PROSPECÇÃO DE CLIENTES
Indicadores de Eficácia no
processo de Prospecção de Clientes:
>Sempre é
tempo de prospectar clientes; principal e diferenciadamente em tempo de crises;
>Ter uma lista de potenciais clientes;
>Mesmo
quando se tem uma boa lista de clientes, deve-se continuar prospectando novos
clientes;
>Só
tentar vender depois de construir um relacionamento e qualificação correta do
cliente e se de fato consegue-se satisfazer às suas necessidades:
>O vendedor deve entender completamente o
produto ou serviço que quer vender e a utilidade real para o cliente;
>O
prospectador deve tem habilidade para trabalhar com o conceito de valor e não
de preço do produto ou serviço à venda;
>Manter um relacionamento periódico com os
clientes; informando produtos sucedâneos, alternativos, de inovação tecnológica
e multifacetários;
>O vendedor deve ter um controle completo das
suas emoções ao prospectar clientes;
>O cliente prospectado precisa sentir-se bem ao
ser abordado pelo vendedor, principalmente no tocante à satisfação do seu ego;
>A prospecção
foca favorecida quando se define uma visão positiva, amigável, cooperativa e
“ganha-ganha”;
>Prospectar
com tato, moderação, cuidado com a linguagem e empatia;
>O prospectador precisar ler continuamente sobre
matérias relacionadas às vendas e às posturas recomendáveis e atuais de
abordagem de clientes, fechamento negócios, pós vendas e assuntos conexos;
>É essencial, na prospecção que o vendedor dê a
impressão de uma pessoa de valor e consiga construir no cliente a idéia a seu
respeito: “Conheço, me agrada, confio!”;
>A
prospecção também depende do fato do vendedor conhecer muito bem o tipo de
negócio ou empreendimento do cliente prospectado;
>Ver no cliente prospectado um potencial, de que
quando satisfeito, venha indicar o produto ou serviço para novos clientes;
>O
prospectador deve aproveitar as oportunidades, ser ousado, saber dar tempo ao
tempo, ter conhecimento profundo do seu metier, não desistir dos objetivos e
ser sempre empático;
>A prospecção exige o uso da criatividade de
maneira consistente:
>O prospectador precisa aprender a fazer a
leitura postural do cliente; dando abertura, demonstrando entusiasmo, na
defensiva, demonstrando raiva, alerta, fazendo avaliação, demonstrando
nervosismo, desconfiança, dúvida, frustração, chateação ou indiferença,
rejeição da oferta. O corpo fala mais do que a voz;
>O
prospectador deve ser proativo, honesto, espontâneo, seguro, persuasivo,
profissional, disciplinado e ordeiro, criando uma identidade com o cliente;
>O
prospectador deve falar desde o começo o nome de prospectado, demonstrar que conhece o seu empreendimento ou a sua
pessoa, ser franco, dizer que acredita
que pode contribuir para melhorar as condições do cliente, com o seu produto ou
serviço;
>Antes de
entrar em contato com quem deseja prospectar, certifique-se se ele está dentro
do perfil desejado para poder ou querer comprar o produto ou serviço vendável;
>Antes de abordar o cliente perceber o seu
perfil comportamental para entrar em sintonia com ele;
>Planejar
perguntas investigativas que causem reflexão no cliente e perguntas que só
permitam respostas sim ou não, quando houver certeza de que serão afirmativas;
>O vendedor só consegue defender vigorosamente o
valor, se conseguir focar, inteligentemente, no que o cliente vai ganhar com a
compra do produto ou serviço, que pode resolver o seu problema efetivamente;
>Um fator
importante para vender é conseguir que o cliente veja o vendedor como uma
autoridade no assunto da sua área e a partir deste indicador lhe atribua
respeito;
>Na prospecção causa impacto positivo a
implantação de estatísticas de desempenho de produtos ou serviços vendidos.
Utilizando os seus dados para mostrar aos clientes, quantas vantagens e
evolução aconteceram depois que adquiriram os produtos e serviços;
>O
prospectador precisa para vender, tem a capacidade sutil de criar necessidade,
senso de urgência, credibilidade e emoção positiva no cliente;
>Vender é agregar valor, fazer com o cliente resolva o seu problema e evolua com
esta solução;
>Ao
prospectar um cliente poderá surgir uma idéia de melhoramento dos produtos ou
serviços vendáveis; ouvindo as suas sugestões e forma inovadora de produção e
aproveitamento utilitário;
>Na abordagem
de clientes, o sucesso é favorecido se o vendedor for: estratégico, ouvinte
interessado, profissional, humilde, sincero, bem informado, proativo,
cauteloso, cuidadoso, bondoso e justo;
>Quando é estratégico negociar propostas, fazendo
concessões ocasionais e oportunas; conseguindo fechar negócios e encaminhar
negociações futuras com clientes que vão sendo fidelizados.
“Existe um
tipo de marketing eficaz e sem custo; aquele feito por um cliente satisfeito,
que recomenda o produto ou serviço adquirido para as pessoas das suas relações.
(EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário