quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

ENTUSIASMO

 

ENTUSIASMO

E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Precisamos buscar a melhoria pessoal e profissional constantemente. Superando limites. Percebendo a sabedoria existente para o bem viver. Fazendo as coisas acontecerem. Não fugindo da luta na construção de realizações pessoais. Nós podemos!. Valorizemo-nos! Se não eu por mim, quem? Sejamos daqueles que fazem as coisas acontecerem. Seremos os grandes beneficiados. Existira com mais entusiasmo. Valorizar-se e acredite em si;. Ter Bom humor e alegria sempre; Evitar reclamações; Se afastar do que é negativo; Dar atenção, cooperar e, importar-se; Ter comprometimento com o que se faz; Cuidar-se; Não ficar só estacionado.

A palavra Entusiasmo vem do grego e significa ter Deus dentro de si. A pessoa entusiasmada pode transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

O entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo, torcer para que dê certo.  Entusiasmo é acreditar na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

Só há uma maneira para ser entusiasmado. É Agir entusiasticamente! Não é o sucesso que traz o entusiasmo, É o Entusiasmo que traz o Sucesso! Entusiasmo é que traz a nova visão da existência.

É preciso acreditar em si. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo, o ceticismo.

Começar o dia ouvindo música é alimento para o espírito. Rir, sorrir. Não se deixar abater pelos problemas. Ser bem humorado. Ler. Exercitar-se. Encarar as obrigações com satisfação. Gostar do que faz. Não deixar que os problemas se acumulem resolvê-los logo. Amar. Exteriorizar. Fazer.

O sucesso consiste em passar do fracasso ao fracasso sem perder o entusiasmo. O Entusiasmo move o mundo. Agir com entusiasmo até que seja um hábito.  Entusiasmo é emoção com inspiração, motivação e uma pitada de criatividade. O entusiasmo é uma virtude tão valiosa quanto necessária; aspira, sempre e tende para a altura. Entusiasmo é a mãe do esforço e sem ele nada de bom é alcançado. Existe uma verdadeira magia no entusiasmo. O Entusiasmo pode levarmos além do dinheiro, poder ou influência. Entusiasmo é uma serenidade sobrenatural. Entusiasmo é tudo. Deve ser tenso e vibrante como uma corda de violão. Nada é tão contagioso quanto entusiasmo. Conhecimento é poder e entusiasmo pressiona o botão. É a fé em algo e o entusiasmo por algo que faz uma existência valer a pena. Entusiasmo é a energia e força que constrói o impulso da alma e da mente humana. Entusiasmo é o gênio da sinceridade, e a verdade não vence sem ele. A criatividade é uma extensão natural do nosso entusiasmo. Entusiasmo é um estado de grande arrebatamento e alegria.

Existem dois tipos de entusiasmo: endógeno, que é gerado dentro do próprio indivíduo; e o exógeno, que depende de um estímulo externo, chamado e de motivação.

O entusiasmo por si só não se sustenta, é preciso possuir metas claras para alcançar um objetivo principal bem definido, e não se pode ficar esperando as melhores oportunidades para começar. É necessário ir à busca e criar as oportunidades para que as coisas aconteçam.

Para dar impulso na existência uma Boa leitura que denote interesse ou que desperte prazer, paixão e ardor. Um tipo de admiração ou felicidade por algum fato específico. Uma vontade fora do comum de realizar determinada ação. Palavras como prazer, bem-estar, felicidade, vontade, satisfação, energia, ímpeto.

O entusiasmo funciona como uma mola propulsora, que nos tira da cama todas as manhãs e faz com que haja motivação para ir em busca dos nossos objetivos. É a força motriz que dá energia para que nos dediquemos com o máximo afinco às atividades que desempenhamos. E assim o fazemos porque gostamos. Entendemos o que realmente nos faz felizes ao seguir por esse caminho.

Com entusiasmo a sua rotina é mais emocionante. Movimentar-se fisicamente, endorfina faz bem. Uma caminhada, em contato com a natureza. Soluções ideais para relaxar e apreciar a paisagem. Melhorando o  sistema cardiorrespiratório, a diminuindo a  pressão arterial e  melhorando a oxigenação no sangue.  Natação e hidroginástica altamente relaxantes e ideais para ter um tempo para refletir. Não se acomodar. Traçar metas de pequeno, médio e longo prazo ajuda. Caso precisemos promover alguma mudança mais brusca, não hesitemos.

