terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CRIATIVIDADE


CRIATIVIDADE
Por Ernídio Migliorini

Criatividade é a descoberta de novas operações e relações, par fazer a mesma coisa, com idéias úteis e originais. É uma combinação inovadora de elementos que já existem, envolvendo divergência à amostra da representações possíveis que  estão no inconsciente humano e a convergência que faz a seleção do que entende ser  o mais criativo procedimento.
Exige tempo e esforço; mas todos tem potencial criativo, basta buscá-lo, divergentemente.
A criatividade emerge do inconsciente, onde estão armazenados os registros fundamentais do individuo; que resistem ao serem levados ao consciente, por causa  da interferência do Eu Crítico ou Eu Interior. Os conceitos abstratos se desprendem; enquanto que os objetos e imagens se interligam impelidos por semelhanças distantes. Os sonhos também são forjados no inconsciente.
Existem muitos meios para encontrar o mesmo valor; múltiplas maneiras para resolver o mesmo problema; graças à faculdade da criatividade; para isto é necessário lançar mão de várias áreas do conhecimento e com domínio do seus conteúdos;assegurando eficácia e originalidade criativa.
Uma atitude é criativa sem fluidez, flexibilidade, originalidade e viabilidade de concretização; porque a criatividade é um processo gerador de idéias novas, originais, úteis e  não de um só resultado. Conscientes de que o hemisfério cerebral direito intui e o esquerdo prova logicamente.
A criatividade sobeja em vantagens: economiza, aplica racionalmente, proporciona uma matriz geradora de habilidades, competências, raciocínio e inteligência.
“Não pode-se enganar à lógica e a consciência a respeito do que é bom ou mau, à luz do juízo mental. (EM)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário