QI e QE
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QI: Quociente de inteligência.
QE: Quociente emocional.
Quociente de Inteligência: É um
fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes
específicos. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando a
pessoas do mesmo grupo etário. É uma medida padronizada obtida por meio de
testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito.
Os níveis de
inteligência são classificados com base no resultado do teste, de acordo com a
escala:
Igual ou
superior a 130: Superdotação
120 - 129:
Inteligência superior
110 - 119:
Inteligência acima da média
90 - 109:
Inteligência média
80 - 89:
Normal fraco
70 - 79:
Limite da deficiência
Igual ou
inferior a 69 - Deficiente mental.
Esta escala
é uma classificação, uma hierarquia entre as diversas inteligências. Quanto se
sabe. Constitui-se o QI, como um parâmetro inicial, completado pelo QE, o
quociente emocional. O QI garante bons empregos. O QE garante promoções e
sucesso.
A inteligência
pode ser desenvolvida por todo o ser humano, em qualquer idade e pode,
também, adquirir a capacidade de
aprender.
Quociente Emocional: Manifesta a inteligência
emocional, com as qualidades de autoconsciência, autogestão, empatia,
habilidade social, liderança eficaz, alto desempenho profissional, competências
eficazes, habilidades cognitivas, raciocínios analíticos, trabalho em equipe,
intelecto propulsor de desempenho notável, pensamento macro, visão de longo
prazo, compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas,
necessidades e impulsos, saber de para onde estão indo e por quê, auto
avaliação realista, autocontrole, racionalidade, motivação, os eternos
aprendizes, trabalho eficaz, comunicação clara e eficaz, adaptação às mudanças. O quociente emocional está sendo o
pré-requisito cada vez mais solicitado em diversas empresas. Os maiores
especialistas do mundo em análise comportamental alertam que, o mais importante
atualmente é como se relacionar melhor consigo mesmo e, consequentemente, com
as pessoas de convivência.
Para melhorar o QE é necessário expandir a inteligência emocional. Além
do desenvolvimento técnico. O raciocínio precisa ser desenvolvido. São quatro
as emoções básicas que regem a existência individual: raiva, tristeza, medo e
alegria. Estas emoções são responsáveis por todas as demais emoções sentidas.
Cada uma com uma função biológica. Para obter o controle das emoções é
necessário compreender cada uma delas. Portanto, buscar o desenvolvimento
pessoal e aplicar isto nos relacionamentos. Deixando visível para as pessoas, assim
os relacionamentos irão mudar.
O raciocínio provido de sentimentos torna o processo decisório exitoso.
O sentimento balanceado com a dose apropriada de emoção e a sua correta
expressão.
A inteligência emocional é o conjunto de habilidades características com
aquelas pequenas sutilezas que determinam compartilhamento de informações, quando
é oportuno falar, como expressar-se, quando fazer reivindicações e outras
posturas e ações conexas. É a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos
e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Reflete a importância
de aspectos não cognitivos e a influência dos fatores não intelectuais sobre o
comportamento inteligente; os conceitos de inteligência intrapessoal, a capacidade
de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos e
motivações; a inteligência interpessoal, a capacidade de compreender as
intenções, motivações e desejos dos outros. A capacidade de perceber e exprimir
a emoção assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber
regulá-la em si próprio e nos outros.
A Inteligência emocional engloba: Autoconhecimento Emocional; Controle
Emocional; Automotivação; Reconhecimento empático de emoções em outras pessoas;
Habilidade em relacionamentos
interpessoais e intrapessoais. Organização de Grupos; habilidade de liderança;
Negociação de soluções; Empatia; Sensibilidade Social; Praticidade; Flexibilidade;
Criatividade e, Capacidade de resolver conflitos.
Os quatro domínios da
inteligência emocional:
>Percepção das emoções com habilidades envolvidas na
identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, identificando
a variação e mudança no estado emocional de outrem.
>Uso das emoções com a capacidade de empregar as informações
emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.
>Entender emoções com a habilidade de captar variações
emocionais nem sempre evidentes;
>Controle e transformação da emoção que constitui o aspecto mais
facilmente reconhecido da inteligência emocional, é a aptidão para lidar com os
próprios sentimentos.
“Desenvolver
inteligência emocional é um pressuposto de sucesso profissional. (EM).”
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