Os ciclos se encerram. Quando isso acontece, é preciso ir em busca de novos desafios, que instiguem as nossas habilidades.

Ter comprometimento com o que  fazemos. Se sempre se responsabilizar pelas decisões que tomamos. Não fazer promessas que não possamos cumprir. Dar sempre passos firmes e seguros, como quem sabe o que está fazendo. Agarrar as oportunidades que surgirem com a certeza de que vamos dar conta de corresponder às expectativas. Ter comprometimento em fazer sempre da melhor forma possível, dando o nosso máximo. Esse é o tipo de atitude positiva é que gera retorno.

O Entusiasmo Endógeno vem de dentro da pessoa; o entusiasmo exógeno se dá pelos estímulos externos.

Valorizar-se e acreditar em si. Confiar no nosso potencial e saber que o poder do autoconhecimento é transformador. Maximização das competências comportamentais, sempre de acordo com os objetivos que desejamos alcançar. Manter o bom humor e a alegria sempre e um espaço para o otimismo e a positividade, como uma das chaves para chegar até a felicidade e o bem-estar, como se fosse um estado de espírito. Momentos difíceis existem, mas a diferença está no modo como se lida com as adversidades. Demonstrar gratidão todos os dias e, com entusiasmo, buscar a construção de momentos melhores, evitando as atitudes limitantes, desenvolvendo competências comportamentais. Não ter medo de tentar, os desafios se tornam mais prazerosos, porque nos encontramos obstinados para ir até o fim.

Mapeamos o cenário, entendemos o que ele oferece e, então, façamos nossos movimentos.

“Para vencer, tem que acreditar gerar entusiasmo, lutar e dar tempo, para colher os ganhos. (EM).”

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

PACIÊNCIA

PACIÊNCIA

E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Querido Deus, oro pedindo paciência. E eu a quero IMEDIATAMENTE! A paciência é a chave para tudo. A doença da pressa é impaciência. Muitas outras doenças no mundo podem estar relacionadas à falta de paciência.

Sem paciência, não podemos aprender as lições que a existência nos ensina e não conseguimos amadurecer.

É crucial a importância da paciência. Precisamos aprender o que fazer para nos tornarmos mais pacientes.

A bondade pode produzir efeitos muito positivos e existem outras qualidades que podem conduzir a resultados semelhantes.

Focalizando a atenção na gratidão descobre-se que, quanto mais reconhecemos e agradecemos tudo o que temos, mais felizes e menos inquietos ficamos. Assim é com a generosidade, no ato de darmos nossos recursos e nos doarmos a outras pessoas.

A paciência nos dá autocontrole, capacidade para parar e usufruir mais plenamente o momento presente. A partir daí nos tornamos capazes de fazer escolhas sábias.

A paciência nos recompensa com os frutos da maturidade e da sabedoria: relacionamentos saudáveis, melhor qualidade de trabalho e, sobretudo, maior paz de espírito. Ela consegue esse milagre reunindo três qualidades essenciais da mente e do coração: persistência, serenidade e tolerância.

A paciência nos dá firmeza e capacidade para caminharmos em direção a nossos objetivos e sonhos. A inteligência emocional demonstra que o efeito da persistência pode ser igual ao de muitos pontos de QI.

Os estudantes treinados desde cedo para persistir, têm um desempenho melhor do que a média dos demais.

Sem motivos para se estressar: o poder da serenidade: A paciência nos proporciona paz de espírito.

A palavra autocontrole pode ser sinônima de paciência. Com paciência, nós nos controlamos.

      Em vez de nos deixarmos dominar por nossas emoções, temos liberdade interior para escolher como reagir a um determinado acontecimento.

A paciência é como a quilha  de um barco: ela nos permite manter a estabilidade nos mares mais revoltos da existência enquanto continuamos a nos mover na direção que desejamos.

A paciência também nos ajuda a aceitar os obstáculos do caminho e nos permitir reagir aos desafios do cotidiano com coragem, força e otimismo.

Ser paciente em todas as circunstâncias que vivenciamos, e reconhecermos que eles fazem parte da existência e que, apesar do sofrimento que provocam, não devemos optar pela amargura, pela vingança ou pelo desespero, e sim enfrentar o desafio com esperança.

A aceitação que vem com a paciência também nos ajuda a compreender os outros, por entender que, como seres humanos, todos temos limitações.

A paciência nos dá a capacidade emocional de reagir com bondade e de sentir compaixão.

A paciência é uma virtude tão valiosa que todas as religiões a recomendam. A prática da paciência é uma das maneiras de alcançar a sabedoria. No Antigo Testamento, Jó é a personificação da paciência, e no Novo Testamento os cristãos são inspirados pela vida e pelo sacrifício de Jesus Cristo.

 A paciência deve ser um hábito, uma qualidade pessoal, uma postura elogiável e seguível por todos.

A prática pessoal da paciência requer esforço, mudança e tempo. 

Se há alguma coisa que dá soberania à alma, é a paciência. O segredo dos mestres que realizaram grandes coisas inspiraram muitas pessoas e ajudaram muitos é a paciência.

Talento significa uma enorme paciência. Talento é uma espécie de tenacidade. A genialidade nada mais é do que uma aptidão maior para a paciência.

       Genialidade precisa ser cultivada. Devemos aperfeiçoar um dom repetidamente Somente com muita dedicação conseguiremos a realização de nosso potencial.

É necessário muito tempo de prática para adquirir a perícia de um especialista. Isso requer muita paciência.

A paciência de esperar é possivelmente a maior sabedoria de todas: a sabedoria de plantar uma semente e esperar  dar frutos.

Todas as pessoas atravessam estações – a primavera das novas possibilidades; o verão das realizações, da criatividade; o outono do desencantamento, perda de interesse; e o inverno do descontentamento, quando nos sentimos vazios. Em tudo o inevitável comportamento paciente.

      Nós somos sistemas vivos, parte da natureza, e tão sujeitos a seus ciclos quanto o carvalho mais majestoso ou o menor inseto. A paciência nos ajuda a sentir essa relação.

 Um punhado de paciência vale mais do que um monte de cérebros.

Os piores problemas que temos em nossa existência são aqueles que nunca acontecem.

Desperdiçamos uma grande quantidade de tempo e energia nos preocupando com coisas que nunca chegaram a acontecer, só porque não tivemos a paciência para ver como elas seriam de fato.

A paciência é a arte da esperança.  Existe conexão entre a esperança e a paciência. Embora tenham a mesma capacidade intelectual, os mais otimistas se saem melhor do que os pessimistas. O motivo está ligado à persistência – a esperança dá disposição para continuar tentando. Os pessimistas, diante de uma dificuldade ou derrota parcial, desistem.

Os efeitos da impaciência, sobretudo, são o estresse e a raiva. Pessoas zangadas são  mais sujeitas a sofrer de problemas cardíacos. Isso resulta no enfraquecimento do sistema imunológico, em especial das células responsáveis pelo combate às infecções do corpo. Quando estamos calmos, nosso sistema de defesa desliga. Os músculos relaxam, os vasos sanguíneos se dilatam, a pressão arterial diminui e o batimento cardíaco desacelera. A raiva é consequência direta da  perda de paciência.

 Quanto mais pacientes formos, maior será nossa capacidade de compreender os outros e colocar-nos em seu lugar, praticando empatia.

O ser humano pode alterar sua existência alterando a sua mente.

A paciência é uma decisão que tomamos uma opção que fazemos repetidamente. As pequenas coisas têm sua importância. Viver é, pelo menos em parte, esperar.

Quanto menos paciência uma pessoa tem, mais arrogante ela se mostra.

Senhor dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras.

O exercício da respiração consciente acalma a mente.

Paciência significa uma sensação de grande calma, um profundo e crescente sentimento de bem-estar, enquanto a impaciência é uma sensação de nervosismo, agitação e desequilíbrio.

 Uma das melhores maneiras de descobrir a paz é se concentrando. Assim como a respiração consciente, a concentração é uma forma física de colocar-se por inteiro no momento presente, com a mente e o corpo em harmonia.

Sobre algum projeto em realização, observar o que já se fez. Não pensar sobre quanto tempo vai demorar. Mas observar o que já foi feito.

 Acima de tudo, ter compaixão por si mesmo. Ter paciência com todas as coisas, mas principalmente ter paciência consigo mesmo... A cada dia que se inicia começar a tarefa de novo.

“A paciência garante o sucesso do autocontrole pessoal. Gerando um clima de paz e conformidade saudável. (EM).”

 

 

 

 

 

 

 

  

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

PELOS NO NARIZ

 

PELOS NO NARIZ

E-mail:ernidiomigliotrini@gmail.com

Os pelos do nariz têm um propósito, a defesa do corpo contra bactérias e germes na cavidade nasal. Cilia (termo técnico para o cabelo do nariz) é parte do sistema que protege os pulmões da sujeira e detritos que penetram nas vias aéreas. Eles não só ajudam a filtrar os invasores, mas se movem lentamente para empurrar e impedir que a sujeira alcance a passagem respiratória e ganhe acesso à corrente sanguínea.

Remover os pelos nasais fará com que a cavidade nasal seja completamente vulnerável a tudo que aparecer, Como ataques de alergia, sinusite e infecções respiratórias.

Para tirar pelos do nariz com segurança, a melhor forma e mais segura para tirar pelos do nariz é aparar. O ideal é pegar uma tesoura e cortar os fios. Basta usar um espelho de aumento, ficar numa área bem iluminada e limpar o nariz e a tesoura antes.

Os pelos do nariz existem para ajudar. Eles funcionam como uma barreira grossa que mantém bactérias, corpos estranhos e contaminantes longe das vias aéreas enquanto o fluxo de ar permanece desobstruído. Em alguns casos, há um excesso incômodo de pelos. Não há nada de errado em controlar os pelos do nariz quando eles são compridos demais e pouco atraentes visualmente, desde que não comprometa o sistema imunológico. Aparar os pelos é mais seguro do que arrancá-los. Apenas remover os pelos que estão ou saem fora do nariz.

Com uma tesoura adequada, de pontas pequenas o suficiente para as narinas, com lâminas afiadas para cortar os pelos em um único movimento. Limpar a tesoura com água e sabão. Não aparar em caso de doença ou passando por gripe. Aparar os pelos que incomodam, apenas os mais visíveis, próximos à abertura das narinas e saindo do nariz.

Os aparadores elétricos cortam melhor e rapidamente.

“A luz no caminho é essencial. Evita, tropeços, acidentes e surprezas desagradáveis e perigosas. A luz emanada do Divino é magnifica, orientadora e protetora! (EM).”

 

Descrição: Imagem intitulada Get Rid of Nose Hair Step 8

 

 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A COR DOS OLHOS HUMANOS

 

 

A COR DOS OLHOS HUMANOS

E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

A cor dos olhos é uma característica poligênica e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho.
       Os humanos e os animais têm muitas variações fenotípicas na cor dos olhos.

Nos olhos humanos, as variações de cores são atribuídas a diversos rácios de melanina produzido por melanócitos na íris.

Três elementos principais dentro da íris contribuem para a sua cor: a melanina do epitélio pigmentar da íris, a melanina dentro do estroma da íris e a densidade celular do estroma da íris. Nos olhos de todas as cores, o epitélio pigmentar da íris contém o pigmento preto, chamado de eumelanina. As variações de cor entre os diferentes tipos de íris são normalmente atribuídos à melanina que existe dentro do estroma da íris. A densidade de células dentro do estroma afeta quanto de luz é absorvida pelo pigmento subjacentes do epitélio.

Cores dos olhos: Azul, Azul-esverdeado, Cinza, Castanho, Verde, Avelã (castanhos-esverdeados), Âmbar (ocre ou mel), Cores anômalas:      Vermelho (albinismo), Violeta, Aniridia, Heterocromia

Íris: azul-clara, azul-esverdeada, cinza, azul-escuro, azul-cinza com manchas amarelas/marrons, cinza-verde com manchas amarelas/marrons, verde com manchas amarelas/marrons, avelã (castanho-esverdeada), âmbar, castanho-clara, castanho-escura.

Aniridia: É a falta congênita da íris do olho, possui apenas a pupila.

Observação: Olhos castanho-escuros podem parecer pretos, em baixa luminosidade ambiental.

