TÍTULO
ABERTO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI
E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
BUSCA/ O
CONSUMIDOR/ EMPRESA EFICAZ/
TRABALHO/ ACERTO NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL/ IMPLICAÇÕES
JURÍDICAS DA TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO/ BIG DTA/ COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELAS
EMPRESAS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS/ PERFIL DOS COMPRADORES/ COACHING/ AMBIENTES
ERGONÔMICOS E A ÉTICA/ PARA TOMAR DECISÕES MELHORES/ MUDANÇAS/ AS LEIS DO
CRESCIMENTO:
BUSCA:
*Precisamos definir o valor legítimo de tudo o que nos envolve no
contexto universal. Porque o bem e não o mal. O que é certo e o que é errado.
Ponderar sobre conseqüências. É necessário ter uma verdadeira compreensão do
significado prático do termo “Sustentabilidade”, que está, inseparavelmente,
ligado à condição de continuidade de tudo:
moral-ética-econômica-física-biológica-ambiental-estrutural e existencial.
O CONSUMIDOR:
*Os gostos e as preferências dos consumidores não são estáveis.
Mudam diante da proliferação de opções disponíveis. Existe uma influência
social, que determina comportamentos, pelo fato de uns copiarem o que os outros
fazem. São as mudanças implacáveis, a competição desenfreada e a inovação
infindável.
EMPRESA EFICAZ:
*Uma Organização de alto engajamento e alta performance, tem a
sua eficácia baseada numa Equipe gestora que determina a direção, aloca
recursos e resolve conflitos.
O Líder da empresa não se esquiva de conflitos, equilibra
asserções e dúvidas.
Isto gera uma Direção estratégica e organizacional clara e
incontestável; A QUALIDADE DA DIREÇÃO.
A comunicação é vertical franca e sincera, produzindo a
QUALIDADE DO APRENDIZADO.
A coordenação ajusta a estratégia e os valores, com gerentes
capazes de liderar negócios e iniciativas propiciando a QUALIDADE DA
IMPLEMENTAÇÃO.
Conversas francas, coletivas e públicas para: definir direção;
agir e avaliar resultados; Feedback sem disfarces sobre deficiências e a
realidade atual; elaboração de plano de ação para resolver deficiências.
TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA DE TRABALHO:
O sistema de trabalho vai passar por transformações radicais
muito profundas e este processo já começou.
Algumas características e modificações desta nova nuance laboral:
*Expedientes mais flexíveis, com horários alternativos,
hierarquias mais moldáveis.
*Mais liberdade, como condição geral para o trabalhador melhorar
o seu desempenho.
*Trabalho executado em espaços ao ar livre, mais informais.
*Rodízio de mesas, espaços e horários, permitindo que mais
trabalhadores desenvolvam as atividades da organização. Significando que nem em
todos os dias e horários os trabalhadores estarão na empresa. Com grande
adequação das tarefas às personalidades, humor e gosto dos trabalhadores.
*Utilização de um único equipamento, tanto para o serviço,
quanto para o uso pessoal. Um só computador para a duas tarefas. Um único
telefone para as duas funções. Em suma, “tudo em um”. Portanto, o trabalho
poderá ser executado em casa, evitando deslocamentos e a saturação do trânsito
e outros inconvenientes urbanos.
*O trânsito terá uma influência muito importante sobre o
trabalho. Acabará determinando, de forma inevitável, a mudança da forma,
horários e locais do trabalho. Serão empregados meios de locomoção que
privilegiam o coletivo, o solidário, associativo; com a permanência dos
trabalhadores na empresa ou nas suas próprias residências, evitando
deslocamentos em horários intermediários.
*O trabalho será executado à distância, na própria residência do
trabalhador, o “home Office”. Projetos podem ser desenvolvidos para locais
geográficos próximos ou distantes, com grande rendimento, economia de custos,
redução de deslocamentos, melhor aproveitamento do tempo e motivação para a
execução finalizante de tarefas.
*Todos os procedimentos serão impregnados de tecnologia, com uma
interligação constante, online, entre órgãos públicos e as pessoas.
*A tendência da idéia de empresa distribuída fisicamente,
evitando com esta desconcentração o deslocamento dos trabalhadores, que
serão contratados levando em conta também a proximidade de residência.
*Haverá um significativo incremento da sociabilidade entre os
profissionais, com intercâmbio de conhecimento, para aprimoramento funcional.
*Supressão natural do horário de pico, em função de medidas
inteligentes de desobstrução de gargalos, ensejando mais tempo para repouso,
laser, convivência familiar e desarme da tensão.
*Alteração da legislação trabalhista, adequando-a à realidade.
