PERSUASÃO
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Conceito
de persuasão: Do latim persuadere, consiste no ato de convencer.
Ligado com crença e convicção, para alguém acreditar ou aceitar uma
determinada ideia. Pode convencer alguém a tomar certo tipo de atitude.
Poder de
persuasão é a capacidade de alguém para persuadir outras pessoas. Como uma
forma de comunicação estratégica que é feita através de argumentos lógicos ou
simbólicos. Onde a capacidade de argumentação e a retórica são essenciais para
conseguir persuadir alguém.
A
capacidade de persuasão é uma característica muito importante no âmbito da
liderança. Um líder eficaz sabe como persuadir outras pessoas, para que elas
sigam às suas instruções e o caminho indicado. Influenciando-as para se comportar, proceder e
fazer algo, segundo à sua concepção a respeito de algo, pautado em licitude,
comprovação de eficácia, sucesso e resolutividade.
A arte de persuadir pessoas está diretamente
proporcional ao domínio da arte de influenciar. É ciência. Uma estratégia
de comunicação utilizando recursos lógicos, racionais ou simbólicos para
induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação. Porque já
é do seu interesse, e também traz benefícios para quem é persuadido.
Processo mental e a
persuasão:
Em face do estímulo provocado pela persuasão; todas
as decisões são tomadas, primeiramente, no inconsciente, depois no estado de
consciência, acompanhadas de uma
justificativa racional. O ato de escolher sucede assim: o cérebro
decide o que fazer, a decisão aparece na consciência, transmitindo a sensação
de que está sendo tomada a decisão de forma racional; A pessoa age de
acordo com a decisão tomada. O sistema nervoso com um mecanismo de filtragem
valida as escolhas. É possível para cérebro a adoção de diretrizes, evitando a
execução de um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão.
Condicionantes
e varáveis mentais na persuasão:
->A
escassez valoriza;
->O sentimento de perda maximiza a decisão
de agir;
->A
sensação positiva estimula;
->As palavras adequadas são extremamente
persuasivas;
->A
idéia de que ainda resta pouco aviva para aproveitar;
->O
inconsciente é movido para não perder oportunidades;
->As
informações quanto mais claras para as pessoas favorecem às suas decisões;
->A sensação de urgência, pois o adiamento
induz à perda;
->Posturas que geram resposta comportamental instantânea;
->Motivos
verdadeiros e incontestáveis;
->Manifestação de autoridade carismática que
gera tendência natural de acatamento;
->Demonstração de experiência produz
consideração de validade;
->Depoimentos de terceiros sobre o que
está tentando persuadir outrem;
->Posicionamento
ético permanente;
->Respeito
pelo contexto dos outros;
->Inexistência
absoluta de imposição;
->Referencias
de status quo e procedimentos bem sucedidos;
->Conquista de confiança e credibilidade
consolidadas;
->Reciprocidade de valores positivos;
->Gentileza, cortesia, elegância e classe
como paradigma;
->Passar
a sensação aos outros de que é útil e resolutivo;
->Posicionamento
ideológico, filosófico, econômico, cultural e social compatíveis com a
qualidade da excelência;
->Fazer
das reclamações e críticas um indicador de correção de rumo;
->As perguntas é que movem a mente para
criar idéias;
->O aceno da oferta de motivos é atrativo
para as pessoas;
->A expectativa de criar um futuro
promissor adotando determinada operacionalidade;
->Revelação
de novidade existencial que pode ser multiplicada entre os seguidores;
->Supressão
do sofrimento e instalação do prazer.
“As
perguntas contribuem de maneira significativa, para a geração de idéias e a
multiplicação geométrica da criatividade resolutiva. (EM).”
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