RECOMENDÁVEL NA CRISE
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No momento
da crise, é necessária uma postural gerencial estratégica na empresa e adotar, no
mínimo, as proposições a seguir elencadas.
Nas Organizações as crises de caráter econômico
geram aflição geral, situações de desgaste de relacionamentos, ameaçando a
imagem institucional, os negócios e podendo acarretar grandes perdas financeiras.
Mas, dentro de toda a crise existem o perigo e a oportunidade.
A crise mal
administrada pode causar a ruptura definitiva para a empresa. Cada empresa deve
atuar, em relação à crise, de acordo com a sua realidade.
A crise
precisa ser administrada e gerenciada, com atenção e estratégia pelos gestores
da empresa, para o seu enfrentamento exitoso.
Todas as
organizações são vulneráveis à crises, e uma das maiores conseqüências é a
perda de credibilidade. Exige a adoção de ações imediatas e cada crise tem
características próprias e individuais. O processo de planejamento de crises
deve ser transparente, para que todos os responsáveis tenham, claramente, a
percepção do que deve ser realizado de imediato.
O planejamento da crise é o ato de verificar e
apontar quais as melhores medidas a serem tomadas, diante da situação presente.
Quando a
crise ocorre, os gestores devem imediatamente reunir o grupo para gerenciar os
acontecimentos. No primeiro momento manter o controle sobre a situação. A
empresa num momento de crise não pode dirigir todos os esforços para a solução
da crise, a continuidade da organização é fundamental nesses momentos de
fragilidade. E continuar a operação diária. Os recursos precisam ser mobilizados
para trabalhar igualmente nas duas frentes: a operacional e o enfrentamento da
crise em si.
Na eclosão de uma crise, as reações das pessoas
envolvidas e lesadas são diversas, é preciso ter empatia, colocar-se no lugar
do outro. Entender e respeitar as suas preocupações e seus sentimentos: dor,
raiva, repúdio, ainda que a empresa não tenha culpa.
A liderança numa crise deve estar bem definida.
É importante dar “visibilidade à liderança”. Dizer a verdade, desperta perante
os envolvidos na crise, responsabilidade para com o tratamento do caso.
Recomendações para os
gestores da empresa:
1-Prudência
postural;
2-Evidenciar
Liderança;
3-Revigorar o
espírito de equipe;
4-Realizar Reuniões
Periódicas de implementação de idéias e comunicados;
5-Adotar
transparência total;
6-Ouvir cada
membro da equipe;
7-Estar sempre
atualizadamente informado;
8-Fazer um
planejamento para o gerenciamento da crise
9-Estabelecer
linhas de procedimento institucional;
10-Detectar e
avaliar as possíveis fontes de recursos de origens especiais: alienação
patrimonial, parcerias estruturantes, produtos alternativos, serviços técnicos,
serviços com equipamentos rodoviários e mecânicos e outras vertentes de solução;
11-Fortalecer os
vínculos e estímulos pessoais;
12-Avaliar os
procedimentos contactuais com mercado demandador;
13-Aproveitar
para melhorar e aperfeiçoar processos funcionais, operacionais e prospectar
oportunidades.
“Tudo o que
se fizer, por pouco que pareça, desencadeia um processo resolutivo,
evolutivamente significativo. (EM).”
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