Determinação genética: A cor do olho é uma característica hereditária influenciada por mais de um gene. Esses genes se diferenciam por mínimas diferenças, o que é conhecido por polimorfismo de nucleotídeo único (conhecido pela sigla em inglês SNP). O número real de genes envolvidos na determinação da cor dos olhos é atualmente desconhecido. Os dois genes principais associados à variação da cor do olho são o OCA2 e HERC2. Ambos estão localizados no cromossomo 15. Variações no gene OCA2(OMIM: 203200) são responsáveis pela hipopigmentação e a coloração vermelha dos olhos em albinos. Outras variações no OCA2 estão fortemente associadas aos olhos azul e verde, bem como na existência de sardas, pintas, cabelos e cor da pele. Pode haver polimorfismos em uma sequência reguladora de OCA2, influenciando a expressão do gene, o que, por sua vez, afeta a pigmentação. Uma mutação específica dentro do gene HERC2, um gene que regula a expressão do OCA2, é parcialmente responsável pelos olhos azuis. Outros genes conhecidos por estarem envolvidos na variação da cor do olho são o SLC24A4 e TYR.

Nome de gene   Efeito na cor dos olhos: OCA2     Associado a produção de células de melanina. Importância central na determinação da cor dos olhos. HERC2   Afeta a função do OCA2 com uma mutação específica fortemente ligada aos olhos azuis. SLC24A4     Associado a diferenças entre os olhos azul e verde. TYR Associado a diferenças entre os olhos azul e verde.

Alguns tipos fenotípico: Olho azul. Os indivíduos de olhos azuis só têm um pequeno grau de variação na quantidade de melanina nos olhos que está ligada ao mesmo antepassado. As pessoas de olhos azuis têm uma mutação genética que afeta o gene OCA2 em seus cromossomos. Olhos azuis são mais comuns na Europa Central e do Norte e, em menor grau no Sul da Europa e também nas Américas,[13] eles também são encontrados em parte da África do Norte[14] Ásia Ocidental e Sul da Ásia, em especial as regiões setentrionais. São encontrados principalmente em pessoas de origem norte-europeia, centro-europeia, bem como em partes dos Balcãs, sobretudo nas regiões setentrionais da Sérvia, Bulgária, Hungria e Croácia, Escandinávia, norte da França, Ilhas britânicas, norte do leste europeu e países bálticos. Sul-asiáticos e Africanos também podem ter olhos azuis, mas é muito raro. Os Países Nórdicos e Escandinávia têm o maior percentual de pessoas com olhos azuis. Vários bebês com olhos claros têm olhos azuis, porém seus olhos escurecem conforme os anos (devido ao aumento da produção de melanina pelo corpo), ou mudam de cor.

Azul-esverdeado: São a mistura de olhos verdes com olhos azuis. Os olhos azuis-esverdeados tem menos melanina que o olho verde, mas tem mais melanina que o olho azul, essa cor de íris normalmente parece mudar do azul para o verde dependendo da luz, assim como os olhos verdes, âmbares e avelãs os olhos azul-esverdeados também apresentam o pigmento chamado lipocromo.

Olho cinza: São raros, sendo uma variação dos olhos azuis (sempre mais claros, possuindo menos melanina). Há uma grande variedade de sombras cinza, do quase branco (cinza claro) ao escuro. Tendo como característica a sua versatilidade, olhos cinza parecem mudar de cor dependendo das cores que o cercam. Visualmente, eles aparentam variar de cor entre os tons de azul, verde e cinza, dependendo da iluminação e das cores do ambiente. Eles são mais comuns na Rússia Europeia, Bielorrússia, Suécia, Ucrânia, Países Bálticos e Finlândia.

Olho castanho claro/Olho castanho escuro: A Grande maioria da população mundial têm olhos castanhos, variando desde castanho claro até castanho escuro. Olhos castanhos claros são encontrados em menor quantidade. A maior parte dos habitantes de todos os continentes têm olhos castanhos escuros. Os olhos castanhos são na verdade azuis mas com melanina (olho azul com a camada marrom). Pessoas com olhos castanhos escuros podem parecer ter olhos pretos em ausência de luz forte, ou até mesmo à exposição de luz. Isso é muito comum em pessoas de origem sul-europeia, Africana, Asiática, nativos americanos e em descendentes de povos árabes e hebreus. Porém não existem olhos com a íris preta, são apenas olhos com uma cor de castanho mais escura.

