quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ELABORAÇÃO CONCEITUAL


ELABORAÇÃO  CONCEITUAL
Por Ernídio Migliorini
ELABORAÇÃO: Significa o trabalho esmerado da mente, que conduz a uma idéia, teoria, conceito ou similar.
CONCEITUAL: É a representação de algo, segundo às suas características; formulando uma idéia que expressa a sua realidade, veracidade e aceitação como válida; porque a sua descrição permite visualizar mentalmente o que foi representado. A conceituação se expressa com a necessária mediação da palavra; preferentemente  na sua condição originária, de termo, com todo o vigor etimológico.
ELABORAÇÃO CONCEITUAL: É um processo mental complexo, potencial e inerente às funções cerebrais superiores do individuo; compreendendo dois momentos: a pré-organização lógica e a fase de abstração, análise e generalização, articuladas via palavra; em cada etapa do desenvolvimento intelectual e funcional do individuo; com uma carga de significados, signos e intencionalidade; provida pela sua motivação e contribuindo para  a sua  auto-estima.
A Elaboração Conceitual é gradual e evolutiva em cada indivíduo; segundo um elenco de fatores variáveis e condicionantes intrínsecos e extrínsecos Com uma tendência lógica de aprimoramento da precisão e exatidão dos conceitos elaborados; à medida em que o indivíduo aprofunda a sua percepção, atenção e compreensão dos fatos. O significado da palavra vai modificando histórico e culturalmente com o tempo; no espaço, nas aspirações, necessidades, ideologias e filosofias. Implicando na revisão do que era conceito válido e aceito. Porque a realidade se reflete de outra forma, categorização e generalização na mediação pela palavra.
O individuo vai ampliando, à medida que desenvolve; qualitativa e quantitativamente o seu processo de elaboração conceitual e quando mais exercitar e graduar o seu nível de inteligência e discernimento,  maior sustentabilidade lhe irá conferir.
O significado é que garante a generalização e a integração social; porque os signos de linguagem foram construídos convencionalmente e codificados em sistemas lingüísticos, emanados dos diversos grupos culturais, épocas sociais e propagados, refletindo e generalizando cada realidade e o conjunto das funções psicológicas humanas sucessivas de abstração e elaboração.
A elaboração conceitual é sempre mediada pela palavra que torna-se símbolo do conceito. O individuo explora a realidade e a sensoriedade material e atua intelectualmente sobre estas, utilizando a orientação da palavra interlocutória. Na interação da palavra, a experiência fica caracterizada com significação e constrói a elaboração conceitual de cada época.
A elaboração conceitual é uma simbiose entre as funções mentais de pensar e estabelecer elos, relações, unificação, reunião   e agrupamento com os conceitos potenciais que isolam e abstraem, o que é produzido pela mediação verbal. Do pensamento complexo  são extraídos elementos para o conceito potencial e  encaminhados para a dialógica. Tudo decorrente de uma inerência cognitiva adicionada de desenvolvimento histórico-cultural individual.
Os conceitos emergentes do processo de Elaboração Conceitual, descrevem a percepção de cada realidade, com maior ou menor: fidelidade, autenticidade e precisão uma idéia de comparação, diferenciação, qualificação, quantificação, intensidade, profundidade e abrangência.
“Enquanto não se atingir o estado de perfeição; tudo pode e deve ser melhorado. (EM)”


Nenhum comentário:

Postar um comentário