terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

SONOLÊNCIA VESPERTINA


SONOLÊNCIA VESPERTINA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A área do cérebro associada com o “sistema de recompensa e reforço” tem a atividade drasticamente reduzida no início da tarde — em comparação ao nível de atividade registrada pela manhã ou à noite. A região em questão fica na base frontal do órgão e é chamada putâmen esquerdo. Se refere a um grupo de estruturas neurológicas que desempenham funções essenciais para a sobrevivência, fornecendo a motivação necessária para que os indivíduos consigam desempenhar determinadas ações ou comportamentos. Esse sistema é composto por elementos emocionais, motivacionais e cognitivos, que correspondem ao prazer provocado pelas recompensas ou desagrado causado pelas punições, à motivação para obter as recompensas ou evitar as punições e ao aprendizado conquistado por meio das nossas experiências.
Esse grupo de funções cerebrais também é governado pelo ritmo circadiano, o nosso “relógio biológico”. Assim como os hormônios responsáveis por nos manter acordados ou por fazer sentir forte necessidade de sono, e sofre variações durante o dia.
A atividade no putâmen esquerdo cai dramaticamente durante a tarde. Isso ocorre porque, provavelmente por causa de questões evolutivas, o nosso cérebro fica mais na expectativa por recompensas pela manhã e à noite e, portanto, mais acordado do que à tarde, quando ele parece mais bem, o que acaba tendo efeito sobre a nossa disposição
Uma existência mais regrada diminui a fadiga durante o dia. Estabelecer um horário para fazer as refeições, atividades físicas, leitura e, principalmente, uma hora para dormir, regula o ritmo hormonal e faz com que o sono chegue na hora certa.
Outro fator importante é a alimentação. Fazer as refeições em um horário pré-determinado é uma das principais aliadas contra a sonolência. É ela que vai regular o ritmo da produção de hormônios no organismo. Além disso, exagerar na comida pode levar a um quadro de obesidade, que prejudica ainda mais a sensação de sonolência, já que pessoas com sobrepeso têm mais dificuldade para dormir.
Cuidar para o consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos, como pães, massas e doces. O nosso organismo leva muito mais tempo para digeri-los, o que significa que o corpo irá gastar mais energia no processo digestivo, muito menos nas outras funções. Isso deixará a pessoa mais cansada. Investir em alimentos como nozes, legumes e frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, tangerina e caju, que deixam o corpo com mais energia durante o dia.
Café, refrigerantes do tipo cola e alguns chás: eles são ricos em cafeína, um poderoso estimulante que faz o corpo reagir assim: o sistema nervoso é acionado, glândulas liberam adrenalina, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose. Por isso, a cafeína é conhecida como uma grande aliada para aumentar a disposição, melhorar a concentração e aplacar o sono. Mas, quando é consumida em exagero, ela acelera o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e os rins trabalharem mais, aumentando a vontade de urinar. O ideal é consumir, no máximo, 300 mg de cafeína por dia, o que equivale a três xícaras de café. Porém, esse limite pode variar (para menos ou para mais), já que cada pessoa tem um grau diferente de sensibilidade à cafeína.
Principalmente as bebidas que contém cafeína na composição agem como um estimulante, deixando a pessoa mais disposta por algumas horas e pronta para realizar tarefas. No entanto, uma vez que o efeito passa, o problema da sonolência pode permanecer e até piorar. Tomar bebidas estimulantes causa um efeito cumulativo, ou seja, no dia seguinte é bem provável que a pessoa sinta mais sono e cansaço do que antes.
A qualidade do sono é essencial para evitar a sonolência no dia seguinte. Dormir em um lugar escuro, com temperatura amena e sem muito barulho é um ótimo método de evitar a sonolência no dia seguinte.
O que importa nem sempre é a quantidade, e sim a qualidade do sono. Uma medida simples que ajuda a acabar com a insônia e previne a sonolência no dia seguinte é tomar um banho quente, antes de dormir, ajuda a pegar no sono por causar uma resposta termorreguladora. Os exercícios de respiração e alongamento são feitos para diminuir a ansiedade e o estresse. Fazer esse exercício um pouco antes de dormir melhora o sono e a disposição no dia seguinte.
O aroma de canela reduz a sonolência, a irritabilidade e a frequência de dores de cabeça. Além da canela, aromas de limão e menta são usados para reduzir a sonolência no meio do expediente de trabalho.
Existem dois tipos de classificação para as pessoas em relação ao sono: as pessoas de sono longo, que precisam dormir aproximadamente dez horas para recuperar as energias, e as pessoas de sono curto, que ficam satisfeitas e revigoradas depois de cinco horas de sono. O tratamento contra a sonolência deve levar em conta o perfil de cada pessoa.
Praticar algum tipo de exercício físico, além de regular a produção de hormônios e deixar o metabolismo funcionando de um modo mais acelerado, a prática de atividades físicas faz o corpo gastar muito energia, que precisa ser recuperada durante o sono. E, depois de uma boa noite de sono, não há quem não fique mais disposto.
Dois maus hábitos grandes causadores da sonolência são o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica. O álcool e o cigarro alteram o funcionamento de nosso corpo, deixando-o mais ativo, quando deveríamos estar dormindo, e sem energia, enquanto deveríamos estar alerta.
Tirar um cochilo durante a tarde pode fazer muito bem à saúde, mas também há contraindicações. Quem tem distúrbios do sono pode se beneficiar de um cochilo vespertino, mas aqueles que sofrem de insônia, dormir pela tarde pode ser contraproducente para pegar no sono de noite. Uma soneca de 45 minutos diários melhora a memória e reduz a pressão arterial.
O cansaço constante pode ser um sinal de alerta para algum problema mais sério, como a apneia, que pode levar a doenças cardiovasculares e metabólicas que colocam em risco a saúde como um todo. Cochilos não ajudam neste tipo de cansaço.
“Tudo tem uma causa. Os efeitos também podem ser positivos, neutros ou negativos. A sabedoria está na opção pessoal, estribada em conhecimento de conteúdo. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário