AS GERATRIZES DA SIMPATIA
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Simpatia: Do Latim
simpathia, “comunhão de sentimentos”, do Grego sympatheia, “capacidade de
sentir o mesmo que outrem, de ser afetado pelos sentimentos alheios”, formada
por syn-, “junto”, mais pathos, “sentimento”.
A construção e a prática
da Simpatia:
>Tratar
as pessoas bem, com educação, com sorriso amigo, sem fazer acepção de pessoas;
>Tratar as pessoas com sentimento de afinidade
que atrai e identifica;
>Estabelecer
uma harmonia com os outros, permitindo a criação de laços de amizade;
>Participar das emoções alheias, aceitação e
compreensão dos sentimentos do próximo e a identificação dos estados emotivos
do outro;
>Gostar
de alguma coisa que desperta interesse comum com os outros;
>Ser
amistoso, ser agradável, ser educado, é demonstrar gentileza e amabilidade para
com os outros;
>Ter
consciência sadia, de que simpatia gera simpatia;
>Ter simplicidade e delicadeza ao tratar as
pessoas;
>Ser cordial, sincero e ético;
>Elogiar com
sinceridade e reconhecimento o êxito e o sucesso pessoal dos outros,
preferencialmente, em público;
>Sorrir e
agradecer todo o favor e ajuda recebida dos outros;
>Ao ter que chamar a atenção, fazer alguma
recomendação ou repreensão de alguém, fazer com o máximo de respeito,
destacando antes os seus méritos, sem qualquer ofensa ou quebra de dignidade e,
em particular, com voz suave e moderada;
>Procurar
estabelecer relações para troca de informações, conhecimento e parcerias, sendo
humilde e grato quando se beneficiar de algo que ainda não conhece, pratica ou
domina;
>Ser amável e atencioso com os desconhecidos
ocasionais;
>Ser
receptivo com as pessoas que procuram para relatar os seus problemas,
dificuldades e confidências, sempre as contemplando com palavras sábias,
amigas, confortadoras e se possível que geram soluções;
>Considerar os pontos de vista dos outros, as
suas circunstâncias e características;
>Manter uma atitude positiva, idealmente, abordando
a existência com otimismo, sabedoria e sutileza;
>Nunca
lamentar, se ater a comentários negativistas, dramatizar, expressar
autocomiseração, espalhar notícias negativas;
>Ser assertivo, bom, evitar arrogância, desenvolver
sentimentos positivos;
>Mostrar
para as pessoas o que pode dar certo;
>Mesmo que os atos de bondade, os acertos
profissionais, os méritos do sucesso alcançado em favor dos outros, não sejam
reconhecidos, manter uma postura tranqüila, demonstrando classe, boa educação e
cultura;
>Estabelecer limites a si próprio, evitando
ultrapassar o nível do bom senso de cada decisão, procedimento e ação pessoal;
>Diante da rudeza com que for tratado, nunca
responder e agir do mesmo modo. Pelo contrário agir com cortesia, autocontrole
e dar exemplo de fidalguia e diplomacia;
>Procurar
assimilar os exemplos de comportamentos de pessoas edificantes e marcantes pela
sua gentileza e fino trato relacional;
>Cumprimentar as pessoas calorosamente, com
entusiasmo e sinceridade, citando o seu nome;
>Usar
expressões: Muito prazer em revê-lo(a)!; É muita honra privar da sua amizade e
consideração!; Encontrá-lo(a) me fez muito bem! Tenho-le em grande
consideração, admiração e respeito; Eu estou contente de vê-lo(a); Estou muito
satisfeito em conhecê-lo(a);
>Apoiar as palavras com gestos, sorrisos abraços,
aperto de mão amigável;
>Manter
conversa equilibrada, deixando a oportunidade de se expressar para os outros;
responder e compartilhar idéias; mostrar-lhes que você está totalmente
envolvido na conversa; não interromper os outros quando eles falam;
>Evitar o emprego de ironia, sarcasmo, deboche,
expressão facial pejorativa, ao dialogar com as pessoas;
>Discutir
interesses comuns com ponderação,
prudência, atenção e espírito de negociação “ganha-ganha”, cedendo no que for
adequando, plausível e conveniente mutuamente;
>Interagir
com as pessoas, respeitando limites, evitando a invasão de espaços, o excesso
de confiança e a má interpretação da liberdade concedida pelos outros;
>Pensar o necessário antes de falar. Só utilizar
expressões apropriadas e convenientes; medir as palavras para não ofender,
preocupar, abalar o ânimo e gerar um
conceito pessoal negativo perante o interlocutor;
>Pronunciar
comentários positivos, alusões agradáveis, manter a compostura de uma pessoa
agradável;
>Tomar a
iniciativa de oferecer ajuda e apoio a alguém próximo, que passa por alguma
problemática de qualquer natureza, agindo com reserva, sutileza, tato, limite
de privacidade e solidariedade;
>Ser oportuno, conveniente e sensato em não
invadir a privacidade de alguém, nem imiscuir-se em assuntos que não são da sua
alçada, a não ser que for acionado;
>Mostrar respeito em todas as situações,
praticar um comportamento digno de um cidadão, tratar a todos de forma justa,
fazer tudo o que puder para ajudar os
outros;
>Ter
paciência e estado de tranqüilidade sempre; mas, principalmente em situações da
expectativa temporal; no aguardo do desfecho de um evento, de uma resposta de
terceiros em face de alguma proposta ou algo similar;
>Manter
permanentemente em bom estado de ordem e limpeza os locais por onde passa e
atua, sem deixar objetos ou resíduos, que possam causar inconveniências,
praticando isto como uma marca pessoal de qualidade e responsabilidade;
>Resolver
os seus próprios problemas pessoais e laborais, evitando com isto a afetação de
terceiros rotineiramente;
>Evitar o egoísmo, o individualismo e
estilização de pessimismo;
>Praticar
mesuras como: segurar a porta para outros passarem, ceder a preferência de
certas utilidades a outrem, ajudar a carregar objetos e executar tarefas,
prestar eventuais socorros, avisar sobre situações de alerta e distração de
terceiros, expressar sentimentos de pesar, parabenizar e outras formas de
cortesia e gentileza;
>Evitar descarregar sobre os outros o mau humor
em função de qualquer motivo ou causa;
>Saber se comunicar adequada e oportunamente em
qualquer situação, com inteligência e versatilidade;
>Explorar espaços, pessoas e opiniões
diferentes, para estar preparado estrategicamente para cada situação, visando
uma performance sempre agradável e simpática para com os circundantes;
>Compartilhar
as descobertas pessoais, com generosidade para com o próximo;
>Aprender
a aceitar as estranhezas;
>Defender uma causa;
>Ousar,
correr riscos para conseguir um objetivo importante, edificante, moral, ético e
nobre, cujo colimar melhora a qualidade de vida, comportamental e procedimental
e por conseqüência eleva e nível de posicionamento simpático perante os outros;
>A linguagem
corporal controlada ao nível do recomendável e aprovável, é decisiva na
dimensão da simpatia;
>A
postura, os gestos, os movimentos e a expressão facial; o fato de relaxar o seu
corpo, sorrir, estabelecer contacto visual com quem está próximo, com
autenticidade, a mostra de atenção, disponibilidade, simpatia e carinho são ímãs
de simpaticidade pessoal.
Frutos da Simpatia: A alegria, a cordialidade, aperfeiçoamento de atitudes,
sucesso, felicidade, boa educação,
respeito alheio, inteligência emocional, amizades, sociabilidade, solidariedade,
fraternidade, parcerias estruturantes, eliminação de arestas, bem estar mútuo,
segurança emocional, confiança, gratificação, sentimento de pertença, vontade
de se revelar, afetividade, tolerância, leveza e satisfação.
“O meu ponto
mais forte é o meu ponto mais fraco; pois é ali que posso ficar exposto à
vulnerabilidade. (EM).”
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