SABER E PRATICAR
Conhecimento
é informação, sistematizada na forma de ciência, que conhece a causa dos
efeitos. Possibilitando acerto das decisões, na lógica de que toda a ação
praticada tem consequências previsíveis: desejáveis ou evitáveis.
Prática é a
atitude de usar o saber para solucionar problemas, aperfeiçoar comportamentos e
aprimorar procedimentos. E com o emprego de sinergia inovar e criar métodos,
técnicas, funcionamento e operacionalidade alternativos: eficientes, eficazes e
efetivos.
Teoria: é o
conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Conjunto de
ideias, base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de aspectos
da realidade. É uma hipótese, uma conjectura, uma opinião formada diante de um
fato. É um sistema consistente para explicar determinados fenômenos. Elucidar,
interpretar ou explicar um fenômeno ou acontecimento que se oferece à atividade
prática. A teoria tem a sua aplicação
sujeita a condições específicas e particulares.
Compete ao que sabe fazer, por ser experiente e ter
conhecimento teórico; praticar beneficamente àquilo que apreendeu; senão tudo
fica sem importância. E não vai além de vã nuance cultural.
O aprendizado
só ocorre quando há uma situação de problema real para se resolver. Com base
nos conhecimentos teóricos e na experiência prática é possível solucionar o
problema caracterizando a situação problemática; desenvolvendo a sugestão,
observação e experiência; reelaborando intelectualmente; e verificando os
resultados. Em suma: saber e praticar para alcançar significado. Não adiante
conter grande conhecimento e não colocá-lo em prática; por não saber como agir
e ou por simples desleixo e incoerência pessoal.
A fase
relevante neste processo é a reelaboração intelectual, por se caracterizar pela
formulação de novas ideias, cuja riqueza é diretamente proporcional aos
conhecimentos, vivência e experiência pessoal do aplicar o saber na prática.
Aprender e
decidir praticar o que sabe passa por uma prática orientada com um forte
componente na reflexão a partir de soluções de problemas reais, possibilitando
enfrentar situações novas e aprender a tomar decisões.
O conhecimento é
demonstrado quando executamos uma ação, com conceitos diferentes de reflexão
relacionados a ela: provocando reformulação do que está sendo feito, vivenciando
situações que extrapolam as experiências prévias; reconstrução mental da ação,
analisando-a retrospectivamente e incorporando-a ao repertório de experiências
adquiridas; progredindo no desenvolvimento e construindo forma pessoal de
conhecer. A reflexão na ação considerada um processo mental quase automático, a
reflexão sobre a ação é intencional, exigindo da pessoa pré-disposição e
vontade. O conjunto de reflexões sobre a ação é que determina a construção do
saber.
Aprender é
aprender a pensar. Ninguém é capaz de pensar em alguma coisa sem experiência e
informação sobre ela. Questão sobre teoria e prática. Toda a teoria deve ser
feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma
teoria. A teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a
prática de uma teoria. Quem sabe, mas não sabe aplicar, é uma maneira de não saber.
Na existência superior a teoria e a prática completam-se. Foram feitas uma para
a outra.
As inúmeras teorias não são compreendidas por
todos, pois cada pessoa se especializa em uma área.
Dentro da lógica saber e praticar é pertinente
reprovar: não ensinar o que se sabe; não
praticar o que se ensina; não perguntar
o que se ignora. É importante notar que isso além de levar ao sucesso, à
sabedoria, remete a valores e princípios nobres: generosidade, honestidade e
humildade. Essas virtudes vivenciadas no dia a dia revolucionam a qualidade de
vida.
Procurar estar sempre aprendendo coisas novas e sentir a
obrigação de ensinar o que estamos aprendendo para as outras pessoas. Ficar
muito feliz em compartilhar conhecimentos e ver o quanto ele está fazendo bem
aos outros. Saber e não fazer, ainda não é sabe. Quando adquirimos um novo conhecimento que pode ser útil temos que
colocá-lo em prática. Enquanto o conhecimento adquirido não for aplicado, ainda
não sabemos a sua real eficácia. Uma informação só terá o seu valor se for transformada em conhecimento.
De que adianta possuir informação e conhecimento se não souber colocar em
prática. Não terá validade nenhuma. Nada acontece até que algo se mova. Nenhum
valor terá o aprendizado enquanto não
aplicá-lo, enquanto não movimentá-lo. As pessoas que detêm a informação sobre
algo, mas não aplicam o que sabem, acabam ficando inertes e desmotivadas.
Aplicar o que se sabe começa com
coragem, com boa vontade, estar de mente aberta para aprender e depois tirar de
dentro para fora aquilo que aprendeu, colocando em prática, pois só saber que
sabe não vai agregar nada na existência de alguém. Portanto, ter atitudes e
coragem para aplicar aquilo que sabe. Quando colocar em prática aquilo que
conhece, vai se surpreender sobre o quanto pode aprender ainda mais.
Tratando-se de comportamento humano, existem diferenças entre
propósitos, objetivos e metas. Nem sempre as pessoas conseguem colocá-los em
prática, pois não distinguem exatamente o que desejam e como planejar a
execução de cada etapa das novas aspirações.
O propósito é algo maior,
normalmente em longo prazo. Os objetivos e metas estão embaixo dele. O objetivo
é aquilo que se deseja conquistar, realizar ou alcançar em curto prazo; Para
alcançar os objetivos, precisa planejar e executar as metas traçadas. As metas
são as etapas que devem ser cumpridas para atingir os objetivos, devem conter
datas, prazos e ações planejadas. Caso objetivos não tenham sido alcançados,
podem ser traçados novamente, desde que sejam revistas as metas. Podem ser
mudados os objetivos refazendo as metas.
A palavra prático refere-se a vários
significados. É um conceito com múltiplos usos e significados. O termo envolve a ação que é desenvolvida com a aplicação de certos
conhecimentos. Ou o ser
humano pode ser considerado como um ser prático. Ou é aquele que pensa e age de acordo
com a realidade e que serve a um propósito útil. Ou alguém capaz de resolver situações
imprevistas sem perder o controle, com base nos recursos que têm e conceber
soluções sem conhecimento prévio. Ou uma coisa, com uma utilidade especial
ou que contenha versatilidade. A praticidade
de um objeto ou produto diretamente ligado às necessidades de seus usuários. Algo
prático permitindo que um problema seja resolvido muito facilmente. Ou um exercício feito de acordo com certas
regras, para permitir a melhoria de desempenhos. Ou o desenvolvimento de uma grande habilidade, ficando prático. Ou um exercício feito com disciplina,
organização, perseverança, consciência. Ser prático é a chave para ser
bom no que faz.
Qualquer conhecimento só é útil quando traduzido em ação. Mas antes de
entrar em ação, deve ser pensado sobre: os resultados que se deve alcançar; as
restrições que poderão surgir; as revisões a serem feitas ao longo da execução
e como se vai gastar o tempo. Sem um plano de ação, fica-se um prisioneiro da
eventualidade.
Fundamentos:
->O Cosmo é energia e informação e grande parte de tudo o que
existe têm em sua composição carbono, hidrogênio, oxigênio e outros elementos em quantidades menores. A
Física Quântica provou que o observador cria a sua realidade. Entender esse princípio constrói uma existência que se expande. Saber e
praticar com a intenção de prosperar, modificando o comportamento e alcançando
o objetivo intencional. Pensamentos geram
sentimentos, sentimentos geram comportamentos e comportamentos geram
resultados.
->Tudo o que existe, antes
foi apenas um pensamento. Antes de ser realidade física as criações eram apenas
uma ideia na mente de alguém. Uma questão de criatividade. Estava na mente, foi
internalizado com anotações sequenciadas de cada ideia nova e foi praticado.
->O que nós não
conseguimos é porque ainda não sabemos, pois se soubéssemos praticaríamos e já teríamos. Os bloqueios que impedem o sucesso são simplesmente porque não
sabemos como agir. Para conseguir
alcançar um resultado específico de forma rápida precisamos aprender o caminho.
