quinta-feira, 7 de junho de 2018

SABER E PRATICAR


SABER E PRATICAR
Conhecimento é informação, sistematizada na forma de ciência, que conhece a causa dos efeitos. Possibilitando acerto das decisões, na lógica de que toda a ação praticada tem consequências previsíveis: desejáveis ou evitáveis.
Prática é a atitude de usar o saber para solucionar problemas, aperfeiçoar comportamentos e aprimorar procedimentos. E com o emprego de sinergia inovar e criar métodos, técnicas, funcionamento e operacionalidade alternativos: eficientes, eficazes e efetivos.
Teoria: é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Conjunto de ideias, base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de aspectos da realidade. É uma hipótese, uma conjectura, uma opinião formada diante de um fato. É um sistema consistente para explicar determinados fenômenos. Elucidar, interpretar ou explicar um fenômeno ou acontecimento que se oferece à atividade prática. A teoria tem a sua aplicação  sujeita a condições específicas e particulares.
Compete ao que sabe fazer, por ser experiente e ter conhecimento teórico; praticar beneficamente àquilo que apreendeu; senão tudo fica sem importância. E não vai além de vã nuance cultural.
O aprendizado só ocorre quando há uma situação de problema real para se resolver. Com base nos conhecimentos teóricos e na experiência prática é possível solucionar o problema caracterizando a situação problemática; desenvolvendo a sugestão, observação e experiência; reelaborando intelectualmente; e verificando os resultados. Em suma: saber e praticar para alcançar significado. Não adiante conter grande conhecimento e não colocá-lo em prática; por não saber como agir e ou por simples desleixo e incoerência pessoal.
A fase relevante neste processo é a reelaboração intelectual, por se caracterizar pela formulação de novas ideias, cuja riqueza é diretamente proporcional aos conhecimentos, vivência e experiência pessoal do aplicar o saber na prática.
Aprender e decidir praticar o que sabe passa por uma prática orientada com um forte componente na reflexão a partir de soluções de problemas reais, possibilitando enfrentar situações novas e aprender a tomar decisões.
O conhecimento é demonstrado quando executamos uma ação, com conceitos diferentes de reflexão relacionados a ela: provocando reformulação do que está sendo feito, vivenciando situações que extrapolam as experiências prévias; reconstrução mental da ação, analisando-a retrospectivamente e incorporando-a ao repertório de experiências adquiridas; progredindo no desenvolvimento e construindo forma pessoal de conhecer. A reflexão na ação considerada um processo mental quase automático, a reflexão sobre a ação é intencional, exigindo da pessoa pré-disposição e vontade. O conjunto de reflexões sobre a ação é que determina a construção do saber.
Aprender é aprender a pensar. Ninguém é capaz de pensar em alguma coisa sem experiência e informação sobre ela. Questão sobre teoria e prática. Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma teoria. A teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria. Quem sabe, mas não sabe aplicar, é uma maneira de não saber. Na existência superior a teoria e a prática completam-se. Foram feitas uma para a outra.
As inúmeras teorias não são compreendidas por todos, pois cada pessoa se especializa em uma área.
Dentro da lógica saber e praticar é pertinente reprovar: não ensinar o que se sabe;  não praticar o que se ensina;  não perguntar o que se ignora. É importante notar que isso além de levar ao sucesso, à sabedoria, remete a valores e princípios nobres: generosidade, honestidade e humildade. Essas virtudes vivenciadas no dia a dia revolucionam a qualidade de vida.