*Geração de um novo enfoque psicológico sobre o trabalho,
tornando-o mais satisfatório, agradável, compensador e fator de realização
pessoal.
*Uma seqüência de outras e variadas mudanças, decorrentes de um
processo com variáveis e condicionantes automáticas e imprevisíveis.
ACERTO NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL:
Na contratação de pessoal deve-se levar em consideração
primeiramente o fato de que o contratado se encaixe na cultura da empresa e
depois a sua competência profissional.
Recomenda-se para atingir este acerto:
*Contratar sempre e só, a pessoa certa para cada função. Um
processo de contratação difícil, mas fácil na hora de gerenciar o contratado.
*Considerar primeiramente o Eu interior do contratado.
*Fazer o candidato ao emprego ser entrevistado pela Direção,
pelo gerente, representante do RH e pessoas acima e abaixo da posição para o
qual se pretende contratar o candidato. Levando em consideração o consenso das
avaliações.
*As perguntas devem ser estratégicas e pertinentes com os
objetivos da empresa, com ênfase comportamental.
*Aplicar ao candidato ao emprego, um “Teste de Personalidade”.
*Comunicar ao candidato quais são as diretrizes da empresa e o
seu procedimento de admissão e demissão de empregados. Além da forma de
recompensa para aqueles que se encaixam na cultura da empresa e propagam o seu
bom conceito no mercado. Também da existência de um processo para mudança
daqueles que destoam no tocante às diretrizes institucionais. Quem ultrapassar
os limites estabelecidos na entrevista de contratação deve ser demitido sem
demora.
*Ter consciência de que ensinar habilidades a um contratado é
mais fácil, do que ensinar-lhe quais são as diretrizes e a cultura
institucional.
IMPLICÂNCIAS JURÍDICAS DA TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO:
O artigo 2ª da CLT conceitua o que é empregador. O artigo 3º
conceitua o que é empregado.
O trabalhador terceirizado está subordinado à CONTRATADA, não à
CONTRATANTE.
A CONTRATANTE se responsabiliza em função da culpa in
eligendo e culpa in vigilando, pela obrigação de escolher, eleger e
contratar corretamente a CONTRATADA, sob pena de responder por dano causado a
outrem e tem a obrigação de fiscalizar e vigiar as atividades da CONTRATADA. A
CONTRATANTE deve exigir o encaminhamento mensal dos pagamentos salariais
efetuados pela CONTRATADA, verificar a sua confiabilidade no mercado e incluir no
Contrato a cláusula de “Retenção”, que prevê, caso a CONTRATADA não comprovar o
cumprimento das obrigações trabalhistas, podem ser suspensos os pagamentos das
prestações, sem direito a protestar.
A Súmula nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho define os casos
em que não se forma vínculo de emprego com o tomador do serviço e define o que
é trabalhador terceirizado ou não.
A “Atividade-Fim de uma empresa” não pode ser terceirizada. A
“Atividade-meio” pode ser terceirizada, porque não constitui o objetivo da
empresa.
BIG DATA:
Em
tecnologia da informação, Big data se trata de um conceito, cujo foco é o
grande armazenamento de dados e maior velocidade. O big data se baseia em 5V’s
velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. '
Big Data
é um termo popular usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o
uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas, como base para
a inovação, diferenciação e crescimento.
Muitos
fatores contribuem para o aumento do volume de dados.
•
Variedade
Os dados
de hoje vem em todos os tipos de formatos. 80 por cento dos dados de uma
organização não é numérico! Mas, estes dados também precisam ser incluídos nas
análises e tomadas de decisões das empresas.
•
Velocidade
De acordo
com o Gartner, velocidade significa tanto o quão rápido os dados estão sendo
produzidos quanto o quão rápido os dados devem ser tratados para atender a
demanda. Reagir rápido o suficiente para lidar com a velocidade é um desafio
para a maioria das organizações.
•
Variabilidade
Para além
das velocidades crescentes e variedades de dados, o fluxo de dados pode ser
altamente inconsistente com picos periódicos. Diariamente, eventos sazonais
desencadeiam picos de carga de dados e isso pode ser um desafio para gerenciar
- especialmente quando temos as mídias sociais envolvidas.
•
Complexidade
grandes
volumes de dados, de diversas fontes. É um grande desafio vincular,
correlacionar, limpar e transformar os dados de um sistema. é necessário
conectar e correlacionar interações, hierarquias e vínculos múltiplos de
informação ou então os dados podem rapidamente sair de controle. Governança de
dados pode ajudar a determinar como os dados díspares se relacionam com
definições comuns e como integrar sistematicamente os ativos de dados
estruturados e não estruturados para produzir informações de alta qualidade,
úteis, adequadas e atualizadas.
