INFORMAÇÃO
E-mail:
ernidiomigliorini@gmail.com
->El
Shaddai: Deus Todo Poderoso.
->Elohim:
Deus Criador.
->Adonai:
Meu Senhor. Nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de
Javé (YHWH, Yahweh, Hashem), uma vez que este, por respeito, não se devia
pronunciar.
->Shalom
Adonai: A paz do Senhor. A resposta a essa saudação deve ser Adonai Shalom.
->Adonai
Kadesh: O Senhor é Santo.
->Shekinah: A glória de Deus se manifesta.
->Aba Pai: O Pai ou Meu Pai.
->Yeshua: Jesus Cristo escrito em hebraico.
->Yehoshua; Josué, o Eterno salva.
->Iesous: Jesus.
->Iesus: Jesus.
->Yeshua
Hamashia: Jesus Cristo, o Messias.
->Yeshu ha Notzri: Jesus o Messias.
->Yeshua
Meshiach: Jesus o Messias.
->Shalom: Paz.
->Shalom
Aleichem: A paz esteja convosco.
->Shabbat:
Sábado.
->Maranata:
Vem, Senhor ou Nosso Senhor vem.
->Staff: Pessoal,
no sentido de equipe ou funcionários. As pessoas que pertencem ao grupo de
trabalho de uma organização particular.
->Home
Office: Escritório em casa.
->SOHO (Small Office and Home Office): Método de trabalho usado por trabalhadores
independentes, conhecidos por
freelancers.
->Back Office: Retaguarda, departamentos de uma empresa que fazem
serviços não diretamente ao cliente, atuam na parte operacional ou gerencial e
na área administrativa, são os serviços feitos por trás, a parte burocrática.
->Cidade: é uma área densamente povoada onde se
agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais, na zona urbana, como a
sede de um Município, uma divisão administrativa, que também tem uma zona rural
e pertence a um Estado, que por sua vez pertence a um País. Cada Estado é
composto por um conjunto de Municípios e cidades, sendo que uma delas é a
capital de Estado por abrigar a sede administrativa e ser o principal centro de
atividades.
->Urbano:
Do Latim urbanus, que significa pertencente à cidade.
->Help
desk: É um serviço de atendimento aos clientes que buscam solicitações,
esclarecimentos e soluções, para diversos problemas relacionados aos produtos e
serviços das empresas. Centraliza o recebimento das solicitações dos clientes,
sejam elas para o esclarecimento de dúvidas, reclamações, requisição de
serviços ou registro de problemas. Esse apoio aos clientes pode funcionar
dentro da própria empresa ou externamente em empresas terceirizadas prestadoras
de serviços chamados de call center (centro de chamadas).
->BSC -
Balanced Scorecard: É uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a
entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o
desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis. O
método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito
entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são: Financeiro:
criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor
rentabilidade dos seus investimentos; Clientes: saber qual o grau de satisfação
dos clientes com a empresa; Processos internos: a empresa deve identificar se
há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na
inovação dos seus produtos.
->Benchmarking:
É um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é
um importante instrumento de gestão das empresas. É realizado através de
pesquisas para comparar as ações de cada empresa. Tem o objetivo de melhorar as
funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante
aliado para vencer a concorrência, analisa as estratégias e possibilita a outra
empresa criar e ter idéias novas em cima do que já é realizado. Consiste em
aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que
requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é
relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um
instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou
organização.
->SWOT: É a sigla Strengths (Forças), Weaknesses
(Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em
uma metodologia no âmbito empresarial. Em Administração de Empresas, é um
importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em
recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e
fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa. É uma ferramenta
utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do
planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Pode ser utilizada para
qualquer tipo de análise de cenário.
->Stakeholder:
Significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um
investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria. Parte
interessada ou interveniente. Utilizada nas áreas de comunicação, administração
e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais
importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as
partes interessadas. É uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma
organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa
mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes,
proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores,
sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com
uma determinada ação ou projeto.
->Diferença
entre sarcasmo e ironia: O sarcasmo é de teor mais zombatório, a ironia é a
exposição de uma ideia propositalmente contrária ao que realmente se acredita. O
sarcasmo é mais escrachado e pode ser utilizado de diversas formas, como
através do riso, de palavras, atitudes, gestos. A ironia é caracterizada em
situações onde a pessoa diz o oposto daquilo que pensa, em tom de crítica e
censura, o sarcasmo é mais voltado para a provocação e comédia. O sarcasmo é como
maldoso, ferino, malicioso, a ironia é mais sutil.
->Psique:
Do grego psykhé para descrever a alma ou espírito. Na psicologia, com a
conotação de mente ou ego sem ligação com espiritualidade. A psique humana
consiste nos processos psíquicos conscientes ou inconscientes. Está divida em
três partes: id (parte inconsciente), ego (parte consciente) e superego.
->Caráter: Conjunto de características e traços
relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um
feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e
defeitos de uma pessoa, que determinam a sua conduta e a sua moralidade. Os
seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu
procedimento e comportamento.
->Sinergia: Do grego synergía. É um esforço para realizar uma determinada tarefa muito
complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o
todo é maior que a soma das partes. Superação.
Em sinergia, 4 + 4 é igual a muito, muito mais do que 8.
Em sinergia, 4 + 4 é igual a muito, muito mais do que 8.
->Eficácia:
É a qualidade daquilo que cumpre com as metas planejadas, uma característica
pertencente às pessoas que alcançam os resultados esperados. É o atingimento
total dos objetivos propostos. É o acerto conseqüente do inicio de algo, de
forma eficiente; porque o eficiente estriba o eficaz e o eficaz é o anteparo do
efetivo. A eficácia é uma qualidade positiva no comportamento de alguém,
principalmente de profissionais de gerência ou chefia. Reunindo organização, planejamento, proatividade, produtividade e liderança. Uma atividade desempenhada sucesso.
->Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é
competente, que realiza de maneira correta as suas funções. A eficiência é uma
característica positiva, de profissionais que obtém sucesso em suas áreas de
atuação. Com organização, compromisso, concentração, pontualidade,
respeito, e criatividade. Eficiência é saber fazer bem feito, para que
aquilo que for feito tenha eficácia atingindo o resultado desejado.
->Efetividade
é algo que é real, verdadeiro e legítimo. Aquilo que se consegue verificar,
cuja existência seja real e verdadeira, incontestável, permanente, definitivo,
estável, fixo, não interrompido. A efetividade é a capacidade de atingir metas.
É ter alcançado, de fato, o que se objetivou. É a colimação do sucesso de cada
determinado intento.
->Cores:
São percepções visuais através das células cones, que transmitem ao nervo ótico
as impressões que vão direto ao sistema nervoso. Na cor: olhos, retina e informação
presente no cérebro, luz depois de emitida, difundida ou refletida pelos
objetos. A cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos
físicos da natureza. A luz incide sobre um objeto, absorve e reflete os
diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. Uma cor não é uma
entidade isolada, a sua percepção pode se alterar quando ela se encontra perto
de outra cor que é a sua complementar. Na cor interferem: iluminação, período
do dia, costume com uma determinada cor, o cérebro vai corrige esta cor,
automaticamente, pela cor já existente. A radiação muda, a mente humana
reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos. A ciência da medida
das cores é a colorimetria, a sua quantificação de cor, o tom, a saturação que
mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor
que é caracterizada pela força da cor. As cores têm efeitos psicológicos: o vermelho estimula e o azul
acalma, alterando a pressão sanguínea. A cromoterapia vale-se do efeito das
cores nas pessoas, para processos de cura. As cores estimulam para refeições
com mais rapidez. Cores quentes: transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e o laranja e uma sensação de proximidade. As cores frias como o azul e violeta
dão uma impressão de profundidade. As cores são divididas em primárias,
secundárias, terciárias e neutras. As cores primárias: vermelho,
amarelo e azul;
as cores secundárias: formadas pela mistura de duas cores primárias, o verde, o roxo e
o laranja; as cores
terciárias: formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores
secundárias; as terciárias são todas as outras cores. As cores neutras tem pouco reflexo, elas são
mais usadas como complemento de outra cor: tons cinza e os marrons
que nos tons mais claros, o bege. A cor branca
é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor. Se for rodado o disco das
cores com velocidade, as cores desaparecerão e ele aparecerá totalmente branco. As cores do
arco-íris. Como a luz solar é composta de cores diferentes, estas refletem ao
curvarem-se nas gotas de água. As cores se separam permitindo ver faixas de
cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É "cor da luz"
porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios
luminosos proporcionando uma clareza total. A cor branca também simboliza a
virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado
espiritual e restabelece o equilíbrio interior. Um ambiente branco proporciona
frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de
liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade.
Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma
combinação perfeita com qualquer outra cor. O signo de Câncer (ou Caranguejo)
está associado à cor branca.
->Infinito:
Significa que não teve um princípio e nunca terá um fim; que durará para
sempre. Algo que é muito grande, gigantesco ou inexplicavelmente enorme. O espaço
sideral é infinito. Deus é sempre "Infinito", é o criador do
Universo, existindo desde sempre e, permanecerá existindo mesmo após o fim de
tudo. Etimologicamente, do latim "infinitu", significa a
ilimitabilidade das coisas. O símbolo do Infinito é representado através do
Oito Deitado, lemniscata, que significa uma curva geométrica em formato de oito.
A imagem do oito deitado não tem começo e nem fim, não possui um ponto de
partida ou de término, os traços estão em contínua ligação. Pode ser
interpretado como a junção do físico com o espiritual, num movimento eterno de
nascimento e morte. A origem da criação do símbolo do infinito poder grega, o Ouroboros
que simboliza a reflexão da ideia da repetição, que sempre existem coisas sendo
recriadas no universo, eternamente.
->Empowerment:
É um conceito de Administração de Empresas que significa descentralização de
poderes, com maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa e
com maior autonomia de decisão e responsabilidades. A psicologia e a filosofia
abordam o Empowerment, a indústria da auto-ajuda e ciências da motivação. Empowerment
significa empoderamento, que designa as relações de poder dentro de uma
sociedade. Com relação à administração de empresas, o empowerment é uma
ferramenta que visa evitar a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser
implementado na empresa, deve haver um compartilhamento extensivo das
informações, possibilitação de uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos
padrões hierárquicos e burocráticos. O objetivo da delegação de poderes é ter
trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Ao sentirem
que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais
criativos porque sentem que estão contribuindo, efetivamente, para o sucesso da empresa, e que pertencem de
fato à organização. A autoconfiança, cooperação e proatividade do trabalhador
são estimuladas. O entusiasmo para desenvolver o trabalho aumenta, porque a
chefia é vista de forma diferente, aberta a sugestões, mas sem descurar das
suas próprias responsabilidades, porque continua a desempenhar o papel de
liderança.
->Aerodinâmica
é o estudo do movimento de fluidos gasosos, relativo às suas propriedades e características,
e às forças que exercem em corpos sólidos neles imersos. Tem importância
industrial com o surgimento dos aviões e dos automóveis, que precisavam se
locomover tendo o menor atrito possível com o ar, sendo mais rápidos e gastando
menos combustível. Estuda perfis aerodinâmicos, ou aerofólios.
Esquema das
quatro forças da aerodinâmica, que atuam na asa de um avião: O peso é uma
força sempre dirigida para o centro da terra, a força da gravidade. A magnitude
desta força depende de todas as partes do avião, mais a quantidade de
combustível, mais toda a carga. O peso é gerado por todo o avião. Em vôo, o
avião gira sobre o centro de gravidade, e o sentido da força do peso dirige-se
sempre para o centro da terra; o peso do avião muda constantemente à medida que
o avião consome combustível. A distribuição do peso e do centro de gravidade
também muda, o piloto deve constantemente ajustar os controles, ou transferir o
combustível entre os depósitos, para manter o avião equilibrado. Para fazer um
avião voar é gerada uma força para compensar o peso, é a sustentação do
ar mais o movimento, gerada pelo movimento do avião através do ar. A
sustentação é perpendicular à direção do escoamento do vento. A maior parte da
sustentação do avião é gerada pelas asas. A sustentação do avião funciona como
se atuasse num único ponto, chamado centro de pressão, usando a distribuição da
pressão em torno de toda a aeronave, em lugar da distribuição do peso. No centro
de pressão atuam somente forças. Um ponto no aerofólio importante é o centro
aerodinâmico, com forças e Momento de Arfagem. À medida que o avião se move
através do ar, há uma força aerodinâmica presente. O ar resiste ao movimento do
avião, e esta força de resistência é denominada arrasto ou atrito. Além da
sustentação, afetam a magnitude da força de arrasto, a forma do avião, a
viscosidade do ar e a velocidade. O sentido da força de arrasto é sempre oposto
ao sentido do vôo, e o arrasto atua através do centro de pressão. Quando o
avião aumenta o ângulo de ataque, aumenta também a sustentação. No estol,
perde-se sustentação, e o arrasto aumenta significantemente. Para superar o
arrasto, os aviões tem tipo de propulsão para gerar uma força chamada empuxo.
Para os motores de jacto, o gás quente é expelido pela parte traseira,
originando uma força de reação em sentido contrário: o empuxo.
->Protótipo: Modelo original; primeiro tipo;
padrão; exemplar mais exato, mais perfeito de algo; primeiro exemplar de um
modelo, construído a partir de um projeto, que serve de teste antes do fabrico
em série; versão preliminar de um sistema ou programa de computador, para ser
testada e aperfeiçoada. Do grego protótypos. Os arquétipos são conjuntos de
imagens primordiais originadas de uma repetição progressiva de uma mesma
experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.
->Nicho: É um tipo de cavidade aberta em uma
parede, para colocar imagens, urnas, estátuas. Nicho possui significados na
área de marketing e na ecologia. Nicho ecológico é a parte de um habitat, com
condições específicas, é o modo como cada espécie, de animais ou de plantas
vivem e sobrevivem. É o conjunto de atividades que uma determinada espécie
desempenha, as suas refeições, como obtém abrigo, se reproduz e correlatos. Nicho
de mercado, em administração, e marketing, nicho é a porção específica de um
mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos,
com consumidores exigentes. É um segmento de público, que as suas necessidades
não são bem exploradas.
->Epistemologia:
Do grego ἐπιστήμη [episteme]: conhecimento científico, ciência; λόγος
[logos]: discurso, estudo de. É o ramo da filosofia que trata da natureza,
etapas e limites do conhecimento humano, as relações que se estabelecem entre o
sujeito e o objeto do conhecimento. Teoria do conhecimento ou gnosiologia. Condições
sob as quais se pode produzir o conhecimento científico e dos modos para
alcançá-lo, avaliando a consistência lógica de teorias. Existem limites
epistemológicos, pelo fato da diversidade e a complexidade dos seres humanos e
os ambientes onde estes se desenvolvem tornam virtualmente impossíveis os procedimentos de
controle experimental. Relaciona-se com a metafísica. A sua problemática
compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é
possível ao ser humano retratar o conhecimento total e genuíno, dos limites do
conhecimento se há realmente uma distinção entre o mundo cognoscível e o mundo
incognoscível; a origem do conhecimento se há conhecimento certo ou errado em
alguma concepção a priori. O conhecimento como um conjunto de crenças
verdadeiras e justificadas. A epistemologia discute o conhecimento
proposicional. A diferença considerável e importante entre "saber
que", "saber como" e "familiaridade" e que o principal
interesse da filosofia recai sobre a primeira forma de saber. Distinção entre
"conhecimento por descrição" do "conhecimento por
familiaridade".
->Teoria:
Esboço contendo os principais passos do método científico. O método começa pela
observação sistemática e controlada, para que se obtenha os fatos científicos.