Procurar estar sempre aprendendo coisas novas e sentir a obrigação de ensinar o que estamos aprendendo para as outras pessoas. Ficar muito feliz em compartilhar conhecimentos e ver o quanto ele está fazendo bem aos outros. Saber e não fazer, ainda não é sabe. Quando adquirimos um novo conhecimento que pode ser útil temos que colocá-lo em prática. Enquanto o conhecimento adquirido não for aplicado, ainda não sabemos a sua real eficácia. Uma informação só terá o seu valor se for transformada em conhecimento. De que adianta possuir informação e conhecimento se não souber colocar em prática. Não terá validade nenhuma. Nada acontece até que algo se mova. Nenhum valor terá o  aprendizado enquanto não aplicá-lo, enquanto não movimentá-lo. As pessoas que detêm a informação sobre algo, mas não aplicam o que sabem, acabam ficando inertes e desmotivadas.
Aplicar o que se sabe começa com coragem, com boa vontade, estar de mente aberta para aprender e depois tirar de dentro para fora aquilo que aprendeu, colocando em prática, pois só saber que sabe não vai agregar nada na existência de alguém. Portanto, ter atitudes e coragem para aplicar aquilo que sabe. Quando colocar em prática aquilo que conhece, vai se surpreender sobre o quanto pode aprender ainda mais.
Tratando-se de comportamento humano, existem diferenças entre propósitos, objetivos e metas. Nem sempre as pessoas conseguem colocá-los em prática, pois não distinguem exatamente o que desejam e como planejar a execução de cada etapa das novas aspirações.
O propósito é algo maior, normalmente em longo prazo. Os objetivos e metas estão embaixo dele. O objetivo é aquilo que se deseja conquistar, realizar ou alcançar em curto prazo; Para alcançar os objetivos, precisa planejar e executar as metas traçadas. As metas são as etapas que devem ser cumpridas para atingir os objetivos, devem conter datas, prazos e ações planejadas. Caso objetivos não tenham sido alcançados, podem ser traçados novamente, desde que sejam revistas as metas. Podem ser mudados os objetivos refazendo as metas.  
A palavra prático refere-se a vários significados. É um conceito com múltiplos usos e significados. O termo envolve a ação que é desenvolvida com a aplicação de certos conhecimentos. Ou o ser humano pode ser considerado como um ser prático. Ou é aquele que pensa e age de acordo com a realidade e que serve a um propósito útil. Ou alguém capaz de resolver situações imprevistas sem perder o controle, com base nos recursos que têm e conceber soluções sem conhecimento prévio. Ou uma coisa, com uma utilidade  especial ou que contenha versatilidade. A praticidade de um objeto ou produto diretamente ligado às necessidades de seus usuários. Algo prático permitindo que um problema seja resolvido muito facilmente. Ou um exercício feito de acordo com certas regras, para permitir a melhoria de desempenhos. Ou o desenvolvimento de uma grande habilidade, ficando prático. Ou um exercício feito com disciplina, organização, perseverança, consciência. Ser prático é a chave para ser bom no que faz.
Qualquer conhecimento só é útil quando traduzido em ação. Mas antes de entrar em ação, deve ser pensado sobre: os resultados que se deve alcançar; as restrições que poderão surgir; as revisões a serem feitas ao longo da execução e como se vai gastar o tempo. Sem um plano de ação, fica-se um prisioneiro da eventualidade.
Fundamentos:
->O Cosmo é energia e informação e grande parte de tudo o que existe têm em sua composição carbono, hidrogênio, oxigênio e  outros elementos em quantidades menores. A Física Quântica provou que o observador cria a sua realidade. Entender esse princípio constrói  uma existência que se expande. Saber e praticar com a intenção de prosperar, modificando o comportamento e alcançando o objetivo intencional. Pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram comportamentos e comportamentos geram resultados.
->Tudo o que existe, antes foi apenas um pensamento. Antes de ser realidade física as criações eram apenas uma ideia na mente de alguém. Uma questão de criatividade. Estava na mente, foi internalizado com anotações sequenciadas de cada ideia nova e foi praticado.
->O que nós não conseguimos é porque ainda não sabemos, pois se soubéssemos praticaríamos e já teríamos. Os bloqueios que  impedem o sucesso são simplesmente porque não sabemos como agir. Para conseguir alcançar um resultado específico de forma rápida precisamos aprender o caminho. É preciso obter o conhecimento necessário para atingir os objetivos.