Olhos verdes: São mais frequentemente encontrados em pessoas de origem Celta, Germânica, e Eslava. Húngaros têm o maior percentual de olhos verdes entre todas as populações. Muitos olhos são esverdeados mas com predominância castanha ou azul. Olhos verdes também são encontrados, apesar de que em proporções baixas, em populações do Oriente Médio ao centro e sul da Ásia. E eles são tão comuns entre os Pashtuns que no Paquistão, Pashtuns são frequentemente chamados "Hare Ankheian Vaale": o povo dos olhos verdes. Os olhos verdes possuem menos melanina que os castanhos, mas mais que os azuis e cinza.

Olho avelã (castanho esverdeado): Extremamente raros em alguns países, os olhos cor de avelã tem essa coloração devido a uma combinação da dispersão da luz e uma quantidade moderada de melanina na camada de borda anterior da iris. Olhos cor de avelã frequentemente parecem mudar de cor do castanho para o verde(ou vice-versa). Apesar de avelã consistir principalmente de castanho e verde, a cor dominante do olho pode ser tanto castanho/âmbar ou verde. Olhos avelã além de ter uma camada de borda castanha e outra verde, às vezes possuem outra azul. Eles possuem íris multicoloridas, ou seja, olhos que são castanho claro / âmbar perto da pupila e carvão vegetal ou verde escuro na parte externa da íris (ou vice-versa), quando observadas na luz solar. Olhos avelã podem ser facilmente confundidos com castanhos âmbar ou verde, são atualmente os olhos mais mal entendidos por serem um dos mais raros. Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores: castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris.

Olho âmbar: Ocre ou mel, podem ou não ser uma cor sólida, podem apresentar um único tom ou qualquer um dos tons do âmbar, que vão do vermelho-alaranjado até o amarelo claro passando pelo laranja-amarelado, isto pode ser devido à deposição do pigmento amarelo chamado lipocromo na íris. Olhos da cor do âmbar são extremamente raros, é possível encontrar pessoas com essa cor de olhos na região dos Bálcãs, bem como na Hungria, no sul da França, no Oriente Médio. No Brasil, é encontrado particularmente na Região Sul.

Olho vermelho: Das pessoas com formas graves de albinismo podem aparecer vermelhos sob certas condições de iluminação devido às quantidades extremamente baixas de melanina, permitindo que os vasos sanguíneos penetrem completamente na íris.

Olho violeta: É causada por pouca pigmentação nos olhos que os vasos sanguíneos vermelhos permeiam, causando uma coloração característica na íris. É encontrada em albinos ou em bebês recém-nascidos, mas com o decorrer do tempo podem escurecer. Possuem menos melanina que o olho azul, mas possuem mais melanina que o olho vermelho.

Heterocromia: A condição em que a íris de um olho tem coloração distinta do outro. Um dos olhos pode possuir apenas uma parte da coloração do outro (heterocromia parcial) ou podem ser totalmente diferentes entre si (heterocromia total). Um olho geralmente apresenta-se mais pigmentado do que o outro, apresentando uma quantidade desigual de melanina. Uma série de causas podem ser responsáveis pela Heterocromia

A cor do olho de uma criança depende do emparelhamento dos genes passados sobre de cada pai, que é pensado para envolver pelo menos três pares do gene. Os dois pares que principais do gene os geneticista focalizaram sobre são EYCL1 (igualmente chamados o gene do gey) e EYCL3 (igualmente chamados o gene bey2). As variações diferentes dos genes são referidas como alelos. O gene do gey tem um alelo que causa os olhos verdes e um alelo que causa os olhos azuis. O gene bey2 tem um alelo para os olhos marrons e um para os olhos azuis. O alelo para os olhos marrons é o alelo o mais dominante e é sempre dominante sobre outros dois alelos e o alelo para os olhos verdes é sempre dominante sobre o alelo para os olhos azuis, que é sempre recessivo. Isto significa que os pais que acontecem ter a mesma cor do olho podem ainda produzir uma cor diferente do olho em sua criança.

Diversas circunstâncias genéticas afetam os olhos, causadas por mutações nos genes que contribuem à produção e ao armazenamento da melanina. Podem conduzir a uma circunstância chamada heterochromia, onde um indivíduo afetado tem os olhos que são cores diferentes entre si.