O método gira em torno da Teoria Científica, a união indissociável do conjunto
de todos os fatos científicos conhecidos e de um conjunto de hipóteses
testáveis e testadas capaz de explicá-los. Os fatos científicos têm que ser
necessariamente verificáveis. As hipóteses têm que ser testáveis frente aos
fatos, e por tal, falseáveis. As teorias nunca são provadas e sim corroboradas.
Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo puramente racional. Theoría
significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular. Também pode ser
entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da
observação.
É uma
síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo em hipóteses
necessariamente falseáveis, mas não
erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas, que foram e são devidamente e
permanentemente confrontadas entre si e com os fatos no conjunto de evidências
científicas, que, juntamente com as hipóteses, alicerçam o conceito. As
hipóteses podem ser elevadas ao status de leis. Teoria científica é o conjunto
indissociável dos dois subconjuntos: o subconjunto de fatos naturais,
evidências necessariamente verificáveis e um subconjunto de hipóteses
científicas adequadas à descrição destes fatos; das idéias necessariamente
falseáveis, testáveis e testadas, frente às evidências e que, junto àquele, dão
corpo ao conceito.
Deve-se
submeter criticamente as teorias à prova dos fatos e selecioná-las de acordo
com os resultados obtidos, através da dedução lógica e da comparação dos
resultados. A teoria à prova: Comparação
lógica das conclusões umas com as outras, para se testar a coerência interna do
sistema; Investigação da forma lógica da teoria, com objetivo de determinar se
ela apresenta caráter de uma teoria empírica, científica ou tautológica;
No
pensamento científico o fato sempre é superior à ideia, sendo que o fato sempre
pode destruir, tornar falsa a ideia científica. Por isso, por ser uma teoria
científica sempre formada a partir de hipóteses testáveis e falseáveis, há
sempre a possibilidade de aparecer um fato que venha a destruir a visão nela
encerrada e até então válida e atual. Decorre que teorias científicas jamais
são provadas, pois é impossível garantir-se que nunca se descobrirá um novo
fato que venha a contradizer alguma de suas idéias até então válidas.
Entretanto, algumas teorias estão tão bem corroboradas por uma quantidade tão
grande de fatos que, na prática, é pouco provável conceber que estas sejam
falseadas. Esta possibilidade é inerente e indissociável de qualquer teoria que
se diz científica, não devido aos fatos, mas às idéias associadas à mesma. O
pensamento científico está sempre evoluindo e sempre preserva a melhor teoria,
a mais simples e abrangente.
Estabelecido
o conceito de teoria científica, várias são, entretanto, as opiniões sobre a
abrangência e precisão da mesma para descrever o universo como um todo,
principalmente na área da filosofia ou mesmo dentro da filosofia da ciência. Uma
teoria substitui outra, não porque funcione, com sucesso, como premissa maior
num maior número de deduções, mas porque responde a algumas questões que a
outra teoria não responde. As mudanças de teoria ocorrem porque uma teoria
satisfaz mais do que outra, porque as questões a que dá resposta são
consideradas mais importantes. A investigação feita sob um paradigma não é
feita para falsificar uma teoria, mas para preencher e desenvolver conhecimento
para o qual o paradigma fornece um quadro de trabalho. O procedimento envolvido
no desenvolvimento e substituição de um paradigma não é simplesmente dedutivo,
e não existe, provavelmente, uma caracterização única adequada de como tal
procedimento funciona. Isto não significa que ele seja irracional, ou não
mereça ser estudado, mas apenas que não existe uma caracterização universal
simples do que seja uma boa argumentação científica.
Uma teoria
científica não é uma crença. Não se acredita em uma teoria. Se corrobora uma
teoria com fatos, ou, em caso contrário, se demonstra que a mesma é falsa
mediante a falsificação de suas idéias, feita necessariamente por contradição
com um novo fato até então desconhecido, e não por contradição com outra ideia.
“É inconteste o
fato de que melhor faz quem exercita e pratica e procura aprendizagem em cada
procedimento praticado, para cada vez mais aperfeiçoar o seu know how. (EM).”
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