As
organizações terão que ser capazes de aproveitar os dados relevantes e usá-los
para tomar as melhores decisões.
As
Tecnologias apóiam a coleta e o armazenamento de grandes volumes de dados, e
fornecem a capacidade de compreender e obter valor, o que ajuda as organizações
a operar de forma mais eficiente e rentável. • Analisar milhões de SKUs para
determinar os preços ótimos que maximizam os lucros e mínimo inventário.
•
Recalcular carteiras de risco inteiras em questão de minutos e compreender as
possibilidades futuras para mitigar o risco.
• Minerar
dados de clientes para insights que impulsionam novas estratégias de otimização
de campanhas, aquisição e retenção de clientes.
•
Rapidamente identificar os clientes mais importantes.
• No
Varejo, gerar cupons no ponto de venda com base em compras atuais e passadas,
garantindo uma maior taxa de conversão.
• Enviar
recomendações personalizadas para dispositivos móveis no momento certo,
enquanto os clientes estão no local para aproveitar as ofertas.
•
Analisar dados de mídias sociais para detectar novas tendências de mercado e
mudanças na demanda.
• Usar a
análise de fluxo de cliques e de mineração de dados para detectar
comportamentos fraudulentos.
•
Determinar as causas de falhas, problemas e defeitos, investigando as sessões
de usuário, logs de rede e sensores da máquina.
•
Incorporar grandes volumes de dados na análise
•
Determinar antes quais os dados relevantes
Agora
temos a possibilidade de aplicar a análise na entrada dos dados para determinar
sua relevância com base no contexto. Esta análise pode ser usada para
determinar quais os dados devem ser incluídos nos processos de análise e quais
podem ser alocadas em armazenamento de baixo custo de acesso posterior, se
necessário.
•
Armazenamento de dados barato e abundante e capacidade de processamento de
servidores.
•
Processadores mais rápidos.
• Alta
capacidade de memória acessível, como Hadoop
• Novas
tecnologias de armazenamento e processamento desenhadas especialmente para
grandes volumes de dados, incluindo dados não estruturados.
•
Processamento paralelo, clustering, MPP, virtualização, grandes ambientes
de grid, alta conectividade e grandes resultados.
•
Computação em nuvem e outras alocações de recursos flexíveis.
COMPETÊNCIAS
EXIGIDAS PELAS EMPRESAS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS:
As empresas atuais selecionam os candidatos à vaga de emprego,
segundo as seguintes competências:
*Que o candidato denote ser proativo.
*Tenha disposição para aprender.
*Consiga aprendizagem rápida.
*Seja responsável.
*Tenha boa reação diante das mudanças.
*Seja hábil para construir alianças.
*Tenha capacidade para liderar.
*Consiga reagir bem sobre pressão.
*Tenha habilidade para se comunicar.
*Tenha maturidade emocional.
*Tenha poder de influenciar.
*Tenha capacidade para correr risco.
*Tenha capacidade para afirmar conceitos e similares.
*Admita os seus erros.
*Tenha competitividade.
O PERFIL DOS COMPRADORES:
É de suma importância, para o sucesso das vendas, que se consiga
captar o perfil de cada interessado em comprar.
A seguir, os perfis relevantes:
A seguir, os perfis relevantes:
*O Comprador Atencioso: Fica atento às informações
do vendedor, aceita com facilidade produtos similares ou substitutos. A atenção
do vendedor atrai a atenção do comprador e a consideração é uma recíproca.
*O Comprador Socializador: Gosta de se relacionar,
ganhar brindes, ser convidado para eventos sociais, aceita convites para
refeições. Negocia com o vendedor que apreciar.
*O Comprador Objetivo: Tem um forte apelo à
integridade profissional. Não usa subterfúgios, é claro no quer comprar. Não
faz leilão de preços e não informa os preços dos outros concorrentes
fornecedores. O vendedor deve concentrar-se no que é relevante: desempenho do
produto, assistência técnica, garantia, prontidão no atendimento. Este
comprador avalia todas as situações de maneira sistêmica.
*O Barganhador: É o comprador mais difícil para
negociar, pesquisa preços, faz leilão de preços, resiste, quer concessões,
dificulta, tenta desestabilizar emocionalmente o vendedor. Diz: se eu ganho tu
vende! O vendedor precisa ter experiência e estar muito preparado
estrategicamente para lidar com este tipo de perfil. A única fórmula além da
paciência inteligente é fazer o comprador ser convencido pela máxima:
custo-risco-benefício.
*O Facilitador: Este comprador evita confronto, não
levanta objeções, é sutil, propõe alternativas. É o comprador satisfeito
onde todas as duas partes ganham.