->Tudo aquilo em que focamos se expande e para ter algo precisamos nos concentrar neste intento, devemos saber de onde vem e principalmente para onde vai o que pretendemos. O saber se consolida, cada vez mais, quando é praticado. Surgem novas e criativas ideias.
->Nós somos totalmente responsáveis pelos nossos resultados. A nossa existência hoje é o resultado dos comportamentos que  tivemos e temos. Saber sem a atitude de praticar, resulta em nada. Devemos assumir total responsabilidade sobre a nossa existência e assim agindo teremos poder para mudar e melhorar tudo o que precisa ser mudado, atingindo graus de plenitude existencial. Portanto, sucesso movidos por saber e praticar.
->As coisas possuem o significado que  atribuímos a elas. Pois, tudo é convenção, tudo foi convencionado. Tudo está sujeito à manipulação, de acordo com a intenção do agente. Todo comportamento humano é norteado na premissa de se afastar da dor e se aproximar do prazer. As coisas são ferramentas, para cada tipo a ferramenta adequada; se utilizada corretamente o resultado será exitoso. Assim podemos dar um significado positivo para o nosso saber e praticar.
->O dinheiro e o poder apenas potencializam a pessoa que já somos. O real fator de desenvolvimento do indivíduo é a sua capacidade de saber e colocar em prática aquilo que sabe, tornando-se capaz de fazer e agindo para produzir constantes e sustentadas melhorias na sua existência e como cidadão contribuir para aperfeiçoar a convivência e o bem estar da coletividade.
->O nosso exterior é um reflexo do nosso  interior. A realidade externa é apenas um reflexo do que somos. Para poder mudar os desempenhos precisamos alterar as nossas raízes. Tudo é causa e efeito.  O que está em nosso interior como verdade, manifesta-se em nosso exterior como verdadeiro. Para mudar a a nossa situação para melhor e alcançar os nossos sonhos,  primeiro devemos lidar com os nossos sentimentos, pensamentos e crenças;  fazendo a nossa existência vai se modificar instantaneamente.
->O sucesso e o fracasso são apenas resultados de como nos comportamos e precedemos, agindo, se omitindo ou recuando sem persistir. Tudo é resultado: a vitória, a derrota, a renda, os relacionamentos, a aquisição de conhecimento, o produto da ativação das competências e habilidades. Para alterar os resultados é necessário trocar de comportamento. É válido observar o comportamento de pessoas bem sucedidas e encontrar nisto inspiração e molde proveitoso.
->O nosso cérebro fica atento a tudo que se relaciona com a predominância dos nossos pensamentos. Mas, esta atenção seletiva pode tanto nos potencializar quanto nos paralisar. Para obter o que almejamos precisamos mudar nossos pensamentos e crenças limitantes e passar a adotar uma postura diferente em relação ao pretendido, desta forma teremos uma atenção seletiva para oportunidades e conquistas fazendo com que o processo de consecução seja muito mais rápido. Em suma, se sabemos isto, devemos colocar rapidamente em prática. Atitude e ação.
->Precisamos fazer aquilo que gostamos e nos dá o prazer de aplicar as competências habilidades, os dons e talentos pessoais e ter uma existência com verdadeiro significado. Cada um de nós tem uma missão, na condição de criatura humana e cabe a cada um descobrir qual é a sua vocação. Ocupar-se, sentir-se útil, perceber-se competente e hábil, semear e colher com exultação enfim saber e praticar. Sabendo que cada um de nós, tem dentro um poder imenso de realização.
“Quanto mais útil for o saber para aplica-lo no aprimoramento existencial individual e coletivo; maior será a motivação, o entusiasmo e o estímulo na sua procura e aprendizagem. (EM).”







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