quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

RECOMENDÁVEL NA CRISE

RECOMENDÁVEL NA CRISE
No momento da crise, é necessária uma postural gerencial estratégica na empresa e adotar, no mínimo, as proposições a seguir elencadas.
Nas Organizações as crises de caráter econômico geram aflição geral, situações de desgaste de relacionamentos, ameaçando a imagem institucional, os negócios e podendo acarretar grandes perdas financeiras. Mas, dentro de toda a crise existem o perigo e a oportunidade.
A crise mal administrada pode causar a ruptura definitiva para a empresa. Cada empresa deve atuar, em relação à crise, de acordo com a sua realidade.
A crise precisa ser administrada e gerenciada, com atenção e estratégia pelos gestores da empresa, para o seu enfrentamento exitoso.
Todas as organizações são vulneráveis à crises, e uma das maiores conseqüências é a perda de credibilidade. Exige a adoção de ações imediatas e cada crise tem características próprias e individuais. O processo de planejamento de crises deve ser transparente, para que todos os responsáveis tenham, claramente, a percepção do que deve ser realizado de imediato.
O planejamento da crise é o ato de verificar e apontar quais as melhores medidas a serem tomadas, diante da situação presente.
Quando a crise ocorre, os gestores devem imediatamente reunir o grupo para gerenciar os acontecimentos. No primeiro momento manter o controle sobre a situação. A empresa num momento de crise não pode dirigir todos os esforços para a solução da crise, a continuidade da organização é fundamental nesses momentos de fragilidade. E continuar a operação diária. Os recursos precisam ser mobilizados para trabalhar igualmente nas duas frentes: a operacional e o enfrentamento da crise em si.
Na eclosão de uma crise, as reações das pessoas envolvidas e lesadas são diversas, é preciso ter empatia, colocar-se no lugar do outro. Entender e respeitar as suas preocupações e seus sentimentos: dor, raiva, repúdio, ainda que a empresa não tenha culpa.
A liderança numa crise deve estar bem definida. É importante dar “visibilidade à liderança”. Dizer a verdade, desperta perante os envolvidos na crise, responsabilidade para com o tratamento do caso.
Recomendações para os gestores da empresa:
1-Prudência postural;
2-Evidenciar Liderança;
3-Revigorar o espírito de equipe;
4-Realizar Reuniões Periódicas de implementação de idéias e comunicados;
5-Adotar transparência total;
6-Ouvir cada membro da equipe;
7-Estar sempre atualizadamente informado;
8-Fazer um planejamento para o gerenciamento da crise
9-Estabelecer linhas de procedimento institucional;
10-Detectar e avaliar as possíveis fontes de recursos de origens especiais: alienação patrimonial, parcerias estruturantes, produtos alternativos, serviços técnicos, serviços com equipamentos rodoviários e mecânicos e outras vertentes de solução;
11-Fortalecer os vínculos e estímulos pessoais;
12-Avaliar os procedimentos contactuais com mercado demandador;
13-Aproveitar para melhorar e aperfeiçoar processos funcionais, operacionais e prospectar oportunidades.
“Tudo o que se fizer, por pouco que pareça, desencadeia um processo resolutivo, evolutivamente significativo. (EM).”



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