COMUNICAÇÃO
A
comunicação é a exteriorização dos pensamentos, intenções e conclusões do que
está ao redor do comunicador.
A mensagem
benéfica não contém crítica, condenação ou reclamação e versa sobre o que é de
sadio interesse dos outros.
O
comunicador quer compreender e ser compreendido, ser reconhecido, aceito e
valorizado; conquistando amizades e influenciando positivamente às pessoas.
Demonstrando sinceridade, confiabilidade e generosidade.
A
indiscrição de um comunicador tem como conseqüência o rompimento de relações.
As situações tensas devem ser abordadas com elegância e delicadeza e humildade.
A
comunicação visa à divulgação, mas deve ser pensada e cercada de
responsabilidade, para estimular e encorajar, além da intenção de que seja
efetiva e mediática. As mensagens são comunicativas quando interessam aos
outros.
A mensagem
comunicada deve pautar por transmitir valores positivos, alentadores,
transformadores da realidade, tornando-a mais edificativa, aprazível e
positiva. A influência requer mais intuição do que intelecto. A comunicação se
torna tão mais efetiva, quanto maior for a afinidade entre o comunicador e o
comunicado.
Uma
comunicação qualquer é construtiva quando afirma o que há de bom; tem conexão
com os desejos fundamentais das pessoas; interessa aos outros; é resultado da
escuta de aspirações; deixa aos comunicados um pouco melhor; é amistosa,
empática, compartilhadora; tem motivos nobres; exalta o que é bom e; acrescente
algo valioso.
Um Texto,
uma fala, uma palestra, qualquer tipo de mensagem, encontra receptividade
quando importa para os outros ou é capaz de influenciá-los a sentir interesse
por tal informação. Na razão direta de que tal manifestação tenha significado.
Pois o fundamento da aprendizagem está na concepção: “O que tal conteúdo
significa na solução dos meus problemas?” Não existem trocas neutras, cada
parte, o comunicador, ou o comunicado, querem saber o que a mensagem vai lhe
acrescentar ao seu cabedal, ao seu acervo. As pessoas esperam que nas suas
interações algo venha contribuir para melhorar o seu status quo.
Evitar
discussões; afirmações de que alguém está errado; demonstrações de
superioridade. Mas, sempre admitir enfática e rapidamente os próprios erros;
começar sempre de modo amistoso, gentil e bondoso; procurar afinidades; ter
cuidado de como lidar com a origem do sucesso pessoal, sendo reconhecido e
grato quanto às reais causas; envolver com empatia; apelar para motivos nobres;
compartilhar a sua senda de avanços e êxitos; lançar desafios; se dermos boa
reputação aos outros eles se esforçarão para mantê-la.
Antes de
falar, escrever, opinar, posicionar-se, e de qualquer forma de expressão,
pensar, refletir, ponderar e avaliar o impacto da manifestação e só depois de
exaustivamente feita a análise exteriorizar o conteúdo.
“Quão sábia e prudente é a reflexão de uma mente
pura e isenta. (EM).”
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