*O Persuasivo: Este comprador é bivalente comprende
o papel do comprador e do vendedor. Compra se for persuadido pelo vendedor,
mesmo que não esteja precisando do produto. O vendedor tem que aplicar o seu
poder de persuasão, senão a venda não acontece.
COACHING: É a arte de guiar a pessoa à
realização pessoal e ao sucesso empresarial. Enfatizando o aperfeiçoamento
comportamental.
O Coach, ligado ao RH, é um profissional que guia, como
orientador, às pessoas para melhorar a performance comportamental.
Coachees são os clientes do Coach.
Este processo funciona através de encontros formais, onde as
visões dos participantes são ampliadas de acordo com os seus objetivos, metas,
desafios e ferramentas. Analisando passo a passo e promovendo as
correções para sucessivos processos.
O desenvolvimento pessoal estará fundamentado em ver o problema
por um prisma diferente, deixando a zona de conforto.
Tudo começa com um diagnóstico obtido através de entrevista,
observação de reações fisionômicas, tom de voz, gestos do entrevistado. Que é
levado pelo processo de Coaching a refletir e visualizar as soluções para a
problemática. A trocar a ideia de chefe, para a de líder, ensejando diálogo em
equipe.
AMBIENTES ERGONÔMICOS E A ÉTICA:
Segundo uma pesquisa universitária, foi constatado que quando as
pessoas ocupam grandes espaços, que inspiram posturas expansivas, manifestam
mudança de comportamento social, afetando a sua honestidade.
Os corpos humanos estão sempre restritos pelos espaços que
ocupam. Quando braços e pernas se espalham de forma a preencher espaços, acabam
projetando grande poder. Independente da estatura da pessoa, esta expansividade
altera o seu comportamento social e ético, tendendo a que transgrida normas de
convivência e postura social. Móveis que dão a sensação de ser mais poderoso
fazem com que a pessoa se comporte com menos ética e honestidade. Também a
disponibilidade de um espaço menor, faz a pessoa sentir-se impotente diante que
quem ocupa um espaço maior.
PARA TOMAR DECISÕES MELHORES:
As decisões de alta qualidade e oportunas exigem as seguintes
características:
*Acuidade Perceptual: É a capacidade de ver, antes
dos outros, as mudanças que virão. Vasculhando o ambiente externo, detectando
anomalias e oportunidades. Navegando na complexidade para definir as variáveis
que embasarão a decisão. Imaginando a combinação das variáveis para criar
cenários diferentes com novas opções.
*Julgamento Qualitativo: Para selecionar opções
corretas, que se desenvolvem à medida da sua prática; partindo de uma visão
mais ampla até atingir detalhes específicos concretos. Pesa as conseqüências e
coloca o foco nas decisões que deve tomar.
*Credibilidade: Ouvir pontos de vista diversos e
contraditórios. Construir apoio de todos os setores e do público externo, por
desempenho eficaz e transparência e ter coragem de tomar a melhor decisão,
mesmo que impopular.
MUDANÇAS:
No processo de implantação de mudança é preciso coragem e
persistência, tudo piora antes de melhorar. É necessário desaprender e depois
reaprender. A mudança gera desconforto.
Quando algo está errado, a performance deve ser bem melhor, os
resultados não são sustentáveis, o retorno não está satisfatório; deve-se
buscar informações, liderar o processo de mudança compartilhado com todos os
setores institucionais.
A mudança exige: urgência, grupos de apoio, criação e
comunicação de uma nova visão para todas as decisões internas; remoção de
obstáculos e alinhamento geral; criação de vitórias a curto prazo, mostrando
que está havendo evolução positiva; impregnação da cultura de mudança na
organização e coragem para lidar com uma mudança séria.
AS LEIS DO CRESCIMENTO:
O crescimento do desempenho pessoal e a produção de performances
excelentes dependem das seguintes Leis:
*Fazer com que o nosso futuro seja sempre maior do que o nosso
passado.
*Fazer com que o nosso aprendizado seja sempre maior do que a nossa
experiência.
*Fazer com que a nossa contribuição seja sempre maior do que a nossa
recompensa.
*Fazer com que a nossa performance seja sempre maior dos que os
aplausos.
*Fazer com a nossa gratidão seja sempre maior do que o nosso sucesso.
*Fazer com que o nosso prazer seja sempre maior do que o esforço.
*Fazer com que a cooperação seja sempre maior do que o nosso status.
*Fazer com que a nossa confiança seja sempre maior do que o nosso
conforto.
*Fazer com que o nosso propósito seja sempre maior do que o dinheiro.
*Fazer com que as nossas perguntas sejam sempre maiores do que as
nossas respostas.
“A humanidade está andando em círculos. Os valores éticos e
morais sofrem involução geométrica. (EM).”
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