito cognocente, de determinada causa ou verdade, que lhe confere a condição de ciente.
Ciência: Conjunto de todo o conhecimento já assimilado, registrado, sistematizado e consolidado.
Saber: Domínio de determinada gama de ciência, por um sujeito cognocente, constituindo o seu cognitivo.
Fazer: Competência, habilidade e capacidade para praticar ações, colocando-as no campo da realidade; por sabe.
Aprender: Processo de sair do desconhecido para o conhecimento, indo rumo ao saber.
Apreender: É o movimento do sujeito cognocente, através da aprendizagem; adquirindo conhecimento, depositando-o na mente memorialmente, por abstração e retirando-o pelo processo de elaboração, ante cada demanda apalicacional.
Segundo a Escala de Graduação do Conhecimento EM 2011, a quantidade conhecimento específico , sobre delimitada matéria ou conteúdo, de cada indivíduo, assim é graduada:
INICIANTE: Aquele que desconhecendo, começa a conhecer e aprender.
INICIADO: Aquele que conhece, aprendeu e sabe.
INICIADO GRADUADO: Aquele que conhece, apreendeu, sabe e faz.
MESTRE: Aquele que conhece, apreendeu, sabe, faz e ensina.
APRENDIZ: Aquele que permanentemente aprende a apreender; aprende a desapreender; aprende a reapreender. Reciclando-se, para manter-se atualizado e inserido no contexto metodológico e tecnológico; anulando a avassaladora e célere defasagem de conhecimento; decorrente do avanço científico e tecnológico.
“Educação sem intencionalidade do mediador e significado para o receptor; é vazia em si mesma. (EM)”
Nenhum comentário:
Postar um comentário