É preciso obter o conhecimento necessário para atingir os objetivos.
->Tudo aquilo em que focamos se expande e para ter algo precisamos
nos concentrar neste intento, devemos saber de onde vem e principalmente para
onde vai o que pretendemos. O saber se consolida, cada vez mais, quando é
praticado. Surgem novas e criativas ideias.
->Nós somos
totalmente responsáveis pelos nossos resultados. A nossa existência hoje é o
resultado dos comportamentos que tivemos
e temos. Saber sem a atitude de praticar, resulta em nada. Devemos assumir
total responsabilidade sobre a nossa existência e assim agindo teremos poder
para mudar e melhorar tudo o que precisa ser mudado, atingindo graus de
plenitude existencial. Portanto, sucesso movidos por saber e praticar.
->As coisas possuem o
significado que atribuímos a elas. Pois,
tudo é convenção, tudo foi convencionado. Tudo está sujeito à manipulação, de
acordo com a intenção do agente. Todo comportamento humano é norteado na
premissa de se afastar da dor e se aproximar do prazer. As coisas são ferramentas,
para cada tipo a ferramenta adequada; se utilizada corretamente o resultado
será exitoso. Assim podemos dar um significado positivo para o nosso saber e
praticar.
->O dinheiro e o poder apenas potencializam a pessoa que já somos. O
real fator de desenvolvimento do indivíduo é a sua capacidade de saber e
colocar em prática aquilo que sabe, tornando-se capaz de fazer e agindo para
produzir constantes e sustentadas melhorias na sua existência e como cidadão
contribuir para aperfeiçoar a convivência e o bem estar da coletividade.
->O nosso exterior é
um reflexo do nosso interior. A
realidade externa é apenas um reflexo do que somos. Para poder mudar os desempenhos
precisamos alterar as nossas raízes. Tudo é causa e efeito. O que está em nosso interior como verdade,
manifesta-se em nosso exterior como verdadeiro. Para mudar a a nossa situação para
melhor e alcançar os nossos sonhos, primeiro devemos lidar com os nossos sentimentos,
pensamentos e crenças; fazendo a nossa existência
vai se modificar instantaneamente.
->O sucesso e o fracasso são apenas resultados de como nos
comportamos e precedemos, agindo, se omitindo ou recuando sem persistir. Tudo é
resultado: a vitória, a derrota, a renda, os relacionamentos, a aquisição de
conhecimento, o produto da ativação das competências e habilidades. Para
alterar os resultados é necessário trocar de comportamento. É válido observar o
comportamento de pessoas bem sucedidas e encontrar nisto inspiração e molde
proveitoso.
->O nosso cérebro fica
atento a tudo que se relaciona com a predominância dos nossos pensamentos. Mas,
esta atenção seletiva pode tanto nos potencializar quanto nos paralisar. Para
obter o que almejamos precisamos mudar nossos pensamentos e crenças limitantes
e passar a adotar uma postura diferente em relação ao pretendido, desta forma teremos
uma atenção seletiva para oportunidades e conquistas fazendo com que o processo
de consecução seja muito mais rápido. Em suma, se sabemos isto, devemos colocar
rapidamente em prática. Atitude e ação.
->Precisamos
fazer aquilo que gostamos e nos dá o prazer de aplicar as competências
habilidades, os dons e talentos pessoais e ter uma existência com verdadeiro
significado. Cada um de nós tem uma missão, na condição de criatura humana e cabe
a cada um descobrir qual é a sua vocação. Ocupar-se, sentir-se útil, perceber-se
competente e hábil, semear e colher com exultação enfim saber e praticar.
Sabendo que cada um de nós, tem dentro um poder imenso de realização.
“Quanto mais
útil for o saber para aplica-lo no aprimoramento existencial individual e
coletivo; maior será a motivação, o entusiasmo e o estímulo na sua procura e
aprendizagem. (EM).”
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