A expressão dos olhos diz muito sobre uma pessoa: se ela está triste, alegre, preocupada, ansiosa, perdida em seus pensamentos. O olho é responsável pela captação das  imagens ao nosso redor. Com ele, distinguimos cores, pessoas, luzes, formas e muitas outras possibilidades de percepção do mundo. A tonalidade não altera o modo de ver.

A melanina, pigmento responsável por determinar a cor dos olhos. Quanto maior o acúmulo dessa substância, mais escura é sua coloração. A cor dos é olhos é uma característica genética. Os genes responsáveis pela distribuição dessa substância permitem o depósito de proteína em determinados locais, determinando, assim, a cor dos olhos.

Muitas crianças nascem, mas não permanecem, com os olhos azuis. O fenômeno acontece porque a melanina, geralmente, não está presente ao nascimento e passa a ser produzida ao longo do tempo. É por isso que alguns bebês escurecem os olhos durante os três primeiros meses de vida.

O material genético dos pais vai influenciar na cor dos olhos das crianças, dependendo dos genes que transmitem aos filhos. Os genitores possuem dois pares de genes em cada cromossomo, aumentando a possibilidade de a criança nascer com determinada cor de íris – o que não impede os filhos de terem olhos de cores diferentes dos pais. Se ambos os progenitores têm olhos cor de jabuticaba, a probabilidade é que os pequenos tenham esse tom. De acordo com a ciência, os mais escuros tendem a dominar.

A cor dos olhos não traz qualquer tipo de desconforto. A cor dos olhos pode mudar nos primeiros três anos de existência. A zona colorida dos olhos chama-se íris e no centro da íris existe um círculo negro, a pupila, que controla a luz que entra no olho – se há muita luz a pupila diminui, e vice-versa. A cor dos olhos deve-se à quantidade de melanina na íris. Quando há mais melanina, os olhos são mais escuros; pessoas com menos melanina têm os olhos mais claros. Ou seja, é a produção deste pigmento chamado melanina que determina a cor dos nossos olhos – e também a cor da pele e do cabelo. Os olhos castanhos têm muita melanina e maior concentração de eumelanina, um subtipo do pigmento responsável por esta cor. Os olhos azuis, cinzentos e verdes não têm pigmentos destas cores, têm é menos melanina, com maior concentração do subtipo feomelanina, que dá coloração vermelha ou amarela. A íris torna-se mais clara e reflete a luz de forma diferente dando essa aparência de cor.

5 mais raras e Diagrama das cores dos olhos: Se ambos os pais têm olhos castanhos, há 90% de probabilidade de o filho ter olhos castanhos. E se pai e mãe têm olhos azuis, o bebê deverá ter olhos azuis.

5 mais raras e exóticas cores de olhos que existem: Vermelho ou rosa/Violeta/Âmbar/Verdes/Pretos.

A parte colorida dos olhos é chamada de íris. A íris pode ter várias cores desde o marrom muito escuro até o azul mais claro.  Quanto mais melanina temos na íris, mais escura ela é. E se temos pouca melanina, o olho é mais claro!

No meio da íris existe um círculo preto. Este círculo é a pupila, ela controla a entrada de luz nos nossos olhos para que possamos enxergar.

“O Conhecimento é infinito. A ciência sistematiza o conhecimento já revelado. Quanto mais soubermos, mais vamos perceber que sabemos muito pouco ainda! (EM).”

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

CURIOSIDADES BIOGRÁFICAS DE ERNÍDIO MIGLIORINI

 

CURIOSIDADES BIOGRÁFICAS DE ERNÍDIO  MIGLIORINI

Por Ernídio Migliorini

>1. Meu Primeiro Emprego: Meu primeiro Patrão foi o 40º Presidente do Sport Club Internacional de Porto Alegre, cidadão Eraldo Herrmann(Comércio de Material de Construção Ltda.), cujo irmão se chama Dr. Geralcy Clemente Herrmann, Conselheiro do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, que iniciou desempenhando as suas funções administrativas na empresa do meu Pai.  Eu, todavia, sou torcedor gremista.

 

>2. Meu Segundo Emprego: Foi também em Porto Alegre, na empresa do meu Tio Irno Tombini, Conselheiro do Sport Club Internacional e também Tio do Economista Alexandre Antonio Tombini, atual presidente do Banco Central do Brasil. 

 

>3. Aula Inaugural: Tive a honra de proferir a Aula Inaugural da Instituição de Ensino Superior, que resultou na atual UNOESC, campus de Xanxerê-SC, conforme consta dos Anais da Câmara de Vereadores daquele Município: “

     “ Foi presidente da FEMAI, sendo que coincidentemente, quando foi    administrada a aula inaugural, com a licença do prefeito, Ary Bossini estava no comando do município. Esta aula inaugural foi dada pelo conterrâneo Dr. Ernídio Migliorini no Colégio La Salle.”

 

 

>4. Co-FundadorFui fundador,  sócio e Primeiro Presidente da CAIXA BENEFICENTE DE CABOS E SOLDADOS do 2º REGIMENTO DE RECONHECIMENTO  MECANIZADO, de Porto Alegre –RS.

 

>5. Implantador: Como profissional especializado em Administração Pública, fui o responsável pela implantação de toda a estrutura do Município de Vargeão –SC, então emancipado, mas ainda não instalado. Compreendendo a sua Legislação, Criação e funcionamento dos seus órgãos e gerência funcional. Exerci por onze anos os cargos acumulados de Secretário de Planejamento, Administração e Fazenda, além de representatividade externa.

 

 

>6. Comunicações: Fui Diretor-Proprietário e redator do Jornal IMPRENSA  DO POVO, de Xanxerê, SC, em 1968.

 

 

>7. Implantação de Ensino Superior: Fui participante ativo da implantação da Fundeste, originadora da atual UNOCHAPECÓ, em todas as suas fases reivindicatórias,  implantacionais e de  sustentabilidade, em função  dos cargos que exerci; incluindo o exercício do Magistério Universitário por onze anos  e ocupando, após implantada a Universidade, o seu cargo mais hierárquico,  e todos os seus cargos deliberativos e representativos.

>8. Orçamento Programa Municipal: Implantei, monitorei co-elaborei  e retroalimentei O Sistema de Orçamento Programa nos 16 Municípios da Região Da AMOSC, oeste de Santa Catarina.

 

 

>9.  Plano Diretor de Chapecó-SC: Como Secretário Chefe de Planejamento e Coordenação Geral, Administração e Fazenda, por seis anos fui o superintendente e redator final, do Plano Diretor de Chapecó – SC.

 

 

>10. Paraninfo/Patrono e similaresEm oito ocasiões.

 

>11. Cordenador de Campanha Governamental: Fui coordenador para o  Oeste Catarinense da campanha política para eleição do Governador Pedro Ivo Campos e integrei a equipe de planejamento para a constituição da ação de Governo.

 

 

>12.  Conselheiro Fiscal Efetivo: Exerci o cargo de Conselheiro Fiscal Efetivo do Sistema Financeiro Estadual e da CELESC S/A, durante  todo o mandato do Governador Pedro  Ivo Campos.

>13. Nascimento: Nasci no dia 13 de abril de 1941, às 18 horas e quinze minutos, de um domingo. Pela intervenção de uma parteira prática, na residência de meus Pais, em Linha Gramadinho, interior de Encantado, RS., sob o Signo de Áries.

>14. Fui acometido: de Sarampo, Caxumba, Sarna, Bexiga, Câncer de

>15. Fui submetido: A cirurgia de fimose, Hemorroida, Próstata, Retirada de Tumor por Machucadura externa na cabeça, Câncer de Pele, De Joelho, Dos dois olhos, De  Nariz e Queixo, Bucal para implante de próteses dentárias, De varizes no Exército.

>16. Professor: Na Universidade, realização de Conc Médio e Exército de: Matemática, Química, Contabilidade, Administração Pública, Direito Tributário, Direito Comercial, Direito do Trabalho, Metodologia Científica, Latim, Educação Física, Religião, Teologia, Educação Moral e Cívica, Orientador para Teses de Pós Graduação e Realização de Concursos Diversos, Aulas particulares de Matemática e Química.

“Se somos o que somos é porque buscamos o conhecimento e aplicamos os seus ensinamentos. (EM).”